Autor Tópico: problema com wine  (Lida 2406 vezes)

Offline seven o cop

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
problema com wine
« Online: 03 de Outubro de 2006, 20:59 »
oi!...eu estava instalando o wine quando dei o comando ./wineinstall,pois deu esse erro:

configure: WARNING: X development files not found. Wine will be built without
configure: WARNING: X support, which currently does not work, and probably
configure: WARNING: isn't what you want anyway. You will need to install devel
configure: WARNING:  packages of Xlib/Xfree86 at the very least.

configure: WARNING: Wine will be build without OpenGL or Direct3D support
configure: WARNING: because something is wrong with the OpenGL setup:

configure: WARNING: Your system appears to have the FreeType 2 runtime libraries
configure: WARNING: installed, but 'freetype-config' is not in your PATH. Install
configure: WARNING: the freetype-devel package (or its equivalent on your distribution)
configure: WARNING: to enable Wine to use TrueType fonts.

configure: WARNING: FontForge is missing.
configure: WARNING: Fonts will not be built. Dialog text may be invisible or unaligned.

Configure finished.  Do 'make depend && make' to compile Wine.

Install the X development headers and try again.


o que seria isso? o que faço para instala-lo sem ter erros? obrigado!!
« Última modificação: 03 de Outubro de 2006, 23:01 por Perícope »
não viva nesse mundo de loucos,viva loucamente neste mundo xD


MeTaSyS=UbUnTu=KuRuMiN (parecidos)

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Alguem por favor pode me ajudar?
« Resposta #1 Online: 03 de Outubro de 2006, 21:50 »
Vou comemorar meu retorno ao fórum resolvendo sua dúvida, afinal de contas, meu tempo fora me animou a querer contribuir com a comunidade e toda aquela baboseira de sempre (eu estou meio enferrujado, entao pode ser que minha resposta nao esteja 100% correta).

O Ubuntu, pelo que eu sei, vem sem as ferramentas de desenvolvimento, possivelmente essa é a razão para o seu primeiro e terceiro erros. A parte do FontForge (quarto erro) possivelmente se deve a uma dependencia não resolvida. O segundo erro (do OpenGL) se deve ao fato do seu OpenGL não estar configurado. Você pode tentar configura-lo (na seção de dicas e truques ensina a fazer isso), ou, se você não possuir uma placa de video com suporte a 3D pode ignorar esse aviso.

Por fim, para você instalar o Wine, tem dois jeitos, o dificil e o facil.

no jeito dificil, você instala os pacotes de desenvolvimento, ajeita as dependencias e instala o Wine.

no jeito facil (recomendado), você segue para essa página e segue as instruções: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=7955.0

desse jeito, você vai adicionar os repositórios recomendados para o Ubuntu 6.06 (estou assumindo que você possua o ubuntu 6.06, codinome Dapper Drake. se nao for o caso, na seção Dicas e truques existe uma lista com os repositórios da versão 5.10). Agora, nesse arquivo que vc tem depois de seguir o tópico, repare que nas duas últimas linhas tem os repositórios do wine. descomente-as (tire o # antes da linha), e depois você vai poder instalar o wine através do apt-get (no terminal, digite sudo apt-get update, depois sudo apt-get install wine, ou através do Synaptic (Sistema -> Administração -> Gerenciador de Pacotes Synaptic).

qualquer duvida é só dar um toque
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.