Autor Tópico: Poblemas com brilho na tela.  (Lida 4679 vezes)

Offline hugojad

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Poblemas com brilho na tela.
« Online: 27 de Dezembro de 2014, 18:43 »
Olá tudo bom?
Instalei o Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn e estou com um problema no brilho de tela.
Não consigo alterar o brilho. Ele só fica com o brilho máximo quando está com o computador conectado na energia através do cabo. Quando retiro o cabo da bateria ele cai pela metade e não consigo alterar nem pelas teclas FN nem pelo painel

Alguém pode ajudar?

Abraço
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2014, 19:18 por hugojad »

Offline edjen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Toda mudança gera resistência.
    • Ver perfil
Re: Poblemas com brilho na tela.
« Resposta #1 Online: 31 de Dezembro de 2014, 15:05 »
Configurações -> energia. Não estou com o note agora, mas tem opções tipo reduzir o brilho quando usando bateria desconectada da energia para aumentar a durabilidade ou algo assim.

Boa Sorte !
GNULinux = Asus P5K-E = Intel Q9450 = Quadro 400 = 3 Hd 80Gb Samsung + Hd 500Gb Seagate = 8Gb RAM DDR2 OCZ 1066 mhz

Offline hugojad

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Poblemas com brilho na tela.
« Resposta #2 Online: 01 de Janeiro de 2015, 22:42 »
Não adianta assim amigo.
Eu já tentei. Ele não funciona... Tirou o cabo da bateria ele diminui e já era! não volta.. rsrs

Offline Julian Cabral

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Poblemas com brilho na tela.
« Resposta #3 Online: 15 de Fevereiro de 2015, 11:28 »
Cara, tive o mesmo problema, todas as versões do Ubuntu que instalei no notebook, não alterava brilho, e de jeito nenhum.

Todas as vezes eu resolvi da mesma maneira:

alterei a linha do arquivo /etc/default/grub

de GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"
para GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash acpi_osi=Linux"

tutorial no link: http://www.vivaolinux.com.br/topico/Ubuntu-Ultimate/Ajuste-do-brilho-da-tela

Depois disso, as teclas fn passaram a funcionar e daí eu conseguia alterar o brilho, só que não salvava o brilho e toda vez que reiniciava voltava ao brilho máximo, daí tinha que diminuir manualmente. Também consegui resolver esse outro problema, mas daí já é outra história.

Atenciosamente,

Offline wernery

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Poblemas com brilho na tela.
« Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2015, 13:12 »
Estou com o mesmo problema, mas esse procedimento não me ajudou.  :'(
O brilho está no máximo e por mais que no menu de energia esteja mostrando que o brilho está aumentando ou diminuindo, ele não muda na prática. Seja por FN, Menu de energia ou terminal

Informações: http://paste.ubuntu.com/12098661/

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Poblemas com brilho na tela.
« Resposta #5 Online: 16 de Agosto de 2015, 17:56 »
Veja, /wernery/,

Existe bastante material sobre esse assunto, sobre as várias formas de ajustar o brilho, aqui mesmo no Fórum.

O comando a seguir mostra a configuração geral corrente:

Código: [Selecionar]
xrandr --current --verbose
Se fizer com um filtro obterá o valor específico configurado para o brilho:


Código: [Selecionar]
xrandr --current --verbose | grep -i Brightness
Para modificar o valor do brilho é necessário saber o nome pelo qual o monitor (dispositivo de saída) está identificado no sistema e está mencionado como conectado, por exemplo LVDS1 ou VGA1, onde se vê uma linha que é tipicamente semelhante a essa:

LVDS1 connected 1366x768+0+0 (0x48) normal (normal left inverted right x axis y axis) 309mm x 173mm

outro exemplo:

VGA-1 connected 1440x900+0+0 (0x65) normal (normal left inverted right x axis y axis) 367mm x 229mm

HDMI-1 disconnected (normal left inverted right x axis y axis)

No exemplo acima a saída de monitor identificada como VGA-1 está conectada e a saída HDMI-1 está desconectada, portanto, o comando de modificação deve estar apontado para LVDS1 ou VGA-1, conforme o caso

O brilho pode ser alterado a partir da sintaxe geral:

Código: [Selecionar]
xrandr --output <outputname> --brightness <valor>

Se o brilho está exageradamente intenso, experimente por exemplo:

Código: [Selecionar]
xrandr --output LVDS1 --brightness 0.80
No exemplo acima o nome do monitor de saída é LVDS1 e o valor setado é 0.80

Outro exemplo:

Código: [Selecionar]
xrandr --output eDP1 --brightness 0.85
No exemplo acima o nome do monitor de saída é eDP1 e o valor setado é 0.85 e assim por diante.

Para não dar errado, note que são 2 (dois) sinais de hífens antes dos parâmetros output e antes de brightness.

Essa alteração é provisória e só vale para a sessão, ou seja, se perde quando reiniciar o sistema, então, caso funcione, torne-a permanente adicionando a linha respectiva em "Aplicativos de sessão" (procure o ícone no Dash) ou ainda acrescentando no arquivo:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/rc.local
anotando que nesse arquivo deve ser colocada antes de "exit 0".

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.