Autor Tópico: [Tutorial] Instalação do SMS Power View no Linux  (Lida 105204 vezes)

Offline Sampayu

• Usuário Ubuntu
  • *
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Instalação do SMS Power View no Linux
« Resposta #75 Online: 25 de Novembro de 2021, 02:10 »
Segundo a resposta por e-mail, é um erro quando utiliza java 64bits.

Eu ainda não tive tempo de instalar um 32bits para testar.

Que absurda, a resposta desse funcionário da empresa. :o "Nada a ver" essa história de que a arquitetura do JRE teria de ser de 32 bits. Isso não é verdade. Em sistemas de 64 bits, o ideal é instalar o JRE de 64 bits mesmo. Não desinstale o seu Java de 64 bits!

Atualmente (25/11/2021), a última versão do SMS Power View é a V4.07.00.05. Se você se logar lá em https://www.alerta24h.com.br e acessar a seção Download Center, o link é este.

Apesar de estar no momento com o JRE 8u311 de 64 bits, acabei de desinstalar meu SMS Power View antigo (versão 3.00.01.00, de 2016), baixar essa última versão (4.07.00.05, que não é tão nova assim, foi lançada em 2018) e instalá-la usando os mesmos passos lá da seção INSTALAÇÃO.

IMPORTANTE: eu executei TODOS os passos da seção INSTALAÇÃO, inclusive o passo 1.7, que consiste em executar este comando:

Código: [Selecionar]
sudo /opt/sms/powerview start -g
Ao executar o comando acima, o SMS Power View foi executado em modo gráfico (janela) e, após alguns segundos, uma janela surgiu e me solicitou para digitar um nome para essa minha instalação do programa. Eu digitei um nome e confirmei clicando no botão de "ok". Após isso, o SMS Power View entrou normalmente em funcionamento e não me pediu senha quando eu acessei a página http://localhost:8080/sms/ (nessa página, clique sobre o link "SOBRE" que aparecerá a versão do programa).

Após isso, eu finalizei o programa com o comando:

sudo /opt/sms/powerview stop
...que está lá no item 4.1 da seção AUTOMATICAÇÃO.

Após executar os demais passos da seção AUTOMATIZAÇÃO, fechei e abri novamente a página http://localhost:8080/sms/ e funcionou normalmente.

Enfim: funcionou normalmente com o Java de 64 bits. Acredito que o problema da senha ocorre porque faltou executar o SMS Power View manualmente em modo gráfico (sudo /opt/sms/powerview start -g), na primeira vez (i.e. logo após instalar o programa), para ele no modo gráfico poder gerar a janela em que você dá um nome para a sua instalação e confirma. Talvez a (mas somente a) instalação sem nome requeira autenticação. Enfim: a pane parece ter sido isso. Claramente não foi porque o Java é de 64 bits, caso contrário meu SMS Power View "atualizado" (em 2018...  ::) ) não estaria funcionando com meu Java / JRE de 64 bits.  :P
« Última modificação: 25 de Novembro de 2021, 11:59 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline eduardoanjos

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #76 Online: 10 de Janeiro de 2022, 21:11 »

Então eu reinstalei aqui, e quando instalei ele detectou que o display é :1 aqui em casa...só que na hora da execução parece que está pegando o display :0.0

Offline Sampayu

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • YouTube
« Resposta #77 Online: 11 de Janeiro de 2022, 00:20 »
Então eu reinstalei aqui, e quando instalei ele detectou que o display é :1 aqui em casa...só que na hora da execução parece que está pegando o display :0.0

Qual o resultado do comando abaixo?

grep DISPLAY /opt/sms/powerview
Se o resultado do comando acima não for export DISPLAY=:0.0, edite o arquivo com um comando tal como:

sudo gedit /opt/sms/powerview
ou

sudo mousepad /opt/sms/powerview
ou ainda

sudo nano /opt/sms/powerview
...e então troque aquele :0.0 por :1, em seguida salve o arquivo e então saia do editor.

Após isso, reinicie o SMS Power View com o comando:

sudo systemctl restart smspv.service
ou então

sudo service smspv restart
...e então tente novamente executar o comando:

sudo /opt/sms/powerview start -g -d

Offline eduardoanjos

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #78 Online: 11 de Janeiro de 2022, 10:05 »
Funcionou.....

