Autor Tópico: Governo britânico considera Ubuntu o sistema operacional mais seguro  (Lida 13773 vezes)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Notícia um tanto antiga (janeiro de 2014), mas interessante. E altamente recomendável para massagear nosso ego de Ubuntistas... :D :D

Citar
O CESG, a autoridade técnica de tecnologia da informação do Reino Unido, considerou o Ubuntu como o sistema operacional mais seguro da atualidade. A distribuição Linux foi comparada a outros lançamentos, como Windows e Mac OS, em 11 categorias e acabou sendo aprovada em nove delas.

Além daqueles disponíveis para computadores, o sistema operacional também concorreu com opções para smartphones e tablets, como Android, Windows Phone e iOS. As peculiaridades dos ambientes diferentes, claro, foram levadas em conta, mas eles também foram avaliados pelos mesmos critérios que as outras versões.

As seguintes categorias foram consideradas para a avaliação:

    VPN
    Autenticação
    Boot seguro
    Encriptação de disco
    Integridade da plataforma e sandboxing aplicacional
    Políticas de segurança
    Sistemas de detecção e prevenção de códigos maliciosos
    Interfaces de proteção
    Sistemas de atualização
    Registro de eventos para relatórios empresariais
    Resposta a incidentes

A cada um dos quesitos foi atribuído uma nota, representada por cores que indicavam o nível de aprovação. O vermelho significa alto risco, o laranja, risco moderado, e o verde, aprovação no critério. O Ubuntu obteve nota verde em nove quesitos e recebeu graduação laranja em três (VPN, encriptação e boot seguro), sendo o melhor colocado entre todos.



O segundo lugar é um empate entre o Android 4.2, em sua versão modificada pela Samsung, e o BlackBerry 10.1 EMM Regulated, ambos com nove verdes, dois laranjas e um vermelho. Em ambos os casos, o principal problema encontrado está no registro de ocorrências para relatórios empresarias, uma falha que chama a atenção principalmente no segundo caso, já que se trata de um sistema voltado justamente para o uso corporativo.

O pior colocado foi o Windows Phone 8, o único a apresentar duas categorias com graduação vermelha (VPN e encriptação em disco), representando alto risco. Logo na sequência, estão o Android 4.2 puro e o BlackBerry 10.1 EMM Corporate, cada um com apenas cinco graduações verdes, seis laranjas e uma vermelha.

FONTE: Canal Tech
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Governo britânico considera Ubuntu o sistema operacional mais seguro
« Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2014, 12:08 »
Como eu disse no outro tópico.  :D

Com o ubuntu a gente tá tranquilaço. Nada de vírus, nada de malware...
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Governo britânico considera Ubuntu o sistema operacional mais seguro
« Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2014, 13:36 »
Sim, é antiga. No momento do lançamento desta notícia teve uma coisa que discordei de cara: o uso do secure boot como parâmetro de avaliação.

De qualquer jeito o saldo é positivo.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Governo britânico considera Ubuntu o sistema operacional mais seguro
« Resposta #3 Online: 31 de Maio de 2014, 21:36 »
Parece que voltaram atrás...
Agora eu quero saber qual dos links está mentindo. Eu peguei o link de outro fórum mas eu vou pegar um link melhor, o da busca do Google:
https://encrypted.google.com/search?q=UK+government+chooses+Microsoft+over+open+source+due+to+cost+savings&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t
« Última modificação: 31 de Maio de 2014, 21:54 por Turritopsis nutricula »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Governo britânico considera Ubuntu o sistema operacional mais seguro
« Resposta #4 Online: 31 de Maio de 2014, 21:47 »
Hum, li a notícia nesse link: http://www.wpcentral.com/uk-government-chooses-microsoft-over-open-source-cost-savings

Mas uma coisa é considerar seguro, outra a viabilidade e custos. O que você postou tem relação com os custos. Mas eu acho que a avaliação desse cara aí (Jos Creese) está meio furada... no longo prazo o open source é mais barato.

Outra coisa, essa pesquisa aí do sistema mais seguro achei meio furada, eles não consideram outras distros além do ubuntu...
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !