Autor Tópico: uma distro linux com acesso remoto e navegador  (Lida 12214 vezes)

Offline marciox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
uma distro linux com acesso remoto e navegador
« Online: 25 de Fevereiro de 2014, 09:43 »
Bom dia a todos, estou no inicio de uma grande caminhada com so linux, na empresa onde trabalho, tenho diversas maquinas em rede, com variados hardwares, desde maquinas bem fraquinhas e basicas a mais completas, estamos trocando o sistema erp e ele é totalmente web, então necessitamos apenas de um navegador inclusive orientado a utilizar o chrome, e quero aproveitar esta oportunidade e trocar todos os sistemas das maquinas para linux, mas preciso deixar um padrão, para melhor administrar, e utilizar um programa para acessar remotamente, bom o que preciso seria uma versão do linux basica, que eu possa instalar este navegador e um acesso remoto, qual seria uma otima opção dentro desta minha realidade? pois não tenho conhecimento de linux, agradeço a atenção de todos

Offline alisson_sdj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 192
  • A leitura engrandece a alma.
    • Ver perfil
Re: uma distro linux com acesso remoto e navegador
« Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 10:23 »
use o mozilla e pra acesso remoto o teamviewer
http://www.sempreupdate.com.br/2013/05/instale-o-teamviewer-8-no-ubuntu-linux.html
e de sistema você pode usar o ubuntu 12.04 LTS, se alguns computadores forem de pouco recurso de hardware coloque ele em modo 2D o unity ou coloque uma interface grafica perssonalizada como o xfce ou o gnome-session ou mesmo o lxde vai pela sua preferencia de consumo da memoria e dos recursos da maquina, espero que tenha ajudado ;D
“A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo.” Alan Kay

Offline marciox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: uma distro linux com acesso remoto e navegador
« Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 17:31 »
use o mozilla e pra acesso remoto o teamviewer
http://www.sempreupdate.com.br/2013/05/instale-o-teamviewer-8-no-ubuntu-linux.html
e de sistema você pode usar o ubuntu 12.04 LTS, se alguns computadores forem de pouco recurso de hardware coloque ele em modo 2D o unity ou coloque uma interface grafica perssonalizada como o xfce ou o gnome-session ou mesmo o lxde vai pela sua preferencia de consumo da memoria e dos recursos da maquina, espero que tenha ajudado ;D

Boa tarde alisson, agradeço a atenção, estas opções que me passou no caso das maquinas fraquinhas, durante a instalação que faço esta alteração ou após a instalação, percebe que não conheço nada, e no caso do acesso remoto o teria um apenas para a rede interna, pois acredito que com o teamviewer, os usuarios vão tentar acessar de fora da empresa

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: uma distro linux com acesso remoto e navegador
« Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 17:45 »
Citar
[...]estas opções que me passou no caso das maquinas fraquinhas, durante a instalação que faço esta alteração ou após a instalação[...]

Olá marciox!

Aconselho instalar uma distro que já venha com o ambiente gráfico desejado instalado por padrão do que instalar um ambiente gráfico no Ubuntu.

Para usar o Ubuntu em máquina mais fracas, você pode usar o Xubuntu, que é o Ubuntu com o ambiente gráfico XFCE por padrão.
Tem também o Lubuntu, que é o Ubuntu com outro ambiente leve, LXDE. Além disso tem o Linux Mint, que é derivado do Ubuntu e tem várias versões, inclusive com ambiente gráfico MATE e XFCE, o MATE é leve também.

Abraços.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2014, 17:47 por Renan Rischiotto »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: uma distro linux com acesso remoto e navegador
« Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2014, 19:27 »
Ola

Com todo o respeito a você e aos colegas que responderam, e ainda invertendo sua pergunta, vou dar minha opinião:

pois não tenho conhecimento de linux

Não faça!! Simples assim.

Bom dia a todos, estou no inicio de uma grande caminhada com so linux, na empresa onde trabalho, tenho diversas maquinas em rede, com variados hardwares, desde maquinas bem fraquinhas e basicas a mais completas...   ...bom o que preciso seria uma versão do linux basica, que eu possa instalar este navegador e um acesso remoto, qual seria uma otima opção dentro desta minha realidade?

Administrar uma rede de computadores demanda conhecimento de redes e um profundo conhecimento do sistema operacional.

Não existe um sistema operacional que "sirva" para todas as máquinas, seja Windows, Unix ou GNU/Linux.

Ao instalar Windows, você deve ter em seu parque de máquinas algumas com Windows XP, outras com o Vista e as mais novas com o 7 ou 8.

Não é diferente com o GNU/Linux. Algumas máquinas irão rodar uma versão simples, outras algo mais sofisticado como o Ubuntu com Unity

Você irá enfrentar problemas ao configurar as placas de rede, os programas, e o sistema de forma global.

Vai encontrar muita resistência dos usuários ao "novo"sistema, e terá que fornecer treinamento a eles, caso contrário a produtividade irá despencar.

Se fosse para uma maquina pessoal, não haveria problema algum em indicar esta ou aquela distribuição, mas um parque de maquinas...

Inicie seu trabalho com um bom planejamento.

