Autor Tópico: Instalação da interface lxde prejudicou meu sistema...  (Lida 20357 vezes)

Offline Flávio01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Instalação da interface lxde prejudicou meu sistema...
« Online: 02 de Abril de 2014, 14:43 »
Olá a todos do forum, gostaria que alguém me ajudasse a resolver o problema que to passando. O problema é o seguinte: eu uso a versão do ubuntu 12.04.4 64bits e instalei via apt-get a interface lxde para testar, tudo ocorreu normal com a instalação cheguei até a testa-la. Mas depois quando fui voltar para a unity simplesmente só aparece a area de trabalho mais nada, não tem a barra de ferramentas e nem nada. Aliás, estou escrevendo esse post através de um live DVD. Como resolver isso?

Agradeço a todos desde já.
« Última modificação: 05 de Abril de 2014, 11:23 por Flávio01 »

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Instalação da interface lxde prejudicou meu sistema...
« Resposta #1 Online: 02 de Abril de 2014, 15:22 »
Inicie o seu LUbuntu normalmente.

Se der problema, reinicie sua máquina e pressione ao mesmo tempo os dois Shifts do teclado.

No GRUB escolha a opção avançada.

Entre no modo terminal e execute o seguinte comando:

Citar
$ sudo apt-get remove abiword abiword-common abiword-plugin-grammar abiword-plugin-mathview ace-of-penguins audacious audacious-plugins audacious-plugins-data blueman chromium-browser chromium-browser-l10n chromium-codecs-ffmpeg docbook-xml elementary-icon-theme esound-common galculator gdebi gdebi-core gecko-mediaplayer giblib1 gnome-desktop-data gnome-icon-theme-full gnome-mplayer gnome-system-tools gnome-time-admin gnumeric gnumeric-common gnumeric-doc gpicview gtk2-engines-pixbuf guvcview hardinfo indicator-status-provider-pidgin leafpad libaacs0 libabiword-2.9 libass4 libaudclient2 libaudcore1 libaudiofile1 libavcodec53 libavformat53 libavutil51 libbinio1ldbl libbluray1 libbs2b0 libcddb2 libcolamd2.7.1 libcompfaceg1 libcue1 libdca0 libdirectfb-1.2-9 libdvdnav4 libdvdread4 libenca0 libencode-locale-perl libept1.4.12 libesd0 libexo-1-0 libexo-common libexo-helpers libfaad2 libfile-listing-perl libfluidsynth1 libfm-data libfm-gtk-data libfm-gtk1 libfm1 libfont-afm-perl libgdome2-0 libgdome2-cpp-smart0c2a libgif4 libglade2-0 libgmlib0 libgmtk0 libgmtk0-data libgoffice-0.8-8 libgoffice-0.8-8-common libgringotts2 libgsf-1-114 libgsf-1-common libgsm1 libgtkmathview0c2a libgtkspell0 libguess1 libhtml-form-perl libhtml-format-perl libhtml-parser-perl libhtml-tagset-perl libhtml-tree-perl libhttp-cookies-perl libhttp-daemon-perl libhttp-date-perl libhttp-message-perl libhttp-negotiate-perl libid3tag0 libimlib2 libio-socket-inet6-perl libio-socket-ssl-perl libjavascriptcoregtk-1.0-0 libjpeg-progs libjpeg-turbo-progs liblaunchpad-integration1 liblink-grammar4 libloudmouth1-0 liblwp-mediatypes-perl liblwp-protocol-https-perl libmailtools-perl libmcrypt4 libmenu-cache1 libmms0 libmodplug1 libmowgli2 libmp3lame0 libmpg123-0 libnet-dbus-perl libnet-http-perl libnet-ssleay-perl libnss3-1d libobrender27 libobt0 libonig2 liboobs-1-5 libopts25 libots0 libpisock9 libpostproc52 librarian0 libresid-builder0c2a libschroedinger-1.0-0 libsidplay2 libsocket6-perl libswscale2 libtar0 libtidy-0.99-0 libtie-ixhash-perl libtimedate-perl libts-0.0-0 libuniconf4.6 liburi-perl libva1 libvdpau1 libvpx1 libvte-common libvte9 libwebcam0 libwebkitgtk-1.0-0 libwebkitgtk-1.0-common libwv-1.2-4 libwvstreams4.6-base libwvstreams4.6-extras libwww-perl libwww-robotrules-perl libxfce4ui-1-0 libxfce4util-bin libxfce4util-common libxfce4util4 libxfconf-0-2 libxml-parser-perl libxml-twig-perl libxml-xpath-perl libxss1 libxvidcore4 lightdm-gtk-greeter link-grammar-dictionaries-en linux-headers-3.2.0-24 linux-headers-3.2.0-24-generic linux-headers-generic lm-sensors lp-solve lubuntu-artwork lubuntu-artwork-12-04 lubuntu-core lubuntu-default-settings lubuntu-desktop lubuntu-icon-theme lubuntu-software-center lxappearance lxappearance-obconf lxinput lxkeymap lxlauncher lxmenu-data lxpanel lxpanel-indicator-applet-plugin lxrandr lxsession lxsession-edit lxshortcut lxtask lxterminal mplayer2 mtpaint ntp obconf openbox openbox-themes osmo pcmanfm pidgin pidgin-data pidgin-libnotify pidgin-microblog plymouth-theme-lubuntu-logo plymouth-theme-lubuntu-text python-pysqlite2 python-support python-xklavier rarian-compat scrot sgml-data sylpheed sylpheed-doc sylpheed-i18n sylpheed-plugins synaptic system-tools-backends transmission tsconf ttf-lyx uvcdynctrl uvcdynctrl-data wvdial xfburn xfce-keyboard-shortcuts xfce4-power-manager xfce4-power-manager-data xfconf xfonts-100dpi xpad xscreensaver xscreensaver-data && sudo apt-get install ubuntu-desktop && sudo /usr/lib/lightdm/lightdm-set-defaults -g unity-greeter
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Instalação da interface lxde prejudicou meu sistema...
« Resposta #2 Online: 02 de Abril de 2014, 15:29 »
Olá,

Nunca recomendo instalar outro ambiente gráfico em qualquer que seja a distro, principalmente o Ubuntu.

Tente fazer o seguinte, inicie o sistema pressionando a tecla Shift para entrar no GRUB. Lá selecione o Ubuntu no modo de recuperação (recovery mode), então na lista que aparecer entre no terminal ("Desistir e ir para o terminal", ou algo assim). Lá no terminal faça o login no seu usuário e depois remova o Lxde:

$ sudo apt-get purge lxde

ou

$ sudo apt-get purge lubuntu-desktop

-> Depende de qual comando você usou para instalar.

Depois execute estes comandos:

$ sudo apt-get purge unity

$ sudo apt-get install unity


Espero que dê certo,

Abraços.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Instalação da interface lxde prejudicou meu sistema...
« Resposta #3 Online: 02 de Abril de 2014, 15:30 »
Opa jkmsjq, desculpe por responder também, é que eu já tinha terminado de escrever rsrs

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalação da interface lxde prejudicou meu sistema...
« Resposta #4 Online: 02 de Abril de 2014, 15:59 »
Nunca recomendo instalar outro ambiente gráfico em qualquer que seja a distro, principalmente o Ubuntu.

Oi Renan,

Poderia explicar porque?

É que eu tenho 5 ambientes e rodo todos sem problemas.

Será que sou só eu quem teve esta sorte?

Gnome-shell
Gnome-fallback
Unity
Lxde
KDE
(O E17 eu removi)

E todos rodam bem.

[]'s

Offline Flávio01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Instalação da interface lxde prejudicou meu sistema...
« Resposta #5 Online: 02 de Abril de 2014, 16:06 »
Agora resolvi! Muito obrigado jkmsjq e Renan Rischiotto pela disposição de ambos para me ajudar. Consegui resolver o problema usando os comandos que o jkmsjq passou, pois usei eles primeiro.
Realmente Renan Rischiotto, já é a segunda vez que tenho problemas por causa de instalar outras interfaces no Ubuntu. A primeira foi o gnome-shell que simplesmente travou a barra de ferramentas, e agora a LXDE que deu um grande problema...

Obrigado e abraço!  :)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Instalação da interface lxde prejudicou meu sistema...
« Resposta #6 Online: 02 de Abril de 2014, 16:06 »
Tota, acho que é meio ilógico/fantasioso pensar que um sistema operacional possa rodar vários ambientes gráficos sem dar problemas. Pense no seguinte:

Uma distribuição Linux escolhe o seu ambiente gráfico padrão, como o Ubuntu, que é baseado no Debian. Então eles pegam a base do Debian, só o essencial (acredito eu) e depois começam a construir sua distribuição com o seu ambiente gráfico padrão, ou seja, aquele sistema foi feito para trabalhar com aquele ambiente específico. Foi otimizado pra ele desde o começo.

O mesmo se dá com o Fedora por exemplo que é baseado no Red Hat e vem com o GNOME por padrão, por isso dizem que o GNOME do Fedora é o mais bem feito e polido. Então é razoável pensar que é porque a equipe do Fedora usa o GNOME por padrão, otimizando o seu ambiente para o sistema.

Eu não conheço a fundo sistemas operacionais, mas imagino que vários ambiente gráficos, vários gerenciadores de janelas etc podem causar problemas no sistema, bibliotecas podem entrar em conflito. Se não, não existiriam vários sabores do Ubuntu e de outras distros não é?

Na teoria pode ser que funcione, mas na prática o resultado pode ser diferente, assim como ter uma partição /home separada da raiz.

Abraços.
« Última modificação: 02 de Abril de 2014, 16:22 por Renan Rischiotto »

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Instalação da interface lxde prejudicou meu sistema...
« Resposta #7 Online: 02 de Abril de 2014, 16:09 »
Citar
Agora resolvi! Muito obrigado jkmsjq e Renan Rischiotto pela disposição de ambos para me ajudar. Consegui resolver o problema usando os comandos que o jkmsjq passou, pois usei eles primeiro.

De nada, que bom que conseguiu resolver.

Citar
Realmente Renan Rischiotto, já é a segunda vez que tenho problemas por causa de instalar outras interfaces no Ubuntu. A primeira foi o gnome-shell que simplesmente travou a barra de ferramentas, e agora a LXDE que deu um grande problema...

Pois é amigo, mas a gente vai pegando experiência com essas coisas (embora eu nunca tenha tido problemas com vários ambiente gráficos no sistema, mas porque nunca fui muito de instalar, já que a minha opinião sobre isso é que não vale a pena, pois vejo várias pessoas tendo problemas com isso).

Qualquer coisa volte a postar.


Abraços.
« Última modificação: 02 de Abril de 2014, 16:55 por Renan Rischiotto »

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Instalação da interface lxde prejudicou meu sistema...
« Resposta #8 Online: 02 de Abril de 2014, 16:10 »
Tota, acho que é meio ilógico pensar que um sistema operacional possa rodar vários ambientes gráficos sem dar problemas. Pense no seguinte:

Uma distribuição Linux escolhe o seu ambiente gráfico padrão, como o Ubuntu, que é baseado no Debian. Então eles pegam a base do Debian, só o essencial (acredito eu) e depois começam a construir a sua distribuição com o seu ambiente gráfico padrão, ou seja, aquele sistema foi feito para trabalhar com aquele ambiente específico.

O mesmo se dá com o Fedora por exemplo que é baseado na Red Hat e vem com o GNOME por padrão, por isso dizem que o GNOME do Fedora é o mais bem feito e polido.

Eu não conheço a fundo sistemas operacionais, mas imagino que vários ambiente gráficos, vários gerenciadores de janelas etc podem causar problemas no sistema, bibliotecas podem entrar em conflito. Se não não existiriam vários sabores do Ubuntu e de outras distros.


