Autor Tópico: Ubuntu 14.04 LTS nao reconhece cabo ethernet  (Lida 66262 vezes)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 14.04 LTS nao reconhece cabo ethernet
« Resposta #15 Online: 15 de Setembro de 2014, 16:12 »
Cabo mal montado só funciona por sorte. Não é questão de ser Ubuntu ou não.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline rmsilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 LTS nao reconhece cabo ethernet
« Resposta #16 Online: 16 de Setembro de 2014, 17:59 »
Estou com um problema parecido, mas no meu caso o sistema deixa de reconhecer a conexão qdo coloco a máquina em suspensão. Ao ligar novamente a conexão some e eu tenho de reiniciar. Não faço ideia do que fazer pra resolver.

Isso é ser parecido? Nossa, não quero ver o que é um problema diferente.

Pois não veja.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 LTS nao reconhece cabo ethernet
« Resposta #17 Online: 16 de Setembro de 2014, 18:57 »
Estou com um problema parecido, mas no meu caso o sistema deixa de reconhecer a conexão qdo coloco a máquina em suspensão. Ao ligar novamente a conexão some e eu tenho de reiniciar. Não faço ideia do que fazer pra resolver.

nem de longe seu problema é parecido.

pesquise na rede por ifconfig eth0 up

Offline Denis Ferraz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
  • DEUS EXISTE E É PARA TODOS!
    • Ver perfil
    • Evangelho Quotidiano
Re: Ubuntu 14.04 LTS nao reconhece cabo ethernet
« Resposta #18 Online: 16 de Setembro de 2014, 20:43 »
Boa Noite a Todos!

Caro rmsilva;

Estou com um problema parecido, mas no meu caso o sistema deixa de reconhecer a conexão qdo coloco a máquina em suspensão. Ao ligar novamente a conexão some e eu tenho de reiniciar. Não faço ideia do que fazer pra resolver.

Isso é ser parecido? Nossa, não quero ver o que é um problema diferente.

Pois não veja.

Eu tive problemas com a porta ethernet de um notebook, pois, o chip de controle era o famigerado sis 191...

Fique com Deus e obrigado!
São Mateus 6,31.33-34

Offline AC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 LTS nao reconhece cabo ethernet
« Resposta #19 Online: 09 de Outubro de 2014, 17:05 »
Olá !

Estou com problema semelhante ao que foi descrito pelo Zigooo quando criou este tópico.
Para começar meu relato, vou logo antecipando que não é o cabo, nem é a placa de rede.

Ambos funcionam tanto no Rwindows que está em dual boot neste PC, quanto no Live CD da versão 10.04 que ainda tenho aqui.
A instalação transcorreu sem que fosse possível configurar a internet e, da mesma forma que narrou o Zigooo, prossegui, acreditando que conseguiria configurar depois de concluída.

Já tentei inúmeras soluções que encontrei via Google mas nenhuma delas resolveu esse problema.
Uma das tentativas que fiz e que ainda estou com o link aberto em outra aba do navegador, encontra-se neste link:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=112966.0

Tenho um adaptador USB de WiFi da TP-Link, modelo TL-WN722 e com ele a rede conecta instantaneamente, se mantendo firme, tanto quando utilizo a instalação que fiz, quanto com boot pelos Live CDs das versões 12.04 e 14.04 que já testei.

Numa segunda máquina que tenho na mesma rede rodando Ubuntu 12.04, lembro-me que tive dificuldades para configurar a rede cabeada mas consegui resolver seguindo as dicas que encontrei na época. Com esta última versão, está bem complicado e estou apelando aqui para os experts deste forum.

Vamos aos fatos:

Tenho um roteador TP-Link TL-MR3220 na rede local, na qual, parte dos clientes adota conexão cabeada, e não utilizo servidor DHCP, portanto, todas as estaçoes (5 PCs, 3 smartphones e uma TV) possuem IP estático.

O PC em que instalei Ubuntu 14.04, já usava dual boot com Ubuntu 10.04 (Desktop 32bits) e Windows 7 (Ultimate 64 bits) e os dois sistemas funcionavam sem problemas de acesso a internet, passando a ter essa  dificuldade de acesso somente depois que instalei a versão 14.04 (Desktop 64 bits), a qual roda num disco físico dedicado para o Linux, onde fiz uma instalação limpa, ou seja, reparticionei a unidade para instalar a nova versão.

Antes que alguém solicite, aqui estão os resultados de dois comandos básicos para diagnósticos de casos assim:

lspci

02:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 03)

ifconfig

eth0   Link encap:Ethernet  HWaddr 90:e6:ba:3e:b5:c5 
          UP BROADCAST MULTICAST  MTU:1500  Metric:1
          RX packets:1333 errors:0 dropped:6 overruns:0 frame:0
          TX packets:0 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
          collisions:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:82513 (82.5 KB)  TX bytes:0 (0.0 B)

lo        Link encap:Local Loopback 
          inet addr:127.0.0.1  Mask:255.0.0.0
          inet6 addr: ::1/128 Scope:Host
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:65536  Metric:1
          RX packets:213 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
          TX packets:213 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
          collisions:0 txqueuelen:0
          RX bytes:15377 (15.3 KB)  TX bytes:15377 (15.3 KB)

wlan0  Link encap:Ethernet  HWaddr f4:ec:38:95:d0:9d 
          inet addr:192.168.1.201  Bcast:192.168.1.255  Mask:255.255.255.0
          inet6 addr: fe80::f6ec:38ff:fe95:d09d/64 Scope:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Metric:1
          RX packets:18134 errors:0 dropped:4 overruns:0 frame:0
          TX packets:14097 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
          collisions:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:8604856 (8.6 MB)  TX bytes:2400920 (2.4 MB)

Ao examinar a conexão WIRED com o Network, recebo a informação de Cable Unplugged juntamente com o endereço MAC da placa, mas sem tocar no cabo, o mesmo funciona perfeitamente no W7 e no Live CD 10.04.

Uma das diferenças que percebi quando rodo o Live CD 10.04 é que a placa de rede recebe a irq 35, enquanto que, nos outros três casos - Live CD 14.04, Live CD 12.04 e a versão 14.04 instalada no HD -  está sendo atribuida a irq 41 para a placa de rede.

Não sei se a irq 41 poderia ser a causa dessa dificuldade, e até pensei em testar a troca da irq 41 para a irq 35, mas não descobri uma forma de fazê-lo no Ubuntu 14.04.
Se alguém souber, me informe que farei o teste.

Caso seja necessário mais alguma informação sobre a configuração que tenho aqui para que alguém possa me ajudar, basta pedir que estarei atento ao tópico e responderei prontamente.

Desde já, agradeço qualquer ajuda!

PS: Não deixei claro, mas mesmo depois da instalacão do Ubuntu 14.04, assim como no boot pelo Live CD 10.04, o Win7 dessa máquina continua funcionando com a placa Realtek 8168 (on board) e mesmo cabo dito como unplugged.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2014, 17:14 por AC »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 14.04 LTS nao reconhece cabo ethernet
« Resposta #20 Online: 09 de Outubro de 2014, 17:14 »
AC, acesse o link http://packages.ubuntu.com/trusty/ethtool e baixe o pacote DEB para sua arquitetura.

Depois leve-o pra essa máquina e instale-o. Com ele instalado, execute os comandos abaixo e cole o resultado aqui.

sudo ethtool eth0
sudo ethtool -i eth0


Mas te adianto desde já: ter funcionado no Windows não é garantia de absolutamente nada. Nem de que o cabo está montado corretamente.
Diga-se de passagem, fica difícil ajudar quando você chega com tantas idéias pré-concebidas... a gente precisa fazer um troubleshoot completo, metódico, sempre, pra não deixar passar alguma coisa básica no problema.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline AC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 LTS nao reconhece cabo ethernet
« Resposta #21 Online: 09 de Outubro de 2014, 17:22 »
Caro zekkerj,

Estou seguindo para o link que me recomendou.
Voltarei assim que tiver concluido.

Quanto ao cabo, sou eu mesmo que monto os meus.
E pode ficar tranquilo que nesse ramo, sou experiente. rs
Valeu amigão!

Offline AC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 LTS nao reconhece cabo ethernet
« Resposta #22 Online: 09 de Outubro de 2014, 18:24 »
Caro zekkerj,

Eu já tinha o ethtool instalado e acho até que já havia usado os comandos que me indicou.
Pelo visto, o resultado não ajuda muito, veja só:

$ sudo ethtool eth0
Settings for eth0:
Cannot get device settings: No such device
Cannot get wake-on-lan settings: No such device
Cannot get message level: No such device
Cannot get link status: No such device
No data available


$ sudo ethtool -i eth0
Cannot get driver information: No such device

O que me recomenda agora?
Independentemente do que seja, agradeço desde já.

Edição às 20:06

Depois de postar o resultado acima, constatei que a eth0 não estava mais sendo detectada pelo ifconfig.
Encontrei no link abaixo uma possível solução:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2224262

e segui as recomendações postadas por raiden2332:

sudo apt-get install linux-headers-generic build-essential dkms
wget http://ftp.de.debian.org/debian/pool/main/r/r8168/r8168-dkms_8.038.00-1_all.deb      -  (*)
sudo dpkg -i r8168*.deb
echo "blacklist r8169" | sudo tee -a /etc/modprobe.d/blacklist-r8169.conf
sudo modprobe -rfv r8169
sudo modprobe -v r8168
sudo service network-manager restart

(*) Tive apenas de corrigir de ... "_8.038.00-1_all.deb"  papa ..."_8.039.00-1_all.deb" a fim de corresponder ao arquivo disponível no servidor ftp da debian.org

e depois segui a recomendação de 2010-s onde ele sugere:

Instead of:

echo "blacklist r8169" | sudo tee -a /etc/modprobe.d/blacklist-r8169.conf

You might want to:

echo "# map the specific PCI IDs instead of blacklisting the whole r8169 module" | sudo tee -a /etc/modprobe.d/r8168-dkms.conf
echo -e "alias\tpci:v00001186d00004300sv00001186sd00004B10bc*sc*i*\tr8168" | sudo tee -a /etc/modprobe.d/r8168-dkms.conf
echo -e "alias\tpci:v000010ECd00008168sv*sd*bc*sc*i*\t\t\tr8168" | sudo tee -a /etc/modprobe.d/r8168-dkms.conf

Com isso, a situação parece ter melhorado bastante, pois agora, consultando Network a conexão Wired já não está indicada como Cable Unplugged, mas como Unmanaged e no ifconfig já está bem diferente e animador, veja só:

ifconfig

eth0     Link encap:Ethernet  HWaddr 90:e6:ba:3e:b5:c5 
          inet addr:192.168.1.101  Bcast:192.168.1.255  Mask:255.255.255.0
          inet6 addr: fe80::92e6:baff:fe3e:b5c5/64 Scope:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Metric:1
          RX packets:102 errors:0 dropped:3 overruns:0 frame:0
          TX packets:26 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
          collisions:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:15913 (15.9 KB)  TX bytes:2685 (2.6 KB)
          Interrupt:44

lo        Link encap:Local Loopback 
          inet addr:127.0.0.1  Mask:255.0.0.0
          inet6 addr: ::1/128 Scope:Host
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:65536  Metric:1
          RX packets:968 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
          TX packets:968 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
          collisions:0 txqueuelen:0
          RX bytes:73608 (73.6 KB)  TX bytes:73608 (73.6 KB)

wlan0  Link encap:Ethernet  HWaddr f4:ec:38:95:d0:9d 
          inet addr:192.168.1.201  Bcast:192.168.1.255  Mask:255.255.255.0
          inet6 addr: fe80::f6ec:38ff:fe95:d09d/64 Scope:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Metric:1
          RX packets:18261 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
          TX packets:15238 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
          collisions:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:16170808 (16.1 MB)  TX bytes:1812633 (1.8 MB)