Faça a si estas indagações:

1) Você é o dono da empresa? Se não é, tem todo o conhecimento sobre sistemas para implantar o seu projeto? Tem apoio da administração para migrar e implementar no parque de máquinas?

2) Qual o custo em horas/pessoas/dinheiro você tem para o projeto?

3) Quanto tempo pretende ter as maquinas paradas durante o processo de migração?

4) Qual o custo do treinamento a ser fornecido? Haverá reuniões prévias com os funcionários operadores das máquinas? Serão dadas aulas e haverá maquinas para o treinamento prático?

5) Qual o custo de suporte que deverá ser dado ao parque de máquinas? Quem fornecerá este suporte? Externo ou interno? se interno, todo o pessoal é habilitado?

6) qual o tempo para a implementação do projeto? Qual o custo por operador quando uma máquina estiver parada?

Pare! Respire! Repense!

Coloque todos os custos numa planilha, formule uma estratégia de ação, apresente a diretoria/sócios da empresa.

Contrate os profissionais necessários, faça simulações em máquinas de teste com as suas variadas configurações, crie padrões com esta experiência e só ao fim deste processo faça a migração.

Creio que agindo de outra forma, suas intenções serão apenas intenções, pois ao primeiro tropeço tudo volta ao zero, ou pior, entra num loop sem fim onde nada se resolve.

Abraços e boa sorte com seu projeto.

Offline marciox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: uma distro linux com acesso remoto e navegador
« Resposta #5 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 13:38 »
Ola

Com todo o respeito a você e aos colegas que responderam, e ainda invertendo sua pergunta, vou dar minha opinião:

pois não tenho conhecimento de linux

Não faça!! Simples assim.

Bom dia a todos, estou no inicio de uma grande caminhada com so linux, na empresa onde trabalho, tenho diversas maquinas em rede, com variados hardwares, desde maquinas bem fraquinhas e basicas a mais completas...   ...bom o que preciso seria uma versão do linux basica, que eu possa instalar este navegador e um acesso remoto, qual seria uma otima opção dentro desta minha realidade?

Administrar uma rede de computadores demanda conhecimento de redes e um profundo conhecimento do sistema operacional.

Não existe um sistema operacional que "sirva" para todas as máquinas, seja Windows, Unix ou GNU/Linux.

Ao instalar Windows, você deve ter em seu parque de máquinas algumas com Windows XP, outras com o Vista e as mais novas com o 7 ou 8.

Não é diferente com o GNU/Linux. Algumas máquinas irão rodar uma versão simples, outras algo mais sofisticado como o Ubuntu com Unity

Você irá enfrentar problemas ao configurar as placas de rede, os programas, e o sistema de forma global.

Vai encontrar muita resistência dos usuários ao "novo"sistema, e terá que fornecer treinamento a eles, caso contrário a produtividade irá despencar.

Se fosse para uma maquina pessoal, não haveria problema algum em indicar esta ou aquela distribuição, mas um parque de maquinas...

Inicie seu trabalho com um bom planejamento.

Faça a si estas indagações:

1) Você é o dono da empresa? Se não é, tem todo o conhecimento sobre sistemas para implantar o seu projeto? Tem apoio da administração para migrar e implementar no parque de máquinas?

2) Qual o custo em horas/pessoas/dinheiro você tem para o projeto?

3) Quanto tempo pretende ter as maquinas paradas durante o processo de migração?

4) Qual o custo do treinamento a ser fornecido? Haverá reuniões prévias com os funcionários operadores das máquinas? Serão dadas aulas e haverá maquinas para o treinamento prático?

5) Qual o custo de suporte que deverá ser dado ao parque de máquinas? Quem fornecerá este suporte? Externo ou interno? se interno, todo o pessoal é habilitado?

6) qual o tempo para a implementação do projeto? Qual o custo por operador quando uma máquina estiver parada?

Pare! Respire! Repense!

Coloque todos os custos numa planilha, formule uma estratégia de ação, apresente a diretoria/sócios da empresa.

Contrate os profissionais necessários, faça simulações em máquinas de teste com as suas variadas configurações, crie padrões com esta experiência e só ao fim deste processo faça a migração.

Creio que agindo de outra forma, suas intenções serão apenas intenções, pois ao primeiro tropeço tudo volta ao zero, ou pior, entra num loop sem fim onde nada se resolve.

Abraços e boa sorte com seu projeto.


Boa tarde, agradeço a atenção, entendi muito bem, realmente aqui com o windows tenho sim algumas versões, e sobre a utilização dos usuarios, o sistema utilizado na empresa é web, então preciso apenas do navegador, e que foi aconselhado utilizar o chrome, e impressoras em rede, nada mais, mas para alguma necessidade de acessar remoto as maquinas pensei em um vnc, então dentro desta realidade foi onde pensei nesta mudança para linux, mesmo precisando so destes itens: chrome, vnc, impressora em rede, não seria o momento?

Offline zenivaldo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: uma distro linux com acesso remoto e navegador
« Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2014, 09:44 »
No meu trabalho usamos o lubuntu e o mint

Muito bons!!!