Autor Tópico: Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?  (Lida 33907 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Pois é senhoras e senhoras, esta era minha pergunta que não queria calar.

Recebi duas máquinas consideradas fracas para o padrão atual para instalar Ubuntu + Unity. Ao verificar o Hardware de uma delas, um Celeron G440 com um pente de memória de 2GB rodando a 1066Mhz com tudo Onboard, fui taxativo, não rola Unity nesta máquina.  Mas meu amigo foi ainda mais incisivo, tem que rodar Ubuntu + Unity. É o padrão da escola em questão!  Eu disse pra ele: Como?  Vai ficar uma carroça! E meu amigo: Eu sei, mas tem que ser assim!

Estava lançado o desafio, fazer este PC funcionar bem sabendo que seus usuários exigiriam muito desta pequena máquina. Muito Youtube na cabeça e músicas! O resultado depois de muitas alterações foi este:

https://www.youtube.com/watch?v=w1srVCH6UT0

Como podem ver, gravei rapidamente do meu celular ontem, foi só pra ilustrar como a coisa tá feia. A conclusão que eu cheguei foi simples. É impossível ter um desempenho descente com o Unity na sua instalação padrão em processadores fracos sem muitas, mas muitas alterações no sistema inteiro! Notem que o processador já está nas últimas, se tentar fazer algo mais assistindo a qualquer vídeo 720p, no Youtube pelo navegador, ele começa a travar. 1080p? Esqueça! E volto a dizer, isso que vocês estão vendo aí teve muita mexida! Mas tudo sem compilação e com pacotes dos repositórios do Ubuntu, já que o pessoal só vai atualizar a máquina na escola, ninguém entende nada de "Linux"! O Unity tá mais pesado que o KDE 4! Faze o que né!? Notem também que dá pra assistir vídeos 1080p dentro da máquina sem travadas. O Audacious com suas animações ativas está consumindo praticamente 20% do processador para ouvir mp3 a 320kbps! Desativei só uma e o processamento cai quase pela metade, não acertei desligar a outra animação do nome da música no vídeo, mas quando desliguei fora do vídeo o processamento caiu de novo pela metade.

Então os vários tópicos que estão sendo abertos com reclamações do desempenho do Unity são mais que verdadeiros. Vocês podem se perguntar, mas Galactus, você não sabia que estava assim? E eu digo a vocês, não, eu não sabia pois não uso este Elefante! Quem usa o Unity sem nenhuma otimização do sistema sabe que este vídeo tá tirando leite de pedra!

O Celeron G440 foi lançado em meados de Setembro de 2011! Imaginem! Não dá pra dizer que tá velho assim,  mas hoje as exigências estão altas demais para poder executar tudo numa boa com multitarefa com apenas um núcleo e pouca memória. O meu A10 7850k usa entre 16-20% para executar vídeos do Youtube em 1080p com qualquer navegador moderno atualizado, seja ele Firefox, Chrome ou Opera! E o A10 equivale a um Core i3! Então já sabem, se quiserem bom desempenho multitarefa, sem gargalos, é de A10 ou Core i3 pra cima!  
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2015, 00:38 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Tupac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?
« Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2015, 22:35 »
Concordo plenamente com a sua conclusão, de que é necessário um i3 ou similar só pra começar a brincar.

O que me impressionou foi perceber que não é um problema exclusivo do unity. Um lubuntu sofre dos mesmos problemas. Rodar qualquer vídeo no youtube já joga o processamento pra 90% e aí pra fazer qualquer outra coisa é sem chance. O LXLE, que tem a premissa de servir para aquelas máquinas do arco da velha, teve desempenho semelhante ao Lubuntu, em meus testes. Ressalvando que o LXLE tinham modificações que, notadamente, aumentavam o consumo de CPU. Não sei se caso usando só o LXLE original o desempenho fosse melhor, mas no Lubuntu que testei tanto com modificações quanto puro, o consumo de CPU não foi substancialmente distinto.

O que você fez com essa máquina aí é impressionante. Fato é que o contexto de uso da tecnologia mudou e aqueles processadores "tops" alguns anos atrás não aguentam mais nem o comportamento básico das pessoas.

A minha sogra já reclamou do lubuntu que instalei no positivo Z62 dela. Fazer o que?

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?
« Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2015, 07:00 »
Galactus

Lembre-se de que o Google Chrome exige muito do processador. Eu não consigo ver um vídeo em 1080p no YouTube com ele, axo que fica em torno de 15fps, 99~100% de uso da CPU. Com o Internet Explorer (e se não me engano o Firefox também) consigo ver em até 4K em torno de 30fps.

Estou usando o Windows 7 Ultimate, meu processador é um Dual Core E2180 2.0Ghz, 2GB de RAM e uma GT 740.

-------------------------------------------------------------------------------------

Dúvida:

O Xfce exige muito do processador? Estou pensando em fazer um dual-boot com o Manjaro Xfce para ver se ele exige menos do processador, para mim poder jogar melhor (e quem sabe usar o super navegador Chrome, que precisa de um PC da NASA para usar (ver vídeos no YouTube com 1080p + ::)))
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2015, 07:34 por Renan Rischiotto »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?
« Resposta #3 Online: 27 de Janeiro de 2015, 08:50 »
Concordo plenamente com a sua conclusão, de que é necessário um i3 ou similar só pra começar a brincar.

O que me impressionou foi perceber que não é um problema exclusivo do unity. Um lubuntu sofre dos mesmos problemas. Rodar qualquer vídeo no youtube já joga o processamento pra 90% e aí pra fazer qualquer outra coisa é sem chance. O LXLE, que tem a premissa de servir para aquelas máquinas do arco da velha, teve desempenho semelhante ao Lubuntu, em meus testes. Ressalvando que o LXLE tinham modificações que, notadamente, aumentavam o consumo de CPU. Não sei se caso usando só o LXLE original o desempenho fosse melhor, mas no Lubuntu que testei tanto com modificações quanto puro, o consumo de CPU não foi substancialmente distinto.

O que você fez com essa máquina aí é impressionante. Fato é que o contexto de uso da tecnologia mudou e aqueles processadores "tops" alguns anos atrás não aguentam mais nem o comportamento básico das pessoas.

A minha sogra já reclamou do lubuntu que instalei no positivo Z62 dela. Fazer o que?


Pois tá assim mesmo. Sua sogra reclamou com o Lubuntu? Com aquela "super máquina" que você me contou no tópico do ext4? Hauhauhauhau

Fala sério! Rapaz, deixa ela com o Windows pra ela ver o que é bom pra tosse!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?
« Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2015, 09:11 »
Galactus

Lembre-se de que o Google Chrome exige muito do processador. Eu não consigo ver um vídeo em 1080p no YouTube com ele, axo que fica em torno de 15fps, 99~100% de uso da CPU. Com o Internet Explorer (e se não me engano o Firefox também) consigo ver em até 4K em torno de 30fps.

Estou usando o Windows 7 Ultimate, meu processador é um Dual Core E2180 2.0Ghz, 2GB de RAM e uma GT 740.

-------------------------------------------------------------------------------------

Dúvida:

O Xfce exige muito do processador? Estou pensando em fazer um dual-boot com o Manjaro Xfce para ver se ele exige menos do processador, para mim poder jogar melhor (e quem sabe usar o super navegador Chrome, que precisa de um PC da NASA para usar (ver vídeos no YouTube com 1080p + ::)))

Renan, de todos os navegadores que testei no Linux que conseguiram executar normalmente as tarefas nas páginas modernas da Web: Google Chrome, Chromium, Firefox, Seamonkey e o Opera. Todos eles consomem uma enormidade do processador para executar Vídeos do Youtube a partir de 720p. Se baixar a resolução para 460p, vai numa boa, mas a partir de 720p a coisa fica feia pra todos eles.

Fiz mais testes, troquei de kernel e outras distros. É evidente que o kernel influenciou, por exemplo, no Celeron G440 foi bem até o 3.13, com o 3.16 a coisa desandou, não adianta usar um kernel miuto moderno neste processador mais antigo que a coisa piora muito.  Já na outra máquina que o meu amigo me deu pra usar Unity, um Celeron G1610, a coisa foi completamente diferente! Esse é moderno e com dois núcleos! Tocou vídeos em 1080p em qualquer navegador, claro que não foi com muita folga mas fez tudo direitinho. Claro que fiz quase as mesmas coisas do Celeron G440 pra coisa fluir melhor.

Quanto a outras distros o que posso concluir é o seguinte, as distros basedas em rpm, como o Fedora e o Suse, consomen menos processador com execução dos vídeos do Youtube. É por causa do Flash e o kernel deles, o Flash nas rpms funciona melhor. Não sei o motivo, mas é nítido pelo htop que o flash consome menos recursos da máquina! Pelo menos do pouco que testei. E o kernel do Fedora resiste a muita, mas muita carga mesmo antes de pedir água. Os caras pensam em servidores.

Então você não vai precisar de um PC da NASA para executar os vídeos em 1080p, mas vai precisar de um processador moderno que resista as exigências de um sistema moderno multitarefa. O Celeron G1610 custa por volta de R$ 120,00 ! Portanto está longe de ser um rombo financeiro para ter um desempenho aceitável mesmo com um sistema que é um elefante!

O XFCE é leve, não exige muito do processador. Mais leve que ele é o LXDE, sem o Qt, não testei com LXQT! Mais leve que isso só os Box da vida! Openbox, Blackbox e por aí vai. Mas exigem bastante customização e não tem os recursos de um ambiente gráfico completo. 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?
« Resposta #5 Online: 27 de Janeiro de 2015, 11:57 »
Citar
O Unity tá mais pesado que o KDE 4!

Sem sombra de dúvidas.

Nem desativando os ads e aquele efeito blur glass do Unity o trem para de engasgar ou dar lag. Rodando KDE com efeitos do Kwin (inclusive as janelas gelatinosas!) e tá tudo liso. E nem falo das travadas do compiz... que raiva eu já passei naquilo, meu deus.  >:(
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?
« Resposta #6 Online: 27 de Janeiro de 2015, 22:11 »
Sinceramente, eu acho que o Youtube é pesado pra rodar vídeos em qualquer PC mediano (Core I3 e similares). Pra rodar bem em alta resolução tem que ser TOP! Não entendo, e não sei se to falando besteira... Uso o Netflix em um note velhinho Core 2 duo com 2GB e os videos rodam tranquilamente, sem engasgos e em HD. No Youtube pra ver um video qualquer é um sofrimento...
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?
« Resposta #7 Online: 27 de Janeiro de 2015, 23:38 »
Sinceramente, eu acho que o Youtube é pesado pra rodar vídeos em qualquer PC mediano (Core I3 e similares). Pra rodar bem em alta resolução tem que ser TOP! Não entendo, e não sei se to falando besteira... Uso o Netflix em um note velhinho Core 2 duo com 2GB e os videos rodam tranquilamente, sem engasgos e em HD. No Youtube pra ver um video qualquer é um sofrimento...

O vilão é o flashplayer, em html5 é muito mais leve pra rodar os vídeos, também o carregamente é mais rápido e não trava o navegador. Já faz um bom tempo que eu exorcizei o meu pc dessa tranqueira. Procurei por sites alternativos que não precisam dele.
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?
« Resposta #8 Online: 28 de Janeiro de 2015, 00:58 »
Sinceramente, eu acho que o Youtube é pesado pra rodar vídeos em qualquer PC mediano (Core I3 e similares). Pra rodar bem em alta resolução tem que ser TOP! Não entendo, e não sei se to falando besteira... Uso o Netflix em um note velhinho Core 2 duo com 2GB e os videos rodam tranquilamente, sem engasgos e em HD. No Youtube pra ver um video qualquer é um sofrimento...

O vilão é o flashplayer, em html5 é muito mais leve pra rodar os vídeos, também o carregamente é mais rápido e não trava o navegador. Já faz um bom tempo que eu exorcizei o meu pc dessa tranqueira. Procurei por sites alternativos que não precisam dele.

Não há como fugir do YouTube, ele é o melhor =P

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?
« Resposta #9 Online: 28 de Janeiro de 2015, 01:03 »
Citar
Renan, de todos os navegadores que testei no Linux que conseguiram executar normalmente as tarefas nas páginas modernas da Web: Google Chrome, Chromium, Firefox, Seamonkey e o Opera. Todos eles consomem uma enormidade do processador para executar Vídeos do Youtube a partir de 720p. Se baixar a resolução para 460p, vai numa boa, mas a partir de 720p a coisa fica feia pra todos eles.

Bom, como eu disse, pelo menos aqui pra mim no Windows, o Chrome é um pesadelo, não roda nem 1080p, com outros rodo á 4K =P Pra navegar é bom, mas quando se trata de vídeos...

Citar
Então você não vai precisar de um PC da NASA para executar os vídeos em 1080p, mas vai precisar de um processador moderno que resista as exigências de um sistema moderno multitarefa. O Celeron G1610 custa por volta de R$ 120,00 ! Portanto está longe de ser um rombo financeiro para ter um desempenho aceitável mesmo com um sistema que é um elefante!