E também, os resuultados dos comandos sugeridos por você mudaram, passando a ser assim:

sudo ethtool eth0

Settings for eth0:
   Supported ports: [ TP ]
   Supported link modes:   10baseT/Half 10baseT/Full
                           100baseT/Half 100baseT/Full
                           1000baseT/Full
   Supported pause frame use: No
   Supports auto-negotiation: Yes
   Advertised link modes:  10baseT/Half 10baseT/Full
                           100baseT/Half 100baseT/Full
                           1000baseT/Full
   Advertised pause frame use: Symmetric Receive-only
   Advertised auto-negotiation: Yes
   Speed: 10Mb/s
   Duplex: Full
   Port: Twisted Pair
   PHYAD: 0
   Transceiver: internal
   Auto-negotiation: on
   MDI-X: Unknown
   Supports Wake-on: pumbg
   Wake-on: g
   Current message level: 0x00000033 (51)
                drv probe ifdown ifup
   Link detected: yes

sudo ethtool -i eth0
driver: r8168
version: 8.039.00-NAPI
firmware-version:
bus-info: 0000:02:00.0
supports-statistics: yes
supports-test: no
supports-eeprom-access: no
supports-register-dump: yes
supports-priv-flags: no

O que me diz agora?
Acredito que estejamos chegando quase lá!
« Última modificação: 09 de Outubro de 2014, 20:17 por AC »

Offline AC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 LTS nao reconhece cabo ethernet
« Resposta #23 Online: 09 de Outubro de 2014, 21:52 »
Caro zekkerj,

Como suspeitei, nós estávamos mesmo muito próximos da solução e finalmente o problema está resolvido.

Depois do que relatei ao editar o post anterior, constatei que mantendo habilitada apenas a alternativa Networking eu já tinha a opção Connection Information ativa.
Clicando nesta alternativa para obter informações sobre a conexão, recebia uma mensagem dizendo:

No valid active connections found.

Pesquisando essa mensagem no Google, cheguei ao link abaixo:

http://www.omgdba.com/fixed-no-valid-active-connections-found-on-ubuntu-14-04-lts/

Segui a sugestão para editar o arquivo etc/NetworkManager/NetworkManager.conf fazendo a seguinte alteração na seção [ifupdown]:

de:
[ifupdown]
managed=false

para:
[ifupdown]
managed=true

Feito isso, ao reiniciar a rede com sudo service network-manager restart a conexão ocorreu imediatamente.

Espero que os colegas que estejam enfrentando este problema com Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller, possam se beneficiar dessa solução.

Mais uma vez, agradeço por sua pronta ajuda.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2014, 00:54 por AC »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 14.04 LTS nao reconhece cabo ethernet
« Resposta #24 Online: 10 de Outubro de 2014, 14:47 »
Não me agrada nem um pouco solução que usa driver alternativo pra placa que funciona com o driver padrão. Eu acho que vale investigar um pouco mais pra ver se vc consegue voltar ao driver padrão e manter tudo funcionando.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline AC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 LTS nao reconhece cabo ethernet
« Resposta #25 Online: 10 de Outubro de 2014, 16:30 »
Não me agrada nem um pouco solução que usa driver alternativo pra placa que funciona com o driver padrão. Eu acho que vale investigar um pouco mais pra ver se vc consegue voltar ao driver padrão e manter tudo funcionando.


Eu achava que o drive padrão no Ubuntu 14.04.1 era o r8169, porém, posso estar enganado.
Sobre esse drive, encontrei o Bug 1275161 citando problemas e recomendando substituir pelo r8168, veja aqui:

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/linux-backports-modules-3.0.0/+bug/839393

Foi por esse motivo que usei o r8168 liberado e atualizado pela Realtek em 18/09/2014, veja:

http://www.realtek.com/downloads/downloadsView.aspx?Langid=1&PNid=5&PFid=5&Level=5&Conn=4&DownTypeID=3&GetDown=false#2

Pelo seu comentário, concluo que estou equivocado, e gostaria que me orientasse, se for possível, claro, como voltar ao drive padrão e qual seria esse drive.

Agradeço sua ajuda.


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 14.04 LTS nao reconhece cabo ethernet
« Resposta #26 Online: 10 de Outubro de 2014, 16:33 »
O principal problema com driver proprietário é que vc perde ele na atualização do kernel. Me parece que o driver que vc está usando é baseado no DKMS, que não tem esse problema, o que também aponta que não é o driver do fabricante, e sim algum driver já adaptado pela comunidade.

Veja se você está com a versão mais nova do kernel, de repente ela já corrige esse problema.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline AC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 LTS nao reconhece cabo ethernet
« Resposta #27 Online: 10 de Outubro de 2014, 16:56 »
O principal problema com driver proprietário é que vc perde ele na atualização do kernel. Me parece que o driver que vc está usando é baseado no DKMS, que não tem esse problema, o que também aponta que não é o driver do fabricante, e sim algum driver já adaptado pela comunidade.

Veja se você está com a versão mais nova do kernel, de repente ela já corrige esse problema.

O Software Updater informa que o sistema está atualizado e o Kernel que estou usando é:

uname -r
3.13.0-37-generic

O driver que tenho em uso, apesar de ter baixado do servidor ftp.debian.org, é o que está disponível no site do fabricante da minha placa de rede (on board).

Poderia me dizer se para confirmar qual o driver padrão usado nesta versão posso iniciar o computador pelo Live CD que baixei e verificar o drive com lsmod?

É que tenho a impressão de que o Kernel já foi atualizado depois que fiz a instalação, mas isso posso verificar com o boot pelo CD.

Obrigado por sua paciência e interesse em ajudar.

Edição para confirmar que:

Kernel do Live CD: 3.13.0-32
Driver da placa de rede do Live CD: r8169
« Última modificação: 10 de Outubro de 2014, 17:54 por AC »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 14.04 LTS nao reconhece cabo ethernet
« Resposta #28 Online: 11 de Outubro de 2014, 01:15 »
Então, o driver que vc está usando é baseado em DKMS. Esse modelo consegue passar de um kernel pro outro, pq o sistema o recompila (ou remonta, sei lá) sempre que o kernel é atualizado. Foi instalado a partir de um pacote deb, isso explica pq ele "sobrevive" à atualização do kernel. Isso tudo é característica dos drivers desenvolvidos pela comunidade.

Sendo um driver instalado por pacote deb, é muito provável que baste remover esse pacote pra voltar ao driver nativo.

O fato da versão desse driver ser a mesma que a do fabricante é uma boa indicação, mas não significa que seja o mesmo driver, pois a comunidade pode ter ajustado o código para a versão corrente do kernel. E sendo o driver um código complexo, que é parte de um outro código ainda mais complexo (o kernel), às vezes uma linha alterada faz toda a diferença.

Aliás, minha restrição contra os códigos de fabricante está justamente aí: dificilmente o fabricante faz um driver e mantém o seu código sincronizado com o kernel corrente. Cansei de ver gente que tentou trazer driver de fabricante, e na hora de compilar descobriu que o código era pro kernel 2.6, ou mais antigo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline AC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 LTS nao reconhece cabo ethernet
« Resposta #29 Online: 11 de Outubro de 2014, 07:41 »
Olá, zekkerj!

Valeu pelas importantes dicas!
Esse driver que estou usando, segundo consta no site da Realtek, é "for kernel 3.x and 2.6.x and 2.4.x".
E se as atualizações futuras do kernel irão mantê-lo, está ótimo!
Obrigado por seus esclarecimentos!
« Última modificação: 11 de Outubro de 2014, 11:08 por AC »