Autor Tópico: Nao consigo usar as caixas de som  (Lida 3104 vezes)

Offline Shodan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
  • "Look at you, hacker..."
    • Ver perfil
Nao consigo usar as caixas de som
« Online: 29 de Julho de 2014, 00:09 »
Bom dia/tarde/noite a todos.

Há alguns dias atrás eu acabei derrubando meu laptop ASUS no chão, e este caiu sobre o plug do headphone, que se partiu. Uma parte do plug ficou entalada dentro do PC.
Tentei ajustar o Ubuntu para utilizar as caixas de som, mas nao obtive sucesso.

Acabei por abrir o PC e tentar remover o plugin na marra. Nao funcionou. Tive que praticamente destruir a entrada, incapacitando meu pc eternamente de aceitar um headphone novamente. Sem problemas até então.

O problema maior veio quando reiniciei o ubuntu e descobri que ele ainda estava tentando transmitir som pelo headphone, e somente pelo headphone!
Bem... achei que fosse um problema de configuração e procurei em tudo o que havia na internet, mas não consegui resolver o problema. Acabei por tentar formatar o meu ubuntu.

Alguns probleminhas aconteceram durante a instalação, perdi minha partição do Windows 8, e tudo virou bagunça mas eu já consegui arrumar isso. Estou com um ubuntu novinho em folha instalado no meu pc. O problema? Bem... o sistem AINDA quer usar os headphones para executar o som... u_u

Então, não sei mais o que fazer. Nas opções de som aparece "play sound through" (tocar som através de...) e a única opção disponível são os headphones.

Detalhe: no windows eu conseguia usar os speakers numa boa. O problema tá no ubuntu mesmo. :(

Alguém tem alguma idéia de como me ajudar?
"Look at you, hacker. A pathetic creature of meat and bone, panting and sweating as you run through my corridors. How can you challenge a perfect, immortal machine?"

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Nao consigo usar as caixas de som
« Resposta #1 Online: 29 de Julho de 2014, 23:09 »
Olá!

Tente arrumar isso digitando o comando "alsamixer" no terminal e com as setas do teclado tente ajustar.

Abraços!

Offline Shodan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
  • "Look at you, hacker..."
    • Ver perfil
Re: Nao consigo usar as caixas de som
« Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2014, 00:40 »
Obrigado, mas isso nao funcionou.

No alsamixer eu tentei mutar e desmutar tudo o que pude, e mesmo reiniciando o PC, nada faz os speakers funcionarem.

Consultando mais na internet, tentei também o pavucontrol, e descobri que os speakers sao reconhecidos mas estao "indisponiveis" (unavailable)

Nao importa o que eu faça, as caixas de som do laptop permanecem indisponiveis para o ubuntu. Mas os headphones "funcionam". O soundcard é detectado e tudo o mais. :(
"Look at you, hacker. A pathetic creature of meat and bone, panting and sweating as you run through my corridors. How can you challenge a perfect, immortal machine?"

Offline Shodan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
  • "Look at you, hacker..."
    • Ver perfil
Re: Nao consigo usar as caixas de som
« Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2014, 00:44 »
CONSEGUI!!!

Apesar do controle de som NAO mostrar os speakers e de o pavucontrol ainda mostrar eles como indisponiveis, o simples fato de desmutar as caixas de som no alsamixer fez com que elas funcionassem.

Eu nao tinha percebido isso antes por que nao tinha som sendo "testado", eu so avaliava a presença dos speakers no painel de configuraçao.

Curiosamente, se eu tentar arrumar o volume com o mouse, ele muta de novo. Ao ajustar os headphones, ele automaticamente muta os speakers.

Sistema doido.
"Look at you, hacker. A pathetic creature of meat and bone, panting and sweating as you run through my corridors. How can you challenge a perfect, immortal machine?"

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Nao consigo usar as caixas de som
« Resposta #4 Online: 30 de Julho de 2014, 01:52 »
Rrsrsrs

Que bom que conseguiu resolver :)

Qual Ubuntu utiliza?