Autor Tópico: [RESOLVIDO] Pendrive  (Lida 3204 vezes)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
[RESOLVIDO] Pendrive
« Online: 11 de Abril de 2014, 12:23 »
Olá,

Acabei de obter um Pen Drive da SanDisk. Veio com alguns arquivos, mas como eu nunca tive um Pen Drive não sei se eu posso deletá-los, formatar o Pen Drive etc. Para mim gravar uma imagem .ISO de uma distro, basta usar o Unetbootin que ele vai apagar tudo o que estiver no Pen Drive?

Ah, e antes de remover o Pen Drive, deve-se desmontá-lo?

Abraços.
« Última modificação: 17 de Abril de 2014, 16:52 por Renan Rischiotto »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Pendrive
« Resposta #1 Online: 11 de Abril de 2014, 12:31 »
Não é muito recomendável ficar formatando pen drive, a menos que você saiba qual é o erased block dele (e saiba o que é isso).

O unebootin não apaga nada, só copia os arquivos da ISO no pen drive. Não há necessidade de apagar o que tem lá, se tiver espaço.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Pendrive
« Resposta #2 Online: 11 de Abril de 2014, 12:37 »
Os arquivos que vem dentro dos Sandisk Cruise Micro e outros do fabricante, são arquivos para instalação no ambiente windows quando se deseja encriptação dos dados contidos no pen. Não tem disponível para Linux (só wim e Mac, este se baixados do site, pois não vem no pen)

Se não quer encriptação, pode copiar para uma pasta qualquer para "guardar de lembrança", ou quando precisar no futuro, ou apagar de uma vez mesmo.

Como todo pendrive vem com FAT32 ( agora com o fim do Windows XP virão com ExFat, mas vai demorar um pouco) não há razão para formatar. Só se formata pendrive com problemas de leitura/escrita. Se está funcionando bem, não se deve formatar nunca.

Qualquer midia removível deve ser desmontada (ejetada) e deve-se esperar pelo menos uns 30 segundos antes de remover da porta USB (ou cd rom no caso de midias regraváveis). Pode existir um "delay" entre a informação que o "disco foi ejetado corretamente" e o efetivo despejo do cache da midia.

Se ejetar e remover imediatamente, algo pode se perder no caminho, assim, aguardar 30 segundos não mata ninguém e não mata seus dados.

[]'s

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Pendrive
« Resposta #3 Online: 11 de Abril de 2014, 12:41 »

Se ejetar e remover imediatamente, algo pode se perder no caminho, assim, aguardar 30 segundos não mata ninguém e não mata seus dados.

[]'s

Principalmente se o pen drive estiver mal formatado, com a partição desalinhada com o primeiro segundo erased block (o primeiro deve ficar reservado para o MBR). Você copia algo para o pen drive e corre o risco de perder tudo, por ele alterar/apagar a MBR junto com o dados.
« Última modificação: 11 de Abril de 2014, 13:37 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Pendrive
« Resposta #4 Online: 11 de Abril de 2014, 12:50 »
Puxa vida, vocês são profissionais kkkk

Valeu galera!

Ah, o meu Pen Drive é SanDisk Cruzer Blade 4GB.

Abração.
« Última modificação: 17 de Abril de 2014, 16:52 por Renan Rischiotto »

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Pendrive
« Resposta #5 Online: 12 de Abril de 2014, 19:18 »
Olá,


Como verificar o hash da .ISO gravada no Pen Drive? O artigo que eu postei para verificar a integridade da .ISO consistia no comando:

dd if=/dev/cdrom bs=1 count=732766208 | md5sum


Mas como podem ver, o comando é para verificar CD/DVD, para Pen Drives não existe instrução.


Como o meu Pen Drive é reconhecido pelo sistema como sdc ou sdc1 (não sei a diferença), e é montado em /media como 4C5B-7BAC eu substituí o /dev/cdrom por sdc, sdc1 e /media/renan/4C5B-7BAC.


http://s28.postimg.org/vctz01mpp/Captura_de_tela_de_2014_04_12_19_06_19.png


Mas o hash que foi gerado não bate com o da imagem .ISO que eu baixei.


Eu gravei a imagem do Ubuntu no Pen Drive com o UNetbootin.


Alguem poderia me ajudar a fazer o procedimento certo?
« Última modificação: 17 de Abril de 2014, 16:52 por Renan Rischiotto »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Pendrive
« Resposta #6 Online: 12 de Abril de 2014, 20:30 »
Se quer verificar a integridade da ISO no pen drive, é mais fácil reiniciar o computador com o pen drive, aperte uma das setas do teclado bem no começo do boot, escolha o idioma, você irá cair numa tela onde é possível "Verificar se há defeitos no disco".
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Pendrive
« Resposta #7 Online: 12 de Abril de 2014, 20:45 »
Se quer verificar a integridade da ISO no pen drive, é mais fácil reiniciar o computador com o pen drive, aperte uma das setas do teclado bem no começo do boot, escolha o idioma, você irá cair numa tela onde é possível "Verificar se há defeitos no disco".

Ah, mais eu queria ver pelo terminal rsrs

Então, estou fazendo mais um teste aqui, se não der certo, vou começar a considerar a hipótese de ser impossível fazer o checksum em uma imagem .ISO gravada em Pen Drive =P

Aliás, fazer o checksum até faz, mas de forma incorreta né rsrs
« Última modificação: 17 de Abril de 2014, 16:52 por Renan Rischiotto »