Autor Tópico: Ubuton Cache Rescue  (Lida 21154 vezes)

Offline cypherbios

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
  • Líder do Time de Documentação do Ubuntu-BR
    • Ver perfil
    • CypherBIOS.org
Ubuton Cache Rescue
« Online: 22 de Outubro de 2005, 02:10 »
Ubuton Cache Rescue é um script com interface gráfica baseada em GTK capaz de armazenar em mídia removível os programas e pacotes baixados atravéz do APT, incluindo as atualizações, criando um CD-Repositório, como se fosse o ‘CD 2′ do Ubuntu. Ele é muito útil quando você precisar fazer uma reinstalação do sistema, formatar um HD ou partição, ou instalá-lo em outras máquinas, facilitando a posterior restauração dos programas baixados pelo apt-get, sendo desnecessário refazer o download destes pacotes e dependências, nem mesmo estar estar conectado à Internet.

1. Notas Gerais
2. Utilidade
3. Instalando
4. Criando CD de backup
5. Restaurando um backup (Adicionando CD como Repositório)
6. Licença
7. Problemas conhecidos
8. Futuras versões

1. NOTAS GERAIS

O Ubuton Cache Rescue é um script com interface gráfica, desenvolvido para o Ubuntu com a finalidade de criar um CD com o backup dos arquivos e pacotes baixados atravéz do APT, criando um CD-Repositório, como se fosse o "CD 2" do Ubuntu. Com ele você poderá facilmente restaurar seus programas caso precise fazer uma reinstalação do sistema ou se quiser instalar seus pacotes em apenas uma máquina e simplismente "copiar" os pacotes para as demais.

O sistema de gerênciamento do APT é capaz de armazenar no seu cachê (/var/cache/apt) os pacotes baixados, para que o APT não exclua os pacotes do cachê automaticamente após certo período é necessário que o Synaptic esteja configurado corretamente, para isso vá em: Sistema > Administração > Gerênciador de Pacotes Synaptic, depois de abrir o programa, vá no menu Configurações > Preferências, e na aba Arquivos marque a opção: "Deixar todos os pacotes baixados no cache". Clique em aplicar e em OK.

2. UTILIDADE

O Ubuton Cache Recue possui muitas utilidades que podem facilitar a vida de muitos usuários e administradores. Algumas delas são:

* Backup: salva todos os programas baixados, caso seja necessário fazer uma reinstalação do sistema;

* Multi-Instalação: Se você precisa instalar os mesmos pacotes em mais de uma máquina, ou em uma rede, basta baixar todos os programas em uma única máquina, executar o script, e usar o CD gerado como repositório nas demais.

* Atualização do Sistema: se um amigo seu atualizou para uma versão mais recente do Ubuntu, ele pode executar o script no computador dele, e adicionar o CD como repositório no seu computador e então atualizar com o comando "sudo apt-get upgrade"

* Personalizar: Criar uma personalização do Ubuntu, somente com pacotes que você gosta / precisa para instalar facilmente onde quiser

3. INSTALANDO

Para instalar o programa basta você, atravéz do terminal, acessar a pasta onde está o pacote DEB, e digitar o comando:

$ sudo dpkg -i ubutoncr-x.x.x.deb

(O sifrão no início do comando significa executar como usuário comum, e o "x.x.x" deve ser substituído pela versão do programa.)

Como pode ser observado este é um pacote normal de instalação do Ubuntu (Debian), então a remoção ou atualização do pacote ocorrerá da mesma forma, tendo todas as regras cabíveis aplicadas a ele.

4. CRIANDO UM CD DE BACKUP

Ao abrir o programa (Aplicações > Ferramentas de Sistema > UbutonCacheRescue), você se depara com um menu principal para a escolha das ações, para criar o CD de backup escolha a primeira opção: "Criar". Isto criará uma pasta temporária no diretório Root, ficando: /root/pacotes_ubuton, mas não se preocupe, após a criação da imagem de CD na próxima etapa, ela será apagada.
A proxima parte consiste em criar uma imagem de CD no formato *.iso, para a gravação em qualquer programa de gravação, como o GnomeBaker, X-CD-Roaster ou NeroLinux, entre outros existentes. Esta imagem ficará disponível no diretório /root/ubuton_iso/ubuton.iso.

Atente para que o tamanho do arquivo gerado não seja maior que 700MB, caso contrário, você não poderá grava-lo em mídia comum, mas se você vai gravar em DVD, isso não é problema. O tamanho da imagem criada depende do tamanho total dos programas baixados. Caso o arquivo seja maior, você deverá acessar como root a pasta /var/cache/apt/arquives e excluir manualmente os arquivos desnecessários e que não utilizará, até liberar tamanho suficiente.

