Autor Tópico: Acho que meu modem 3G não está sendo corretamente detectado  (Lida 9379 vezes)

Offline LeitorDeQuadrinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 75
    • Ver perfil
Acho que meu modem 3G não está sendo corretamente detectado
« Online: 21 de MAR?O de 2014, 21:23 »
Uso um modem 3G Huawei E398 há alguns meses para acessar a internet no Ubuntu, nunca tive problemas, até que ele simplesmente começou a não funcionar: eu abro o discador e o sinal simplesmente não é detectado. Já dei voltas ao mundo, instalei e desinstalei o discador, tentei atualizar e tudo, mas nada de o sinal aparecer; comecei a desconfiar, então, que o problema era a recepção do sistema ao modem 3G e gostaria de saber se é possível descobrir se o modem é reconhecido adequadamente pelo sistema (pois ruim ele não está, uso no Windows sempre e funciona bem) ou se alguém teve problemas semelhantes e sabe como resolver.

Enfim, obrigado.

Offline Vincent

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Acho que meu modem 3G não está sendo corretamente detectado
« Resposta #1 Online: 22 de MAR?O de 2014, 00:22 »
tenta dar o seguite comando:

$lsusb

no meu caso

Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 001 Device 003: ID 0bda:0151 Realtek Semiconductor Corp. Mass Storage Device (Multicard Reader)
Bus 002 Device 002: ID 15d9:0a4c Trust International B.V. USB+PS/2 Optical Mouse
Bus 001 Device 005: ID 12d1:1c05 Huawei Technologies Co., Ltd.

tenho um Modem Huawei também! ;)

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Acho que meu modem 3G não está sendo corretamente detectado
« Resposta #2 Online: 22 de MAR?O de 2014, 00:26 »
Discador?

Os modens 3G são habilitados por módulos embutidos no kernel e após sua detecção, o gerenciamento é feito pelo mesmo aplicativo que gerencia as redes cabeadas e sem fio

Não tem discador. O modem é reconhecido e após detectado, ao clicar na opção de configurar uma conexão GSM, se conectará automaticamente

Uso um Huawei E226 (sabonete) há anos e ele sempre foi reconhecido desse jeito, desde o 9.04
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Vincent

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Acho que meu modem 3G não está sendo corretamente detectado
« Resposta #3 Online: 22 de MAR?O de 2014, 00:38 »
Discador?

Os modens 3G são habilitados por módulos embutidos no kernel e após sua detecção, o gerenciamento é feito pelo mesmo aplicativo que gerencia as redes cabeadas e sem fio

Não tem discador. O modem é reconhecido e após detectado, ao clicar na opção de configurar uma conexão GSM, se conectará automaticamente

Uso um Huawei E226 (sabonete) há anos e ele sempre foi reconhecido desse jeito, desde o 9.04

o meu é um E173 e isso nem sempre funciona, um ZTE MF626 eu acho que é isso, este funcionava bem

Offline LeitorDeQuadrinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 75
    • Ver perfil
Re: Acho que meu modem 3G não está sendo corretamente detectado
« Resposta #4 Online: 22 de MAR?O de 2014, 08:42 »
tenta dar o seguite comando:

$lsusb

no meu caso

Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 001 Device 003: ID 0bda:0151 Realtek Semiconductor Corp. Mass Storage Device (Multicard Reader)
Bus 002 Device 002: ID 15d9:0a4c Trust International B.V. USB+PS/2 Optical Mouse
Bus 001 Device 005: ID 12d1:1c05 Huawei Technologies Co., Ltd.

tenho um Modem Huawei também! ;)

O resultado foi este:

Citar
matheus@B0B:~$ lsusb
Bus 002 Device 003: ID 0bda:0138 Realtek Semiconductor Corp. RTS5138 Card Reader Controller
Bus 002 Device 005: ID 12d1:1506 Huawei Technologies Co., Ltd. E398 LTE/UMTS/GSM Modem/Networkcard
Bus 002 Device 002: ID 8087:0024 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 001 Device 005: ID 064e:8122 Suyin Corp.
Bus 001 Device 006: ID 0cf3:3005 Atheros Communications, Inc. AR3011 Bluetooth
Bus 001 Device 007: ID 1c4f:0034 SiGma Micro
Bus 001 Device 002: ID 8087:0024 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
matheus@B0B:~$

Mas isso significa que ele foi detectado corretamente? Se sim, como é possível que ele não detecte sinal algum em lugar algum mesmo estando corretamente detectado pelo sistema?

Offline LeitorDeQuadrinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 75
    • Ver perfil
Re: Acho que meu modem 3G não está sendo corretamente detectado
« Resposta #5 Online: 22 de MAR?O de 2014, 08:50 »
Discador?

Os modens 3G são habilitados por módulos embutidos no kernel e após sua detecção, o gerenciamento é feito pelo mesmo aplicativo que gerencia as redes cabeadas e sem fio

Não tem discador. O modem é reconhecido e após detectado, ao clicar na opção de configurar uma conexão GSM, se conectará automaticamente

Uso um Huawei E226 (sabonete) há anos e ele sempre foi reconhecido desse jeito, desde o 9.04

É um modem da Claro (que uso com um chip da Oi, mas isso nunca interferiu), ao ser plugado oferece a instalação de um discador da operadora e é por meio dele que acesso a internet; nunca funcionou automaticamente, não.

