Primeiro, bem vindo ao fórum!
Eu concordo com o amigo garfo, mas dá para jogar alguns jogos com um pouco de esforço.
Primeiro, se você usa placa de vídeo OnBoard Intel, atualize os drivers para ela seguindo
esse tópico (está desatualizado, baixe a versão nova
aqui). Se for OffBoard, ative os drivers proprietários seguindo
esse passo-a-passo (pule para "Agora vamos instalar os Drivers Proprietários").
Agora, eu não canso de dizer isso aqui: use o PlayOnLinux, você já conhece ele? Pesquise um pouco que você encontra o que é e como usar ele. O Wine requer muitos testes e o PlayOnLinux é perfeito para isso, você pode criar um drive nele, instalar os programas e jogos e se der algum problema, basta apagar o drive e criar outro.
Quando eu comecei no Ubuntu, mal conseguia rodar emulador de Nintendo 64. Agora, consigo rodar até o emulador de Nintendo GameCube/Wii Dolphin com o desempenho muito próximo ao do Wine, via Wine (é que a versão do Dolphin para Ubuntu é bugada).
Já rodei também muitos jogos, incluindo o GTA IV.
Essa dica aqui ajuda um pouco, no fim do mesmo tópico ensino
como fazer.
O que mais precisei fazer? Fazer leitura, alguns testes e ter paciência.
Sair do Windows e usar Linux é como trocar de planeta, você precisa largar tudo o que sabe e começar a aprender tudo de novo, você vai encontrar problemas, ter de se adaptar ao ambiente, mas se conseguir, vai estar em um ambiente livre para fazer o que quiser, sem doenças (vírus) e, principalmente, muito mais experiente.
Boa sorte aí!