Autor Tópico: Instalar Ubuntu 14.04 num Positivo Union C1260 64 bits ...  (Lida 14846 vezes)

Offline arcanjoebc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Instalar Ubuntu 14.04 num Positivo Union C1260 64 bits ...
« Online: 08 de Julho de 2014, 02:58 »
Amigos do fórum, meu pc antigo, um dual core 32 bits, queimoum após um intenso pico de energia em minha residência e fui obrigado a comprar um pc novo. Ele é um Positivo Union PCTV C1260, que contém o Windows 8 pré-instalado nele, porém, eu tenho o Windows 7 Home Premium que adquiri a muito custo, bem parceladinho, no cartão e já o paguei, ou seja, não preciso do Windows 8, quero instalar o Windows 7 que tenho mais o Ubuntu 14.04, ambos 64 bits, nessa máquina nova que tenho agora. O problema é que o live-DVD do Ubuntu 14.04 não quer dar boot de modo algum ... eu já mexi nas configurações da BIOS, coloquei como Legacy, alterei tudo o que achava pertinente ao caso, mas não roda de modo algum, o que impossibilita o particionamento e a instalação de ambos os Sistemas Operacionais já citados. Como devo proceder? O que devo mudar na BIOS? Será que tenho que dar boot por um Pen Drive, sendo que o que tenho é um bem simples, de 4 GB? Agradeço toda ajuda que me for concedida, pois faz vários dias que procuro a resposta na Internet e o que encontro são mais dúvidas sobre esse tal de UEFI, do que resposta definitiva, ok! Desde já, tudo de bom!


Everaldo

Offline snell

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 231
  • Labor improbus omnia vincit
    • Ver perfil
    • Canal 8 - Uma homenagem à Chespirito!
Re: Instalar Ubuntu 14.04 num Positivo Union C1260 64 bits ...
« Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2014, 06:27 »
Bom dia amigo...

acredite se quiser, mas tenho o mesmo problema que você num notebook positivo! São 4 anos de lutas para resolvê-lo!

Não consigo executar nenhuma distribuição live-cd 64 bits. No caso do ubuntu, apenas a versão 10.04 64 bits (ou anterior), funciona.

Porém, as 32 bits funciona normal!

A única solução que encontrei foi esta: estou usando 32 bits com kernel-pae no meu note. Ubuntu 14.04.

Se encontrar uma solução definitiva para o nosso problema, não hesite em nos comunicar!
Notebook
Intel Core i7 2620, 4Gb RAM, 750 Gb HD
Ubuntu 14.04

Offline ClaudiaSilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu 14.04 num Positivo Union C1260 64 bits ...
« Resposta #2 Online: 08 de Julho de 2014, 08:07 »
porque que não usa o ubuntu no virtual box?

Offline jjockey

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu 14.04 num Positivo Union C1260 64 bits ...
« Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2014, 09:46 »
Acho q seu problema esta no Bloqueio por assim dizer denominado UEFI

veja para mais informações:
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Desabilitando-o-UEFI-e-o-Secure-Boot-na-BIOS

http://distrowatch.com/weekly.php?issue=20121126#qa

http://bhaismachine.wordpress.com/2012/06/01/how-to-disable-uefi-and-dual-boot-ubuntu-and-windows-on-an-uefi-enabled-laptop/

Segundo a experiencia contada por Jesse Smith no site distrowatch ele deu boot pressionando a tecla F10, e depois vc deve encontrar a a opçao secure Boot e desabilitar ignorando os avisos, ativar a inicialização por Legacy, escolher os dispositivos q deseja inicialização, salvar e reiniciar pressionando F9. (esquisito mas ele descobriu q F9 nesse caso é q dava o Boot!)

