Autor Tópico: Qual melhor antivirus(pago) do linux?  (Lida 28945 vezes)

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Qual melhor antivirus(pago) do linux?
« Resposta #15 Online: 02 de Outubro de 2014, 21:34 »
@druidaobelix Ai que está a gravidade do problema, eu uso notebook e uso a internet fora de casa tambem.
@Cleiton Nunes Este comando ele desabilita todas as portas?... até a internet?...

Quando ativado, o firewall por padrão aceita apenas entradas que são respostas as requisições que vieram de dentro do sistema. De certa forma ele não deixa que nada entre sem que tenha sido chamando.
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Qual melhor antivirus(pago) do linux?
« Resposta #16 Online: 02 de Outubro de 2014, 21:41 »
Se o inglês não for um problema:

Ubntu Wiki
UncomplicatedFirewall

https://wiki.ubuntu.com/UncomplicatedFirewall

Para uso em ambiente externo, deixe suas pastas sem compartilhamento, isso é mais que suficiente.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Qual melhor antivirus(pago) do linux?
« Resposta #17 Online: 02 de Outubro de 2014, 21:59 »
Camarada, usar gnu/linux é sem graça mesmo... não dá para viver perigosamente, aqui o negócio é viver feliz. :D

Você entrou num outro mundo. E neste não há os riscos das pragas virtuais.

Quer segurança de verdade? Siga cinco passos:
1º Ative o firewall.
2º Instale apenas programas da central de programas do Ubuntu (ppa só de extrema confiança).
3º Atualize frequentemente seu sistema.
4º Mantenha a senha de administrador em segredo.
5º Crie usuários sem poderes administrativos para outras pessoas usarem seu pc.

Pronto.... agora o computador está seguro em qualquer situação cotidiana.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Xsnake

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: Qual melhor antivirus(pago) do linux?
« Resposta #18 Online: 02 de Outubro de 2014, 22:03 »
@druidaobelix Olá, não entendo muito bem inglês, mas ja providenciei um tradutor para pagina, lerei com mais calma agora.

Qual seria o comando pra eu analisar os processos aqui no notebook?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Qual melhor antivirus(pago) do linux?
« Resposta #19 Online: 02 de Outubro de 2014, 22:43 »
Falha minha fazendo as coisas na pressa, desculpe, tem o texto aqui todo em bom português, bastante fácil:


http://wiki.ubuntu-br.org/UFW

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Xsnake

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: Qual melhor antivirus(pago) do linux?
« Resposta #20 Online: 02 de Outubro de 2014, 22:53 »
@druidaobelix Agora que percebi que havia enviado uma mensagem anterior a minha, obrigado, vo seguir seus conselhos, pra fecharmos o tópico e minhas duvidas, eu usaria o Sandbox para programas torrents?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Qual melhor antivirus(pago) do linux?
« Resposta #21 Online: 02 de Outubro de 2014, 23:03 »
Simplificando muito a vida: instale a interface gráfica do firewall que é a Gufw

Tudo vai ficar muito fácil de operacionalizar.

Entre na 'Central de Programas Ubuntu'
Na caixa de pesquisa digite gufw
Mande instalar
Depois de instalar acione o ícone novo (azul) que aparece na barra lateral.

Existe um perfil (profile ) para home, office ou público
existe um botão para ON/OFF, portanto, liga/desliga descomplicado.
É bastante intuitivo.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Xsnake

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: Qual melhor antivirus(pago) do linux?
« Resposta #22 Online: 02 de Outubro de 2014, 23:06 »
Sim, ja fiz isso agora, e o torrent, uso entao dropbox?

Offline Xsnake

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: Qual melhor antivirus(pago) do linux?
« Resposta #23 Online: 02 de Outubro de 2014, 23:11 »
Viagem na maionese, para torrent uso Sandbox?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Qual melhor antivirus(pago) do linux?
« Resposta #24 Online: 02 de Outubro de 2014, 23:22 »
Depende muito do que você concretamente pretende fazer, para um usuário normal é um exagero desnecessário, porém se você for um desenvolvedor ou testador de código absolutamente desconhecidos, então uma VM pode ser útil, mas note que há outras opções igualmente eficazes, como por exemplo criar uma outra partição com um S.O. Linux exclusivamente para teste e que pode ser instalado e reinstalado em minutos.

Note, nenhum executável do Windows pode atingir seu computador em ambiente Linux.
Se você baixar programas executáveis Linux a partir da Central de Programas e apenas de repositórios autorizados, simplesmente o problema desaparece, mas volto a dizer, depende do que você concretamente pretende fazer.

Se você usa seu computador para fazer transações milionárias o tempo todo ou ainda produz ou guarda documentos altamente sigilosos, eventualmente de altíssimo valor financeiro, então é uma boa medida cuidar da segurança o tempo todo (caso dos servidores de bancos, por exemplo, ou ainda dos governos em geral e suas instalações militares), caso contrário, muito raramente você deve se preocupar com isso.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Xsnake

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: Qual melhor antivirus(pago) do linux?
« Resposta #25 Online: 02 de Outubro de 2014, 23:39 »
Sim, percebi que nenhum virus executavel do winsows nao funcionaria. Qual distro voce recomendaria para usar exclusivamente para o torrent?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Qual melhor antivirus(pago) do linux?
« Resposta #26 Online: 02 de Outubro de 2014, 23:53 »
Note que se optar por ter mais de uma partição Linux, você pode instalar dois Ubuntus, de mesma versão ou versões diferentes, sabores do Ubuntu (Lubuntu, Kubuntu, Xubuntu) ou ainda distros diferentes se quiser navegar por esse mundo, ampliar conhecimento, tanto faz, qualquer uma, todas são ótimas, a relação é imensa e a flexibilidade é infinita, só limitada pelo tamanho do seu disco.

Pessoalmente, usar mesmo só uso Ubuntu, tenho uma partição "oficial" (ainda na versão 12.04) e uma outra partição para "brincar" (agora instalada a 14.04, pode testar, testar e testar, pode destruir tudo a vontade), Numa partição separada, exclusiva, os arquivos pessoais (fotos, documentos, textos). Um backup completo dos documentos num segundo computador (que também poderia ser num disco externo).

Insisto, você não precisa fazer isso em razão dos torrents, mas considere o seu caso concreto de necessidade real de segurança e organize seu sistema a partir disso.

Mas, querendo, conheça, sim, outras distribuições: Mint é bacana, Slax é algo quase impensável de tão pequeno, simples e usável, Debian puro (pai do Ubuntu) é ótimo, Fedora já começa uma outra visão e por aí vai, como dito, a relação é imensa, não tem melhor, depende do gosto particular de cada qual, lembrando que o kernel, o esqueleto central de todas elas, é o Linux e até mesmo ele, querendo, você pode personalizar.

« Última modificação: 03 de Outubro de 2014, 00:14 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Xsnake

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: Qual melhor antivirus(pago) do linux?
« Resposta #27 Online: 03 de Outubro de 2014, 00:14 »
@druidaobelix preciso realmente ti reconhecer pela paciência e tolerância que tens comigo, a maioria ja teria caido fora. Pois então vamo falar da minha pessoa agora, devo confessar-lhe sou leigo em muuuitos assuntos de hardware e software, programação então pior ainda. Agora pergunto a mim, porque escolhi o Ubuntu?... sou adepto a organizações sem fins lucrativos e também tenho vontade de colaborar o maximo possivel para comunidade, hoje mesmo postei aqui mesmo no forum um erro que tem acontecendo no ubuntu quando vou uploadar as fotos para o facebook, enviei print e tudo certinho, pra mim sinto que  estou colaborando expondo um bug e espero muito de mim que continue sendo assim.
Falando especificamente sobre o antivirus, virus linux, essas coisas ai, a vida me ensinou a ser muito cético com as pessoas, infelizmente é um bloqueio que tenho e que muitas pessoas tem ou terão também, porque hoje as pessoas estão voltadas muito ao interesse proprio. Sobre essas insistências toda é só uma questão pra me prevenir do que remediar. Acho que vo utilizar Virtualbox, aqui no linux, por mais ignorante que eu esteja sendo, pelo menos conheço um pouco melhor o funcionamento do Sandbox.
O que  você pensa de  tudo que falei?... sou louco?..lunático?

Um Abraço fraterno a todos ubunteirs.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Qual melhor antivirus(pago) do linux?
« Resposta #28 Online: 03 de Outubro de 2014, 00:47 »
Veja, /Xsnake/, se o uso de Virtual Box ou qualquer outra espécie de recurso lhe deixa mais confortável, até mesmo pela condição de usuário mais ou menos iniciante no mundo Linux, então use, isso não vai te prejudicar em nada. É um processo e nesse meio tempo você irá adquirir mais conhecimento técnico que paulatinamente irá lhe dando mais segurança sobre o sistema operacional e mundo Unix.

Obviamente um computador pessoal não é igual a um ambiente de produção organizacional (empresarial ou de qualquer instituição), cuidado por profissionais em TI. O que um usuário mediano deve ter em mente é a necessidade de backup de seus arquivos pessoais (fotos, documentos próprios, textos), vez que todo o resto é fácil de recuperar, pode dar algum trabalho, mas recupera.

O que não é recuperável é uma foto única de uma ocasião especial, um documento redigido pela pessoa, um escaner de um documento e por aí vai e para isso um backup é essencial (preferencialmente externo ao seu disco).

Se o volume não for imenso (geralmente não é), atualmente há até mesmo a possibilidade de guardar seus documentos pessoais em servidores que prestam esse serviço (nas nuvens, online, como se convencionou chamar), a exemplo do serviço OneDrive (antigo SkyDrive) da própria Microsoft, assim como tantos outros similares (ADrive, etc).

O sistema operacional e os aplicativos instalados, em si, verdadeiramente não são importantes e sempre podem ser reconstruídos no caso de alguma catástrofre. O importante são os documentos pessoais, únicos e não reprodutíveis.

Tendo isso em mente, divirta-se . :-)
« Última modificação: 03 de Outubro de 2014, 12:58 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Qual melhor antivirus(pago) do linux?
« Resposta #29 Online: 03 de Outubro de 2014, 06:01 »
@druidaobelix preciso realmente ti reconhecer pela paciência e tolerância que tens comigo, a maioria ja teria caido fora. Pois então vamo falar da minha pessoa agora, devo confessar-lhe sou leigo em muuuitos assuntos de hardware e software, programação então pior ainda. Agora pergunto a mim, porque escolhi o Ubuntu?... sou adepto a organizações sem fins lucrativos e também tenho vontade de colaborar o maximo possivel para comunidade, hoje mesmo postei aqui mesmo no forum um erro que tem acontecendo no ubuntu quando vou uploadar as fotos para o facebook, enviei print e tudo certinho, pra mim sinto que  estou colaborando expondo um bug e espero muito de mim que continue sendo assim.
Falando especificamente sobre o antivirus, virus linux, essas coisas ai, a vida me ensinou a ser muito cético com as pessoas, infelizmente é um bloqueio que tenho e que muitas pessoas tem ou terão também, porque hoje as pessoas estão voltadas muito ao interesse proprio. Sobre essas insistências toda é só uma questão pra me prevenir do que remediar. Acho que vo utilizar Virtualbox, aqui no linux, por mais ignorante que eu esteja sendo, pelo menos conheço um pouco melhor o funcionamento do Sandbox.
O que  você pensa de  tudo que falei?... sou louco?..lunático?

Um Abraço fraterno a todos ubunteirs.

Eu diria precavido  :)

É pensamento de quem vem do Windows aprender a não confiar nas pessoas, e nos arquivos.

Tive a mesma sensação que você está tendo quando me aventurei a testar o Ubuntu, alguns anos atrás. Uma das minhas primeiras perguntas aqui foi em relação ao uso de uma Sandbox. Confesso que o meu lado paranoico estaria mais confortável se eu tivesse encontrado uma funcional para o Ubuntu, mas isso não ocorreu. No Windows ela serve como uma forte camada de proteção aos perigos que o sistema está exposto. Diferente do Windows, o uso de uma no Ubuntu seria para testes de programas instáveis e desconhecidos, e o desenvolvimento de duas que achei está muito lento: uma, o desenvolvedor disse que teria de reescrever boa parte do código para funcionar nas novas versões do Ubuntu, ou seja, ela não está funcional para as novas versões do sistema e, por consequência, sua segurança também não, e a outra, nunca saiu da fase "unstable", nunca tive coragem de testar.

Apenas para somar minha opinião ao tópico, para entender o porquê de não ser necessário usar um antivírus ou firewall para Linux é necessário entender um pouco do pensamento de um individuo mal intencionado, o famoso cracker, ou hacker, como preferir. Essas pessoas mal intencionadas visam atingir o maior numero possível de usuários, para obter algo delas, sejam arquivos, senhas de bancos, etc.. Seria um esforço inútil desenvolver um vírus para um sistema que tem um número tão baixo de usuários. Note também que dado a natureza colaborativa do trabalho, brechas de segurança são facilmente resolvidas, muitas vezes pelos próprios usuários. Vale a pena ver a diferença que um sistema assim tem em relação a um fechado, veja um caso muito grave e recente: "Shellshock: falha de segurança grave no Bash afeta máquinas com Linux e OS X" :)

Sempre venho dizendo que é mais seguro estar com uma versão desatualizada de um sistema Linux que estar com uma versão atualizada do Windows com antivírus e firewall.

Essa sensação de estar sem roupa some com o tempo, aprendi isso. Mas com o Windows aprendi também a estar sempre alerta. Assim, nunca baixe a guarda, em qualquer sistema. Para o Linux, isso basta.

[...] Mas, querendo, conheça, sim, outras distribuições: Mint é bacana, Slax é algo quase impensável de tão pequeno, simples e usável [...]

Eu nunca tinha ouvido falar desse Slax :O
Obrigado, vou tirar poeira do meu VirtualBox!