Autor Tópico: Distro Linux  (Lida 6517 vezes)

Offline wedso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Distro Linux
« Online: 07 de Outubro de 2014, 03:32 »
Olá, eu gostaria de saber qual a melhor distro Linux? Sei que essa pergunta é vaga e confusa :P, pois cada um tem uma opção diferente, mas ultimamente tenho problemas com Ubuntu-Unity e Ubuntu-Gnome, em que vejo travamentos quase que constantes e minha memória RAM fica a mais de 50% ocupada, ta pior que o Windows 8.1 usando 100% do disco, isso referente a versão 14.04.1
Eu quero usar Linux, não desejo desistir tão fácil e meu curso de Sistemas de Informação também exige um conhecimento mediano-avançado nesse tipo de sistema, mas queria saber qual distro combina melhor: estabilidade, interface gráfica bonita e/ou altamente customizável customizável (visto que Unity e Gnome não são muito) e que a instalação de aplicativos não seja tão difícil, ainda tenho certa dificuldade em mexer no "dpkg" e descompactação de arquivos, como tar.gz e entre outros.
OBS: estou pensando no Kubuntu, mas quero a opinião de vocês.

Meu PC:
Notebook Acer Aspire 5750
i5 4 x 2.30GHz, Intel HD Graphics 3000, 3GB RAM, USB SPEED 3.0

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Distro Linux
« Resposta #1 Online: 07 de Outubro de 2014, 04:03 »
Então, /wedso/, de fato o Kubuntu é uma excelente opção que imediatamente permite contornar satisfatoriamente esses problemas que você vem tendo com o equipamento e ainda mantendo a sólida estrutura de atualizações da matriz Ubuntu.

Entretanto, o melhor dos mundos é que você pode facilmente, antes de se decidir, experimentar todos os sabores do Ubuntu, bastando criar de uma forma extremamente fácil um live pendrivre ou cdrom, coisa rápida de ser feita, e ver o que melhor se adapta ao seu gosto e equipamento.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Distro Linux
« Resposta #2 Online: 07 de Outubro de 2014, 09:07 »
Esses travamentos podem ser decorrentes do Compiz (quando usava ubuntu-unity, tinha vários travamentos desses), como o Kubuntu não usa compiz, decidi usar ele e até hoje nenhum problema. Recomendo ele.

Recomendo também o Linux Mint (com Cinnamon) ou o Opensuse (com KDE, lógico). Boa sorte, amigo.  :)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Distro Linux
« Resposta #3 Online: 07 de Outubro de 2014, 10:43 »
Em complemento: Seu computador é um excelente equipamento, com processador Intel I5 e considerando que especificamente você é um estudante de informática, tão logo tenha um pouco de familiaridade com Linux, deve tentar um voo um pouco mais alto.
Você não precisa ter apenas um sistema Linux na sua máquina, pode ter dois ou mais, quantos queira, só limitado pelo tamanho de seu disco.
Uma estrutura adequada para experimentação e aprendizado, considerando que você é um estudante e possivelmente futuro profissional de TI, é criar pelo menos duas partições para S.O. Linux, numa delas você deixa seu sistema de uso diário de fato, digamos assim, o "oficial", e na outra usa exclusivamente para experimentação, aprendizado, testes dos mais variados.
Uma forma de particionar isso, dentre várias possíveis, considerando que você já tem o W8 instalado, seria:

-partições primárias

Windows - ntfs
Arquivos pessoais - ntfs (uso comum entre Win e Linux)
Linux - ext4 (seu S.O. de uso diário,  "oficial" - deixe o controle do Grub aqui)
partição estendida

Linux - ext4 (partição de instalação de S.O. experimental e testes)
swap

Essa forma te dá um espaço permanente de testes que pode ser útil no aprendizado, sem receio de "estragar" o sistema permanente de uso cotidiano. Claro que outras combinações são igualmente possíveis, mas a ideia central é essa.



« Última modificação: 07 de Outubro de 2014, 10:47 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Distro Linux
« Resposta #4 Online: 07 de Outubro de 2014, 12:16 »
De minha parte, eu fiquei impressionado com o Cinnamon, do Linux Mint. Simples, leve, personalizável (mais que o Unity ou Gnome). Apenas achei um pouco mais instável que o Unity ou Gnome, travou algumas vezes em testes intensos, mas para o uso diário, é nota 6 (não gosto de dar nota alta, só vou dar nota alta quando eu fizer uma interface do meu jeito :P).

Gosto muito do Debian, de sua estabilidade, de sua filosofia... dizem ser menos user-friendly, mas com tudo o que aprendi com o Ubuntu, estou mais que pronto para usar ele. Meu desafio atual é instalar o Cinnamon no Debian Stable, ainda não achei uma maneira funcional para isso, e os tutoriais que achei não funcionam.

Já que você está estudando para isso e o curso exige esse conhecimento mediano/avançado, instalaria o Ubuntu KDE (não gosto do nome oficial, soa motivo de piada) ou Linux Mint, e testaria distros mais avançadas como o Debian. E tentaria resolver o problema do seu computador. Em um hardware desses, esse tipo de problema não é normal.

