Autor Tópico: Ícone da Rede sumiu: Ubuntu 14.04  (Lida 32429 vezes)

Offline ruygondim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 217
    • Ver perfil
Ícone da Rede sumiu: Ubuntu 14.04
« Online: 25 de Dezembro de 2014, 03:00 »
Olá a todos(as).

Ubuntu 14.04, o ícone da rede sumiu da barra superior.
Tentei essa solução, mas não funcionou. São exibidas as informações de desconexão e conexão da rede, mas o ícone continua oculto.

$ sudo service network-manager stop
$ sudo rm /var/lib/NetworkManager/NetworkManager.state
$ sudo service network-manager start

Alguém conhece outra forma de resolver o problema?

Muito obrigado.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2015, 01:33 por galactus »

Offline berdao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: ÍCONE DA REDE SUMIU: UBUNTU 14.04
« Resposta #1 Online: 13 de Fevereiro de 2015, 17:25 »
To com o mesmo problema :(

Offline berdao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: ÍCONE DA REDE SUMIU: UBUNTU 14.04
« Resposta #2 Online: 13 de Fevereiro de 2015, 17:36 »
Fiz uns testes aqui e parece que e após instalar o google chrome ai o icone some!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Ícone da Rede sumiu: Ubuntu 14.04
« Resposta #3 Online: 14 de Fevereiro de 2015, 01:37 »
Instalem o pacote: indicator-applet-complete

Saiam da sessão e retornem para ver se ele aparece novamente.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Crazy Cat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Ícone da Rede sumiu: Ubuntu 14.04
« Resposta #4 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 08:04 »
Olá amigo... tive por várias vezes este mesmo problema... inclusive segui as dicas aqui postadas, aquela de reiniciar o network manager... aparecia o icone, depois sumia de novo... curioso é que quando eu ia no gerenciador de aplicativos o nm-applet estava lá! (ou seja estava rodando, mas não aparecia na barra). Resolvi o problema definitivamente assim:
a) Segui o procedimento para reativar o network, como citado aqui mesmo um pouco acima;
b) Já conectado à internet instalei o Wicd !! Automaticamente ele "neutraliza" o network manager e passa a ficar ativo... com ele nunca mais tive problemas!! O Wicd é um gerenciador de redes que eu considero hoje muito melhor que o network manager (sem falar que ouvi boatos de que o nm não desliga corretamente os discos rígidos no Lubuntu... apesar de que uso o ubuntu unity no notebook e xubuntu no desktop, mas ambos com o wicd.). ;D

Offline ruygondim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 217
    • Ver perfil
Re: Ícone da Rede sumiu: Ubuntu 14.04
« Resposta #5 Online: 01 de MAR?O de 2015, 13:45 »
Não cheguei a instalar o Wicd. Na verdade vi uma dica para instalar o Gnome. Fiz isso e o ícone reapareceu no Unity. Em seguida, remove o Gnome.
Obrigado pela ajuda.

Offline magnosantoss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 114
    • Ver perfil
Ubuntu 14.04 - Ícone de rede (cabeada) sumiu
« Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2016, 08:24 »
Olá amigos,

Utilizo o Ubuntu 14.04 em várias máquinas em minha empresa há anos; em uma máquina, após a inicialização, vi que o ícone de rede cabeada (as duas setas, uma pra cima e outra pra baixo) não apareceram e essa máquina não acessa a rede nem nosso servidor.

Já resolvi o problema de fazer com que a placa de rede funcione, porém o ícone nunca mais apareceu. Como posso fazer pra corrigir isso?

Notei algo de estranho, não consigo mais acessar a internet dessa máquina. A rede ele está acessando normalmente, mas, parou de acessar a internet.
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2016, 08:33 por magnosantoss »

Offline Joluca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 268
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 - Ícone de rede (cabeada) sumiu
« Resposta #7 Online: 30 de Janeiro de 2016, 09:22 »
Aconteceu ontem no Ubuntu-Mate 14.04, parece que foi uma atualização que desabilitou a rede. Como não consegui restaurar, instalei outro Ubuntu 16.04 pra testar, visto que ele só estará bom em abril/16 no lançamento da versão LTS.

Offline magnosantoss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 114
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 - Ícone de rede (cabeada) sumiu
« Resposta #8 Online: 30 de Janeiro de 2016, 09:39 »
Pois é, estou desconfiado disso também, mas alguém sabe como fazer pra reverter essa atualização?!  Isso ocorreu ontem mesmo.

