Autor Tópico: Vírus no linux  (Lida 6029 vezes)

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Vírus no linux
« Resposta #15 Online: 10 de Junho de 2014, 10:03 »

Mas não precisa necessariamente ser o usuário que não tem tempo ou disposição. A comunidade é grande, alguém sempre vai descobrir se tiver algo errado em algum PPA.

Sim, mas aí o seu sistema já pode ter sofrido sérios danos, talvez até de forma irreversível, resultando na perda de todos os dados gravados e na necessidade de posterior formatação do HD e reinstalação do Ubuntu por inteiro.

Não estou dizendo com isso que não se deva utilizar PPAs (eu, inclusive utilizo duas delas por aqui), mas os riscos de sua utilização têm que sempre estar em mente.

Abraço.


« Última modificação: 10 de Junho de 2014, 10:05 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Creto

  • Visitante
Re: Vírus no linux
« Resposta #16 Online: 11 de Junho de 2014, 09:55 »

Não estou dizendo com isso que não se deva utilizar PPAs

Hehehe eu digo então hugoleal85:

Jamais use PPAs, aprenda a conviver com tudo o que é de mais estavel e agradável do GNU/Linux!!!!

T+

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Vírus no linux
« Resposta #17 Online: 11 de Junho de 2014, 16:02 »

Não estou dizendo com isso que não se deva utilizar PPAs

Hehehe eu digo então hugoleal85:

Jamais use PPAs, aprenda a conviver com tudo o que é de mais estavel e agradável do GNU/Linux!!!!

T+

Tá, entao so porque está em um ppa quer dizer que é instável? Nada a ver isso ai.

Muitas vezes um programa vai pro repo do debian, nao tem ninguem para testar e fica anos lá bugado, e sem atualizar para a ultima versao do upstream. O mesmo pro repo universe do ubuntu. Isso ai eh muito relativo.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Vírus no linux
« Resposta #18 Online: 11 de Junho de 2014, 16:29 »
Hehehe eu digo então hugoleal85:

Jamais use PPAs, aprenda a conviver com tudo o que é de mais estavel e agradável do GNU/Linux!!!!

T+

Só reforçando a recomendação do colega Creto.  ;)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Vírus no linux
« Resposta #19 Online: 11 de Junho de 2014, 16:41 »
Concordo com o comentário de Creto. Deve-se procurar sempre utilizar os pacotes disponibilizados nos repositórios oficiais do Ubuntu.

O maior problema é que a os blogs, ditos especializados no Ubuntu e derivados, quando tem uma recomendação de um programa .deb, pode ter certeza: terá a instalação de um bendito PPA.

Enquanto este tiver suporte pelo desenvolvedor, tudo bem. A grande questão quando acaba este suporte, ou então o aplicativo não recebe atualização para a nova versão do Ubuntu, o usuário atualiza seu sistema operacional e aparece a bendida mensagem 404...
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Creto

  • Visitante
Re: Vírus no linux
« Resposta #20 Online: 12 de Junho de 2014, 08:15 »
(...)
Muitas vezes um programa vai pro repo do debian, nao tem ninguem para testar e fica anos lá bugado, e sem atualizar para a ultima versao do upstream. O mesmo pro repo universe do ubuntu. Isso ai eh muito relativo.
Amigo sem querer de forma alguma te contra dizer, mas em qualquer ramo que um software esteja nos repos Debian (stable, testing ou sid) serão por vezes mais estáveis de que qualquer PPA.

T+

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Vírus no linux
« Resposta #21 Online: 12 de Junho de 2014, 15:07 »
(...)
Muitas vezes um programa vai pro repo do debian, nao tem ninguem para testar e fica anos lá bugado, e sem atualizar para a ultima versao do upstream. O mesmo pro repo universe do ubuntu. Isso ai eh muito relativo.
Amigo sem querer de forma alguma te contra dizer, mas em qualquer ramo que um software esteja nos repos Debian (stable, testing ou sid) serão por vezes mais estáveis de que qualquer PPA.

T+

O ffmpeg não está nos repos do debian, mas tem ppa pra ele. Você acha que é por questão de estabilidade?

Existem vários motivos além do fator estabilidade. No exemplo acima é por motivos políticos.

Quer outro exemplo? Geogebra. Está numa versão super ultrapassada no repo universe. O motivo? Os desenvolvedores trocaram a licença dele, ele não é mais software livre, embora seja ainda open source.

Se você pega um software com poucos ou nenhum patch feito pelo pessoal do debian, não faz sentido falar que a versão 1.0.0 seja mais estável do que a versão 1.0.4, só porque esse ultimo está em um ppa, ainda mais porque esse tipo de atualização é de correção de bugs. As vezes nao atualizou por falta de mão de obra mesmo.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !