Autor Tópico: Sobre permissão da pasta home  (Lida 4192 vezes)

Offline Tiago Melo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Sobre permissão da pasta home
« Online: 15 de Abril de 2014, 20:15 »
Olá a todos.


Minha duvida é a seguinte:

Ao dar o comando sudo chmod 775 /home eu estaria dando mais segurança a minha pasta home?
Eu tentei dar o comando sudo chmod 700 /home e o sudo chmod 770 /home e o sudo chmod 640 /home, mas todos estes bloqueavam o meu acesso a pasta home Dai eu tive que rodar o primeiro comando e funcionou. ::)

Por que isso?

Como seria o comando  chmod para voltar ao padrão do sistema?

Valeu!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Sobre permissão da pasta home
« Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2014, 20:34 »
Você não tem direitos para alterar as permissões da pasta /home, e qualquer coisa que faça só piorará a sua segurança.

Seus direitos estão dentro da sua pasta (/home/<seu-usuário>), que deve ter permissão 770, 700, mas não além disto, pois estaria dando direitos sobre ela a outros usuários.

Outra coisa, pastas sempre devem ter direitos de execução, assim dar permissão 640, como disse só te traria problemas.

Qual o motivo para querer mexer nessas permissões?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Tiago Melo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Sobre permissão da pasta home
« Resposta #2 Online: 15 de Abril de 2014, 20:52 »
Então quer dizer que o sistema já me dá a segurança por padrão entendo.
Mas por que o motivo de eu rodar o comando 770 e o 700 e não funcionou?
A minha razão é porque tem uma pasta estranha no meu diretório navegar na rede ,que no caso é o nome comercial da empresa de um adversário do rapaz que me provê internet. Eu já avisei a ele mas ele não soube me explicar o  motivo da pasta do adversário dele estar neste diretório...dai fiquei paranoico rrsrsrsrsrs!

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Sobre permissão da pasta home
« Resposta #3 Online: 15 de Abril de 2014, 21:39 »
Adversário?!!  :o

Ué, apague a pasta do outro user, como root.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Sobre permissão da pasta home
« Resposta #4 Online: 15 de Abril de 2014, 23:23 »
Em vez de se preocupar com as permissões das pastas, vc deveria se preocupar é com as suas senhas... por exemplo, espero sinceramente que você não use em sua máquina a mesma senha que usa pra acessar o facebook...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Sobre permissão da pasta home
« Resposta #5 Online: 15 de Abril de 2014, 23:33 »
Tiago a pasta /home tem dono e grupos root e direito de escrita apenas para o dono, ou seja, você não pode criar um diretório/arquivo lá, a não ser que use o sudo.

Dentro do seu diretório (/home/<seu-usuario>) é outra coisa, ai você pode e deve verificar as permissões, evitando que outros fora você (e no máximo seu grupo) escrevam nela, mas normalmente no Linux todas as permissões já vem corretas, não precisando mexer.

Agora quanto a "pasta estranha" há de se ver como chegou lá, já olhou dono/grupo dela? Podem ser N motivos para ela ter sido criada, e como disse o zekkerj, você precisa preocupar-se primeiro com suas senhas, pois os diretórios já tem segurança "de fábrica".

Citar
...
A minha razão é porque tem uma pasta estranha no meu diretório navegar na rede ,que no caso é o nome comercial da empresa de um adversário do rapaz que me provê internet...

Agora me perdoe mas, não entendi bem a frase acima, principalmente "no meu diretório navegar na rede". Como assim? Você tem uma pasta de rede? Quem tem acesso? Quais as permissões?
« Última modificação: 15 de Abril de 2014, 23:35 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Tiago Melo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Sobre permissão da pasta home
« Resposta #6 Online: 16 de Abril de 2014, 20:32 »
Citar
Agora me perdoe mas, não entendi bem a frase acima, principalmente "no meu diretório navegar na rede". Como assim? Você tem uma pasta de rede? Quem tem acesso? Quais as permissões?
É na pasta Rede. Só eu tenho acesso  mais acho que é alarme falso, paranoia minha mesmo por ignorância.

Obrigado por me tirar a dúvida.

Abraço a todos