Autor Tópico: Há possibilidade de algum dia o Ubuntu ser vendido?  (Lida 9707 vezes)

Offline gilbertosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 159
  • "Linux, um novo conceito em Sistema Operacional".
    • Ver perfil
Há possibilidade de algum dia o Ubuntu ser vendido?
« Online: 04 de Outubro de 2006, 15:51 »
Olá, alguns dias atrás li na infoexame que a ultima versão do suse começará a ser venvida por 2240 reais por ano (a licença), dai lembrei do redhat que também é comercializado, então pensei, será que um dia depois que todos os bugs do ubuntu forem corrigidos e a grande massa da população (incluindo principalmente leigos) usarem somente o ubuntu, será que não há possibilidade de um dia ele ser vendido? pois pelo que sei o redhat começou assim, era de graça, todo mundo usava e abusava, agora o troço já ta sendo vendido. O que vocês acham?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Há possibilidade de algum dia o Ubuntu ser vendido?
« Resposta #1 Online: 04 de Outubro de 2006, 15:56 »
O SUSE continua tendo uma versão gratuita...
O Red Hat tem o Fedora gratuito...

O Ubuntu se lançar um Ubuntu-Super-Ultra-Version pago continuará com uma versão gratuita.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline GDA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Re: Há possibilidade de algum dia o Ubuntu ser vendido?
« Resposta #2 Online: 04 de Outubro de 2006, 16:06 »
Isso está no compromisso do Ubuntu:

http://wiki.ubuntubrasil.org/SobreUbuntu

Mas, como o 100gelo disse, nada os impede de criar algo comercial, até mesmo como uma forma de cumprir com o seu compromisso.

O seu tópico, porém, me trouxe uma questão: será que é lícito algupem vender CD's do Ubuntu? Eu sei que o Software Livre prevê essa possibilidade e a autoriza sob algumas condições (como, por exemplo, explicar que o software pode ser adquirido gratuitamente, etc...)

Só que as diretrizes filosóficas do Ubuntu falam em "livre e gratuito"... Será que isso não gera um tipo de "restrição moral" à venda?


[ ]'s

P.S.: Eu "comprei" os meus CDs do 6.06 LTS de uma revista, já que andei sem internet por 4 meses. Mais tarde eu solicitei e recebi outros CDs pelo shipit, os quais já foram devidamente distribuídos aos meus alunos.
jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

Offline #415644

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Há possibilidade de algum dia o Ubuntu ser vendido?
« Resposta #3 Online: 04 de Outubro de 2006, 16:46 »
Com certeza o Ubuntu vai ser vendido no futuro, o mark shuttleworth é um milionário capitalista e não um maluco de investir parte de sua fortuna em algo que não venha dar retorno a ele no futuro. Esse papo de ubuntu ser livre e de todos é pura balela.

Não diria que ele será vendido no futuro próximo, mas com certeza ele não vai ser livre e gratuito a vida toda. Porém isso não quer dizer que será um produto com preços exorbitantes.

Todos nós somos o certificado de qualidade que ele precisa pra no futuro ganhar muita grana  ;D
Ubuntu Linux

Offline GDA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Re: Há possibilidade de algum dia o Ubuntu ser vendido?
« Resposta #4 Online: 04 de Outubro de 2006, 16:49 »
Com certeza o Ubuntu vai ser vendido no futuro, o mark shuttleworth é um milionário capitalista e não um maluco de investir parte de sua fortuna em algo que não venha dar retorno a ele no futuro. Esse papo de ubuntu ser livre e de todos é pura balela.

Não diria que ele será vendido no futuro próximo, mas com certeza ele não vai ser livre e gratuito a vida toda. Porém isso não quer dizer que será um produto com preços exorbitantes.

Todos nós somos o certificado de qualidade que ele precisa pra no futuro ganhar muita grana  ;D

hahaha! Será que o (M)ark (S)huttleworth será a M$ do futuro!? :D

jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

Offline #415644

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Há possibilidade de algum dia o Ubuntu ser vendido?
« Resposta #5 Online: 04 de Outubro de 2006, 17:00 »
hehehhee Mark $huttleworth  :o

Pior que o windows além de ser muito caro, a partir do Vista vai exigir hardware atualizado, o cabra além de gastar grana com o SO vai ter q trocar de máquina (nisso uma distro paga leva vantagem  ::))
Ubuntu Linux

Offline gaijin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 182
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Re: Há possibilidade de algum dia o Ubuntu ser vendido?
« Resposta #6 Online: 04 de Outubro de 2006, 17:40 »
Essa discussão, outrora, já existiu aqui no fórum. Eu acho que até seja possível a Canonical lançar uma versão Super-Ultra-Mega-Enterprise Ubuntu que poderá ser paga, mas acho que o Ubuntu vai continuar sempre sendo de graça.

