Autor Tópico: Há diferença entre Ubuntu-desktop e Ubuntu-Gnome?  (Lida 15649 vezes)

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Há diferença entre Ubuntu-desktop e Ubuntu-Gnome?
« Online: 30 de MAR?O de 2014, 00:12 »
OLá,

Qual a diferença entre o Ubuntu com Unity e o Ubuntu com Gnome-Shell? Há alguma optimização especifica com o Ubuntu-Gnome ou é apenas o ambiente gráfico instalado que difere do padrão? Se eu baixar o Ubuntu Unity e depois instalar o Gnome-Shell o resultado será diferente?

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Há diferença entre Ubuntu-desktop e Ubuntu-Gnome?
« Resposta #1 Online: 30 de MAR?O de 2014, 00:16 »
Olá,

Bem, no meu entendimento não há nenhuma otimização entre essas versões. O Ubuntu GNOME é apenas o Ubuntu com o GNOME instalado como ambiente gráfico padrão. Se você tiver o Ubuntu com Unity e instalar o GNOME, provavelmente o resultado será diferente, o seu sistema ficará todo bagunçado, com aplicativos de ambos os ambientes gráficos misturados. Se você quer o Ubuntu com GNOME, a minha recomendação é que baixe e instale o Ubuntu GNOME.

Abraços.

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Há diferença entre Ubuntu-desktop e Ubuntu-Gnome?
« Resposta #2 Online: 30 de MAR?O de 2014, 00:45 »
A diferença é o shell.

O Ubuntu é GNOME com o shell Unity, ou seja, a interface Unity rodando sobre o ambiente GNOME.

Já o Ubuntu GNOME é o Ubuntu com o shell GNOME Shell, ou seja, o o ambiente GNOME com sua interface padrão.

O que muda?

Unity usa o Compiz como gerenciador de janelas. GNOME Shell usa o Mutter.

Essa é a diferença principal.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Há diferença entre Ubuntu-desktop e Ubuntu-Gnome?
« Resposta #3 Online: 30 de MAR?O de 2014, 00:46 »
Se você tiver o Ubuntu com Unity e instalar o GNOME, provavelmente o resultado será diferente, o seu sistema ficará todo bagunçado, com aplicativos de ambos os ambientes gráficos misturados

Ola

Só para agregar, o unity é um ambiente que não possui aplicativo algum e que roda sobre o Gnome, "herdando" os aplicativos deste, como o gnome-terminal, nautilus e outros.

Assim, nunca haverá "sistema bagunçado", pois os aplicativos são os mesmos do Gnome "puro".

Eu tenho o Unity, o gnome shell e o fallback sem nenhum problema.

Já misturar gnome com KDE o assunto é outro, pois usam aplicativos diversos

Se eu baixar o Ubuntu Unity e depois instalar o Gnome-Shell o resultado será diferente?

Não precisa baixar, basta instalar e escolher no momento do logon

Tudo ficará da mesma forma, mas com um "tema" (só para ilustrar) diferente. O sistema é o mesmo e o ambiente gráfico é o mesmo (Gnome)

[]'s

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Há diferença entre Ubuntu-desktop e Ubuntu-Gnome?
« Resposta #4 Online: 30 de MAR?O de 2014, 01:01 »
Bom, eu não arriscaria rsrs

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Há diferença entre Ubuntu-desktop e Ubuntu-Gnome?
« Resposta #5 Online: 30 de MAR?O de 2014, 06:06 »
Não há bagunça entre gnome-shell e unity, tanto que quando se instala o gnome-shell é apenas um pacote bem pequeno.

Na verdade, gnome-shell e unity aboliram o menu por categorias de programas e mesmo quando usados com o KDE instalado não fazem mais muita diferença.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Re: Há diferença entre Ubuntu-desktop e Ubuntu-Gnome?
« Resposta #6 Online: 30 de MAR?O de 2014, 15:06 »
Obrigado pelas respostas.

Estou usando o Ubuntu 14.04 beta2 com Unity e está muito bom. Só que eu queria saber se haveria alguma coisa que o diferenciasse do Ubuntu Gnome além do Shell e que se instalasse o Gnome Shell o resultado seria diferente de baixar a versão padrão Shell. Já usei Shell no 13.04 e eu percebi que depois disso houve uma quebra no Unity com relação a area de trabalho que eu não conseguia mais acessar. Mas também eu usei ppa para ter a versão mais recente do Shell e talvez tenha sido isso o motivo da quebra. O ambiente que mais curto é o Unity mas ele tava muito lento com minha placa de video nvidia (pereba) e engasgava nos videos. Parece que nessa versão esta melhor e vou voltar pro Unity.

Offline João Gabriel Freire

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Há diferença entre Ubuntu-desktop e Ubuntu-Gnome?
« Resposta #7 Online: 22 de Abril de 2014, 16:27 »
Obrigado pelas respostas.

Estou usando o Ubuntu 14.04 beta2 com Unity e está muito bom. Só que eu queria saber se haveria alguma coisa que o diferenciasse do Ubuntu Gnome além do Shell e que se instalasse o Gnome Shell o resultado seria diferente de baixar a versão padrão Shell. Já usei Shell no 13.04 e eu percebi que depois disso houve uma quebra no Unity com relação a area de trabalho que eu não conseguia mais acessar. Mas também eu usei ppa para ter a versão mais recente do Shell e talvez tenha sido isso o motivo da quebra. O ambiente que mais curto é o Unity mas ele tava muito lento com minha placa de video nvidia (pereba) e engasgava nos videos. Parece que nessa versão esta melhor e vou voltar pro Unity.
Gente mas eu me lembro que a principal reclamação que principalmente os usuarios-finais haviam feito principalmente no inicio,era  que a Unity nao existia uma interface grafica personalizavel personalizavel.A canonical ja sanou esse problema?Digo isso porque eu abondonei o sistema na epoca por causa disso.A unity atualmente é personalizavel?

Offline Phenix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Há diferença entre Ubuntu-desktop e Ubuntu-Gnome?
« Resposta #8 Online: 25 de Abril de 2014, 09:04 »
Alguém sabe me responder o por que que o ícone do Bluetooth não aparece no painel do Ubuntu-Gnome 14.04? Será que terei que configurá-lo???Vlw...

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Re: Há diferença entre Ubuntu-desktop e Ubuntu-Gnome?
« Resposta #9 Online: 28 de Abril de 2014, 17:45 »
Obrigado pelas respostas.

Estou usando o Ubuntu 14.04 beta2 com Unity e está muito bom. Só que eu queria saber se haveria alguma coisa que o diferenciasse do Ubuntu Gnome além do Shell e que se instalasse o Gnome Shell o resultado seria diferente de baixar a versão padrão Shell. Já usei Shell no 13.04 e eu percebi que depois disso houve uma quebra no Unity com relação a area de trabalho que eu não conseguia mais acessar. Mas também eu usei ppa para ter a versão mais recente do Shell e talvez tenha sido isso o motivo da quebra. O ambiente que mais curto é o Unity mas ele tava muito lento com minha placa de video nvidia (pereba) e engasgava nos videos. Parece que nessa versão esta melhor e vou voltar pro Unity.
Gente mas eu me lembro que a principal reclamação que principalmente os usuarios-finais haviam feito principalmente no inicio,era  que a Unity nao existia uma interface grafica personalizavel personalizavel.A canonical ja sanou esse problema?Digo isso porque eu abondonei o sistema na epoca por causa disso.A unity atualmente é personalizavel?

Hoje em dia há o ferramenta de ajuste do Unity que dá pra "mexer" em algumas coisas. E está mais rápido.