Autor Tópico: Não consigo logar meu usuário no modo console do ubuntu 14.04  (Lida 8468 vezes)

Offline brunoyukawa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Não consigo logar meu usuário no modo console do ubuntu 14.04
« Online: 21 de Novembro de 2014, 23:07 »
  Eu entro no modo gráfico, pressiono Crtl+Alt+F1 e o Ubuntu é alternado para o modo console, nesta tela preta ele pede login e senha, e é desse ponto que eu não consigo passar, sempre recebo a mensagem "Login incorrect".

Acredito que o problema possa ser desencadeado pelo tipo do meu login (Nome Sobrenome), acho que é esse espaço que no meio do meu login que atrapalha.


desde já agradeço

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Não consigo logar meu usuário no modo console do ubuntu 14.04
« Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2014, 08:03 »
Você está digitando seu login ou senha incorreto! É exatamente o que o sistema te avisa.

Você precisa digitar primeiramente o nome correto que você mesmo criou ao instalar o sistema, o nome do usuário. Depois a senha criada para este usuário.

Agora uma pergunta, qual o motivo ou necessidade de você usar o Crtl+Alt+F1 para usar o terminal tomando a tela toda?  Não basta usar o terminal dentro do modo gráfico?
« Última modificação: 22 de Novembro de 2014, 08:14 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Não consigo logar meu usuário no modo console do ubuntu 14.04
« Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2014, 16:14 »
Se há um espaço em branco entre o nome e o sobrenome, tente colocar o conjunto entres aspas: "nome sobrenome" (não sei se funciona, é um chute, um simples palpite) mas na verdade é melhor você logar como root e modificar isso de uma vez por todas, criando um outro usuário sem usar espaço em branco e quando quiser mesmo fazer essa distinção, use o underline para simbolizar a distinção, por exemplo: nome_sobrenome, mas sempre sem espaço em branco, que só cria problema e mais trabalho.

Há um exemplo clássico disso que é a tal "Área de Trabalho" nome em português substituindo o notório Desktop e cada vez que se vai referenciar "Área de Trabalho" numa path em linha de comando só dá erro, pois frequentemente e na pressa se esquece dessa particularidade, então o melhor mesmo a fazer é evitar espaço em branco. Na prática não uso nem mesmo em nome de arquivos.

Uma outra particularidade, o Linux diferencia entre maiúscula (caixa alta) e minúscula (caixa baixa), assim, nome sobrenome é diferente de Nome Sobrenome que é diferente de Nome sobrenome que é diferente de nome Sobrenome que é diferente de NOME SOBRENOME e assim por diante.

Uma abordagem alternativa por analogia (também não sei ao certo se funciona):

Para acessar por linha de comando Área de Trabalho e necessário fazer cd "Área de Trabalho", mas também se pode fazer a seguinte notação:

cd Área\ de\ Trabalho

então, por analogia, talvez funcione no login usar:

nome\ sobrenome

Note que é o backslash (e não o slash), isto é, a barra deitada para a esquerda de quem olha para o monitor.
« Última modificação: 22 de Novembro de 2014, 17:20 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline lcom23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Não consigo logar meu usuário no modo console do ubuntu 14.04
« Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2014, 17:59 »
Boas dicas Druidaobelix, quando for criar um usuário é preciso evitar deixar espaços entre o nome e sobrenome.
>HP Desktop
>Pentium(R) Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz
>2 GB Ram

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Não consigo logar meu usuário no modo console do ubuntu 14.04
« Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2014, 18:13 »
Vamos detalhar isso, porque você não disse e eu também não sei o seu grau de experiência com Linux, mas como você está postando na área Iniciantes do fórum, vamos lá:

Como o /galactus/ já observou, você pode ir para uma janela de um Terminal no ambiente gráfico, bastando acionar as teclas Ctrl  Alt  T simultaneamente, que geralmente é o modo mais prático, como também, claro, pode chamar o Terminal usando o ícone do Dash (caso use o Unity), que é o primeiro ícone da barra lateral esquerda e então digitar Terminal na caixa de pesquisa ou ainda usar a tecla Alt + F2 e na caixa que se abre digitar gnome-terminal e dar um [enter], enfim, são vários os modos de ir para um terminal sem ter que ir para o modo tty, que é o terminal puro, fora da interface gráfica, aquele que ocupa a tela toda, fora do ambiente gráfico, e que se vai acionando as teclas Ctrl + Alt + F1.

Dá para fazer quase tudo numa janela do terminal, raramente sendo necessário ir para o modo tty.
Apenas em alguns poucos casos é obrigatório ir para tty, por exemplo quando vai se instalar manualmente e a partir de um arquivo binário um driver de placa de vídeo, quando então é necessário o modo tty e ainda desligar o ambiente gráfico ( sudo stop lightdm ) e ir para root para poder instalar.

Bem, enfim, geralmente Ctrl + Alt + T abre uma janela do terminal e isso é suficiente para a imensa maioria das coisas que se quer fazer.

Assim, indo para uma janela do terminal, você pode se transformar em root (o dono de todo o sistema) simplesmente digitando

Código: [Selecionar]
sudo su
e, claro, a seguir colocando sua senha anteriormente cadastrada.

o seu prompt de terminal normalmente é assim:

nome_de_usuário@nome_da_máquina: ~$

exemplo:

user@hal9000:~$

o símbolo do ~ aí acima, antes do símbolo do $ (dólar), indica que se está na pasta /home/nome_do_usuario

Você sempre pode ver em que pasta está simplesmente digitando:

pwd

Tendo ido para a condição de root, o seu prompt aparecerá da seguinte forma, exemplificando :

root@hal9000:/home/user#

Estando como root, você pode criar um novo usuário, usando o nome que quiser, sem usar o tal do espaço em branco.

Para criar um novo usuário de uma forma simples, faça:

adduser nome_do_usuario

nome_do_usuario é o nome que você quer dar ao novo usuário, por exemplo, se você quiser chamar o novo usuário de brunoyukawa, então faça:

Código: [Selecionar]
adduser brunoyukawa
Você irá a seguir definir a senha para esse novo usuário.

Pronto, estará criado um usuário cujo nome é brunoyukawa

Para sair do modo root, basta na linha de comando digitar

Código: [Selecionar]
exit

Isso posto, vamos transformar o novo usuário criado, no nosso exemplo acima o brunoyukawa, com amplos poderes administrativos no sistema, igual ao usuário criado na instalação do sistema.

Para isso, acesse com um editor de texto o arquivo sudoers que está no diretório /etc, fazendo na linha de comando do terminal:


Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/sudoers
entre com sua senha e então acrescente nesse arquivo a linha:

Código: [Selecionar]
brunoyukawa ALL=(ALL:ALL) ALL
pode acrescentar logo abaixo da linha que já existe lá:

root   ALL=(ALL:ALL) ALL )

salvar e sair

Pronto, agora o seu novo usuário brunoyukawa está habilitado a usar o comando sudo e fazer e desfazer procedimentos no sistema.


Nessa questão de administrar usuários há muito material bom aqui no fórum e por aí na internet, por exemplo:

Criando e gerenciando usuários no GNU/Linux

http://www.infowester.com/usuarioslinux.php


É isso.

2014-11-22-22:41
Editando e corrigindo uma falha minha nas considerações acima:

**antes** de abrir e alterar qualquer coisa no arquivos sudoers faça uma cópia de segurança, isto é, uma cópia de backup para o caso de acidentalmente fazer alguma edição errada.

Faça assim:

Código: [Selecionar]
sudo cp /etc/sudoers /etc/sudoers-original
Isso assegura que qualquer coisa é só voltar o arquivo original.
« Última modificação: 22 de Novembro de 2014, 22:41 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Não consigo logar meu usuário no modo console do ubuntu 14.04
« Resposta #5 Online: 22 de Novembro de 2014, 21:10 »
Fui verificar essa questão mais de perto, curioso que você tenha conseguido criar um nome de usuário composto.

Nos testes que fiz aqui o adduser não permite isso, não deixa criar nome com espaço entre palavras, nem mesmo usando o parâmetro --force-badname, retorna assim:

root@ubuntu:/home/ubuntu# adduser jose silva
adduser: The user `jose' does not exist.

forçando com o parâmetro --force-badname igualmente retorna:

root@ubuntu:/home/ubuntu# adduser --force-badname jose silva
adduser: The user `jose' does not exist.
 

e quando se tenta usar aspas " " para criar um novo usuário, retorna:

adduser --force-badname "jose silva"
adduser: To avoid problems, the username should consist only of
letters, digits, underscores, periods, at signs and dashes, and not start with
a dash (as defined by IEEE Std 1003.1-2001). For compatibility with Samba
machine accounts $ is also supported at the end of the username

ou seja, não deixa fazer, prevenindo contra problemas.

Também não deixa usar a backslash, como jose\ silva, retorna o mesmo erro.


Como será que você conseguiu fazer isso?


« Última modificação: 22 de Novembro de 2014, 21:21 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Não consigo logar meu usuário no modo console do ubuntu 14.04
« Resposta #6 Online: 22 de Novembro de 2014, 22:56 »
Complementando o post #4:

Uma melhor técnica, talvez, ao invés de editar diretamente o arquivo /etc/sudoers é criar um arquivo dentro do direitório /etc/sudoers.d e nesse arquivo criado colocar os privilégios antes mencionados.

Abra uma página em branco no editor de texto gedit, conforme o exemplo então mencionado, acrescente:

Código: [Selecionar]
brunoyukawa ALL=(ALL:ALL) ALL

Salve o arquivo, seguindo a ideia do exemplo, com o nome brunoyukawa dentro da pasta /etc/sudoers.d

Uma terceira forma de fazer isso é adicionar o novo usuário criado no grupo sudo, o que pode ser feito pelo comando::

Código: [Selecionar]
sudo adduser <username> sudo
Para ilustrar conforme o exemplo dado:


Código: [Selecionar]
sudo adduser brunoyukawa sudo
« Última modificação: 22 de Novembro de 2014, 23:11 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Creto

  • Visitante
Re: Não consigo logar meu usuário no modo console do ubuntu 14.04
« Resposta #7 Online: 22 de Novembro de 2014, 23:09 »
  Eu entro no modo gráfico, pressiono Crtl+Alt+F1 e o Ubuntu é alternado para o modo console, nesta tela preta ele pede login e senha, e é desse ponto que eu não consigo passar, sempre recebo a mensagem "Login incorrect".

Acredito que o problema possa ser desencadeado pelo tipo do meu login (Nome Sobrenome), acho que é esse espaço que no meio do meu login que atrapalha.


desde já agradeço

Olá apenas um pequeno detalhe que esqueceram de mencionar aqui:

Se você esta comandando Ctrl+Alt+F1 em um desktop e digitando a sua senha no teclado numérico do teclado pode esquecer no dito terminal puro ele não funciona. Se tem números na sua senha ela devera ser digitada atráves dos números acima do teclado alfabético, entendeu?

T+