Autor Tópico: Token OAB e Java no Ubuntu 14.04  (Lida 8867 vezes)

Offline westrada

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Token OAB e Java no Ubuntu 14.04
« Online: 22 de Agosto de 2014, 16:31 »
Prezados, boa tarde!
Recorro ao forum com a expectativa de saber se há solução para uso do token OAB GD StarSign Crypto fornecido pela Valid Certificadora, no Pje.
Em princípio, tudo está ok já que acesso, sem problemas, o site da Receita Federal. Logo meu certificado está devidamente instalado e funcional.
Há problema quando tento acesso ao PJe dos tribunais que se valem do java, diferentemente, segundo soube, da receita federal que se vale do firefox e não do java para reconhecer meu certificado.
Não sei se estou no caminho certo, mas, começo a desconfiar que o sistema do PJe não cuidou de desenvolver uma solução java multiplataforma e, por isso, o sistema operacional Linux não "conversa" com o java e por isso não consigo acesso.
Pesquisei, desde o dia 05/08/14, quando adquiri meu ertificado e vi tutoriais e dicas que abordam, na sua maioria, como instalar o certificado e torna-lo funcional. Acho que esta etapa já resolvi, pois como já disse, acesso o site da receita federal sem problemas.
Contudo ainda não encontrei, nas pesquisas que já fiz, alguma resposta que afirmasse, sem dúvida alguma, que está acessando o Pje com Linux e conseguindo peticionar e assinar digitalmente, quando necessário, ou seja, tudo corre bem.
Sou usuário Linux, distribuição Ubuntu, se não me engano, desde a versão 8.04. Até o dia 05/08/2014 não havia me deparado com alguma imposibilidade de uso de qualquer natureza por ser usuário Ubuntu.
Não gostaria de fazer uso de outro sistema operacional, nem de um sistema virtual, se possível, queria solução nativa do Linux.
Enquanto isso, tenho feito minha reivindicação junto ao pessoal responsável pelo PJe, e lamentavelmente, como eu já esperava, há uma resistência por parte deles para entenderem minha necessidade e realizarem algo que resolva o problema que, para eles, é meu...
Conto com a ajuda de quem se dispuser a encarar este desafio imposto aos adeptos da filosofia do software livre!!
Não tenho sólidos conhecimentos em informática, mas se tiverem paciência com minhas dúvidas, às vezes elementares, creio que poderei checar aqui o que for necessário e se preciso for, alterar algo.
Antecipo que ainda não sei copiar e colar o resultado da tela do terminal...
Um abraço.
Walter
Uso Ubuntu 14.04 32 bits, Firefox 31.0, Java da Oracle 7 update 67   

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Token OAB e Java no Ubuntu 14.04
« Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2014, 18:02 »
Prezado, eu consigo acessar e realizar todas as operações do PJE no Ubuntu 14.04.

Tem uns macetes que são discutidos no tópico abaixo:
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=111208.0

Ponha o que acontece quando você usa o PJE. Diga o que dá o teste que tem.
Use o tópico acima para concentrar as informações.

Atenciosamente,

Glaydson
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline westrada

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Token OAB e Java no Ubuntu 14.04
« Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2014, 21:28 »
Prezado "agente100gelo",boa noite!
Obrigado por prontificar-se a ajudar-me.
Uma dúvida persiste, embora hoje, em conversa com o pessoal do suporte da certificadora, se tenha dito que não haveria razão para esta dúvida já que o certificado funciona no site da receita federal.
A dúvida é em relação ao "caminho" que se informa quando se faz uso, pela primeira vez, do certificado aquele "/usr/lib/libaetpkss.so.3.0.2528." pois eu gostaria de certificar-me de que eu o informei corretamente em todos os locais em que precisava informar tal caminho...
Bem, quando acesso http://pje.trt3.jus.br/primeirograu/login.seam há na página uma opção de verificação de ambiente.
Ao clicar ali veriicam-se o navegador, java e plugins e pop ups habilitados, corre tudo bem.
Então clico para que se faça o teste, pede-se o PIN e retorna o resultado  "ok" para a leitura e assinatura do certificado digital.
Até aqui tudo bem, não é?
Em seguida, vou tentar o acesso com o certificado digital e retorna o seguinte: Não foi possivel realizar a autenticação. Verifique se o cartão ou token estão conectados.
Não sei se fui claro...
Qualquer informação adicional, basta pedir.
O mesmo ocorre no site do PJe do TST.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Token OAB e Java no Ubuntu 14.04
« Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2014, 11:56 »
Aconteceu comigo de não dá certo quando atualizei o Java.
Veja se você instalou o programa tokenadmin, execute-o novamente e solicite que ele instale o plugin novamente.

Aparentemente você está bem perto já que o teste de ambiente deu ok.
Você está usando o Firefox não é?

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline westrada

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Token OAB e Java no Ubuntu 14.04
« Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2014, 09:16 »
Prezado "agente100gelo", bom dia!
Sim, Firefox 31.0 e já instalei o tokenadmin mas vou experimentar sua sugestão para reinstalá-lo.
Obrigado.
Assim que possível relato o que ocorreu.
Até.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Token OAB e Java no Ubuntu 14.04
« Resposta #5 Online: 25 de Agosto de 2014, 09:29 »
Acabou de dar o mesmo problema no PJE. Mudei a porta USB de conexão do certificado e deu certo.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Token OAB e Java no Ubuntu 14.04
« Resposta #6 Online: 25 de Agosto de 2014, 09:48 »
Deu certo nada. Mesmo problema seu agora.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Token OAB e Java no Ubuntu 14.04
« Resposta #7 Online: 25 de Agosto de 2014, 11:33 »
Prezado, mesmo problema seu aqui no acesso do PJE do TJ-CE. No caso do TRT-7 tá funcionando pois aparentemente ele está rodando uma versão mais nova.

Você já fez o cadastro do advogado?

Dica: tente iniciar o Ubuntu com o certificado conectado ao leitor (funcionou pra mim no TRT-7).
« Última modificação: 25 de Agosto de 2014, 11:35 por agente100gelo »
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline ceak

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Token OAB e Java no Ubuntu 14.04
« Resposta #8 Online: 20 de Abril de 2016, 12:28 »
Alguém já conseguiu resolver? Tenho exatamente o mesmo problema, acesso tudo com o token GD Starsign pelo linux, com exceção do sistema PJE (que para mim é o mais necessário) de qualquer tribunal. O mais bizarro nessa história é que meu colega de escritório possui o mesmo modelo de token porém comprado a 3 anos atras e o dele não dá problema, assino no PJE do meu linux perfeitamente com o token dele. Verifiquei as seguintes diferenças: versão do software embarcado no meu token é mais atual e o token dele (mais antigo) registra um consumo de energia na porta USB de 80mv, enquanto o meu usa apenas 50mv. Também já li alguma coisa sobre problemas nas portas USB de alguns notes da DELL como o que eu utilizo.

Offline XxLeoxX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Token OAB e Java no Ubuntu 14.04
« Resposta #9 Online: 10 de Outubro de 2018, 10:09 »
Pessoal, bom dia. Sei que o tópico é antigo, mas gostaria de saber se os colegas estão conseguindo utilizar o certificado digital no Linux (Pje e Projudi). Uso Debian 9 e não queria migrar para o Windows só por causa da certificação. Obrigado.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Token OAB e Java no Ubuntu 14.04
« Resposta #10 Online: 12 de Outubro de 2018, 06:07 »
Não consegui fazer rodar no Ubuntu 18.04. Infelizmente há um bug no aplicativo de gestão de certificados que não está importando.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson