Autor Tópico: Sistemas Operacionais móveis e integração com Ubuntu: Android, iOS e Windows  (Lida 18034 vezes)

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Sistemas Operacionais móveis e integração com Ubuntu: Android, iOS e Windows
« Resposta #15 Online: 11 de Janeiro de 2014, 11:28 »
Ainda sobre o Nokia Lumia 520, apesar do mesmo ser reconhecido como unidade de disco no ubuntu, a transferência de imagens e fotos não é possível. A Microsoft desenvolveu um sistema em que as músicas e imagens são convertidas em arquivos diferentes, distribuídos em pastas funcionais. Nas músicas, por exemplo, o arquivo é dividido em informações de gênero, autor, álbum e playlist (uma pasta diferente para cada informação).

Nas imagens também existe a divisão de pastas, por data, favoritas...

Tentei transferir fotos e músicas para ele, colando diretamente nessas pastas, mas o windows phone não enxerga os arquivos transferidos, diferentemente do Symbian, que atualizava da biblioteca.

Com um notebook emprestado, com Windows 8, fiz a transferência de músicas para ver como funciona e vi que o sistema analisa os metadados e transfere as músicas convertendo cada uma em arquivos separados, distribuídos nas pastas citadas. Pelo Windows 7 é preciso baixar o aplicativo específico. No Windows Xp não funiona.

Ou seja:
1) Se você não tiver acesso a um computador com Windows 7 ou 8 vocÊ não tem como transferir as suas músicas para o aparelho;
2) Se você não abrir essas músicas antes no Windows e atualizar os metadados, com informações autor, álbum, capa, ano..., ao transferir para o aparelho fica tudo zoado.

Windows Phone só conecta satisfatoriamente com sistema windows (ainda bem que o aparelho é da esposa, pois se fosse me eu já teria descartado)
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Sistemas Operacionais móveis e integração com Ubuntu: Android, iOS e Windows
« Resposta #16 Online: 19 de MAR?O de 2014, 17:32 »
Hoje tive a experiência de tentar transferir músicas do PC, com Ubuntu 12.04LTS, ou do Netbook, com debian 7 LXDE, para um iPhone 3GS.

Não funcionou.

Instalei as bibliotecas recomendadas e até consegui fazer o aparelho ser reconhecido no sistema. No ubuntu, são reconhecidas duas partições, sendo uma para documentos (com o ítens instalados pelo apple store) e a outra para o sistema de arquivos. No debian, só reconheceu esta última.

Contudo, da mesma forma que acontece no windows phone, não é possível simplesmente copiar a colar as músicas. É preciso sincronizar com algo similar ao itunes.

Apesar de haver diversas dicas dizendo que dá para fazer isso com o rhymthmbox, no ubuntu, com o aparelho montado, ao abrir o aplicativo aparece uma caixa de diálogo dizendo que um iPod está foi conectado e que é preciso configurá-lo. Depois disso, ele desmonta sozinho e não permite o sincronismo.

No debian ele não some, mas a opção de sincronizar com a biblioteca fica desabilitada.

Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Sistemas Operacionais móveis e integração com Ubuntu: Android, iOS e Windows
« Resposta #17 Online: 19 de MAR?O de 2014, 19:13 »
por indicação do nosso grande guru o agente 100gelo uso actualmente o airdroid para estas funcionalidades.
a respeito de Bluetooth já abri tópicos aqui e em outros fóruns mas sem respostas ainda.
não sou expert mas já li aqui alguém  a dizer sobre um sistema substituto do Bluetooth para o futuro, que não sei se próximo.
e por isso acho que a canonical não esta muito preocupada com ele.
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Testei dois dispositivos android do 12.04LTS: Samsung Galaxy Win e Motorola Moto X.

O Samsung é reconhecido automaticamente, como se fosse um pen drive, facilitando a vida do usuário. Para transferir música para ele, basta copiar e colar, da forma tradicional, com cada álbum em uma pasta, sem precisar de aplicativo adicional. Depois de copiado, o android reorganiza tudo, com base nos metadados.