Abraços.

Sua afirmação teria lógica se não fosse por um pequeno detalhe: o GNU/Linux é construído de forma modular. Portanto, qualquer ambiente gráfico pode ser utilizado.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalação da interface lxde prejudicou meu sistema...
« Resposta #9 Online: 02 de Abril de 2014, 16:27 »
Citar
Sua afirmação teria lógica se não fosse por um pequeno detalhe: o GNU/Linux é construído de forma modular. Portanto, qualquer ambiente gráfico pode ser utilizado.

100% certo!!!

Não há porque "erros em bibliotecas" nem "gnome mais polido"

Distribuições usam este ou aquele ambiente apenas por comodidade.

Eu nunca tive problemas com ambientes gráficos.

"Má digestão" do sistema eu só tive com o Unity mesmo, e mesmo assim por que fiz o serviço pela metade...

Se o autor do topico quisesse, era só dar um lightdm --replace e tudo deveria em tese voltar ao normal com os dois ambientes instalados.

O problema deste topico, não foi nada relativo ao ambiente gráfico, mas sim com os gerenciadores de janelas, o unity usa o lightdm (baseado no gtk+) e o lxde usa só gtk+ E Qt, mas nada impede de se usar gdm nos dois.

Mas aí, o unity pode apresentar este sintoma...

[]'s
« Última modificação: 02 de Abril de 2014, 16:32 por Tota »

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Instalação da interface lxde prejudicou meu sistema...
« Resposta #10 Online: 12 de Maio de 2014, 18:07 »
Desculpa, mas eu acho que é um equívoco você colocar o cara para desinstalar alguns programas ali. O Audacious, por exemplo, por que desinstalar-lo?

Que tal

$ sudo apt-get purge lxde lubuntu-desktop

$ sudo apt-get install unity

E postar os resultados?

Bom, mas parece que já resolveram (Y)

Inicie o seu LUbuntu normalmente.

Se der problema, reinicie sua máquina e pressione ao mesmo tempo os dois Shifts do teclado.

No GRUB escolha a opção avançada.

Entre no modo terminal e execute o seguinte comando:

Citar
$ sudo apt-get remove abiword abiword-common abiword-plugin-grammar abiword-plugin-mathview ace-of-penguins audacious audacious-plugins audacious-plugins-data blueman chromium-browser chromium-browser-l10n chromium-codecs-ffmpeg docbook-xml elementary-icon-theme esound-common galculator gdebi gdebi-core gecko-mediaplayer giblib1 gnome-desktop-data gnome-icon-theme-full gnome-mplayer gnome-system-tools gnome-time-admin gnumeric gnumeric-common gnumeric-doc gpicview gtk2-engines-pixbuf guvcview hardinfo indicator-status-provider-pidgin leafpad libaacs0 libabiword-2.9 libass4 libaudclient2 libaudcore1 libaudiofile1 libavcodec53 libavformat53 libavutil51 libbinio1ldbl libbluray1 libbs2b0 libcddb2 libcolamd2.7.1 libcompfaceg1 libcue1 libdca0 libdirectfb-1.2-9 libdvdnav4 libdvdread4 libenca0 libencode-locale-perl libept1.4.12 libesd0 libexo-1-0 libexo-common libexo-helpers libfaad2 libfile-listing-perl libfluidsynth1 libfm-data libfm-gtk-data libfm-gtk1 libfm1 libfont-afm-perl libgdome2-0 libgdome2-cpp-smart0c2a libgif4 libglade2-0 libgmlib0 libgmtk0 libgmtk0-data libgoffice-0.8-8 libgoffice-0.8-8-common libgringotts2 libgsf-1-114 libgsf-1-common libgsm1 libgtkmathview0c2a libgtkspell0 libguess1 libhtml-form-perl libhtml-format-perl libhtml-parser-perl libhtml-tagset-perl libhtml-tree-perl libhttp-cookies-perl libhttp-daemon-perl libhttp-date-perl libhttp-message-perl libhttp-negotiate-perl libid3tag0 libimlib2 libio-socket-inet6-perl libio-socket-ssl-perl libjavascriptcoregtk-1.0-0 libjpeg-progs libjpeg-turbo-progs liblaunchpad-integration1 liblink-grammar4 libloudmouth1-0 liblwp-mediatypes-perl liblwp-protocol-https-perl libmailtools-perl libmcrypt4 libmenu-cache1 libmms0 libmodplug1 libmowgli2 libmp3lame0 libmpg123-0 libnet-dbus-perl libnet-http-perl libnet-ssleay-perl libnss3-1d libobrender27 libobt0 libonig2 liboobs-1-5 libopts25 libots0 libpisock9 libpostproc52 librarian0 libresid-builder0c2a libschroedinger-1.0-0 libsidplay2 libsocket6-perl libswscale2 libtar0 libtidy-0.99-0 libtie-ixhash-perl libtimedate-perl libts-0.0-0 libuniconf4.6 liburi-perl libva1 libvdpau1 libvpx1 libvte-common libvte9 libwebcam0 libwebkitgtk-1.0-0 libwebkitgtk-1.0-common libwv-1.2-4 libwvstreams4.6-base libwvstreams4.6-extras libwww-perl libwww-robotrules-perl libxfce4ui-1-0 libxfce4util-bin libxfce4util-common libxfce4util4 libxfconf-0-2 libxml-parser-perl libxml-twig-perl libxml-xpath-perl libxss1 libxvidcore4 lightdm-gtk-greeter link-grammar-dictionaries-en linux-headers-3.2.0-24 linux-headers-3.2.0-24-generic linux-headers-generic lm-sensors lp-solve lubuntu-artwork lubuntu-artwork-12-04 lubuntu-core lubuntu-default-settings lubuntu-desktop lubuntu-icon-theme lubuntu-software-center lxappearance lxappearance-obconf lxinput lxkeymap lxlauncher lxmenu-data lxpanel lxpanel-indicator-applet-plugin lxrandr lxsession lxsession-edit lxshortcut lxtask lxterminal mplayer2 mtpaint ntp obconf openbox openbox-themes osmo pcmanfm pidgin pidgin-data pidgin-libnotify pidgin-microblog plymouth-theme-lubuntu-logo plymouth-theme-lubuntu-text python-pysqlite2 python-support python-xklavier rarian-compat scrot sgml-data sylpheed sylpheed-doc sylpheed-i18n sylpheed-plugins synaptic system-tools-backends transmission tsconf ttf-lyx uvcdynctrl uvcdynctrl-data wvdial xfburn xfce-keyboard-shortcuts xfce4-power-manager xfce4-power-manager-data xfconf xfonts-100dpi xpad xscreensaver xscreensaver-data && sudo apt-get install ubuntu-desktop && sudo /usr/lib/lightdm/lightdm-set-defaults -g unity-greeter
« Última modificação: 12 de Maio de 2014, 18:09 por zoroastro »

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Instalação da interface lxde prejudicou meu sistema...
« Resposta #11 Online: 12 de Maio de 2014, 18:18 »
Sua afirmação teria lógica se não fosse por um pequeno detalhe: o GNU/Linux é construído de forma modular. Portanto, qualquer ambiente gráfico pode ser utilizado.

Faz até mais diferença dizer qual ambiente gráfico que dizer a distribuição. A distribuição faz muita diferença, mas GNU/Linux é muito de cada coisa, inclusive plural em formas e podendo agradar em um ambiente gráfico e outro não as pessoas.

É importante ter participação e boa ideia pedir uma contribuição de opinião dos usuários se for uma distribuição pública ou para fins de servir ao próprio povo. Às vezes existe uma necessidade até de diversificar os ambientes gráficos para os usuários nos computadores de Inclusão Digital nas pequenas, médias e grandes cidades.