Autor Tópico: Linux 1.52% pela primeira vez.  (Lida 25480 vezes)

Creto

  • Visitante
Re: Linux 1.52% pela primeira vez.
« Resposta #45 Online: 02 de Janeiro de 2014, 07:48 »
Por alguns anos fui professor do curso de mestrado em informatica para odontologia onde abordava um pouco da história da informática.

Hoje dou aulas de modelagem 3D e prototipagem rápida com scanners 3D e impressoras 3D dentre outros assuntos relacionados a informatica em odontologia, como estética e modelagem facial com finalidade protética e forense, modelagem e planejamento de guias cirurgicos utilizando tomografias computadorizadas e ressonância magnética.

Tudo isto usando software livre quando possivel. Para tanto, tenho que usar Windows, macOS e Linux.

Por sorte de "dino", eu nasci nos primórdios da revolução da informação e vi e testei a maioria dos dispositivos desde seu inicio. Rolos de fita de 3", disquetes de 5,25", disquetes de 3,5", fitas DAT, Iomega Zipdrive, telas de fósforo branco e ambar, o primeiro mouse, a primeira placa de som (sound blaster 8 bits), o primeiro HD (mfm), impressoras de agulhas, interfaces para conectar o computador (cérebro eletrônico, na época) a maquinas de escrever elétricas (IBM e Facit) bem como a aparelhos de telex, o primeiro scanner de mesa e de mão, o primeiro editor de textos (wordstar), a primeira planilha (visicalc), o primeiro antivirus (Norton), a primeira placa de video dedicada (hercules) o primeiro modem (1200 kbps), criei um BBS, usei gopher, chat, trumpet e NCSA Mosaic, e por aí afora...

Meu primeiro pendrive tinha 32kb e custou 100 dolares...

O primeiro Palmtop (USRobotics) e a primeira calculadora HP...

Isto como um "pequeno" resumo.

[]'s
Você será sempre um professor para todos nós Tota, o que sei de Linux e mesmo informática devo muito aos seus ensinamentos, obrigado!

T+

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Linux 1.52% pela primeira vez.
« Resposta #47 Online: 03 de MAR?O de 2014, 10:06 »
http://www.netmarketshare.com/report.aspx?qprid=9&qpaf=&qpcustom=Linux&qpcustomb=0

No mercado de desktops o Linux (aqui considerado apenas as distros tradicionais, excluindo-se ChromeOS, Android, FirefoxOS, etc.) continua com market share em torno de 1 a 2 %. Se incluirmos todas as distros que utilizam o Kernel, entretanto, esse número cresce muito.

Partindo para uma análise mais ampla, incluindo-se todos os mercados (PCs, tablets, portáteis, etc.) o Pinguim cresce sem parar, com o Android sozinho na iminência de tornar-se o segundo SO mais utilizado do mundo (veja abaixo), o que deve ocorrer já nos próximos dias:
http://gs.statcounter.com/#all-os-ww-monthly-201303-201402

Vejamos como se comportará o mercado de PCs quando o Android 5, o qual promete ter uma compatibilidade e nível de produtividade excelente com os PCs, for lançado.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog