Autor Tópico: Disco encriptado  (Lida 2781 vezes)

Offline lcdss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Disco encriptado
« Online: 01 de MAR?O de 2014, 22:12 »
Hoje decidi utilizar o SO Ubuntu, entao baixei-o. Tenho uma disco de 200GB particionado em 3 volumes. Um de 10GB com windows XP, outro de 40 GB com windows 8.1 e o restante para backups e armazenamento de arquivos.
Deixei meu pendrive bootavel para instalar o ubuntu a partir dele e selecionei a opcao Try Ubuntu. Assim pude utiliza-lo sem instala-lo. Querendo realizar a instalacao, selecionei no menu esquerdo a opcao 'Install Ubuntu 13.10'. Assim havia a opcao de instala-lo no local do windows 8, encriptar a nova instalcao com senha. Selecionei as duas, e passei para a proxima pagina onde informei a senha. Terminado a instalacao do ubuntu, foi pedido a senha para acessar a tela de boot, mas a mesma nao estava funcionando, provavelmente, em minha opniao, a regiao do teclado que inseri a senha e diferente. Para dizer a verdade nem lembro qual regiao do teclado estava setada quando informei a senha durante a instalacao, pois fiquei trocando varias vezes procurando por uma que atendesse as especificacoes de meu teclado. Entao entrei no ubuntu pelo pen drive e estou a procura de uma forma para voltar a acessar meu disco. O mesmo esta encriptado e o acesso a ele esta totalmente bloqueado.
Nao posso formatar o computar pela grande quantidade de arquivos importantes, assim projetos, musicas que passei meses selecionando(tudo rock), entre outros arquivos e dados. Espero encontrar uma luz que possa iluminar a direcao na qual devo seguir.

« Última modificação: 02 de MAR?O de 2014, 00:15 por platao »

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Disco encriptado
« Resposta #1 Online: 03 de MAR?O de 2014, 12:29 »
Camarada, se entendi bem, você retirou o windows 8 e instalou o Ubuntu no lugar, se foi isso mesmo, seus dados que estavam no windows 8 já foram apagados, no entanto, sua partição de backup teoricamente não foi afetada.

Você consegue entrar no windows xp?
Se sim, verifique por ele se os seus backup's estão intactos.

Se seus dados estiverem guardados, apenas reinstale o Ubuntu na mesma partição que instalou anteriormente.

Seguem algumas dicas de instalação:
http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/10/como-instalar-o-ubuntu-1310.html
http://www.mundoubuntu.com.br/tutoriais/instalacao


Alguns detalhes:
Backup no mesmo hd é sempre um risco, o melhor é usar dvd ou hd externo.
Aparentemente o problema é que a senha digitada na instalação não é a mesma que está digitando no login, ou seja, sem a senha correta, não terá acesso mesmo.
Se seus backup's foram perdidos, evite reinstalar o sistem, existem alternativas de recuperação de arquivos, não sei se funcionarão por existir criptografia, mas o primeiro passo é evitar reescrita no hd. Infelizmente não tenho conhecimento para ajudar-lhe neste caso.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Disco encriptado
« Resposta #2 Online: 03 de MAR?O de 2014, 12:48 »
Citar
Camarada, se entendi bem, você retirou o windows 8 e instalou o Ubuntu no lugar, se foi isso mesmo, seus dados que estavam no windows 8 já foram apagados,

Desculpe mas podem não ter sido apagados, ele apenas foram removidos dos índices de alocação do hd, mas continuam lá.

Usando o Ubuntu em modo testar, instalando o pacote testdisk é possível recuperar estes dados

Um bom tutorial encontra-se aqui => www.cgsecurity.org

Como a encriptação foi feita no Linux, os dados do windows não o foram