Eu fiz o comando:
grep DISPLAY /opt/sms/powerview
O resultado:
export DISPLAY=:0.0
Usei o comando:
sudo nano /opt/sms/powerview
Troquei o display de :0.0 para :1

Depois executei o comando para reiniciar o serviço e funcionou, realmente apareceu a logo do alerta24h, pediu para escrever um nome, e depois abriu certinho..

Perfeito man, muito obrigado por todo suporte.

======== EDIT =========
Consegui vincular ao site, só não consegui vincular com o mobile....

Sendo que, perde monitoramento toda hora, é um monitoramento bem ruim para falar a verdade, se for isso mesmo...

Eu não sei se é problema da porta usb, não sei se é problema do nobreak, sei lá, se for assim mesmo estou achando bem ruim, toda hora eu tenho que parar o serviço e iniciar novamente.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2022, 13:29 por eduardoanjos »

Offline Sampayu

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • YouTube
« Resposta #79 Online: 11 de Janeiro de 2022, 19:47 »
Perfeito man, muito obrigado por todo suporte.
De nada.

Consegui vincular ao site, só não consegui vincular com o mobile....

Sendo que, perde monitoramento toda hora, é um monitoramento bem ruim para falar a verdade, se for isso mesmo...

Eu não sei se é problema da porta usb, não sei se é problema do nobreak, sei lá, se for assim mesmo estou achando bem ruim, toda hora eu tenho que parar o serviço e iniciar novamente.

O mobile eu nunca testei.

No meu web server local aparece "Tempo para desligar 00:00:00" mas no seu está aparecendo "Tempo para desligar 00:00:00 Bateria com problemas". Assim como smartphone fica travando, desligando e reiniciando quando está com pane na bateria, o seu nobreak pelo visto está fazendo o mesmo por estar com pane na bateria. Os nobreaks da SMS possuem processador e o processador geralmente reinicia o circuito quando a bateria dá alguma pane, o que acaba interrompendo a conexão do hardware com o web server.

Enfim: eu levaria o nobreak para a assistência técnica trocar a bateria.

Offline mikeroger129

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #80 Online: 24 de Fevereiro de 2022, 16:00 »

Nice post. I was checking continuously this blog and I am impressed! Very useful information particularly the last part ??
I care for such info much. I was seeking this particular info for a very long time. Thank you and best of luck.
Your style is unique in comparison to other people I have read stuff from.
english stories what is factorial of 100 hundredenglish short stories with moral values

Offline sysmatck

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #81 Online: 30 de Abril de 2022, 08:28 »
Boa tarde pessoal,

Passando só pra registrar que tive sucesso utilizando o SMS PowerView V4.07.00.01 para Linux no Raspberry Pi 3.

O sistema operacional é o Raspberry Pi OS (https://www.raspberrypi.org/, antigo Raspbian) na sua versão atual para 32 bits, com OpenJDK 11.

No entanto, tive que compilar a biblioteca javahidapi dentro do próprio Raspberry e trocar o .so na pasta do PowerView.

Se alguém ainda tiver dificuldades ou dúvidas posso tentar ajudar com mais detalhes.

Seu comentario me ajudou bastante! Obrigado.

Quando eu rodava `./powerview start --debug` aparecia a seguinte mensagem:

May  01 12:36:07 [                              servico.SMSysServico]: [      main - DEBUG] Inicializando o Powerview: [V4.07.00.01]
May  01 12:36:08 [                   comunicacao.FactoryPortaSerials]: [      main - DEBUG] Criou Lista!
OpenJDK Server VM warning: You have loaded library /opt/powerview/libs/64/libhidapi-jni.so which might have disabled stack guard. The VM will try to fix the stack guard now.
It's highly recommended that you fix the library with 'execstack -c <libfile>', or link it with '-z noexecstack'.
May  01 12:36:08 [                           comunicacao.PortaUSBHID]: [      main - ERROR] LoadLibrary unsatisfiedLinkError: [/opt/powerview/libs/64/libhidapi-jni.so: /opt/powerview/libs/64/libhidapi-jni.so: wrong ELF class: ELFCLASS64 (Possible cause: architecture word width mismatch)]
May  01 12:36:08 [                           comunicacao.PortaUSBHID]: [      main - ERROR] LoadLibrary unsatisfiedLinkError: [/opt/powerview/libs/32/libhidapi-jni.so: /opt/powerview/libs/32/libhidapi-jni.so: cannot open shared object file: No such file or directory (Possible cause: can't load IA 32-bit .so on a ARM-bit platform)]

Tambem fiz o mesmo procedimento e funcionou pra mim. Rodando aqui a V4.07.00.01 no Raspberry Pi 4 com Ubuntu Server 22.04 e "default-java" (openjdk-11) instalado.

