Autor Tópico: Kernel linux 3.16  (Lida 7475 vezes)

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Kernel linux 3.16
« Online: 18 de Setembro de 2014, 17:58 »
Alguém usando o kernel 3.16? O que estão achando?

Vou instalar aqui, até agora estou usando o 3.14 no xubuntu 14.04.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel linux 3.16
« Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2014, 18:47 »
Tenho usado dois kerneis experimentais 3.16, o pf-kernel e o kernel Liquorix. Os dois são muito, mas muito rápidos mesmo.  O 3.16 é um pouco mais lento para abrir programas da primeira vez do que o 3.15, mas na segunda vez o 3.16 é mais rápido. Achei também que o 3.16 está aguentando mais carga do sistema no geral que o 3.15. No mais não vi grandes diferenças. Vai depender da sua máquina.

Quanto ao kernel mainline do Ubuntu eu não testei. Fico com os kerneis oficiais mesmo da versão corrente. 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel linux 3.16
« Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2014, 19:25 »
Citar
Achei também que o 3.16 está aguentando mais carga do sistema no geral que o 3.15

Enfim estão fazendo alterações no scheduler.

http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTcwOTU
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Kernel linux 3.16
« Resposta #3 Online: 19 de Setembro de 2014, 10:43 »
A última vez que atualizei o kernel tive de formatar o pc.

É um grande risco. Sugiro que façam antes um clone do disco.

Sabem se as atualizações automáticas do ubuntu já fazem essa atualização? E se nós instalarmos numa máquina a nova versão do ubuntu no site do ubuntu no nosso pc ele já vem com o novo kernel?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Kernel linux 3.16
« Resposta #4 Online: 19 de Setembro de 2014, 13:02 »
Nao e bem assim david, vc instala os kernels que os amigos estao recomendando mas mantem o kernel original do ubuntu, caso de problema, vc ainda pode bootar pelo kernel antigo sem trauma.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Kernel linux 3.16
« Resposta #5 Online: 19 de Setembro de 2014, 13:21 »
Nao e bem assim david, vc instala os kernels que os amigos estao recomendando mas mantem o kernel original do ubuntu, caso de problema, vc ainda pode bootar pelo kernel antigo sem trauma.

Concordo e também sempre faço isso por aqui. Nas poucas vezes que uma atualização de Kernel quebrou algo foi só voltar a versão anterior (até encontrar uma solução) e problema resolvido.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Kernel linux 3.16
« Resposta #6 Online: 19 de Setembro de 2014, 13:22 »
Sabem se as atualizações automáticas do ubuntu já fazem essa atualização? E se nós instalarmos numa máquina a nova versão do ubuntu no site do ubuntu no nosso pc ele já vem com o novo kernel?

A futura versão atualização 14.04.2 provavelmente virá com o kernel 3.16, do ubuntu 14.10. A ISO vem com o kernel novo, mas o seus sistema já instalado anteriormente das ISO do 14.04 ou 14.04.1 não atualiza o kernel, você precisa liberar o repositório de backports (provavelmente já está liberado) e procurar pelo kernel mais novo na Central de Programas, após o lançamento do 14.10, podendo demorar uns dias para aparecer.

Obs: 14.04 = 14.04.1 = 14.04.2 = ... não queiram instalar o sistema de novo! É só manter atualizado.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Kernel linux 3.16
« Resposta #7 Online: 19 de Setembro de 2014, 13:24 »
Nao e bem assim david, vc instala os kernels que os amigos estao recomendando mas mantem o kernel original do ubuntu, caso de problema, vc ainda pode bootar pelo kernel antigo sem trauma.

Fala platao

É o que eu faço aqui. Ainda tenho o kernel 3.13.0 mais atualizado possível, o 3.14.19 e o 3.16.3.

---

Tive um problema ao voltar da suspensão, o teclado e ponteiro travaram na tela de bloqueio do lightdm... tive que fechar a tampa do notebook de novo, ao abrir voltou. Drama eterno da suspensão no kernel linux...
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Kernel linux 3.16
« Resposta #8 Online: 19 de Setembro de 2014, 13:59 »
Tem problema com suspensão, Sergio? Faço isso rotineiramente aqui e nada de problemas, mas nunca tentei hibernar o sistema.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Kernel linux 3.16
« Resposta #9 Online: 19 de Setembro de 2014, 16:18 »
Nao e bem assim david, vc instala os kernels que os amigos estao recomendando mas mantem o kernel original do ubuntu, caso de problema, vc ainda pode bootar pelo kernel antigo sem trauma.

Fala platao

É o que eu faço aqui. Ainda tenho o kernel 3.13.0 mais atualizado possível, o 3.14.19 e o 3.16.3.

---

Tive um problema ao voltar da suspensão, o teclado e ponteiro travaram na tela de bloqueio do lightdm... tive que fechar a tampa do notebook de novo, ao abrir voltou. Drama eterno da suspensão no kernel linux...

Eu nao tenho esse problema no meu note (mas gostaria de ter, so para ver mais de perto) mas um paleativo seria nao colocar senha ao voltar da suspensao, sera se nao definir senha ele trava? sendo que ai ele voltaria direto para a area de trabalho. Se nao travasse sempre que vc quisesse sair um pouco do note era so fazer um logoff para ir para a tela do gdm ao invez de suspender, ou se suspender nao pedir senha para retornar...

acho tbm que tem relação com acpi, talvez colocando algum parametro no grub de resultado.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2014, 16:21 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Kernel linux 3.16
« Resposta #10 Online: 19 de Setembro de 2014, 19:21 »
Travou de novo, tive que fechar a tampa e voltar de novo, para liberar o teclado e mouse. Vou testar pra ir direto pro desktop, mas acho que vai dar na mesma.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Kernel linux 3.16
« Resposta #11 Online: 19 de Setembro de 2014, 20:43 »
tenta dar uma olhada nesse post https://help.ubuntu.com/community/BootOptions na sessao Common Kernel Options tem varios comandos relacionados ao acpi para vc testar, entra no grub apertando as duas teclas "shift" do teclado e clique em E de editar vai aparecer uma linha grande, coloque na final da linha os parametros do link e de enter para proceguir com o boot e teste a suspensao.

Nao vai ficar permanente, no proximo boot vai voltar ao normal, se funcionar, e so editar o grub para que fique permanente. Eu acho que e nessa linha do acpi o problema. da uma olhada ao voltar da suspensao nos logs do "visualizador de arquivos de log" para ver se pega alguma coisa por ali.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997