Autor Tópico: Testando o PCLinuxOS!  (Lida 6259 vezes)

Offline thiago e. de oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 66
    • Ver perfil
Testando o PCLinuxOS!
« Online: 06 de Outubro de 2006, 17:41 »
Já tinha rodado o PCLOS uma vez do Live-CD, mas não cheguei a instalar. Semana passada, andei dando uma olhada no DistroWatch e vi o PCLOS. Como estava procurando uma distro baseada em pacotes rpm, mas que fosse bem leve, resolvi baixá-lo.

Rodando a partir do CD, o sistema me chamou muito a atenção pelo visual e pela interface extremamente amigável e precisa com o usuário, apesar de ser em inglês. Então resolvi instalá-lo no lugar do Fedora 5 que, por mais que eu insistisse, sempre dava uns erros com relação a volumes lógicos e partição extendida no meu HD SATA.

Depois de instalado, comecei as configurações: Internet (ADSL - Speedy), muito fácil; instalar codecs e plugins (já estão no repositório padrão do sistema) que é feita pelo gerenciador padrão Synaptic (muito rápido), driver NVidia, ntfs-3g, etc...

O sitema se mostrou super leve, possui um painel de controle muito completo e até agora está muito estável. Vem com o OpenOffice.org, FrostWire, K3b, Firefox, etc... O boot é bem rápido (se bem que eu já estava me acostumando com o do Dapper, portanto qualquer outro parecerá mais rápido).

Como estudo Ciência da Computação, senti falta de Ambientes de desenvolvimento nos repositórios padrões, como Anjuta, Eclipse, JDK, etc. Outra coisa que eu senti falta e ainda não corrigi, foi o suporte à caracteres especiais tipo: acentos, ~, ç, etc.

Concluindo, posso dizer que é uma distro que eu recomendo para quem quer ter uma segunda opção em Linux para Desktop. :)
Athlon XP 2600+ / MB ASUS A7N8X-DELUXE
Nvidia GeForce FX 5200 128MB/64bits
RAM 1.28 GB (Samsung)
HL-DT-ST DVDRAM GSA-4081B (gravador DVD)
Fonte Superflower (TTGI) 450W reais
HDD Samsung 160GB 7200 RPM SATA
Modem ADSL D.Link DSL-500T (Speedy)
Registered Linux User # 423742
Registered Ubuntu User # 4182

Offline Serj Tankian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • "I’ll wait here Lost in Hollywood
    • Ver perfil
    • Forum de informática com muitas dicas e suporte a você
Re: Testando o PCLinuxOS!
« Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2006, 18:20 »
tem suporte legal para os brasileiros e portugueses?
"Viva!! Viva!! Viva a Sociedade Alternativa! À lei do forte, esta é a nossa lei e alegria do mundo!! Viva!! Viva!!"

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Testando o PCLinuxOS!
« Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2006, 19:21 »
tem suporte legal para os brasileiros e portugueses?

Dá uma olhada no Fórum deles em Português: http://www.pclinuxos.com/forum/index.php?board=11.0

Dá um certo serviço, mas você pode deixá-lo todo em Português, inclusive com os acentos funcioando corretamente.

O Cabrolho que dá a dica do pt-br, diz que o PCLinuxOS é uma das melhores distros Linux da atualidade e que o Ubuntu é muito complicado!

Cabrolho:

"No Ubuntu é muito complicado configurar qualquer coisa. Em muitas distros modernas existe uma espécie de "painel de controle", mais ou menos como aquele do Windows, onde são reunidas várias ferramentas de configuração. No Ubuntu, isso não existe. Por isso acho que não é uma boa opção para usuários iniciantes. Distros como Mandriva, Suse ou Fedora são melhores. E para quem está começando a se aventurar no sitema, eu recomendaria começar por um livecd, o Kurumin por exemplo."

Vejam vocês mesmos: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=184666

Estou baixando o PcLinuxOS para ver se é toda essa panacéia mesmo!

E antes que me cobrem do Slackware, não consegui baixar o bendito ainda. Os mirrors estão muito lentos.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2006, 21:57 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Serj Tankian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • "I’ll wait here Lost in Hollywood
    • Ver perfil
    • Forum de informática com muitas dicas e suporte a você
Re: Testando o PCLinuxOS!
« Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2006, 21:46 »
Citar
"No Ubuntu é muito complicado configurar qualquer coisa. Em muitas distros modernas existe uma espécie de "painel de controle", mais ou menos como aquele do Windows, onde são reunidas várias ferramentas de configuração. No Ubuntu, isso não existe. Por isso acho que não é uma boa opção para usuários iniciantes. Distros como Mandriva, Suse ou Fedora são melhores. E para quem está começando a se aventurar no sitema, eu recomendaria começar por um livecd, o Kurumin por exemplo."

Bem, cada qual diz o que quer ácerca do que quer.

UBUNTU FOREVER
"Viva!! Viva!! Viva a Sociedade Alternativa! À lei do forte, esta é a nossa lei e alegria do mundo!! Viva!! Viva!!"

Offline thiago e. de oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 66
    • Ver perfil
Re: Testando o PCLinuxOS!
« Resposta #4 Online: 07 de Outubro de 2006, 00:09 »
tem suporte legal para os brasileiros e portugueses?

Dá para baixar os pacotes de linguagem (é só buscar por pt_br, pt-br ou pt no Synaptic e instalar o que aparecer). Preferi deixar o meu em inglês mesmo. Só configurei o teclado para ABNT-2.

Mal terminei de deixar o sistema redondinho e já estou com a nova versão do Mandriva pra testar! Acho que vai dar outro tópico! Hehehe... ;)
Athlon XP 2600+ / MB ASUS A7N8X-DELUXE
Nvidia GeForce FX 5200 128MB/64bits
RAM 1.28 GB (Samsung)
HL-DT-ST DVDRAM GSA-4081B (gravador DVD)
Fonte Superflower (TTGI) 450W reais
HDD Samsung 160GB 7200 RPM SATA
Modem ADSL D.Link DSL-500T (Speedy)
Registered Linux User # 423742
Registered Ubuntu User # 4182

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Testando o PCLinuxOS!
« Resposta #5 Online: 07 de Outubro de 2006, 08:02 »
tem suporte legal para os brasileiros e portugueses?

Dá para baixar os pacotes de linguagem (é só buscar por pt_br, pt-br ou pt no Synaptic e instalar o que aparecer). Preferi deixar o meu em inglês mesmo. Só configurei o teclado para ABNT-2.

Mal terminei de deixar o sistema redondinho e já estou com a nova versão do Mandriva pra testar! Acho que vai dar outro tópico! Hehehe... ;)

O novo Mandriva eu já testei! Qualidade de imagem muito pior que o Edgy (as fontes aparecem cerrilhadas, e não resolveu mudar as configurações do KDE), pouco mais lento que o Edgy também. E não consigo me conectar com minha ADSL por autenticação.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline thiago e. de oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 66
    • Ver perfil
Re: Testando o PCLinuxOS!
« Resposta #6 Online: 07 de Outubro de 2006, 08:48 »
O novo Mandriva eu já testei! Qualidade de imagem muito pior que o Edgy (as fontes aparecem cerrilhadas, e não resolveu mudar as configurações do KDE), pouco mais lento que o Edgy também. E não consigo me conectar com minha ADSL por autenticação.

Nossa!!! Nem vou me arriscar então. O que você testou foi o mandriva-one-2007-free-kde?

Prefiro, portanto, deixar o meu PCLinuxOS instalado que, por sinal,  está "redondinho". A máquina é a da assinatura. :D
Athlon XP 2600+ / MB ASUS A7N8X-DELUXE
Nvidia GeForce FX 5200 128MB/64bits
RAM 1.28 GB (Samsung)
HL-DT-ST DVDRAM GSA-4081B (gravador DVD)
Fonte Superflower (TTGI) 450W reais
HDD Samsung 160GB 7200 RPM SATA
Modem ADSL D.Link DSL-500T (Speedy)
Registered Linux User # 423742
Registered Ubuntu User # 4182

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Testando o PCLinuxOS!
« Resposta #7 Online: 07 de Outubro de 2006, 21:58 »
O novo Mandriva eu já testei! Qualidade de imagem muito pior que o Edgy (as fontes aparecem cerrilhadas, e não resolveu mudar as configurações do KDE), pouco mais lento que o Edgy também. E não consigo me conectar com minha ADSL por autenticação.

Nossa!!! Nem vou me arriscar então. O que você testou foi o mandriva-one-2007-free-kde?

Prefiro, portanto, deixar o meu PCLinuxOS instalado que, por sinal,  está "redondinho". A máquina é a da assinatura. :D

Sim o Mandriva 2007! Desde o Conectiva 10 ou Mandrake 9 que eles não conectam a ADSL aqui em casa.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Testando o PCLinuxOS!
« Resposta #8 Online: 08 de Outubro de 2006, 09:23 »
Baixei e testei o PCLinuxOS no mod Live-CD e depois instalado no HD.

Para quem quer ter pouco trabalho em configurar o sistema, é uma ótima escolha. Mas tem que saber Inglês! :)

No Fórum deles tem como mudar o sistema para Português, dá trabalho, mas muda.

Testei ele em Inglês mesmo, é estranho pois tudo está configurado para Americanos. Formato da Data e teclado também.

Achei ele com cara de Windows Vista, o esquema do Tema e transparências lembram o do Vista.

O centro de controle dele é realmente espetacular, tá tudo lá para ser configurado em modo gráfico. Realmente para quem se acostuma com isso, ter que sair deste esquema para configurar as coisas na "unha" é ruim mesmo.

Quanto ao desempenho é bem mais rápido que o Kubuntu 6.06, mas não é muito mais rápido quanto o 6.10.  Consome uma quantidade enorme de RAM, não é um sistema para PCs desmemoriados! :)

Aqui consumia uma média de 225MB a 300MB!  Não vi o consumo da CPU enquanto em uso normal, não achei isso ainda.

A instalação dele foi muito rápida por sinal, mas ele não encontrou o Edgy no mesmo HD, mesmo eu tendo marcado para ele usar o Grub. Tem a opção para adcionar outro SO, mas você é que tem que indicar o caminho do Kernel do outro SO! Não entendi, uma distro que tá cheia de facilidades mas erra neste ponto para mim muito importante. O iniciante não tem nem idéia do que seja Grub ou Lilo.

A qualidade da imagem para navegação e os temas do sistema é muito boa, mas quando chega na hora de assistir vídeos a coisa fica ruim.

O Dapper e o Edgy tem qualidade superior de imagem. O som dos dois também é muito melhor. Instalei o driver da Nvidia e mesmo assim não melhorou quase nada. Como ele usa o Synaptic, eu tava em casa, ele avisou que precisaria reiniciar o X e ele mesmo fez isso. Nenhum pau no X com o logo da nvidia aparecendo. O tempo de boot é melhor que o Dapper mas pior que o Edgy. No geral achei o desempenho dele muito bom, muito esperto, mas como disse, para máquinas com bastente RAM. Não sei como ficaria num Lemtium 3 da vida com 128MB de RAM.

Uma distro realmente muito boa, principalmente para inciantes, o flash, java  e vários codecs já instalados por padrão, só faltou o libdvdcss para tocar DVDs.   Uma coisa que estranhei foi um certo atraso na hora de buscar páginas na net. Ele é mais lento na navegação que o Dapper e o Edgy.

Enfim, uma distro muito boa como eu disse, estável e tudo mais, mas não troco o Ubuntu, depois de pronto, o Edgy dá um coro nele. Só recomendo para quem não quer perder seu tempo configurando o sistema e manja muito de Inglês!

Opá, fiquei olhando pelo terminal o consumo da CPU, ele consome mais da CPU para assistir vídeos que o Ubuntu, 9% contra 15%. E mesmo não fazendo nada ele consome mais CPU também, fica um monte de coisa rodando em segundo plano. Um tal de gam_server fica consumindo quase 5% da cpu mesmo não fazendo nada.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2006, 10:35 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2