Boa sorte! :)
« Última modificação: 10 de Outubro de 2014, 14:45 por MatheusWillder »

clodoaldops

  • Visitante
Re: Distro Linux
« Resposta #5 Online: 07 de Outubro de 2014, 17:23 »
Tenho um notebook-2011 (Ci3 + 2gb + 320gb) que roda linuxmint-17-mate-32bits  e ubuntu-14.04-32bits sem nenhum travamento.
Já testei Mageia-4-kde e  Fedora-20-xfce nesa máquina tbém sem nenhum sinal de lentidão nem travamentos.

Offline wedso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Distro Linux
« Resposta #6 Online: 07 de Outubro de 2014, 18:54 »
Vlw pela ajuda, vou usar mesmo o Ubuntu KDE, acho que meus problemas de travamento pode ser mesmo a compiz, já que foi abandonada, e já vi muita gente reclamando da Unity.
Só mais uma pergunta, quantos gigas eu deixo para o meu Linux diário e para o de testes?
Acho que os testes vou começar com Debian ou Slackware, já que são mais antigas.
Eu tenho um HD de 500GB e atualmente deixo 132 para Windows e 80 para Linux, o restante para arquivos pessoais - ntfs (uso comum entre Win e Linux).

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Distro Linux
« Resposta #7 Online: 07 de Outubro de 2014, 20:05 »
Nunca usei partição de testes, testo tudo pelo VirtualBox, há algumas vantagens, como salvar snapshots de uma máquina (para restaurar facilmente ao estado anterior caso dê algum problema), apagar tudo com um clique e, o que é melhor ainda, instalar várias distros, apenas com a limitação do espaço em HD. Como é um hardware potente (o meu também é um i5, 4GB de RAM), dá para testar tudo pela máquina virtual com ótima performance, basta ir nas configurações da máquina virtual e colocar:

• Uso dos 4 processadores
• Uso de 2GB de RAM*
• Uso do máximo da memória de vídeo

*No meu caso, no seu tem de ser um pouco menos por você ter apenas 3GB, e outro detalhe seria usar a partição de arquivos pessoais para armazenar as máquinas virtuais, por ela ser a partição maior.

Mas no caso de querer uma partição de testes, acho que não faz sentido colocar mais de 32GB de RAM, isso para fazer testes de instalações de mais de uma distro, de jogos, e ainda sobrar, mas o amigo druidaobelix pode dar alguma dica melhor, vamos esperar o que ele tem para dizer.

 :)

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Distro Linux
« Resposta #8 Online: 07 de Outubro de 2014, 21:04 »
Uma instalação básica de Ubuntu roda ocupando muito pouco espaço, algo como 6 GB para o S.O., daí em diante vai do que mais você vai querer instalar ao longo do tempo e no pressuposto que você não irá guardar arquivos pessoais na mesma partição do sistema operacional.
Dimensionar como 25GB para uma partição Linux permanente e 15GB para uma outra de testes pode ser um bom número, reservando talvez mais 5GB para swap (muito raramente vai usar isso, apenas em circunstâncias muito específicas, mas normalmente eu deixo isso, mesmo que não use).

É muito importante você entender a idéia do gerenciador de boot, o Grub, e como é que ele controla isso.
Sempre que você for fazer uma instalação, o programa instalador vai perguntar onde é que você quer instalar o Grub.
Quando estiver instalando um SO na partição de testes, instale o Grub sempre nela própria, nunca na MBR do disco.
O Grub na MBR só aquele da partição dita "oficial", permanente.
E aqui tem um 'macete' futuro: quando o SO de testes faz uma atualização de kernel, você precisa rodar o update-grub na partição oficial, sem o que o menu do Grub não irá atualizar, mas enfim, isso é assunto para diante, por ora é estudar e entender em linhas gerais como funciona o gerenciador de boot, já que você estará trabalhando com vários sistemas operacionais no mesmo disco.

Bom divertimento, :-)


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Distro Linux
« Resposta #9 Online: 07 de Outubro de 2014, 22:33 »
Em tempo: os tamanhos alocados às partições, se necessário, podem ser redimensionados futuramente.
Partições Windows faça pelo utilitário de gerenciamento de disco dele próprio; partições Linux pode ser feito pelo GParted.

Uma última porém muito importante observação: ao alterar partições é absolutamente essencial fazer **antes** um backup dos seus arquivos pessoais (fotos, documentos, textos), pois o risco de perda de arquivos é enorme, sobremodo quando não se tem muita experiência nisso.

Programas sempre podem ser reinstalados, pode dar algum trabalho, mas sempre dá para refazer, entretanto, um arquivo pessoal perdido (uma foto de uma ocasião única, um texto redigido, etc), é uma perda irreparável, portanto, só o backup verdadeiramente salva, o resto é mera tentativa.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline alexvm3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Distro Linux
« Resposta #10 Online: 07 de Outubro de 2014, 23:01 »
Usei o Xubuntu e gostei demais, e ultimamente estou utilizando o Mint com Cinnamon. Estou com vontade de testar o Mint com XFCE. Deve ser muito bom também e rápido.