Offline Joluca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 268
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 - Ícone de rede (cabeada) sumiu
« Resposta #9 Online: 30 de Janeiro de 2016, 09:45 »
Foi ontem atualizou (ifupdown) e (network manager), e (kernel ). Isso no Ubuntu-Mate 14.04.

Offline Joluca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 268
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 - Ícone de rede (cabeada) sumiu
« Resposta #10 Online: 30 de Janeiro de 2016, 09:48 »
Foi ontem atualizou (ifupdown) e (network manager), e (kernel ). Isso no Ubuntu-Mate 14.04.

Tente entrar pelo recovery mode, num kernel anterior, pode ser que possa por lá habilitar a rede.

Offline magnosantoss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 114
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 - Ícone de rede (cabeada) sumiu
« Resposta #11 Online: 30 de Janeiro de 2016, 10:06 »
Pois é, acho que essa atualização de ontem que fez tudo isso acontecer. Como faço pra entrar no recovery mode e habilitar por lá a rede? Creio que devo pressionar a tecla SHIFT na inicialização e após o Grub entrar, selecionar um kernel anterior ou modo recovery, mas, se eu selecionar um recovery de um kernel mais antigo, como faço pra corrigir as configurações ou habilitar a rede por lá?!
Consegui fazer a rede funcionar, enxergando o servidor e as outras máquinas e também a internet, editando o /etc/network/interfaces e colocando assim:

auto lo
iface lo inet loopback

auto eth0
iface eth0 inet dhcp

auto eth1
iface eth1 inet dhcp

auto eth2
iface eth2 inet dhcp

Só que que essa máquina tem que ter IP fixo 192.168.1.106 e nunca precisei fazer isso.

Isso sem contar que mesmo resolvendo essa questão de ter conseguido fazer a máquina enxergar a rede e acessar a internet, o ícone da rede cabeada e para acessar as configurações de rede não aparece.

Outra informação é que se eu rodar:

sudo service network-manager stop         , e depois:

sudo rm /var/lib/NetworkManager/NetworkManager.state         - dá erro, pois diz que o diretório não foi encontrado. Mas, se eu rodar esse comando sem para o network manager, ele aceita

coisa de doido. Alguém sabe como posso fazer?
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2016, 10:14 por magnosantoss »

Offline Joluca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 268
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 - Ícone de rede (cabeada) sumiu
« Resposta #12 Online: 30 de Janeiro de 2016, 11:08 »
Eu realmente não posso ajudar, mas quem sabe muito de rede nesse fórum  é o Zekkerj, podes ter certeza que ele verá seu tópico e ajudará. Só mais uma informação da atualização, também tenho instalado o Ubuntu 14.04.3 LTs, e acabou também de quebrar mais esse sistema, por conta de atualização de NetworkManager.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 - Ícone de rede (cabeada) sumiu
« Resposta #13 Online: 30 de Janeiro de 2016, 13:00 »
Aconteceu comigo tbm hj, praticamente perdi quase toda minha instalação que tinha mais de 1 ano do ubuntu 14.04 tentando resolver esse maldito problema ; ).

Apos uma atualização de rotina, eu aqui uso muitos pacote de desenvolvimento e gosto de experimentar tudo, deu um pau geral no ubuntu ele nem abria mais "contas de usuarios" nem "detalhes do sistema" muito menos acessar a internet, o icone do network manager desapareceu e mesmo executando o network manager pelo terminal dava o erro;

NetworkManager:2425): GLib-WARNING **: GError set over the top of a previous GError or uninitialized memory. This indicates a bug in someone's code. You must ensure an error is NULL before it's set. The overwriting error message was: Key file does not have group 'connectivity'


Olhando nos logs do Synaptic removi todas as atualizações daquele dia..mas sem sucesso.

Acabei removendo parte do sistema tentando achar o problema, e por fim reinstalei o ubuntu sem formatar a partição, a moda "windows", ou seja, no windows agente chama de "formatar por cima" e voltou tudo ao normal e nao perdi nada, somente os aplicativos dos PPAs que eu tenho adicionado....nao perdi nenhum documento.

Aqui esta o report do bug e correção;

http://askubuntu.com/questions/727127/upgrade-made-all-network-manager-and-wireless-disappear-in-ubuntu-this-morning

Possivel solução para o bug

Agora e so começar tudo de novo!!! ; )
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2016, 08:23 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Ícone da Rede sumiu: Ubuntu 14.04
« Resposta #14 Online: 30 de Janeiro de 2016, 13:03 »
Dois tópicos foram unidos pois tratavam do mesmo assunto

Por favor, pesquisem antes de criarem novos tópicos para evitarmos redundâncias e mantermos a organização do fórum

Abçs
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2016, 13:20 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS