Autor Tópico: [Solucionado]Modem 3g não funciona depois de upgrade do ubuntu 12.02 para 14.04  (Lida 1819 vezes)

Offline raphaelfonte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Olá comunidade,
sou novo aqui na comunidade, então se eu estiver fazendo alguma coisa errada, sintam-se a vontade de me corrigir.
Sou usuário do ubuntu desde 2012 e sempre tive dificuldades com a internet 3g.
Na versão 12.02, foram necessários VÁRIOS meses de pesquisa para conseguir fazer com que o sistema reconhecesse meu modem.
Utilizei minha internet 3g quase sem nenhuma dificuldade, porém quando saiu a nova versão e eu decidi atualizar meus problemas voltaram:
  • Ao conectar o modem, modelo ZTE MF665K, uma unidade de disco é montada e o ícone dela aparece na barra à esquerda. A luz verde do modem aparece após alguns instantes, mas quando eu abro o discador com o comando BCLARO a seguinte mensagem de erro aparece:
Código: [Selecionar]
[size=25pt]
raphael@raphael-HP-G42-Notebook-PC:~$ BCLARO

(process:7124): GConf-WARNING **: Client failed to connect to the D-BUS daemon:
Unable to autolaunch when setuid

(process:7124): Gtk-WARNING **: This process is currently running setuid or setgid.
This is not a supported use of GTK+. You must create a helper
program instead. For further details, see:

    http://www.gtk.org/setuid.html

Refusing to initialize GTK+.[/size]
  • Após esse problema, voltei ao windows (estou em dual boot)e pesquisei alguma solução e vi que alguém conseguiu resolver executando pelo wine um .exe  que existe dentro da pasta de instalação do modem no windows. O nome do arquivo é ejectdisc.exe. Tentei, mas não aconteceu nada. A unidade de disco continuou montada e o modem não foi reconhecido, apesar de sua luz estar verde, simbolizando que está tudo normal.
  • Pensei: e se eu instalar denovo? Não sou um grande entendedor dos códigos, então abri o arquivo .deb pela Central de Programas, que me mostrou que ele já estava instalado, mas por insistência, resolvi reinstalar. Depois do processo ser finalizado, abri o terminal e dei o comando para abrir o discador, mas apareceu a mesma mensagem mostrada acima...
Não sei se isso tem tanta relevância, mas o modem é reconhecido pelo lsusb:
Código: [Selecionar]
raphael@raphael-HP-G42-Notebook-PC:~$ lsusb
Bus 002 Device 004: ID 064e:f203 Suyin Corp.
Bus 002 Device 003: ID 15d9:0a4f Trust International B.V.
Bus 002 Device 002: ID 8087:0020 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 001 Device 003: ID 148f:1000 Ralink Technology, Corp.
Bus 001 Device 005: ID 19d2:1515 ZTE WCDMA Technologies MSM
Bus 001 Device 002: ID 8087:0020 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub

É isso. Venho pesquisando sobre o assunto desde que fiz o upgrade para a versão nova mas não consegui encontrar nenhum artigo que fosse relacionado com o meu problema, por isso abri um novo tópico.
Estou um tanto desesperado com esse problema, pois estou sendo meio que obrigado a usar o "ruindows", uma vez que internet é uma necessidade para todos nós aqui em casa (e acredito que no mundo todo também).
Desde já agradeço à toda a comunidade.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2014, 13:43 por raphaelfonte »

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Modem 3g não funciona depois de upgrade do ubuntu 12.02 para 14.04
« Resposta #1 Online: 31 de Julho de 2014, 17:11 »
Olá!

Você fez uma atualização ou uma instalação limpa do Ubuntu 14.04?

Abraços!

Offline raphaelfonte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Modem 3g não funciona depois de upgrade do ubuntu 12.02 para 14.04
« Resposta #2 Online: 31 de Julho de 2014, 18:18 »
Fiz uma atualização. Qual é a diferença?

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Modem 3g não funciona depois de upgrade do ubuntu 12.02 para 14.04
« Resposta #3 Online: 31 de Julho de 2014, 18:53 »
Bom, eu não faço atualização do sistema, fiz só uma vez, não tive problemas, mas não quero arriscar. O Ubuntu não é rolling release, distros rolling release não precisam reinstalar a cada nova versão. Apesar de eu não ter tido problemas, eu acredito que isso possa trazer. Se você puder fazer uma reinstalação limpa do Ubuntu seria bom, e descartaria a possibilidade de ser esse o problema.

Veja mais detalhes aqui:

http://community.linuxmint.com/tutorial/view/2

É do Linux Mint, mas dá uma idéia de que esse processo de atualização parece não ser tão simples como aparenta.
« Última modificação: 31 de Julho de 2014, 18:56 por Renan Rischiotto »

Offline raphaelfonte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Modem 3g não funciona depois de upgrade do ubuntu 12.02 para 14.04
« Resposta #4 Online: 13 de Agosto de 2014, 13:43 »
Consegui! Vou dizer como:

Bom, lendo a mensagem, eu descobri que precisava rodar alguma aplicação antes de abrir o discador.
Daí lembrei que quando eu instalei o modem, a Central de Programas do Ubuntu me dizia:

"Estes programas são executados no terminas: BCLARO, launch-gui.sh".

Ou seja, na verdade precisava de dois programas e não só do discador, como a Central me disse desde o princípio e eu não dei atenção.
Como eu sou desprovido de inteligência, não consegui achar um comando que fizesse essas duas aplicações funcionarem e conjunto.
Após alguns dias pensando em formatar meu note e voltar pro concorrente, voltei na pasta Linux do modem e reparei num segundo arquivo de instalação, chamado "claro-3g-1-0.i386.rpm" cliquei nele e pra minha surpresa, apareceram VÁRIAS pastas.
Navegando entre elas, descobri o tal arquivo "launch-gui.sh" que depois de aberto mostrou algumas instruções e códigos...enfim. Fui tentando todos eles até chegar nesta fórmula pra fazer o modem funcionar:

Com o modem conectado e a luz verde acesa sem piscar, abri o terminal e digitei:
Código: [Selecionar]
/bin/bash
/bin/su
senha
launch-gui.sh
BCLARO
Voilá, o discador apareceu na tela e pude fazer a conexão sem problemas.
Espero que essa informação ajude à comunidade (se é que tanta gente assim ainda usa essa praga dessa internet 3g).