Autor Tópico: Efeito "preto e branco/colorido" (Cutout) no Gimp  (Lida 3391 vezes)

Offline Curioso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Curioso de nascença...
    • Ver perfil
    • BLOG:
Efeito "preto e branco/colorido" (Cutout) no Gimp
« Online: 31 de Outubro de 2006, 00:16 »
Sabe aquelas fotos nas lojas de revelações em que tem algum objeto ou pessoa colorida (ou p&b) e o restante todo preto e branco (ou col.)? Você já quis saber fazer isso mas nunca conseguiu, de fato, fazer?


Com o GIMP VOCÊ PODE ^^


Abra a imagem pretendida com o gimp, nós iremos usar a imagem:

http://www.informacaodigital.info/gimp/clear.gif

(as imagens aqui mostradas estão em 1280x960, ficando inviáveis de serem mostradas dentro do layout do post)

Duplique a camada da imagem indo em:

CAMADAS/ DUPLICAR CAMADA

Agora, na camada duplicada (Cópia da camada deverá ser o nome desta) vá em:

FERRAMENTAS/ FERRAMENTAS DE COR/ MATIZ-SATURAÇÃO

Arraste o controle da SATURAÇÃO todo para a esquerda, àfim de deixar esta camada preta e branca. Dê OK.

Agora, com a borracha (shift + E) apague tudo onde deverá ficar colorido. Ao passar a borracha nesta camada perceba que a cor "volta" para os pontos "apagados", nada mais natural que isso, é o efeito da ferramenta

DICA: Use o zoom para aumentar a imagem e, com uma borracha de circunferencia pequena, faça retoques suavemente na borda de transição entre o efeito, para ficar perfeito ^^

Depois de passada a borracha calmamente onde você quer deixar colorido, na janela de camadas clique com o botão direito sobre a camada duplicada, onde estávamos trabalhando, e, lá no finzinho do menu de contexto, clique em ACHATAR A IMAGEM.

O resultado será este:

http://www.informacaodigital.info/gimp/edited.jpg
(repare que, por falta de experiência e tempo, as bordas das pétalas não estão tão boas quanto poderiam estar, mas é este o caminho \o/)

E então é só mostrar para seus amigos ^^

Este é meu segundo efeito significativo em imagens com o GIMP (no photoshop já tirei espinhas e demais imperfeições em fotos de amigos, parentes e, pq não, minhas tbm :) O primeiro efeito foi colocar um sabre de luz na minha mão kkkkk

_________________________________________________
Agradecimentos aos membros "Vitor", "Deh" e "Alexandre", da comunidade do GIMP no orkut por, com extrema educação e paciência, me auxiliaram neste efeito.

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Efeito "preto e branco/colorido" (Cutout) no Gimp
« Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2006, 04:14 »
Bela dica !  ;) valeu !

Offline Curioso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Curioso de nascença...
    • Ver perfil
    • BLOG:
Re: Efeito "preto e branco/colorido" (Cutout) no Gimp
« Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2006, 18:44 »
Bela dica !  ;) valeu !

é, já to fazendo altas coisas no gimp ^^