Eu achei um video tutorial ensinando como instalar q tem a ver com o seu caso. acho q vc tem q configurar corretamente O UEFI, Legacy e o Secure Boot. Vai testando e analisando pois eu acho q pode variar de BIOS/UEFI. da uma olhada no video. espero q ajude
https://www.youtube.com/watch?v=18F3CZveMwg
« Última modificação: 08 de Julho de 2014, 10:29 por jjockey »

Offline arcanjoebc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu 14.04 num Positivo Union C1260 64 bits ...
« Resposta #4 Online: 08 de Julho de 2014, 12:15 »
Acho q seu problema esta no Bloqueio por assim dizer denominado UEFI

veja para mais informações:
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Desabilitando-o-UEFI-e-o-Secure-Boot-na-BIOS

http://distrowatch.com/weekly.php?issue=20121126#qa

http://bhaismachine.wordpress.com/2012/06/01/how-to-disable-uefi-and-dual-boot-ubuntu-and-windows-on-an-uefi-enabled-laptop/

Segundo a experiencia contada por Jesse Smith no site distrowatch ele deu boot pressionando a tecla F10, e depois vc deve encontrar a a opçao secure Boot e desabilitar ignorando os avisos, ativar a inicialização por Legacy, escolher os dispositivos q deseja inicialização, salvar e reiniciar pressionando F9. (esquisito mas ele descobriu q F9 nesse caso é q dava o Boot!)

Eu achei um video tutorial ensinando como instalar q tem a ver com o seu caso. acho q vc tem q configurar corretamente O UEFI, Legacy e o Secure Boot. Vai testando e analisando pois eu acho q pode variar de BIOS/UEFI. da uma olhada no video. espero q ajude
https://www.youtube.com/watch?v=18F3CZveMwg

Caro amigo, eu consegui criar uma partição ext4 e a swap, com uma dica de um outro amigo, através do aplicativo MiniTool Partition Wizard Home Edition 8.1.1, o problema é dar o boot pelo DVD ou pendrive, independente de plataforma ou versão. Eu modifico a BIOS adequadamente e coloco o dvd-live do Ubuntu 14.04 64 bits no drive. O computador o lê e reseta a máquina, novamente lê e reseta ... e fica em looping infinito, não consigo executar o dvd-live, então, como poderei instalar o Sistema Operacional? Vi muitos artigos na Internet, mas nenhuma solução definitiva ... no meu caso, pressionar F9 ao iniciar ou F10 ele não reconhece, só quando eu pressiono o velho DEL do teclado numérico ao inicializar, entra na BIOS então, eu a modifico adequadamente e salvo as configurações, mesmo assim, acontece o que já mencionara anteriormente, ok! Mesmo assim, obrigado por tentarem ajudar-me com esse problema, tudo de bom!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu 14.04 num Positivo Union C1260 64 bits ...
« Resposta #5 Online: 08 de Julho de 2014, 12:21 »
Citar
Eu modifico a BIOS adequadamente e coloco o dvd-live do Ubuntu 14.04 64 bits no drive. O computador o lê e reseta a máquina, novamente lê e reseta ... e fica em looping infinito

Explique detalhadamente como foi que gravou este dvd.

Testou ele em outra maquina?

Offline arcanjoebc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu 14.04 num Positivo Union C1260 64 bits ...
« Resposta #6 Online: 08 de Julho de 2014, 13:14 »
Citar
Eu modifico a BIOS adequadamente e coloco o dvd-live do Ubuntu 14.04 64 bits no drive. O computador o lê e reseta a máquina, novamente lê e reseta ... e fica em looping infinito

Explique detalhadamente como foi que gravou este dvd.

Testou ele em outra maquina?

Eu sempre usei o aplicativo Red-Hot CDDVD Burner no computador que eu tinha, um Intel Dual Core 2.70, 32 bits, para gravar imagens ISOs em DVDs. Agora, instalei este aplicativo no Windows 8 e gravei a ISO que baixei, verificando o md5sum antes, num DVD-R virgem novinho em folha. No computador anterior, que infelizmente queimou, eu sempre fiz isso para poder gravar ISOs nos DVDs e sempre funcionou, ok!