O que me faz pensar que ele não está sendo detectado como deveria é que se eu tento criar uma conexão, ele não aparece na opção "Criar uma conexão para este dispositivo móvel".

Offline LeitorDeQuadrinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 75
    • Ver perfil
Re: Acho que meu modem 3G não está sendo corretamente detectado
« Resposta #6 Online: 22 de MAR?O de 2014, 09:00 »
Estou tentando reinstalar o discador novamente (há uma execução automático quando plugo o modem), mas quando executo, uma janela de erro aparece com a seguinte mensagem:

Citar
Opa! Aconteceu algum problema ao executar este software.
Não foi possível localizar o programa

alguém sabe resolver isso? Antes funcionava normalmente.

Offline Vincent

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Acho que meu modem 3G não está sendo corretamente detectado
« Resposta #7 Online: 22 de MAR?O de 2014, 13:55 »
Leitor de quadrinhos, observe no quadro que postou isso

Citar
Bus 002 Device 005: ID 12d1:1506 Huawei Technologies Co., Ltd. E398 LTE/UMTS/GSM Modem/Networkcard

Foi detectado, talvez precise de fazer como o xluisfernando citou ou instalar algum softaware que tenha vindo no modem

Offline LeitorDeQuadrinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 75
    • Ver perfil
Re: Acho que meu modem 3G não está sendo corretamente detectado
« Resposta #8 Online: 23 de MAR?O de 2014, 12:56 »
Leitor de quadrinhos, observe no quadro que postou isso

Citar
Bus 002 Device 005: ID 12d1:1506 Huawei Technologies Co., Ltd. E398 LTE/UMTS/GSM Modem/Networkcard

Foi detectado, talvez precise de fazer como o xluisfernando citou ou instalar algum softaware que tenha vindo no modem

Entendi. Mas antes ele já estava sendo detectado e com o discador instalado o sinal não aparecia. Sem contar que, como disse num post acima, não consigo mais instalar o discador porque dá erro quando executo. Estou perdido. O que fazer?

Offline Vincent

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Acho que meu modem 3G não está sendo corretamente detectado
« Resposta #9 Online: 23 de MAR?O de 2014, 13:41 »
Em meu caso, eu instalei uma só vez, aí quando eu coloco o modem eu sempre espero que ele abra automaticamente, não interfiro em nada, se não for assim o discador não reconhece, nomralmente eu ignoro os erros, o importante é concluir a instalação, consegue concluir?

Offline LeitorDeQuadrinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 75
    • Ver perfil
Re: Acho que meu modem 3G não está sendo corretamente detectado
« Resposta #10 Online: 29 de MAR?O de 2014, 13:16 »
Em meu caso, eu instalei uma só vez, aí quando eu coloco o modem eu sempre espero que ele abra automaticamente, não interfiro em nada, se não for assim o discador não reconhece, nomralmente eu ignoro os erros, o importante é concluir a instalação, consegue concluir?

Não estou mais conseguindo instalar, dá erro. A versão que tenho instalada peguei na internet e não corresponde às configurações da Claro; mas o que mais me incomoda é que não aparece sinal, e acho que isso é independente do discador estar ou não configura pro Brasil/Claro/Oi. Simplesmente não existe sinal sendo detectado!  ???

Offline Vincent

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Acho que meu modem 3G não está sendo corretamente detectado
« Resposta #11 Online: 30 de MAR?O de 2014, 17:08 »
O modem está desbloquado pra claro?

Offline LeitorDeQuadrinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 75
    • Ver perfil
Re: Acho que meu modem 3G não está sendo corretamente detectado
« Resposta #12 Online: 02 de Abril de 2014, 22:56 »
O modem está desbloquado pra claro?

Estava. Agora já não sei mais.

Offline Vincent

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Acho que meu modem 3G não está sendo corretamente detectado
« Resposta #13 Online: 03 de Abril de 2014, 00:23 »
O desbloqueio é de uma vez só e é definitivo, mas é alguma coisa na configuração que está errada pra não aparecer sinal, talvez as configurações da operadora mudaram! talvez o discador que pegou está desatualizado! Talvez tentar como o Xluisfernando citou, se ele ao menos for reconhecido, ou trocar o modem

Offline Jaxeguei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
  • Ubuntu e Debian
    • Ver perfil
Re: Acho que meu modem 3G não está sendo corretamente detectado
« Resposta #14 Online: 21 de Abril de 2014, 02:10 »
Eu estava com esse problema aqui no Ubuntu 14.04 64 bits com um modem huawai, fiz tudo que você possa imaginar. As vezes o arquivo de instalação até não dava permissão. Mas tudo foi resolvido milagrosamente, tive a brilhante ideia de instalar o pacote ia32-libs que roda pacotes 32 bits em 64bits.

  "sudo apt-get install libgtk2.0-0:i386 libpangox-1.0-0:i386 libpangoxft-1.0-0:i386 libidn11:i386 libglu1-mesa:i386"

Dai, fui na pasta # /media/.../VIVO\ INTERNET/linux e dei o comando "bash install" e depois de um processo bastante confuso no terminal, ao plugar o modem a rede gsm foi detectada e consegui configurar a conta da vivo.

Sinceramente não sei se vai funcionar com você, só queria relatar o que deu certo aqui.



« Última modificação: 21 de Abril de 2014, 02:14 por Jaxeguei »
A Terra é azul! - Yuri Gagarin