Autor Tópico: Ubuntu travando muito  (Lida 11037 vezes)

Offline ublinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Ubuntu travando muito
« Online: 13 de MAR?O de 2014, 18:24 »
Olá, sou iniciante no sistema linux e tenho o ubuntu 13.10 instalado em meu notebook há cerca de 1 semada.
Quando instalei o ubuntu, imaginei que seria um sistema bem mais leve sem tantos travamentos como o rwindows, entretanto me surpreende o tanto de vez q o sistema entra "em pane", isto é, trava tudo, principalmente quando abro a internet (mozila).
Utilizo ele em um notebook śamsung rv411 com as seguintes config.:
i3 2.53 ghz
2gb memória
hd 320gb
Será q meu notebook é tão ruim assim que não consegue rodar esse sistema, ou devo mexer em alguma configuração?
Gostaria de ajuda, por favor.
« Última modificação: 13 de MAR?O de 2014, 19:14 por platao »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu travando muito
« Resposta #1 Online: 13 de MAR?O de 2014, 18:49 »
Ola

1) Sua máquina esquenta muito? a bateria dura pouco?

Leia isto => http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,106100.0.html

2) Qual sua placa de vídeo?

O Ubuntu só "trava" por problemas de hardware, ou por configuração de vídeo errada.

3) Passou um memtest durante uma noite toda para saber se suas memórias estão em ordem?

[]'s

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Preciso de ajuda - Ubuntu travando muito
« Resposta #2 Online: 13 de MAR?O de 2014, 18:51 »
O ubuntu, devido ao ambiente gráfico Unity, é um pouco pesado e pode travar um pouco dependendo da configuração de hardware. Eu tenho um core i7 de 4ª geração, 4 núcleos reais, 8 GB de ram, e ainda assim ele dava umas empacadas nas transições do Alt+tab e no lançador do Unity.

Consegui resolver criando o arquivo .xprofile e colando o seguinte dentro dele (abra o gedit e salve na sua pasta de trabalho, ao lado de Downloads, Músicas, Vídeos...)

Código: [Selecionar]
export UNITY_LOW_GFX_MODE=1
Faça logout e login novamente, pode ser que melhore.

Outra solução é usar o Xubuntu, Lubuntu ou Linux Mint Mate, eles são bem mais leves.

2 GB de ram pode ser pouco para o Ubuntu, se for abrir várias abas no Firefox + programas.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline lucas 94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Ubuntu travando muito
« Resposta #3 Online: 17 de MAR?O de 2014, 14:58 »
Instale um ambiente gráfico mais leve, é uma boa pedida para quem quer uma maquina mais "esperta" e rápida

como por exemplo o XFCE, entre outras, até mesmo o Gnome versão clássica

você pode usar esse comando para o XFCE

$sudo apt-get install xfce

para instalar o Gnome use

$sudo apt-get install gnome
      -Obs: quando executar esse comando será instalada a interface Gnome(que é pesada também)
            -Gnome classic, e ainda o Gnome classic "no effect"(que é extremamente leve, mas como o nome diz não tem efeitos gráficos belos)

se quiser instalar somente o Gnome classic use esse comando

$ sudo apt-get install gnome-session-fallback


não instale muitas interfaces gráficas no seu computador

Assim como Sérgio já pronunciou, sua maquina não irá se adaptar em ao Unity, da maneira que ele vem pré configurado.

Espero ter ajudado!

Offline Vincent

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Ubuntu travando muito
« Resposta #4 Online: 22 de MAR?O de 2014, 00:35 »
Placa mãe Biostar
CPU AMD Athlon 7750 Dual-Core Processor × 2 2.7 Ghz
Memória RAM Markvision 2Gb Acho que 800 Mhz

com o Ubuntu 13.04 e o 13.10, ele trava a cada 1 hora, o 12.10 também era um pouco instável aí eu voltei para o Ubuntu 12.04 LTS Precise Pangolin e está tudo normal, o que me parece problemas destas versões, mas isso quer dizer alguma coisa?

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Ubuntu travando muito
« Resposta #5 Online: 22 de MAR?O de 2014, 00:38 »
Placa mãe Biostar
CPU AMD Athlon 7750 Dual-Core Processor × 2 2.7 Ghz
Memória RAM Markvision 2Gb Acho que 800 Mhz

com o Ubuntu 13.04 e o 13.10, ele trava a cada 1 hora, o 12.10 também era um pouco instável aí eu voltei para o Ubuntu 12.04 LTS Precise Pangolin e está tudo normal, o que me parece problemas destas versões, mas isso quer dizer alguma coisa?

Olá,

Qual placa de vídeo?

Abraços.

Offline eduardoanjos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Ubuntu travando muito
« Resposta #6 Online: 10 de Abril de 2023, 14:07 »
Estou tendo o mesmo problema, só que aqui é desktop, meu ubuntu está travando o pc todo, as vezes trava na tela de login ainda.

Em anexo tem as infos do meu pc.



E está travando a todo instante, e trava o pc todo, ao ponto de eu ter que ficar desligando no botão direto. E eu não sei mais o que fazer. Estou a ponto de largar o Linux.