5. RESTAURANDO UM BACKUP (ADICIONANDO CD COMO REPOSITÓRIO)

Se você quer restaurar um backup, basta adiconar selecionar a opção "Adicionar" no menu principal do programa.

Ao selecionar a opção "restaurar" no menu principal, os arquivos do CD serão copiados novamente para o cache do Apt, para que da próxima vez que executar o script estes pacotes também estejam disponíveis no próximo CD. O drive de CD procurado é /media/cdrom0, padrão na maioria dos casos. Ao clicar em OK a bandeja recolherá o CD e começará a cópia dos arquivos para o local de origem. Todos os arquivos de mesmo nome que estiverem no cache serão sobrescritos, incluindo os pacotes copiados durante a instalação básica do sistema Ubuntu.

A Opção "ISO" faz o mesmo, só que esta permite restaurar os arquivos a partir de uma imagem de CD em formato .iso, criado pelo script, isso é útil se você não possui gravador de CDs.

6. Licença

O script é livre para se utilizar, distribuir e modificar, respeitando as condições da GPL, e reconhecimento nunca é demais, então apreciaria se mantessem o nome do autor do script.

……………….Download ……………….

Baixe o Ubuton Cache Rescue 0.7.3.1
http://www.cypherbios.org/scripts/ubutoncr_0.7.3.1.deb
Rafael "CypherBIOS" Proença
http://www.cypherbios.org/blog
Desenvolvedor - APTonCD
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece Aqui

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Ubuton Cache Rescue
« Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2005, 08:33 »
Muito boa notícia CypherBIOS! Parabéns pela iniciativa, achei muito legal.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Ubuton Cache Rescue
« Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2005, 08:58 »
Muito bom mesmo. Também o parabenizo!

Abraços.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Ubuton Cache Rescue
« Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2005, 09:01 »
Parabéns pela iniciativa! É de gente assim que a comunidade Linux precisa!

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Ubuton Cache Rescue
« Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2005, 10:20 »
A ideia é boa. Parabens. Esperemos a opnião de quem já testou.
Uma pergunta: A formação do Ubuton.iso, funciona de maneira retroativa?, isto é, apt-get feito desde a instalação seria incorporado na imagem? ou passa a funcionar só depois de instalado o script?
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Ubuton Cache Rescue
« Resposta #5 Online: 22 de Outubro de 2005, 10:24 »
Testei ja e funciona blz.

O script faz uma copia do diretório cache do apt-get e cria uma ISO. Ai só você gravar a iso.
O script tbm com o cd inserido faz o reverso. Joga todo conteúdo la dentro do diretorio cache.

Se me permite gostaria de fazer uma sugestão.

Qdo for fazer a iso crie uma espécie de uma trava... algum arquivo único nela. Ai qdo for voltar o backup, faça um teste pra ver se o arquivo se encontra no CD... pra ver se aquele é realmente um cd de backup criado com o seu script. Se sim ele volta o backup e se não ele aborta.
Já sei até como.

[]s

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Ubuton Cache Rescue
« Resposta #6 Online: 22 de Outubro de 2005, 10:58 »
Legal! Vou fazer meu download e instalar o script. Uma boa contribuição para a comunidade.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Ubuton Cache Rescue
« Resposta #7 Online: 22 de Outubro de 2005, 13:09 »
Ótimo, parabéns!
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline cypherbios

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
  • Líder do Time de Documentação do Ubuntu-BR
    • Ver perfil
    • CypherBIOS.org
Ubuton Cache Rescue
« Resposta #8 Online: 22 de Outubro de 2005, 16:04 »
Valeu pessoal !!

Minha única intenção é facilitar nossas vidas, promovendo a comunidade Ubuntu e ganhando novos usúarios: mais usuários significa mais suporte, que por sua vez, significa mais usuários  :D
Obrigado a todos, testem e postem os resultados, pois em meus testes, (não disponho de muitas máquinas para isso) ocorreu tudo bem.

RC2005: O script copia o cache de todos os programas instalados desde a instalação do sistema. Ou seja, tudo que você instalou atravéz do APT.

LedStyle: Legal, essa idéia é muito boa! Você pensou em algo como a conferência da Md5sum? pois foi isso que pensei qndo disse, o script gera o arquivo "md5sum.txt" da pasta /home/ubuton, que ficará dentro da imagem de CD, depois, antes de restaurar o backup ele confere se o valor é o mesmo.

Ótima idéia, mas vai dar um trabalhinho :-(, diga como acha que devemos fazer isso? dê uma olhada no código do script e diga como pode dar certo.

Forte abraço a todos!
Rafael "CypherBIOS" Proença
http://www.cypherbios.org/blog
Desenvolvedor - APTonCD
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece Aqui

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Ubuton Cache Rescue
« Resposta #9 Online: 22 de Outubro de 2005, 18:20 »
Citação de: "biocypherismo"
LedStyle: Legal, essa idéia é muito boa! Você pensou em algo como a conferência da Md5sum? pois foi isso que pensei qndo disse, o script gera o arquivo "md5sum.txt" da pasta /home/ubuton, que ficará dentro da imagem de CD, depois, antes de restaurar o backup ele confere se o valor é o mesmo.


Pra falar a verdade eu não analisei seu código, mas se o seu script joga o conteúdo do CD de backup la sem nenhum teste, pode dar errado sacou? Se um novato executa com OUTRO cd no drive, talvez o script copie todo conteúdo do cd pra la entendeu?

[]s

Offline rogeriojlle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 83
    • Ver perfil
links quebrados
« Resposta #10 Online: 12 de MAR?O de 2006, 16:59 »
alguem sabe onde tem algum espelho? ou outro programa semelhante?

Offline rogeriojlle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 83
    • Ver perfil
e quanto ao tamanho do cache?
« Resposta #11 Online: 13 de MAR?O de 2006, 00:48 »
antes de continuar gostaria de agradecer ao autor desse script ter mandado pra mim via email. Obrigado

agora eu gostaria de saber se por acaso o tamanho do cache for maior que o estabelecido nas configurações do synaptic
(sei que tem isso, o padrão é 500MB e/ou trinta dias),
pacotes poderão ser perdidos? e o script pode não recuperar todos?
pacotes que estão instalados estão fora desse limite do cache e serão sempre recuperados pelo script?

ou o que eu estou perguntando é uma baita bobagem?

Instalei o ubuntu, o kubuntu(kubuntu-desktop), e o xubuntu(xubuntu-desktop), pacotes de linguagem e mais dois updates.
nesse ponto a ISO gerado pelo script deu pouco mais de 400MB ainda quero colocar o edubuntu pra aproveitar melhor a capacidade de um cd

Todas essas coisas que baixei estão na média mesmo e o OCR pegou tudo?

Offline cypherbios

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
  • Líder do Time de Documentação do Ubuntu-BR
    • Ver perfil
    • CypherBIOS.org
Ubuton Cache Rescue
« Resposta #12 Online: 13 de MAR?O de 2006, 10:32 »
Ok Rogério,

Sim, tudo que você baixou estará disponível no cache, e consequentemente no CD, a menos que tenha limpado seu cache com "apt-get clean" você terá todos seus pacotes para intalar. Se quiser ter certeza de que o Synaptic não está limpando seu cache, vá nas configurações dele e desabilite a limpeza automatica de cache.

Então, no seu CD criado você terá, tecnicamente, o Kubuntu, Xubuntu e Edubuntu. Podendo instalar todos eles, ou somente um, tendo como base uma instalação padão do Ubuntu.

Abraços,
t+
Rafael "CypherBIOS" Proença
http://www.cypherbios.org/blog
Desenvolvedor - APTonCD
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece Aqui

Offline josevitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
  • Advogado - SC
    • Ver perfil
    • Ubuntu Floripa
Prático e fácil
« Resposta #13 Online: 29 de Maio de 2006, 10:14 »
To usando lá em casa.. toda vez que travo o meu pc (sim, eu fuço demais) uso ele..

PS: Parabéns por ter incluido esse tutorial no site wiki do Ubuntu Brasil. Fórum é bom pra trocar informações mas o site é melhor para publicá-las!
José Vitor Lopes e Silva
Advogado - Florianópolis/SC
http://josevitor.blog.br

Quer sugerir documentação para o wiki em português?? Envie para sugestoeswiki@ubuntubrasil.org !!
Quer aprender mais sobre Ubuntu?? Acesse http://wiki.ubuntu-br.org/ComeceAqui

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Tópico fixo já!
« Resposta #14 Online: 29 de Maio de 2006, 16:28 »
O autor do tópico merece meus parabéns, acho que todos os membros reconhecem a importância deste material para o Fórum. Moderadores, peço que tornem este um tópico fixo!

Há poucos dias eu estava imaginando o trabalho que teria em migrar para a versão superior do Ubuntu, o Dapper Drake, tendo que baixar e instalar 50% dos programas que mais utilizo no meu sistema operacional.

Chegou em boa hora este tutorial, biocypherismo!