Com certeza o Ubuntu vai ser vendido no futuro, o mark shuttleworth é um milionário capitalista e não um maluco de investir parte de sua fortuna em algo que não venha dar retorno a ele no futuro. Esse papo de ubuntu ser livre e de todos é pura balela.

Não diria que ele será vendido no futuro próximo, mas com certeza ele não vai ser livre e gratuito a vida toda. Porém isso não quer dizer que será um produto com preços exorbitantes.

Todos nós somos o certificado de qualidade que ele precisa pra no futuro ganhar muita grana  ;D

Olha, pelo que eu saiba isso não é verdade. A Canonical ganha dinheiro! A maior parte de sua renda é fonte de suporte para empresas.
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

Offline #415644

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Há possibilidade de algum dia o Ubuntu ser vendido?
« Resposta #7 Online: 04 de Outubro de 2006, 18:39 »
Sim gaijin vc está certo a Canonical ganha dinheiro, mas isso não quer dizer que ela não queira ganhar muito mais  :P
Ubuntu Linux

Offline _Luks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
Re: Há possibilidade de algum dia o Ubuntu ser vendido?
« Resposta #8 Online: 04 de Outubro de 2006, 19:28 »
Sim gaijin vc está certo a Canonical ganha dinheiro, mas isso não quer dizer que ela não queira ganhar muito mais  :P
a Microsoft é desse jeito, sempre quer lucrar mais

Offline GDA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Re: Há possibilidade de algum dia o Ubuntu ser vendido?
« Resposta #9 Online: 04 de Outubro de 2006, 19:31 »
Citar
a Microsoft é desse jeito, sempre quer lucrar mais

*Eu* sou desse jeito, sempre quero lucrar mais!  ;D
jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Há possibilidade de algum dia o Ubuntu ser vendido?
« Resposta #10 Online: 04 de Outubro de 2006, 19:36 »
sei la... eles venderem apenas por vender nao vai acontecer...

o que pode acontecer é deles venderem pra empresas uma versão um pouco mais fodalha, e com o suporte, assim como faz o SuSE... a Novell, por exemplo, está vendendo o SuSE Enterprise Edition por 50 dólares por ano de licença, mas existe o OpenSuSE, que é gratuito, mais usado por pessoas que usam em casa, e é base de testes para as versoes enterprise. Se o M$ (Mark $huttlework) resolver ganhar mais dinheiro vai ser desse jeito. O que torna o Linux bom é o desenvolvimento comunitario, se ele se tornar totalmente pago (a exemplo do Linspire e do Linux XP), vai virar apenas um SO comercial como qualquer outro, e vai decretar sua falencia.

Todas versões pagas possuem uma contraparte gratuita, como base de testes e desenvolvimento, até o Linspire teve que se coçar e criar a Freespire, entao nao vai ser diferente com o Ubuntu.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: Há possibilidade de algum dia o Ubuntu ser vendido?
« Resposta #11 Online: 04 de Outubro de 2006, 22:44 »
Não achei denovo mas já li várias vezes e em vários lugares no ubuntu.com o compromisso de não criarem uma edição paga, nada 'Enterprise' como a Red Hat e SUSE fazem.

Offline Gnuoy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
  • To the eternity, and beyond!
    • Ver perfil
Re: Há possibilidade de algum dia o Ubuntu ser vendido?
« Resposta #12 Online: 05 de Outubro de 2006, 02:28 »
Pessoalmente eu acho difícil que seja lançada uma versão do ubuntu paga; justamente porque se você pode baixar uma das 93248724 distros que tem por aí grátis, porque diabos iria pagar por uma? Além de ser dito expressamente no site do ubuntu...

E quanto a uma versão enterprise, por mais que seja possível, eu acho meio difícil os caras lançarem algo assim; o Ubuntu foi feito exatamente como "linux for human beings" (como diz o adesivo no meu pc XD), ou seja, mais voltado a um usuário desktop. Leia-se Edubuntu.
Em uma jornada em prol do conhecimento.

Offline corvolinoWinS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Há possibilidade de algum dia o Ubuntu ser vendido?
« Resposta #13 Online: 05 de Outubro de 2006, 03:57 »
eu realmente não ia gostar de saber de tal notícia. ;)


Abraços.

;*
corvolinopunk-

Offline gilbertosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 159
  • "Linux, um novo conceito em Sistema Operacional".
    • Ver perfil
Re: Há possibilidade de algum dia o Ubuntu ser vendido?
« Resposta #14 Online: 05 de Outubro de 2006, 08:04 »
Depois de ver o comentário de todos, em relação a distribuição free e distribuição paga, dá a impressão de que eles lançam uma versão free para que a comunidade trabalhe de graça para eles fazendo testes e enviando os bugs, para que após corrigido os erros criem uma versão paga. Será isso mesmo ou estou enganado? ???