Autor Tópico: Ubuntu Linux 13.10 64 - Saucy Salamander Travando.  (Lida 2601 vezes)

Offline Grégory

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Ubuntu Linux 13.10 64 - Saucy Salamander Travando.
« Online: 07 de MAR?O de 2014, 14:00 »
Olá pessoal.

Bem, recentemente instalei o Ubuntu Linux 13.10 e estou tendo um problema chato. Cheguei a formatar a maquina novamente e não instalar nada que não conhecia, somente o que precisava para trabalhar sem que ele travasse. Não foi o que aconteceu.

Um detalhe é que ele vai aumentando o consumo só de estar ligado (ao que me parece). Pode ser que algum programa que eu tenha instalado possa estar fazendo isso, não sei disso, sou realmente novato com Linux.

Pc: CPU:Dual Core 2.7, DDR2 2GB. GPU: 1GB NVidia.

O interessante é que para fins de teste instalei os mesmo programas no Win7 64 e o desempenho do pc continua o memso.

Os programas que utilizo para trabalhar são: Lamp2 (mysql, phpmyadmin, apache), SublimeText3 e o Chrome. Hora ou outra o máximo de abas que abro no Chrome é 6. Só de fazer isso sinto o desempenho cair imediatamente.

Nesse momento só com o Monitor de Sistema e Chrome está sendo consumido 962,5 mb da memoria.

Alguém pode ajudar?

Obrigado a todos.




Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Linux 13.10 64 - Saucy Salamander Travando.
« Resposta #1 Online: 07 de MAR?O de 2014, 15:19 »
Olá

Comece executando o comando [top] sem chaves em terminal

Deixe aberto e veja quem é o "glutão" de ram

Veja se tem os drivers proprietários ou livre de sua NVidia

O GNU/Linux trabalha diferente do Windows, privilegiando o uso de ram, o que é normal do sistema, porém lentidão tem que ser pesquisada.

Você usa swap?

É notebook ou desktop? Faz diferença pois o processador pode ter dificuldades em "acelerar" em alguns notebooks

[]'s

Offline Grégory

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Linux 13.10 64 - Saucy Salamander Travando.
« Resposta #2 Online: 07 de MAR?O de 2014, 23:16 »
@Tota, obrigado pelo seu tempo.

Utilizo Desktop e sim, criei a partição Swap, porem,  sempre que olho no monitor do sistema ela nunca está sendo usada.

Tentei fica utilizando o top para ver quando o pc trava, porem, quando ele trava não tem pra onde ir, cheguei deixar 30 min esperando pra ver se conseguia ao menos abrir o terminal onde estava rodando o top, mas não deu.

Tirei esses prints pra ver a diferença em 3 minutos do que aconteceu.

http://ubuntuone.com/3NGJFg2yNBaZAbj6MFXk9M inicial

http://ubuntuone.com/1Qp8QyokNEhJPVWKy5MalB 3min depois.

Numa esqueci de deixa o sidebar aberto, mas eram o mesmo programas, se repara a quantidade de abas abertas são menores.

Quando o pc começa a ficar lento não tem mais o que fazer (que eu saiba, claro) que em questão de meio minuto ele vai travar.

Estou pensando em formatar novamente, não instalar nada e deixar testando só pra ver.

Uso a versão 64 bit, tanto win quanto Ubuntu, será alguma incompatibilidade?

Uso os drivers proprietários da NVidia mesmo.
« Última modificação: 08 de MAR?O de 2014, 08:49 por platao »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu Linux 13.10 64 - Saucy Salamander Travando.
« Resposta #3 Online: 08 de MAR?O de 2014, 08:17 »
Experimente desligar os efeitos do desktop.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Linux 13.10 64 - Saucy Salamander Travando.
« Resposta #4 Online: 09 de MAR?O de 2014, 11:48 »
Amigo por essas telas do TOP o seu PC tem uma partição de swap, porém o tamanho dela é de zero.

Então é a mesma coisa que não ter. Você verifica pelo total ao lado. Qualquer coisa posta um screen só do monitor de recursos.

Offline Grégory

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Linux 13.10 64 - Saucy Salamander Travando.
« Resposta #5 Online: 10 de MAR?O de 2014, 09:32 »
@kenner

A partição swap está com 4GB.



Bom hoje(agora) quando liguei a pc e entrei no ubuntu, deu erro no driver da NVidia. Estou usando o driver proprietário. Mas, vou procurar como instalar outro. Acho que possa ser isso ou algo em relacionado.

[edit]
Deu uma melhoradinha ao instalar outro driver proprietário, mas, continua o problema de travamento. Vou comprar mais uma memória e ver se isso não "killa" o problema.

Obrigado a todos, e volto quando tiver outra memoria para informar se resolveu.
« Última modificação: 10 de MAR?O de 2014, 22:49 por Grégory »