Bom dia
capiroto,
Infelizmente isso as vezes é necessário se o usuário quer aproveitar melhor o hardware rodando alguns jogos novos. Eu, por exemplo, quando comprei o meu computador, fiquei com o Windows para aproveitar melhor o final da 7 geração de consoles e jogar títulos do início da geração que eu ainda não havia jogado. Foi muito bom, na época eu havia terminado os meus estudos e não havia preocupação com nada, apenas me divertir e passar meu tempo jogando. Aproveitei muito, mas esse divertimento hoje já não faz mais sentido para mim. Meu passatempo favorito hoje é aprender, e esse fórum me ajuda bastante nisso. Agora jogo apenas ocasionalmente, por isso o Ubuntu me atende muito bem. Vou confessar que não uso o Ubuntu apenas por isso, entretanto: o meu HD apresentou problemas e o Windows não consegue mais utilizá-lo, mas no Ubuntu esse HD funciona muito bem. Por falta de grana para comprar um novo HD, estou no Ubuntu. Mas quando eu comprar um novo HD
e uma boa placa de vídeo, provavelmente voltarei para o Windows, para novamente poder jogar títulos novos, mesmo que casualmente apenas.
Não estou dizendo que o Ubuntu não serve para isso, entretanto. A biblioteca de jogos (que chamo gameoteca

) para o Ubuntu vem crescendo, e os emuladores melhorando constantemente no sistema, bem diferente de alguns anos atrás. Mas eu gosto de títulos que não tenho perspectiva de que cheguem no sistema tão cedo, se é que algum dia chegarão. Gosto de sonhar com o futuro, mas sendo realista. Dificilmente as grandes desenvolvedoras de jogos abraçarão um sistema que tem tão baixa adesão de usuários comuns, sem perspectiva de crescimento rápido há anos.
Enfim, aproveite sua estadia no Windows. Se voltar a usar o Ubuntu algum dia, mesmo que seja por livependrive ou liveDVD ou até mesmo máquina virtual, lembre-se sempre desse fórum, e de nós, incluindo você, que fazemos essa maravilhosa comunidade.
Até mais!