"Aposto até que este técnico instalou a swap do windows no ssd e não no hd"
Swap do Windows?! Tem isso?
Sim, tem isto no Windows. Lá eles chamam de memoria virtual =>
http://windows.microsoft.com/en-us/windows/change-virtual-memory-size#1TC=windows-7No Windows NT, 2000, XP, Vista, 7, 8 e 8.1 chama-se=> PAGEFILE.SYS e fica em C:\
No Windows 95, 98, e ME chama-se=> WIN386.SWP e fica em C:\
E no Windows 3.x chama-se=> 386PART.PAR e fica em C:\WINDOWS
Este é o arquivo de paginação do Windows, ou swap
"Recomendo fortemente em retirar o windows do SSD."
Sérgio, a ideia do Windows no SSD foi deixá-lo mais veloz, já que ainda preciso usar muito esse sistema e cada inicialização costuma ser bem lenta. Na verdade, comprei o SSD exclusivamente com esse intuito, pois estava satisfeito com o desempenho do Ubuntu quanto à inicialização e velocidade de abertura dos programas.
Qual a razão da sua recomendação?
Nenhuma razão aparente. o Sérgio deve ter assumido que vai utilizar o Ubuntu como primeiro sistema, logo o windows no HD e não no SSD deixaria mais espaço para o pinguim.
O windows vai acabar com o tempo de vida útil do seu SSD rapidinho. No Linux, eu sei os truques de usar um SSD, que é deixar o que tende a fazer mais leituras do que escrita em disco no SSD (ou seja, o /boot e a /, você não vai ficar instalando programa frenéticamente, certo?). O que costuma fazer mais escrita em disco eu deixo no HD. Agora no windows? sei lá... vai ter que procurar ajuda em fórum do windows.
Se quiser fazer, Sergio, estou explicando abaixo... Basta editar o Registro do Windows
"Eu deixo o UEFI habilitado, e os dois discos usam GPT como tabela de partição (isso é importante, para ter compatibilidade com o uefi)."
Onde eu habilito/desabilito o UEFI? É na BIOS?
No momento de particionar, tem essa opção, de usar GPT? Ainda não tinha ouvido falar disso...
Depende se sua maquina é nova (um, dois anos) ou antiga (mais de dois anos). Maquinas novas ou os MAC já vêm com EFI instalado e vêm com BIOS também por compatibilidade (os MAC não). Depois de 2015 só existirá UEFI, BIOS deixará de existir.
Quando do uso de UEFI, este não aceita particionamento IBM/MBR, só GPT ( um modo "moderno" de particionar discos, veja na Wikipédia que explica bem até para leigos)
"eu deixei um espação sobrando no meu SSD, para over provisioning, você pode deixar de 10 à 20% do seu SSD"
Lá no GParted, quando estiver particionando a unidade, é que reservo o espaço de over provisioning?
Discos SSD não podem funcionar totalmente carregados com dados, a sua geometria é diferente de um HD analógico. Alguns recomendam então deixar um "espaço em branco" nos discos SSD para o caso de ter disco cheio.
É tranquilo o procedimento de colocar cada pasta dessa numa partição diferente (/, /boot, /var, /home, etc)?
Essa "partição EFI em FAT32, 100 MiB" tem que estar nos 2 drives (SSD e HD)?
Não é tranquilo se o sistema já estiver instalado (mas dá para fazer editando-se o arquivo fstab). Caso queira "começar do zero", faça da seguinte forma:
Back up de todos os seus arquivos importantes em mídia externa confiável é obrigatório1) Com o dvd do Windows ou do Ubuntu, crie duas partições primárias no disco SSD. A primeira em NTFS com espaço para o Windows (pelo menos 30 Gigas) e outra em ext4 para o Ubuntu com 10 gigas (só dá para fazer com o dvd do Ubuntu, no Windows tem que deixar como "espaço não alocado)
Se desejar "over provisioning" crie um espaço não alocado no início do SSD também, e deixe ele sem formatação (espaço não alocado)
2) Ainda como DVD na maquina, crie no HDD uma partição primária em NTFS para os dados pessoais dos usuários do Windows (pasta /users) e para o pagefile.sys. Depois outra partição para os dados pessoais dos usuários Linux (/home), outra para o ambiente /var (eu não uso assim, mas é você quem decide) e ainda outra (com o dobro de sua RAM) para SWAP (se deseja hibernar a maquina)
3) Instale o Windows
4) Depois de instalado, mova a pasta /users do Windows para o HD na partição correspondente. A seguir vá ao "painel de controle" e mova o arquivo de paginação para esta mesma partição.
5) Com o Windows testado e funcionando, instale o Ubuntu.
6) No momento de instalar o Ubuntu, na fase de particionar o disco, escolha instalar a raiz "/" do sistema no SSD, a /home e a /var no HD analógico na partição correspondente do HD e finalmente na ultima partição crie o arquivo de SWAP (partição SWAP)
Alguns recomendam deixar a swap no inicio do HD pois dá mais velocidade ao sistema, mas depois você pode ter problemas se desejar redimensionar suas partições
7) instale o GRUB na primeira partição do SSD ( ou na partição oculta EFI caso ela exista, só maquinas novas)
Em linhas gerais ficaria assim:
No Windows ( Windows não "enxerga" partições Linux):
SSD => C:/ (com o Windows)
HD => D:/ ( Windows com a pasta /users e pagefile.sys)
No Ubuntu:SSD:
/dev/sda1 => Windows e GRUB
/dev/sda2 => Ubuntu
HDD:
/dev/sdb1 => Pasta /users e pagefile do Windows
/dev/sdb2 => pasta /home do Linux e eventualmente pasta /var do Linux
/dev/sdb3 => SWAP do Linux
Ao fim da instalação, e com tudo funcionando, restaria alterar o arquivo fstab no Ubuntu para mover a pasta /tmp do Linux para as memórias Ram, declarando no fstab o tmpfs ( temos varias instruções de como fazer aqui mesmo no fórum ou na rede)
Ainda daria para "tunar" mais ainda o sistema, enviando a pasta /temp do Windows para ram (criando um disco de ram ou ramdisk) ou para o HDD ( precisa editar o Registro do Windows, um serviço para usuarios bem avançados), alterar o local do arquivo hiberfil.sys (hibernação) do Windows para o HDD ( editando o Registro do Windows, também avançado) e desligando o HDD no Ubuntu (melhora e economiza energia nos casos de laptops) e finalmente removendo no Ubuntu arquivos desnecessários à inicialização como bluetooh por exemplo, e o zeitgeist (caso não deseje indexação de arquivos na pesquisa) bem como removendo no GRUB o splash screen ( tela roxa do Ubuntu).
Com tudo isto, seu Windows carregaria em aproximadamente 20 segundos e desligaria em 10, e seu Ubuntu carregaria em 15 segundos e desligaria em 5.
Quando quiser instalar o Windows 8 / 8.1 não esqueça também de desabilitar o desligamento por cache, caso contrário o Ubuntu não irá inicializar ( só nos 8 / 8.1)
Boa diversão.