Já o Motorola, precisou de uma intervenção de terminal:
Tive que criar uma pasta de montagem, dentro de /media:
Citar
sudo mkdir /media/Motorola-Moto-X
Depois, executei o comando:
Citar
sudo mtpfs -o allow_other /media/Motorola-Moto-X
Com isso, basta acessar pelo gerenciador de arquivos (nautilus)
Para desmontar:
Citar
sudo umount /media/Motorola-Moto-X
Percebi uma coisa estranha. O android, na sua organização, exige que Toques musicais (ringtones), Alarmes de despertador (alarms) e Toques de mensagem (notifications) estejam armazenadas em pastas específicas, com os nomes em inglês, dentro de /media. Acontece que, por um motivo desconhecido, não consegui transferir arquivos em formato mp3 para essas pastas usando ubuntu. Outros formatos, como aac e mid, sem problemas. Ou seja: para usar uma música ou toques mp3 como toque de chamada eu tive que usar o aplicativo da motorola, pelo Windows.

Com o Samsung não houve problemas.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Atualmente estou com um smartphone Motorola Moto G e consigo perfeitamente transferir fotos e sons (mp3) do Ubuntu 14.04 para as pastas de Pictures e Music perfeitamente.

Para configurar toques mp3 nos contatos ou nos diversos aplicativos instalados no smartphone, fiz a instalação de um gerenciador de pastas/arquivos no Moto G denominado ES File Explorer. A partir daí, todos os aplicativos no ítem configurações aparecem a opção de escolher este gerenciador. Com isto, consigo selecionar a música que quero utilizar como toque.

Quanto ao bluetooth consigo parear tranquilamente. Única limitação é a quantidade de arquivos transferidos: tem que ser um de cada vez!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Creto

  • Visitante
Como ainda não tive oportunidade de ver nada além do android (Samsung Galaxy Young), apenas tenho a dizer que qualquer um que investir nessa área tem que botar a coisa para funcionar mesmo, senão o android deixa no chinelo.

Mas torço muito pelo FF OS e outros tantos que vierem, para melhorar e baratear o custo ;) kkk

T+

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
O android aqui é o 4.0.4. Pode ser que esses problemas tenham sido sanados no 4.4, não sei, alguém aí teria que falar se dá certo ou não.

Mas você testou no 13.10? https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/gvfs/+bug/1203704

É sobre o que eu já havia comentado: https://bugzilla.gnome.org/show_bug.cgi?id=695984

Testei com Android 4.2.2 no 13.10 e 14.04, mesmos problemas. Eu não consigo entender como é possível copiar um arquivo ou deletar pelo MTP, mas não ser possível abrir os arquivos com o Eog, Gedit, VLC...

Sem contar que não é possível copiar/cortar um arquivo lá do Android para outra pasta dentro do próprio Android. Eu tenho que deletar o arquivo no Android, copiar lá do Ubuntu e colar em outro lugar lá no Android. Segue o link do bug aberto, para quem quiser acompanhar: gedit, Eye of GNOME etc. can't open files from MTP-Devices

Eu dei uma pesquisada, há várias implementações do protocolo MTP no linux além do GVFS usado no nautilus. Dizem que o go-mtpfs é melhor, mas não testei, pois não há pacote para o 13.10 e 14.04 (ppa:webupd8team/unstable, só há até o 13.04), e apesar do cara do webupd8 ter criado uma interface para o launcher do Unity, ele recomenda usar pelo terminal. Parece que o desenvolvedor mantém esse go-mtpfs até hoje, pelo menos o último commit foi de 2 meses atrás no github. Pelo jeito, se for testar é melhor compilar do que depender de pacote antigo.

go-mtpfs no GitHub
How to properly mount Android 4.0+ devices in Ubuntu using go-mtpfs
Montar Android 4.0+ no Ubuntu usando MTPFS (MTP)
« Última modificação: 13 de Maio de 2014, 11:26 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Parece que esse protocolo MTP foi criado pela M$... Wikipedia - Media Transfer Protocol

Achei um blog em que o cara levanta uma questão interessante à respeito do MTP:

MTP, One Way Microsoft Made Android Suck

Basicamente, uma das razões do Android usar o MTP se deve ao DRM (direitos autorais) em arquivos de músicas, filmes e etc. Ou seja, o protocolo limita o que você faz se os arquivos tiverem DRM.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !