Autor Tópico: Lentidão no pesquisa do Unity(Resolvido)  (Lida 13261 vezes)

Offline BryanBudelon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Lentidão no pesquisa do Unity(Resolvido)
« Online: 17 de Novembro de 2014, 11:47 »
Olá pessoal.
Sou novo no fórum, bem como um usuário de Ubuntu.

O problema é o seguinte: Instalei recentemente o Ubuntu 14.10 em meu notebook. Contudo, venho tendo problemas com uma lentidão/lag no pesquisar do Unity. Eu vou digitando a pesquisa e demora algum tempo para então começar a aparecer as letras e os resultados da pesquisa. Fica realmente ruim de utilizar, sendo que essa ferramenta é muito útil, pelo menos para mim.
Eu estava achando que era alguma configuração do pesquisar, porém ontem instalei a Steam e ele dá um problema muito parecido, para não dizer o mesmo. Instalei o flash, mexi nas configurações do Unity, Compizconfig.
Enfim, pesquisei sobre o assunto antes de vir aqui, inclusive nos tópicos do fórum para ver se encontrava alguma coisa, mas sem resultados.

Caso precisem, configuração do meu notebook:
Modelo: Lenovo G460
Processador: i5 460M 2.53Ghz 3Mb Cache
RAM: 4 Gb
Vídeo: Intel HD Graphics.

Obrigado desde já!
« Última modificação: 24 de Novembro de 2014, 16:35 por BryanBudelon »

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: Lentidão no pesquisa do Unity
« Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2014, 11:57 »
Um notebook parecido com o meu.
Sugiro que você instale a versão 14.04, ela está mais estável.
No meu continuei com o 12.04, só mudo quando essa versão perder o suporte.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Offline BryanBudelon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Lentidão no pesquisa do Unity
« Resposta #2 Online: 17 de Novembro de 2014, 12:04 »
Hum. Mas na versão 14.04 funciona tudo normal? Se sim, sabe se há como fazer um "downgrade"?
Qual a configuração do seu notebook?

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: Lentidão no pesquisa do Unity
« Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2014, 13:37 »
O meu é um Lenovo G400s I3-3111M 2.40Ghz + 4GB + Intel HD Graphics.
Com 14.04 em live não ficou lento, mas não gostei, prefiro o 12.04+Kernel do 14.04, para mim, esquenta menos.
Em vez de up ou down, prefiro uma instalação limpa.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Offline BryanBudelon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Lentidão no pesquisa do Unity
« Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2014, 14:19 »
Ah, sim. Entendi. Valeu!

Alguém sabe o motivo e solução desse suposto problema?

clodoaldops

  • Visitante
Re: Lentidão no pesquisa do Unity
« Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2014, 15:25 »
Eu tive problemas com ubuntu-14.10 e xubuntu-14.10, tive muitos bugs que me impediram de usar o sistema.
Mas ao instalar o Ubuntu-14.04 não tive nenhum problema (ci3/2gb/320gb/intel-hd)

Offline BryanBudelon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Lentidão no pesquisa do Unity
« Resposta #6 Online: 17 de Novembro de 2014, 16:52 »
Poxa, será que realmente é a versão?
Não estava querendo ter que reinstalar o sistema, perder tudo que instalei já.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Lentidão no pesquisa do Unity
« Resposta #7 Online: 17 de Novembro de 2014, 18:09 »
Citar
[...] venho tendo problemas com uma lentidão/lag no pesquisar do Unity.
[cotei]
Poxa, será que realmente é a versão?

É uma percepção subjetiva, porém acho que também é bastante lento na versão 14.04, parece-me que é algo que poderia ser melhor, muito melhor.

Até onde sei, embora não tenho pesquisado isso a fundo, o pacote que faz esse monitoramento e monta o banco de dados de uso é o zeitgeist.

Ele é composto de 3 módulos que ficam ativos na memória do sistema:
zeitgeist-daemon
zeitgeist-datahub
zeitgeist-fts

O que tinha observado é um crescimento exagerado do zeitgeist após algumas horas de uso, ocupando um enorme espaço da memória ram. O que fiz algumas vezes foi matar os três processos acima para observar o que acontecia. Não fiz um seguimento maior dessa ocorrência para sedimentar a questão, porém atuamente, talvez depois de uma atualização, pareceu-me que o comportamento quanto ao tamanho da ocupação em ram melhorou, mas novamente não tenho acompanhado isso com rigor.

Existe, querendo, forma de desabilitá-lo para não ser mais carregado na inicialização.

Ocorre que, em princípio, desabilitá-lo talvez ocasionasse mais lentidão na pesquisa e não menos lentidão (embora o sistema como um todo possa ficar melhor, pela maior disponibilidade de ram, em alguns momentos observei consumir até 500 MB de ram!), mas não consegui determinar isso de forma segura, enfim, é algo a ser melhor estudado e experimentado.

