Autor Tópico: Para 3GB de Ram + Intel Core 2 Duo Qual Ubuntu Instalar? 32 bits ou 64 bits?  (Lida 6816 vezes)

Offline lucianomarmo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Tenho um notebook Itautec Infoway W7655 com 3GB de Ram (2,9GB), Processador Intel Core 2 Duo CPU T6600 2.2GHz x2, Gráfico Intel GM45 e HD de 320GB (314,8GB). Qual Ubuntu Instalar? 32 bits ou 64 bits?

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Para 3GB de Ram + Intel Core 2 Duo Qual Ubuntu Instalar? 32 bits ou 64 bits?
« Resposta #1 Online: 03 de Fevereiro de 2015, 09:55 »
A menos que você pretenda usar algo que consome muita memória frequentemente, como mais de uma máquina virtual ao mesmo tempo, eu iria de 64 bits.

Eu instalaria o Ubuntu Mate 14.04 ou o Xubuntu 14.04, apesar de que creio que daria para usar até o Ubuntu sem grandes problemas. Veja o Linux Mint também.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Para 3GB de Ram + Intel Core 2 Duo Qual Ubuntu Instalar? 32 bits ou 64 bits?
« Resposta #2 Online: 03 de Fevereiro de 2015, 11:05 »
A única coisa que me atrai no Ubuntu Mate é o tema Ambiance, do resto prefiro o Linux Mint 17.

============

Acabei de instalar o tema Ambiance aqui e coloquei as janelas como Winx.



Gostei do visual, me lembra o Windows 95. ;D
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2015, 11:13 por Arthur Bernardes »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Para 3GB de Ram + Intel Core 2 Duo Qual Ubuntu Instalar? 32 bits ou 64 bits?
« Resposta #3 Online: 03 de Fevereiro de 2015, 12:56 »
A questão aqui é qual a melhor arquitetura aplicável considerando o hadware de 3 GB ram disponível.

Não se trata da infindável, inconclusa e estéril discussão de qual distribuição é melhor, essa ou aquela (ou qual papel de parede é subjetivamente mais bonito), mas sim qual tecnicamente é a melhor arquitetura - 32-bit ou 64-bit -, considerando o caso concreto de 3GB ram disponíveis. Essa foi, parece, a pergunta do /lucianomarmo/, autor do tópico.

Essa é a zona cinzenta, pois é melhor usar uma arquitetura 32-bit quando o sistema for de 2GB ram ou menos e usar 64-bit quando o sistema for 4GB ram ou mais. No caso, 3GB ram não é uma coisa nem outra, daí se tratar da zona cinzenta em que é difícil definir o que seria realmente melhor.

Sistemas de 64-bit possuem uma melhor performance de CPU, porém gastam mais memória, o que significa que em alguns casos reais não há ganho nenhum, ao contrário, há perda de velocidade a partir do ponto em que o uso de ram fica apertado e inicia o uso de swap em disco, que é uma montanha mais lento, ou em outras palavras, em muitas ocasiões, dependendo do uso concreto, sistemas de 32-bit são mais rápidos.

Perceba que essa é uma discussão eminentemente técnica, pois a menos que você seja perfeccionista e muito atento à detalhes técnicos, não irá de fato perceber essa diferença de performance entre uma situação e outra.

Em resumo: não há conclusão possível e irrefutável quando se trata de um hardware com 3GB ram.

Se quiser uma boa discussão sobre isso, inclusive ilustrada com alguns gráficos de performance, consulte esse link (em lnglês):

http://askubuntu.com/questions/7034/what-are-the-differences-between-32-bit-and-64-bit-and-which-should-i-choose

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Para 3GB de Ram + Intel Core 2 Duo Qual Ubuntu Instalar? 32 bits ou 64 bits?
« Resposta #4 Online: 03 de Fevereiro de 2015, 14:58 »
Eu tenho um notebook parecido com esse aí, só que com 4 GB de ram. Está instalado Xubuntu 14.04 64-bits nele. Eu iria de 64 bits nesse seu.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline lucianomarmo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Para 3GB de Ram + Intel Core 2 Duo Qual Ubuntu Instalar? 32 bits ou 64 bits?
« Resposta #5 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 09:20 »
A questão aqui é qual a melhor arquitetura aplicável considerando o hadware de 3 GB ram disponível.

Não se trata da infindável, inconclusa e estéril discussão de qual distribuição é melhor, essa ou aquela (ou qual papel de parede é subjetivamente mais bonito), mas sim qual tecnicamente é a melhor arquitetura - 32-bit ou 64-bit -, considerando o caso concreto de 3GB ram disponíveis. Essa foi, parece, a pergunta do /lucianomarmo/, autor do tópico.

Essa é a zona cinzenta, pois é melhor usar uma arquitetura 32-bit quando o sistema for de 2GB ram ou menos e usar 64-bit quando o sistema for 4GB ram ou mais. No caso, 3GB ram não é uma coisa nem outra, daí se tratar da zona cinzenta em que é difícil definir o que seria realmente melhor.

Sistemas de 64-bit possuem uma melhor performance de CPU, porém gastam mais memória, o que significa que em alguns casos reais não há ganho nenhum, ao contrário, há perda de velocidade a partir do ponto em que o uso de ram fica apertado e inicia o uso de swap em disco, que é uma montanha mais lento, ou em outras palavras, em muitas ocasiões, dependendo do uso concreto, sistemas de 32-bit são mais rápidos.

Perceba que essa é uma discussão eminentemente técnica, pois a menos que você seja perfeccionista e muito atento à detalhes técnicos, não irá de fato perceber essa diferença de performance entre uma situação e outra.

Em resumo: não há conclusão possível e irrefutável quando se trata de um hardware com 3GB ram.

Se quiser uma boa discussão sobre isso, inclusive ilustrada com alguns gráficos de performance, consulte esse link (em lnglês):

http://askubuntu.com/questions/7034/what-are-the-differences-between-32-bit-and-64-bit-and-which-should-i-choose



Olá Druidaobelix,

Antes de tudo quero agradecer a todas outras respostas e opiniões pessoais de todos, no entanto, a resposta mais concisa foi a sua Druidaobelix porque a questão é de fato sobre arquitetura, não li sua resposta antes, então eu já havia embarcado na arquitetura de 64 bits, aí aconteceu isso que você relatou, ou seja, não funcionou nesta arquitetura. Em seguida, instalei a arquitetura de 32 bits do Ubuntu 14.04 LTS (Sou iniciante no mundo Linux) e está acontecendo exatamente como você descreveu, está funcionando muito bem, estou extremamente satisfeito com a arquitetura de 32 bits.

Quero agradecer mais uma vez a todos que responderam o meu tópico, em especial ao Druidaobelix que trouxe a tona em poucas palavras um universo de informações essenciais sobre arquitetura.

Gratidão,
Luciano.