Autor Tópico: Como configurar quota em disco no linux para grupos no AD do windows 2003  (Lida 3141 vezes)

Offline Aguiarlima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Olá pessoal.
Bom dia.

Aqui na empresa o AD e domínio são controlado num servidor win2003 server, e estou dando os primeiros passo
para que o servidor de arquivos esteja tudo no linux que acabei montar, e como iniciante indo com muita cautela,
mas já estou com três departamento em produção neste servidor linux.
Como os usuário/grupo estão no windows e para acessar o servidor linux precisei informar no smb.conf do Samba
o dominio+grupo ex.: write list = @DOMINIO.LOCAL+financeiro @DOMINIO.LOCAL+vendas, para que possam gravar/ler.
Quero implementar o controle de quota de disco para o grupos, visto que no linux não é por pasta como no Windows,
mas não sei como informar no linux que o grupo pois ele não é local mas do AD e não achei nenhum exemplo na net com esta situação de @dominio+grupo.
Os colegas tem alguma de como posso fazer este controle de quotas?.
Abraços.
Aguiar.
Fiquem com Deus.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como configurar quota em disco no linux para grupos no AD do windows 2003
« Resposta #1 Online: 18 de Dezembro de 2014, 16:19 »
Citar
não sei como informar no linux que o grupo pois ele não é local
Primeira coisa a fazer, então, é fazer com que seja local. Vc vai precisar configurar essa máquina Linux como cliente do AD.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Aguiarlima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Como configurar quota em disco no linux para grupos no AD do windows 2003
« Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2014, 12:47 »
Olá caro zekkerj.
Eu esqueci de dizer que esta maquina/servidor ja esta integrada no AD do win2003, porque não estando no AD os usuário cadastrado no domínio
não poderia acessar as pasta lá no linux. Como sou iniciante em linux não tenho muita certeza, mas na pratica os usuários não logam no servidor
de arquivos Linux , mas apenas acessam suas pastas, que são mapeadas por um script quando o usuário loga no domínio do win2003.

Abraços.
Aguiar.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como configurar quota em disco no linux para grupos no AD do windows 2003
« Resposta #3 Online: 19 de Dezembro de 2014, 15:49 »
Mesmo assim, a partir do momento em que o Linux está configurado como cliente do AD vc consegue integrar os grupos e fazer liberações de acesso no Samba.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Aguiarlima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Como configurar quota em disco no linux para grupos no AD do windows 2003
« Resposta #4 Online: 19 de Dezembro de 2014, 16:15 »
Como, disse sou iniciante, mas se isto é possível, poderia passar como eu devo proceder para que os grupos e usuários AD, também possam ser
reconhecido pelo linux.
Neste maquina eu tenho o webmin instalado que ajuda muito em alguma configurações.
Abraços.
Aguiar.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como configurar quota em disco no linux para grupos no AD do windows 2003
« Resposta #5 Online: 19 de Dezembro de 2014, 16:49 »
Você não disse que a máquina já está configurada como cliente do AD?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D