Autor Tópico: Sistema Ubuntu 14.04 travou totalmente após atualização  (Lida 7493 vezes)

Offline jrenato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Sistema Ubuntu 14.04 travou totalmente após atualização
« Online: 19 de Agosto de 2014, 15:38 »
Olá, venho até aqui, recorrer ao conhecimento dos usuários do fórum, para me instruírem como proceder, as possibilidades e as consequências. Não domino o sistema, até hoje, os poucos problemas que enfrentei, resolvi acompanhando o passo-a-passo que encontrei em fórums relacionados ao assunto, a maioria deles, aqui mesmo. Vamos ao problema:

Por volta do dia 04 de agosto, eu ainda usava o sistema normalmente... No dia 06, uma série de atualizações apareceram, eu as fiz, foi pedido para reiniciar a máquina, cliquei em reiniciar, mas a partir daí começa o problema. A máquina possui a verificação de segurança, antes do arranque do sistema, essa tela já demorou para aparecer, mas apareceu, digitei a senha, passou para a tela seguinte, a do carregamento do sistema, mas ai ela trava... ao clicar na seta para a esquerda, a tela fica totalmente preta. Nessa hd está somente o ubuntu.

Entrei no site do ubuntu.com para baixar a imagem iso para criar um live usb, mas a versão que constava no site, era a 14.04.1. Procurei a iso da 14.04, encontrei, baixei, criei o live usb. Entrei pelo pendrive, como "experimentar o ubuntu sem instalar", usei o comando "sudo nautilus", e tentei acessar a hd por lá, digito a minha senha de segurança, ela libera a hd, mas ao tentar acessar a pasta home, para acessar meus arquivos, tenho a opção de 2 ícones, access-your-private-data.desktop, e a outra é readme.txt. Clico na access e pisca rapidamente a tela do terminal e some, e não ocorre mais nada. Sem utilizar o comando "sudo nautilus" eu chego apenas na pasta com o nome da máquina, não posso prosseguir por não possuir permissões necessárias para ver o conteúdo.

Eu conseguia reiniciar a máquina normalmente, até parar na tela que exibe a logo do ubuntu e a barra de loading abaixo... ai o sistema trava. Esse ubuntu foi atualizado da versão 13.10.

Hoje eu fui tentar iniciar sem o live usb, e demorou além do normal para iniciar, depois de um tempo, apareceu essa mensagem:

" error: failure reading sector 0x802 from ' hd0' .
Entering resuce mode...
grub rescue> "

Gostaria de saber se ainda existe a possibilidade de conseguir resgatar os dados constantes na hd, ou se perdi tudo mesmo, e devo formatar e começar do zero ?








Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Sistema Ubuntu 14.04 travou totalmente após atualização
« Resposta #1 Online: 19 de Agosto de 2014, 17:02 »
Ola

vamos por partes.

Citar
" error: failure reading sector 0x802 from ' hd0' .
Entering resuce mode...
grub rescue> "

1) ao ligar a maquina, pressione ambas as teclas <shift> de seu teclado, para entrar no menu do Grub.

2) No menu do Grub, escolha opções avançadas

3) ali, selecione verificar erros no disco.

Citar
mas ao tentar acessar a pasta home, para acessar meus arquivos, tenho a opção de 2 ícones, access-your-private-data.desktop, e a outra é readme.txt.

1) você fez criptografia de sua pasta pessoal.

2) procure no forum como acessar seus arquivos com criptografia.

Citar
No dia 06, uma série de atualizações apareceram

1) tente no menu do grub, escolher uma versão anterior de kernel. Alguma delas pode fazer o sistema "subir"

Offline jrenato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Sistema Ubuntu 14.04 travou totalmente após atualização
« Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2014, 17:54 »
Tota, obrigado pela orientação, fiz o que me instruiu, iniciei o note com as 2 teclas pressionadas, apareceu " GRUB Loading. " Ficou lendo um tempo e depois apareceu o mesmo erro:

error: failure reading sector 0x802 from 'hd0'.
Entering rescue mode...
grub rescue>

Quanto ao acessar os arquivos criptografados, encontrei essa orientação:
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Acessar-diretorio-home-criptografado-pelo-Ubuntu-usando-livecd/

Mas vou aguardar mais opiniões, para só então, tomar uma iniciativa, não posso correr o risco de perder esses arquivos.
« Última modificação: 19 de Agosto de 2014, 18:10 por jrenato »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Sistema Ubuntu 14.04 travou totalmente após atualização
« Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2014, 18:29 »
use um live dvd ou pendrive do Ubuntu para procurar por erros em seu hd.

Citar
error: failure reading sector 0x802 from 'hd0

é um erro muito serio, erro de leitura de setores.

o melhor é seguir o tutorial do viva o linux, recuperar seus arquivos e passar para uma mídia externa o mais rápido possível.

pode não ser nada, mas erros de leitura/gravação podem indicar também que seu hd vai pifar em pouco tempo.

Offline jrenato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Sistema Ubuntu 14.04 travou totalmente após atualização
« Resposta #4 Online: 19 de Agosto de 2014, 22:17 »
Pois é, creio que zuou tudo de vez... Fiz o início do passo-a-passo do viva o linux, mas não estava dando certo na parte de montar a partição, rolei a tela, e vi lá em baixo, que outra pessoa teve essa dificuldade também, fiz o que um membro do fórum indicou, mas mesmo assim não funcionou, ele instruiu executar o comando 'mkdir /mnt/dev' .

Fui executar o gparted novamente, só para ver se estava tudo bem com o disco, mas tive uma péssima surpresa, a leitura não pôde ser completada, apareceu uma mensagem de erro " Bug encontrado na Libparted!  erro entrada/saída durante leitura em /dev/sdb "

Então eu vejo o resultado, e tem um sinal de alerta do lado da /dev/sdb5 dizendo:

aviso:
Ainda não há suporte a LUKS ( Linux Unified Key Setup ).

e na /dev/sdb1 que é onde está ( ou deveria estar o boot ) diz:

Aviso:
Não foi possível detectar o sistema de arquivos! As possíveis razões são:
- O sistema de arquivos está danificado
-O sistema de arquivos é desconhecido do Gparted
-Não há nenhum sistema de arquivos disponível ( não formatado )
-A entrada do dispositivo /dev/sdb1 está faltando.

Erro de entrada/saída durante leitura em /dev/sdb

Esse resultado no gparted apareceu hoje só, ontem só aparecia o aviso do luks mesmo... Extinguiu-se todas as possibilidades de acessar os dados da hd, ou ainda tem como ?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Sistema Ubuntu 14.04 travou totalmente após atualização
« Resposta #5 Online: 20 de Agosto de 2014, 05:57 »
Em modo live dvd, instale o pacote testdisk.

Copie sua /home para uma mídia externa para tentar preservar seus arquivos, mesmo que encriptados.

Seu disco rígido está indo para o buraco....

Offline jrenato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Sistema Ubuntu 14.04 travou totalmente após atualização
« Resposta #6 Online: 20 de Agosto de 2014, 09:39 »
Mas ai fica a dúvida, eu posso transferir em partes ? pois não possuo uma hd externa, só pendrives de 16gb, existe a possibilidade de transferir apenas pastas específicas, ou terá de ser a " home " completa ?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Sistema Ubuntu 14.04 travou totalmente após atualização
« Resposta #7 Online: 20 de Agosto de 2014, 15:12 »
Infelizmente seria a /home completa, pois está encriptada.

Se conseguir desencantar e depois fazer o backup, aí não importa.