Autor Tópico: Distribuições diversas...  (Lida 8588 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Distribuições diversas...
« Online: 02 de Novembro de 2014, 11:10 »
     Curiosidade: O que te faz deixar uma distribuição principal para aderir a um projeto que se baseia em tal distribuição? Como ficam as questões de suporte? Tenho muita vontade de testar e até vir a usar diversas distribuições (baseadas em Ubuntu), devido o Ubuntu ter se tornado meio pesadão pra minha máquina. Porém, fico na dúvida se terei um suporte como o que vejo aqui nesse Fórum (e que por sinal tanto já resolveu problemas que eu mesmo criei ao me precipitar usando Ubuntu).


Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Distribuições diversas...
« Resposta #1 Online: 02 de Novembro de 2014, 11:19 »
Eu acho que a única distro baseada no Ubuntu que tem um suporte decente até hoje é o Linux Mint. O resto é coisa de quintal. Até o eOS, que é a distro mais bem feita que já vi, infelizmente tá meio esquecido pelos devs; até hoje ainda não lançaram o Freya (parece que vai ficar no Beta pra sempre, rsrs).  :-\
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Distribuições diversas...
« Resposta #2 Online: 02 de Novembro de 2014, 12:06 »
Eis aí meu receio de distribuições de distribuições... Tenho vontade de migrar pra outras distros porém, sem continuidade, sem suporte ,sem atualizações e correções? não rola.......

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Distribuições diversas...
« Resposta #3 Online: 02 de Novembro de 2014, 13:19 »
Pois então, /JoaoDamasceno.ufc/, a flexibilidade que o Linux proporciona permite que facilmente você experimente tantas distros quanto quiser.
Apenas crie uma partição de testes e sem alterar em nada o seu sistema principal - no caso o Ubuntu - instale, apague, reinstale quantas vezes estiver disposto e se divirta à vontade com as trocentas distros existentes, sem problemas de quaisquer espécies.
Você irá conhecer um universo de possibilidades.

A única atenção ao fazer isso é deixar o bootloader real, no caso o grub, na partição principal, de uso cotidiano.
Naquelas de testes, quando perguntado pelo instalador, grave sempre o bootloader na própria partição em que se está instalado e nunca na MBR.

Observado isso, divirta-se. :-)

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Distribuições diversas...
« Resposta #4 Online: 02 de Novembro de 2014, 14:52 »
Uma alternativa que você tem é instalar um outro ambiente gráfico no Ubuntu. Por exemplo, eu usei o Ubuntu 12.04 com XFCE. Porém, acho mais adequado você instalar o Xubuntu, Lubuntu, Linux Mint XFCE (ou Mate), por exemplo, do que instalar outro ambiente gráfico.

Quanto à questão das atualizações, não vejo com o que se preocupar. Usei Xubuntu e Lubuntu e sempre recebi as atualizações normalmente. Agora, se você precisa de ajuda para instalar algum programa, se vale para o Ubuntu, deve valer para Mint e qualquer (x)Ubuntu também.

Pode ser preciso também, procurar por algo especifíco da ambiente gráfico gráfica. Nesse caso, vejo que o XFCE (do Xubuntu e Mint XFCE) tem muito material na internet para ajuda. O LXDE (do Lubuntu) possui bem menos informações por ser menos usado. O Mate eu não sei te informar. Creio que esses três ambientes são mais indicadas para quem quer aliviar o "peso" do PC. Via de regra, se você domina inglês, é possível achar um suporte razoável para quase tudo. E claro, este fórum continuará te ajudando, bastando você usar as seções corretas e observe, ainda, que muitas coisas aqui servem praticamente para todas as distros derivadas.

De toda forma, teste em modo live para ter uma noção melhor e evitar qualquer imprevisto. Já vi casos do Ubuntu reconhecer a placa Wireless e outras distros derivadas não (mas é difícil isso acontecer).

clodoaldops

  • Visitante
Re: Distribuições diversas...
« Resposta #5 Online: 03 de Novembro de 2014, 12:32 »
Unica derivada do Ubuntu que nunca me deixou na mão foi LinuxMint que uso desde 2009.
As demais são "imprevisíveis" como BigLinux, SnowLinux e outras que "sumiram do mapa"!

Creto

  • Visitante
Re: Distribuições diversas...
« Resposta #6 Online: 05 de Novembro de 2014, 01:33 »
É todos tem razão, mas há a questão também se deriva-se do ubuntu, pode facilmente ser atualizada sem nenhum problema através dos tempos, como poderia dizer o vô Tota: se é Linux extinto não é.

Ai vem a pergunta e os aplicativos particulares delas Creto? (Como os bigcontrolcenter, só posso falar desse)...

Hora pois, desinstale-os que voltam a ser um ubuntu como outro qualquer depois desabilite PPAs se os usar, mude a sources.list e mande ver.

T+

clodoaldops

  • Visitante
Re: Distribuições diversas...
« Resposta #7 Online: 05 de Novembro de 2014, 08:55 »
Creto... essas medidas são possíveis e funcionaam bem... mas como a maioria que usam essas distro são novatos... esses procedimentos não são tão intuitivos assim... muito mais fácil usar Ubuntu/Xubuntu-LTS... e evitar aborrecimentos... não é mesmo ???

Creto

  • Visitante
Re: Distribuições diversas...
« Resposta #8 Online: 06 de Novembro de 2014, 13:35 »
Sim, claro, meu amigo clodoaldops, apenas tento mostrar que sempre há "também" o outro lado da moeda.

Ex: Quem tem uma boa ou razoável conexão nem liga muito de ter que refazer todo o processo: instalar, atualizar, configurar a gosto.

Por outro lado acredite há aqueles que além de ter cansado um pouco dos downloads, não ter também a tal, boa ou razoável conexão com a NET. Dai, particularmente eu acho mais fácil estudar a ponto de aprender o que relatei em resumo acima, do que fazer todo o processo.

Talvez por isso tenha me desacostumado tão rápido dos ubuntu's, comparo igual aquela frase: em time que está ganhando não se meche.

Outro exemplo, tenho tanta saudade do Lucid Lynx e BigLinux onde aprendi o pouco que sei, é como se fossem times campeões que mexeram, hoje todos podem gostar do Unity e/ou gnome-shell, mas para mim de Gnome mesmo acredite nem mate ou cinnamon, vou de Xfce que está se tornando um dos ambientes mais bonitos e modernos da atualidade.

Tomara que não mecham com ele kkkk

T+

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Distribuições diversas...
« Resposta #9 Online: 06 de Novembro de 2014, 16:05 »
Anderson, sobre essa de "instalar ambiente gráfico", rapaz, não sei se fiz algum procedimento errado, o fato é que isso já me deu muita, mas muita dor de cabeça viu... Tentei o ambiente do Elementary, depois o MATE, foi formatar o micro porque eu não conseguia remover os ambientes depois de instalados, dava erro direto e ficava tudo uma bagunça, fontes gigantes, etc. tudo errado. Daí creio que o melhor mecanismo seja criar pendrives de boot e testar distribuições diversas. Porém, especificamente o que me refiro é pensar que diversas distribuições se mostrem com ideias tão boas, porém, tem vida extremamente efémera, tal qual as distros citadas aqui mesmo.... Uma pena.... Daí meu receio de migrar pra algo novo, que seja, mais adequado a idade da minha máquina, porém, que tenha suporte como vejo no Ubuntu.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Distribuições diversas...
« Resposta #10 Online: 06 de Novembro de 2014, 16:10 »
creto, tenho  LMDE_MATE , Fedora-20-MATE e Xubuntu-14.04 c/ bom desempenho no meu velho Itautec-2008 que voava baixo com BigLinux-4.2 e Ubuntu-10.04...  Até o Mageia-4-kde roda bem nessa máquina... Mas Cinnamon, Unity e Gnome-Shell nem pensar

Creto

  • Visitante
Re: Distribuições diversas...
« Resposta #11 Online: 07 de Novembro de 2014, 11:05 »
creto, tenho  LMDE_MATE , Fedora-20-MATE e Xubuntu-14.04 c/ bom desempenho no meu velho Itautec-2008 que voava baixo com BigLinux-4.2 e Ubuntu-10.04...  Até o Mageia-4-kde roda bem nessa máquina... Mas Cinnamon, Unity e Gnome-Shell nem pensar
Pois é clodoaldops.

(...)
Daí meu receio de migrar pra algo novo, que seja, mais adequado a idade da minha máquina, porém, que tenha suporte como vejo no Ubuntu.
Porém meu caro João (posso escrever assim?) com o tempo você ou qualquer usuário de informática também notará que muito já esta escrito (documentação extensa aqui e em muitos outros locais) e, por isso até mesmo o suporte já é feito automaticamente pelo próprio usuário.

http://www.linuxmint.com.br/modules/newbb/viewtopic.php?post_id=8808

Créditos do link ao usuário/moderador do fórum ubuntu -pt Platão

T+