Numa boa, eu acho essa "briga" boba.
O pessoal tem que decidir o que quer. Um sistema prepado para que um usuário novato não tenha tantas dificuldades, ou um sistema que preze mais pelo que o Linux é na raiz, onde cada um vai fuçar o sistema e deixar do jeito que quiser. Sinceramente, tem espaço para todo mundo, e seria uma catástrofe se o foco fosse mantido apenas em uma distribuição, já que na minha opinião, isso vai contra o que o Linux é: liberdade. E também essa questão de que Debian é superior ao Ubuntu, ou Arch maior que Manjaro, é tudo relativo. Para mim não compensa nem cair nessa.
Agora convenhamos, a Canonical quer popularizar o Ubuntu, então eles estão indo pela facilidade de uso e instalação. Ou seja, é para o Ubuntu rodar em tudo que é hardware, mas acaba que não roda bem em nada (digo isso porque tem distros que são bem mais rápidas e leves, mas que costuma alguma coisa não funcionar de bem logo "de cara", como wifi). Aí vai de cada um escolher.
Concordo plenamente contigo, não tenho nanda contra o Ubuntu ou a Canonical, só acho que a forma como está sendo feita esta popularização
não está sendo justa, Hoje vejo usuários que não sabem por exemplo o que é o LibreOffice ou OpenOffice sejá lá qual for, já ví citarem como Ubuntu Write, Kernel Ubuntu etc... etc..
ou seja, vamos popularizar sim, mas vamos dar os créditos a quem merece, e acho mais ridículo ainda algumas pessoas citarem alguns problemas relativos ao Ubuntu como sendo problema do GNOME
é ridículo, estes dias eu rodei o Ubuntu 14.10 no gnome-boxes e notei que tem programas misturados de diversas versões do GNOME, clique no about do Terminal, Gedit, Nautilus e veja as versões que são mostradas,
não sei a quantas anda o Ubuntu Gnome então não posso dizer se eles mantiveram bibliotecas por questões de compatibilidade, mas muitas vezes problemas ridículos que já foram resolvidos
permanecem devido a bibliotecas e programas desatualizados.