Sim, em breve eu farei um upgrade, vou comprar um i5 4460 e 8GB de memória RAM. A placa-mãe eu já comprei, estou comprando as peças aos poucos. Espero que quando eu montar o PC, ele seja capaz de rodar o Chrome hahahah ;D

Citar
O XFCE é leve, não exige muito do processador. Mais leve que ele é o LXDE, sem o Qt, não testei com LXQT! Mais leve que isso só os Box da vida! Openbox, Blackbox e por aí vai. Mas exigem bastante customização e não tem os recursos de um ambiente gráfico completo.

Valeu =)

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?
« Resposta #10 Online: 28 de Janeiro de 2015, 02:53 »
Rodar qualquer vídeo no youtube já joga o processamento pra 90% e aí pra fazer qualquer outra coisa é sem chance.

Provavelmente o youtube está usando HTML5 no lugar do flash, clica com o botão direito do mouse para verificar. Não sei ao certo a razão, mas para alguns tipos de vídeos do youtube, o HTML5 é mais gastão do que o flash... mas em outros, o desempenho é igual ou o HTML5 até se sobressai.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?
« Resposta #11 Online: 28 de Janeiro de 2015, 14:07 »
Nem desativando os ads e aquele efeito blur glass do Unity o trem para de engasgar ou dar lag. Rodando KDE com efeitos do Kwin (inclusive as janelas gelatinosas!) e tá tudo liso. E nem falo das travadas do compiz... que raiva eu já passei naquilo, meu deus.  >:(

Eu larguei mão do Unity, uso hoje Linux Mint com Mate. Até o Gnome Shell me parece mais leve que o Unity.

Meu notebook é um Intel Core I5 M80, Geforce 310M e 4GB de RAM, com Unity parece um Pentium III com 128MB de RAM de tão pesado que fica.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?
« Resposta #12 Online: 28 de Janeiro de 2015, 23:33 »
Então gente, andei pesquisando e fazendo testes com o HTML5 nas páginas do Youtube, eu insisti no Youtube porque a galera mais jovem fica nisso o dia todo!!!!

Desativar o Flash e usar o HTML5 ficou ainda pior! Sem falar que o HTML5 tem menos opções de resoluções. Afeta qualquer sistema.

Pra não dizer que o problema é só do Ubuntu, hoje mesmo tive a oportunidade de usar um UltraBook da Samsung com Core i3 e  2GB de RAM e Windows 8.1 . Se arrastava e a proprietária reclamava de travamentos nos navegadores.

Descobri sem querer que se aumentar o armazenamento local nas configurações do Flash, diminui o consumo do processador. Coloquei 10MB.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?
« Resposta #13 Online: 29 de Janeiro de 2015, 10:43 »
Essa questão do HTML5, acho que para fazer uma comparação mais justa tem testar no Chrome ou Chromium. Porque no Firefox realmente nao aparece algumas resoluções em alguns vídeos, mas nos concorrentes do Google sempre vi as mesmas opções para Flash e HTML5. Agora, em relação ao consumo realmente acho o Flash mais leve, embora o Chrome/Chromium se comportem melhor do que o Firefox no HTML5.

Para ter uma ideia, basta acessar aqui em diferentes navegadores.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?
« Resposta #14 Online: 31 de Janeiro de 2015, 23:46 »
Eu já instalei o LXDE um tempo atrás e o desempenho nos meus emuladores ficou igual ao do Ubuntu com Unity, apenas sobrando mais RAM.

Eu não sou defensor de nenhum software, mas temos de concordar que o Unity melhorou bastante nos últimos tempos. Hoje eu rodo vários emuladores no meu computador com o Unity sem modificações no sistema, apenas atualizando os drivers Intel do meu i5 2310 pelo instalador oficial da mesma. Quando eu comecei no Ubuntu (lá pela versão 11.10) ele não rodava nem emulador de Nintendo 64 direito no meu antigo Dual-Core de 2GB de RAM, não lembro o número do modelo.

Claro que o meu hardware evoluiu muito do meu antigo Dual-Core para o atual i5 2310, mas o Unity também tem evoluído, e roda muito bem se o hardware for atual e ainda está muito mais preparado para jogos que no passado.

Nunca gostei muito do KDE por ser muito Windows-like, sou mais o Gnome 3 ou até mesmo o LXDE por ser muito leve. Também não tenho o Flash Player instalado aqui.

Parabéns pelo tópico galactus, como sempre muito bom!

 :)