Conflito de ip com modem no Ubuntu

Iniciado por andre_ms, 09 de Maio de 2014, 11:40

tópico anterior - próximo tópico

andre_ms

Olá galera,

Estou usando ubuntu para configurar um servidor Cloud próprio.

[Link do tutorial]
http://sejalivre.org/criando-sua-propria-nuvem-com-owncloud-no-ubuntu-ou-debian/

Quando terminei de configurar, aparentemente funcionou.. e comecei a testar e talz, até que chegou um momento em que a internet caiu.

Fiz alguns testes e vi que ela estava conflitando com o modem (GVT).. inclusive pingava 192.168.1.1 (ip do modem) com cabo de rede desconectado.

enfim, eu configurei manualmente como ip estático.

# sudo nano /etc/network/interfaces

auto lo
iface lo inet loopback
address 127.0.0.1
netmask 255.0.0.0

iface eth0 inet static
address 192.168.1.60
netmask 255.255.255.0
net 192.168.1.0
gateway 192.168.1.1

Também tentei atribuir um ip a interface usando "ifconfig".

# sudo ifconfig eth0 192.168.1.60 netmask 255.255.255.0

Só tenho uma interface de rede (eth0). (Cabeada)
Nâo tenho Wifi

já tentei derrubar e levantar as interfaces,

# sudo ifdown -a
# sudo ifup -a

mesmo assim quando conecto o cabo a internet não funciona porque conflita com o modem.

alguém tem alguma ideia do que possa ser?
abç

zekkerj

Coloca o ip como dinâmico, depois tenta conectar de novo.

No arquivo /etc/network/interfaces vai ficar tipo assim:

auto eth0
iface eth0 inet dhcp

Depois reinicie o serviço network ("service network restart") ou reinicie o roteador pra dar chance ao sistema de iniciar o cliente dhcp.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

andre_ms

Citação de: zekkerj online 09 de Maio de 2014, 23:22
Coloca o ip como dinâmico, depois tenta conectar de novo.

No arquivo /etc/network/interfaces vai ficar tipo assim:

auto eth0
iface eth0 inet dhcp

Depois reinicie o serviço network ("service network restart") ou reinicie o roteador pra dar chance ao sistema de iniciar o cliente dhcp.

Oi zekkerj, vou tentar fazer isso, e segunda feira eu posto se deu certo ou não.
abç

andre_ms

vlw pela resposta mas nâo resolveu..
Varri a Internet e fóruns a procura de alguma solução mas não achei.. =/

como não posso perder muito tempo, eu tive que reinstalar o S.O. mesmo.

abç

zekkerj

Qual IP sua máquina pegou ao conectar com IP dinâmico?
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

andre_ms

Citação de: zekkerj online 12 de Maio de 2014, 17:49
Qual IP sua máquina pegou ao conectar com IP dinâmico?

Ela pegou IP 192.168.1.155 e em seguida a internet caia pq conflitava com o modem!
com o cabo desconectado ela pingava o com IP do modem (192.168.1.1) =/

* no ubuntu estava instalado apache2, php5, mysql e o no-ip.

abç

zekkerj

Não, não pode ser conflito. O IP é diferente.
Será que vc não está com um segundo IP configurado em sua máquina, por algum motivo? Talvez uma interface virtual?

Executa os comandos abaixo e cola o resultado aqui.

sudo apt-get install iproute

ip addr

Tota

Citação de: zekkerj online 13 de Maio de 2014, 10:47
Será que vc não está com um segundo IP configurado em sua máquina, por algum motivo? Talvez uma interface virtual?

Com certeza. Ele pinga o 192.168.1.1 com cabo desconectado, logo o ping vem de um roteamento interno.

andre_ms

Citação de: zekkerj online 13 de Maio de 2014, 10:47

Executa os comandos abaixo e cola o resultado aqui.

sudo apt-get install iproute

ip addr

Então brother, como eu disse acima, eu formatei e reinstalei o Ubuntu já.. =/
até porque eu não tinha muito tempo..

de qualquer forma eu também já tinha conferido se tinha outra interface, mas não tinha nenhuma outra além do "eth0" e "lo".

abç

zekkerj

mas que informações vc está usando pra chegar à conclusão de que está conflitando com o ip do modem?

andre_ms

Citação de: zekkerj online 13 de Maio de 2014, 14:17
mas que informações vc está usando pra chegar à conclusão de que está conflitando com o ip do modem?

quando eu conecto o cabo de rede nele, a Internet cai..
e quando conectado, não dá nem pra acessar o modem pela web.. no caso aqui, em vez disso, aparecia a mensagem do Servidor Web (Apache):  "digitando o IP do modem" rs

" It works!

This is the default web page for this server.

The web server software is running but no content has been added, yet. "

ou seja, esta mensagem só deve aparecer quando digita "localhost" ou o "IP_Local". (e não o IP do modem)

zekkerj

Então sua máquina tem uma segunda placa de rede com o mesmo IP do modem. Tem que ser...

E a gente só vai descobrir qual é, com o resultado dos comandos que eu te passei.

andre_ms

Citação de: zekkerj online 14 de Maio de 2014, 13:26
Então sua máquina tem uma segunda placa de rede com o mesmo IP do modem. Tem que ser...

E a gente só vai descobrir qual é, com o resultado dos comandos que eu te passei.

kkkk.. mano, eu trabalho 9 anos com T.I. e eu sei quantas placas de rede o meu pc aqui tem.. pode ter certeza :)
todos os comandos que vocẽ instruiu eu já tinha feito.

as únicas intefaces que apareciam na tela eram a ''Eth0" e a "Lo"

muito estranho esse problema.. estava quase surtando aqui pois de fato não faz sentido algum.. isso foi espiritual.. kkk

de qualquer forma, muito obrigado pela ajuda. vlw mesmo!  O/
abç

zekkerj

OK, mas cadê os resultados? Se vc não consegue resolver sozinho, tem que apresentar dados pra gente poder te ajudar. Não dá pra gente adivinhar...

andre_ms

Citação de: zekkerj online 14 de Maio de 2014, 22:07
OK, mas cadê os resultados? Se vc não consegue resolver sozinho, tem que apresentar dados pra gente poder te ajudar. Não dá pra gente adivinhar...

mano, pela terceira vez eu vou ter que dizer que eu Formatei o computador.. como que eu vou apresentar os dados? voltar no passado com uma máquina no tempo?

qual o seu problema cara?