Então, /BrSilva/, se você estiver alterando o tamanho de alguma partição cujo sistema de arquivos seja ntfs, utilizada pelo Windows, faça o redimensionamento preferencialmente utilizando-se do utilitário existente no próprio Windows para gerenciamento de disco.
Como boa técnica, antes de alterar alguma partição do Windows, faça um scandisk para verificar a existência de quaisquer problemas e ainda uma desfragmentação.
Isso feito, retorne ao Ubuntu através de um live pendrive ou live Cdrom e acione o GParted para redimensionar as partições Linux, lembrando que uma partição necessariamente precisa estar desmontada para poder ser alterada (quando a partição está montada - e trancada - no GParted aparece um símbolo de uma chave ao lado do sistema de arquivos, indicando que não pode ser alterada sem ser desmontada).
Não me recordo exatamente se ao carregar um live os menus estão de fato em inglês, precisaria fazer um aqui e testar, mas em princípio isso pode ser alterado mesmo no pendrive, fazendo a adição de idiomas e, se o caso, do teclado adequado.
Em todo caso, se o menu em inglês for mesmo um problema intransponível, sugiro que faça um live pendrive (ou live cdrom) a partir de uma distribuição cujo nome é BigLinux, que nela com certeza absoluta os menus de todo o sistema, incluindo o GParted, estão em português.
A distribuição BigLinux é derivada e baseado no próprio Ubuntu (é um filhote) e o sistema gráfico é o KDE, atualmente está na versão 12.04, e servirá perfeitamente para esse seu propósito de forma muito fácil.
Você pode encontrar o .iso para download aqui:
http://www.biglinux.com.br/web/Muito, mas muito importante mesmo:
**antes** de alterar qualquer coisa em partições de disco do seu sistema, faça backup dos seus
arquivos pessoais (fotos, documentos, textos,etc), pois o risco de perda de arquivos é inerente, sobremodo quando não se tem muita experiência nisso, portanto, faça backup e faça backup, pois só o backup salva realmente, o resto é tentativa.