« Última modificação: 08 de Julho de 2014, 13:22 por arcanjoebc »

Offline jjockey

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu 14.04 num Positivo Union C1260 64 bits ...
« Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2014, 13:52 »
Engraçado q esses pepinos cabeludos vem sempre com PCs da Positivo, queria entender pq tanto complicam nossas vidas, mas em fim... tenta instalar pelo Pendrive, pode ser q isso funcione.
Já q vc falou q esta dando looping direto pode mesmo ser o DVD. Só gostaria de saber até onde ele lê? chega aparecer alguma tela de carregamento?

Offline arcanjoebc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu 14.04 num Positivo Union C1260 64 bits ...
« Resposta #8 Online: 08 de Julho de 2014, 14:05 »
Engraçado q esses pepinos cabeludos vem sempre com PCs da Positivo, queria entender pq tanto complicam nossas vidas, mas em fim... tenta instalar pelo Pendrive, pode ser q isso funcione.
Já q vc falou q esta dando looping direto pode mesmo ser o DVD. Só gostaria de saber até onde ele lê? chega aparecer alguma tela de carregamento?

Não aparece nada na tela, só o logotipo da Positivo, ouço o barulho de leitura do DVD e ... reseta, lê novamente e ... reseta ... já tentei com pendrive e não tem jeito, aparece nesse caso, o logotipo da Positivo e ... congela ... não sei mais o que fazer, sendo que procurei a resposta por todo lado na Internet e nada!!! Uso o Ubuntu para acessar sites de bancos, pois com o Windows torna a segurança precária e, com o Linux, nunca tive problemas ... não sei o que fazer e os computadores novos estão vindo todos com esse tipo de BIOS ... será que a micro$oft quer implantar uma "ditadura digital"?

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu 14.04 num Positivo Union C1260 64 bits ...
« Resposta #9 Online: 08 de Julho de 2014, 16:01 »
Apenas a titulo de registro, eu também tive problemas com boot pelo cd num notebook positivo, nem mesmo windowns instalava. Mas eu consegui instalar o ubuntu novamente com um pendrive que eu criei usando a ferramenta do próprio ubuntu 'criador de discos de inicialização'. Atualmente estou usando um notebook de outra marca e não tive problemas, o positivo eu doei... para minha mãe rs.
« Última modificação: 08 de Julho de 2014, 16:04 por Cleiton Nunes »
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline arcanjoebc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu 14.04 num Positivo Union C1260 64 bits ...
« Resposta #10 Online: 08 de Julho de 2014, 19:09 »
Apenas a titulo de registro, eu também tive problemas com boot pelo cd num notebook positivo, nem mesmo windowns instalava. Mas eu consegui instalar o ubuntu novamente com um pendrive que eu criei usando a ferramenta do próprio ubuntu 'criador de discos de inicialização'. Atualmente estou usando um notebook de outra marca e não tive problemas, o positivo eu doei... para minha mãe rs.

É ... essa é a primeira vez que adquiro um computador que não aceita Linux, incrível ... estou sem saber o que fazer!

Offline jjockey

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Instalar Ubuntu 14.04 num Positivo Union C1260 64 bits ...
« Resposta #11 Online: 10 de Julho de 2014, 10:15 »
Essa nao é aprimeira vez q vejo isso em PCs da Positivo. Nao consigo entender pq nao Boota a maquina se vc configurou corretamente a BIOS/UEFI. e esse negocio de resetar rapido sem ao menor ler  ??? ??? ???
Sera q é algum bloqueio na MBR? Sugiro q vc tente testar em outro HD, retire esse HD q veio e coloque outro e tente fazer os procedimentos, acredito q possa funcionar.

Se conseguir nao esqueça de nos compartilhar tal experiencia conosco

Boa Sorte  ;D

Offline snell

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 231
  • Labor improbus omnia vincit
    • Ver perfil
    • Canal 8 - Uma homenagem à Chespirito!
Re: Instalar Ubuntu 14.04 num Positivo Union C1260 64 bits ...
« Resposta #12 Online: 10 de Julho de 2014, 10:51 »
Amigo,

Teste o ubuntu 32 bits como mencionei acima.

Veja se o seu problema é equivalente ao meu.

[]'s
Notebook
Intel Core i7 2620, 4Gb RAM, 750 Gb HD
Ubuntu 14.04