Gastei um tempão aprendendo como fazer isso, então vai aqui detalhes apra ajudar alguém (talvez eu mesmo no futuro).

Processo:
1. Baixar projeto do javahidapi (https://github.com/andre-rodovalho/)
cd /home
git clone https://github.com/andre-rodovalho/javahidapi.git
cd javahidapi/linux/
git checkout Modernize
2. Instalar bibliotecas e ferramentas pra compilar
apt install pkg-config  default-jdk libudev-dev libusb-1.0-0-dev pkg-config make g++
3. Compilar a biblioteca
make
4. Copiar o libhidapi-jni.so arquivo para pasta correta de acordo com a arquitetura do sistema
cp libhidapi-jni.so /opt/powerview/libs/32/

# e/ou

cp libhidapi-jni.so /opt/powerview/libs/64/

Alternativa:
Para facilitar nossa vida, subi as bibliotecas que compilei no Pi4, 32 e 64 bits. Se voce tiver rodando o mesmo hardware, vai funcionar para voce:

wget https://github.com/andre-rodovalho/javahidapi/raw/ARM_armhf_native_linux_so/lib/native/linux/libhidapi-jni-aarch64.so
mv libhidapi-jni-aarch64.so /opt/powerview/libs/64/libhidapi-jni.so

# e/ou

wget https://github.com/andre-rodovalho/javahidapi/raw/ARM_armhf_native_linux_so/lib/native/linux/libhidapi-jni-eabi5.so
mv libhidapi-jni-eabi5.so /opt/powerview/libs/32/libhidapi-jni.so
« Última modificação: 01 de Maio de 2022, 10:08 por sysmatck »

Offline gabrielflach

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #82 Online: 19 de Junho de 2022, 09:51 »
Seu comentario me ajudou bastante! Obrigado.

Quando eu rodava `./powerview start --debug` aparecia a seguinte mensagem:

May  01 12:36:07 [                              servico.SMSysServico]: [      main - DEBUG] Inicializando o Powerview: [V4.07.00.01]
May  01 12:36:08 [                   comunicacao.FactoryPortaSerials]: [      main - DEBUG] Criou Lista!
OpenJDK Server VM warning: You have loaded library /opt/powerview/libs/64/libhidapi-jni.so which might have disabled stack guard. The VM will try to fix the stack guard now.
It's highly recommended that you fix the library with 'execstack -c <libfile>', or link it with '-z noexecstack'.
May  01 12:36:08 [                           comunicacao.PortaUSBHID]: [      main - ERROR] LoadLibrary unsatisfiedLinkError: [/opt/powerview/libs/64/libhidapi-jni.so: /opt/powerview/libs/64/libhidapi-jni.so: wrong ELF class: ELFCLASS64 (Possible cause: architecture word width mismatch)]
May  01 12:36:08 [                           comunicacao.PortaUSBHID]: [      main - ERROR] LoadLibrary unsatisfiedLinkError: [/opt/powerview/libs/32/libhidapi-jni.so: /opt/powerview/libs/32/libhidapi-jni.so: cannot open shared object file: No such file or directory (Possible cause: can't load IA 32-bit .so on a ARM-bit platform)]

Tambem fiz o mesmo procedimento e funcionou pra mim. Rodando aqui a V4.07.00.01 no Raspberry Pi 4 com Ubuntu Server 22.04 e "default-java" (openjdk-11) instalado.

Gastei um tempão aprendendo como fazer isso, então vai aqui detalhes apra ajudar alguém (talvez eu mesmo no futuro).

Consegui instalar ele num Orange Pi 3 LTS usando a imagem oficial do Ubuntu 22.04 e num Banana Pi Zero M2 com o Armbian, mas esse eu tive que atualizar todos os pacotes do focal para o jammy.

Na instalação usei somente os pacotes default-jdk e libusb-1.0-0-dev de 32 bits, e o javahidapi disponível no link.
Para o problema de senha da interface web, basta substituir o arquivo banco_de_dados.yap por um de outra instalação que esteja funcionando. No meu caso, eu utilizei um que já tenho salvo da versão 2.16.00.13.