Acho que é o caso de tentar dar uma olhada mais a fundo nisso.

Leia isso aqui:

Desligue o Zeitgeist para aumentar a performance do Ubuntu!

http://ubuntued.info/desligue-o-zeitgeist-para-aumentar-a-performance-do-ubuntu


« Última modificação: 18 de Novembro de 2014, 05:16 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: Lentidão no pesquisa do Unity
« Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2014, 08:30 »
Fiz isso ano passado, mandei um apt-get remove e mandei o zeitgeist pro espaço, para mim, ele não me faz falta.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Offline BryanBudelon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Lentidão no pesquisa do Unity
« Resposta #9 Online: 18 de Novembro de 2014, 09:44 »
Dei uma lida no link e fiz os procedimentos para remover o zeitgeist. Aparentemente não notei diferenças no desempenho do Ubuntu, mas vamos ver como vai ser.
Na pesquisa do Unity ficou a mesma coisa. Não é possível que não há nenhuma solução para esse problema.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Lentidão no pesquisa do Unity
« Resposta #10 Online: 18 de Novembro de 2014, 10:35 »
Desabilita os ads da Amazon. Nas configurações do sistema, vá em privacidade e depois em pesquisa e desabilite a "pesquisa online".

Quando usava Unity, isso resolveu um pouco a lentidão do dash, mas só um pouco. Ainda continuou meio lento.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline BryanBudelon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Lentidão no pesquisa do Unity
« Resposta #11 Online: 18 de Novembro de 2014, 11:12 »
Depois que removi o zeitgeist, sumiu a opção de privacidade. Para fazer isso, só se eu reinstalar ele, acredito eu.

Confesso que essa lentidão do Dash realmente me decepcionou bastante, porque aquilo facilita e agiliza muito na hora de encontrar arquivos.
Para os usuários mais experientes, o Dash foi sempre assim? Ou foi depois das ultimas versões/atualizações?

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: Lentidão no pesquisa do Unity
« Resposta #12 Online: 19 de Novembro de 2014, 08:35 »
Em uma máquina com as configurações da sua, não era para ter esse tipo de problema, mas com máquinas modestas sempre foi assim, lento.
Se minha opinião servir, sugiro que você baixe e instale a versão 12.04.5LTS e instale o kernel do 14.04.1 através da central de programas, procurando linux-generic-lts-trusty. Faça as alterações necessárias e usufrua do seu Ubuntu.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Lentidão no pesquisa do Unity
« Resposta #13 Online: 19 de Novembro de 2014, 09:51 »
Tem muita gente reclamando mesmo da lentidão da pesquisa do Unity, como não uso ele, nem sabia desses problemas! Mas dando uma pesquisada, achei dois tópicos estrangeiros que devem ajudar muito, não realizando o radicalismo de desinstalar tudo:
1) Este link abaixo ensina como desativar os Plugins do Dash (as lentes e os "Smart Scopes"), pesquisa online e desligar o efeito borrar

http://askubuntu.com/questions/382055/how-to-speed-up-search-for-locally-installed-applications-in-dash-in-ubuntu-13-1

e


2) Este ensina a "zerar" o banco de dados sqlite do zeitgeist, forçando ele a fazer um novo melhor organizado, segundo o autor isso melhora muito o desempenho do mesmo

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2106949


E não adianta pessoal, quanto mais coisas vão colocando no sistema, tantos serviços que a gente acaba não usando ou que  nem precisa dele, o sistema acaba lento mesmo. Isso tá afetando todas as distros e mesmo com ambientes leves.

Vou dar um exemplo com o LXDE, não to falando do LXQT ainda. Instala o Lubuntu, Fedora com LXDE, OpenSuse com LXDE e o Debian com LXDE.  O Lubuntu e o Fedora com LXDE sobem com mais ou menos 140MB de RAM consumidos. O OpenSuse com LXDE um pouco menos, mas o Debian com LXDE consome menos de 90MB! Agora, vão olhar a lista de serviços que Lubuntu, Fedora e Opensuse sobem junto com o LXDE! Depois olha o Debian, se tirar o pouco de serviços que o Debian sobe você tem um LXDE com 70MB de RAM no boot! E o melhor, você consegue tirar os serviços sem que o gerenciamento de pacotes queira remover metade do sistema junto!

Tão criando dependências demais para essas coisas funionarem, você acaba num mato sem cachorro! 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Lentidão no pesquisa do Unity
« Resposta #14 Online: 19 de Novembro de 2014, 12:56 »
Acabei de desistir do Unity exatamente por isso: lentidão na pesquisa de aplicativos.
Voltei a usar o Gnome-Shell que me dá uma resposta muito mais eficiente na pesquisa.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson