Autor Tópico: Ubuntu 14.04 LTS sem unity  (Lida 3980 vezes)

Offline NarutoSama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 66
    • Ver perfil
Ubuntu 14.04 LTS sem unity
« Online: 27 de Novembro de 2014, 14:44 »

Se você instalou o Ubuntu e não gostou da interface Unity, não o desinstale, apenas mude a interface dele.


Eu instalei todas as interfaces indicadas nesse blog : http://www.edivaldobrito.com.br/nao-desinstale-o-ubuntu-apenas-mude-a-interface/


para testar e vo dar minha opinião


A interface Gnome 3 na minha opinião e tudo que a unity deveria ser mais não e , para mim a unity e o Gnome 3 que deu errado! rsrs! Não e pratica nem intuitiva aquela barra na lateral so diminui o espaço na área de trabalho! muito ruim! Ja o Gnome 3 e lindo intuitivo moderno pratico e muito clean!

Recomendo então baseado no meu bom gosto que quem não gostar do unity instale o Gnome 3 : http://www.edivaldobrito.com.br/nao-desinstale-o-ubuntu-apenas-mude-a-interface-parte-7-gnome-shell/


O Gnome 3 é uma visão moderna do desktop desse clássico ambiente gráfico. Ele tem características próximas do Unity, mas mantém o estilo Gnome e fornece um ambiente de trabalho focado que o ajuda a fazer as coisas mais rapidamente. Seu modo de trabalhar faz com que você seja mais produtivo e seu recurso de busca ajuda a torna mais ágil o acesso a aplicativos e documentos.

Para instalar esse ambiente é muito simples:

Passo 1. Feche todos os seus aplicativos em execução;

Passo 2. Abra um terminal;

Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Agora instale o ambiente com o comando:

sudo apt-get install gnome-shell

Passo 5. Se no final do processo for perguntdo qual gerenciador de login deseja usar, dê preferência ao Ligthtdm para manter o padrão do Ubuntu.


Outra interface  que me agrado muito! foi a KDE Plasma quando a vi fiquei muito surpreso linda d+ sofisticada! Poe a unity o windows 7 e 8 no chinelo!

Recomendo então baseado no meu bom gosto que quem não gostar do unity instale : http://www.edivaldobrito.com.br/nao-desinstale-o-ubuntu-apenas-mude-a-interface-parte-2-kde-plasma-ou-kubuntu/


O KDE muda muitos detalhes se você está instalando a partir do zero, mas como a proposta é apenas modificar o ambiente gráfico do Ubuntu,  você pode transformar o sistema no que é comumente chamado de “Kubuntu” apenas seguindo os passos abaixo. Isso pode ser feito, claro, sem afetar dados ou aplicativos em seu computador.

Passo 1. Feche todos os seus aplicativos em execução;

Passo 2. Abra um terminal;

Passo 3. No terminal, atualize o Apt digitando o seguinte comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Em seguida, instale os pacotes do KDE com o comando:

sudo apt-get install kubuntu-desktop

Uma vez que este terminou de instalar, basta sair de sua sessão atual. O ícone do Ubuntu em sua tela de login terá uma nova opção para o KDE. Uma vez que você entrou, você verá os íconicos tons azuis e suaves ícones brilhantes com transparências em todo ambiente. Se você nunca usou o KDE antes, há muito o que explorar. Por exemplo, o ícone no canto inferior esquerdo tem uma função semelhante a do menu Iniciar do Windows. Há ainda desktops virtuais e diversas outras funcionalidades.

As outras interface achei feias não vale a pena instalar com exceção do Cinnamon que conheço do linux mint e bonita também mais não instalei ela no ubuntu para ver como fica se quiser testar : http://www.edivaldobrito.com.br/nao-desinstale-o-ubuntu-apenas-mude-a-interface-parte-5-cinnamon/


No Cinnamon você pode mudar a forma como o ambiente de trabalho funciona, o visual e o comportamento dele. Por baixo dessa interface, o Cinnamon é um fork do Gnome Shell e baseado em Mutter e Gnome 3. Algumas coisas legais do Cinnamon:

        Um painel inferior único que você pode configurar para ficar oculto automaticamente;
        Lista de janelas, botão para  “mostrar área de trabalho”, ícones systray e outros recursos comuns em ambientes graficos mais populares;
        Um menu com o mesmo leiaute do Menu do LinuxMint, com opções para adicionar aplicações aos favoritos, para o desktop ou para o painel;
        Personalização de lançadores de painel;
        Um applet de som que lhe permite executar e controlar a sua música, e mudar o som dos alto-falantes para os fones e vice-versa.

Ele tem muito mais que isso, mas você só saberá o que ele tem a oferecer se instalar e experimentar. Para fazer isso siga esse passo a passo:

Passo 1. Feche todos os seus aplicativos em execução;

Passo 2. Abra um terminal;

Passo 3. Adicione o repositório do Cinnamon, digitando so seguinte comando:

sudo add-apt-repository ppa:gwendal-lebihan-dev/cinnamon-stable

Passo 4. Atualize o Apt digitando o comando:

sudo apt-get update

Passo 5. Finalmente, instale o ambiente:

sudo apt-get install cinnamon

Saia da sessão atual e quando aparecer a tela de login, escolha o Cinnamon. Entre com seu usuário e senha e depois comece a experimentar o ambiente.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Ubuntu 14.04 LTS sem unity
« Resposta #1 Online: 27 de Novembro de 2014, 18:40 »
Ótima dica.  :D

Realmente o Unity é muito ruim, e vai ficar pior com o Unity 8 (vai ser uma interface de tablet no desktop, procurem no youtube sobre, vai ficar muito tosco!)

Edit: https://www.youtube.com/watch?v=yRBeFcvyvm0 (Tudo em full screen, até a calculadora (wtf?!), como nos tablets e Metro do Windows 8, realmente esse Unity 8 tá ficando terrível!  :( )

« Última modificação: 28 de Novembro de 2014, 19:29 por garfo »
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 LTS sem unity
« Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2014, 22:23 »
Ainda bem que o Ubuntu Mate 14.04 está excelente...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz