Autor Tópico: Ubuntu...comendo memória???  (Lida 15021 vezes)

wille_coyote

  • Visitante
Ubuntu...comendo memória???
« Online: 20 de Outubro de 2005, 14:42 »
Fala galera, blza???

Bom sou iniciante em Linux, tive alguma experiências com o Debian, adoro o Debian,  mas de fato a distribuição que eu mais simpatizei foi a Ubuntu.

E eu tenho quase certeza que isso é burrada minha...hehehehehehehhe

Então o problema é o seguinte, to com um SEMPRON 2.2 com 512 de RAM...To usando o Ubuntu 5.10 + Gnome + Gdesklets...e ta dizendo que o sistema ta usando 458MB de RAM...eu to achando muito? não é não???

Ai não entendo direito no monitor la de sistema fala que o usuário esta usando 198MB, to meio perdido.

Ai um amigo meu entendido de LINUX, disse pra eu ir no terminal e digitar:  free -m...segundo ele, esse comando exibe o verdadeiro uso de memória, e lá deu que ta usando 400 MB mesmo, isso é normal pessoal?

Alguém pode me dar uma ajudinha? sei que o Gdesklets é pesado, mas não a esse ponto não? e eu uso apenas duas Desktlets...uma é a StarterBar (tipo a barrinha no iMac) e a outra é o Wheater...

Help-me  plz...

Valeu desde já pela ajuda moçada :D

Wille E. COyote

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Ubuntu...comendo memória???
« Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2005, 17:36 »
Faz assim. Aplicações > Ferramentas de Sistema > Monitor de sistema.

Dai manda organizar os processos por "Tamanho da VM" ai você ve o que está comendo MAIS memória.

Ou então abre um terminal e digita:

top


[]s

wille_coyote

  • Visitante
Ubuntu...comendo memória???
« Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2005, 18:10 »
Opa brigado pela dica... :D

Eu fiz isso, e é normal ele continuar comendo uns 400MB de RAM?  e a SWAP ta zerada???????

Abraços!

Offline casainho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 175
    • Ver perfil
    • www.Casainho.net
Ubuntu...comendo memória???
« Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2005, 18:23 »
Já há uma outra mensagem aqui no fórum sobre o assunto, procura!!..
Minha página pessoal:
http://www.Casainho.net

toboco

  • Visitante
Ubuntu...comendo memória???
« Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2005, 18:24 »
caramba, o java vm come uma memoria estrondosa.... baixei a prioridade dele para nivel 5 (baixa)... isso resolve em algo ? abraço

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Ubuntu...comendo memória???
« Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2005, 18:30 »
Citação de: "toboco"
cacete, o java vm come uma memoria estrondosa.... baixei a prioridade dele para nivel 5 (baixa)... isso resolve em algo ? abraço


Só um detalhe quando forem mexer com prioridades:

Quanto MAIOR o número MENOR a prioridade sacaram?

Por exemplo se vc der prioridade -10 pra um processe é uma prioridade MUITO ALTA... tanto é que ele vai pedir a senha do root.

Se você der um 20 de prioridade é a mais baixa que tem. O programa vai ficar por último a ser processado.

[]s

toboco

  • Visitante
Ubuntu...comendo memória???
« Resposta #6 Online: 21 de Outubro de 2005, 00:45 »
Citação de: "LedStyle"

Se você der um 20 de prioridade é a mais baixa que tem. O programa vai ficar por último a ser processado.
[]s


Isso eu imaginava... mas sabe me dizer se vai consumir menos de memoria ram ? ou somente sera o ultimo a ser carregado na inicializacao ?

Enfim, joguei o java vm, a lixeira e + uns plugins do evolution para prioridade baixa / muito baixa  :twisted:
abraço !

wille_coyote

  • Visitante
Ubuntu...comendo memória???
« Resposta #7 Online: 21 de Outubro de 2005, 08:34 »
Galera...

Agradeço de novo a ajuda de vocês, e a prontificação em me ajudar.

casainho, lhe asseguro que fiz uma busca no fórum antes de postar tal tópico, não econtrei nada sobre isso, talvez não tenha procurado direito, vou tentar outra busca, Obrigado!

Mas, eu tirei uma Screenshot do monitor de sistema, talvez eu realmente esteja interpretando ele errado. Gostaria da opinião de vocês se possível.


Monitor de sistema


Comando "free -m"

Obrigado!
Abraços!

Offline Andre Cavalcante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Interpretação
« Resposta #8 Online: 21 de Outubro de 2005, 17:35 »
Pelo screenshot você tá usando 150MBytes de  quase 500MBytes, o que representa meros 33%. Cê não usando nada de swap e sua partição de swap vai até 1G.
O sistema está bem enxuto. Se você abrir alguns aplicativos Java, a JVM deve consumir um bocado, mais bowser, mais openoffice (que também consome bastante) mais uns vídeo aí você vai começar a usar o swap....
--------------
André Cavalcante
Manaus, AM

Offline casainho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 175
    • Ver perfil
    • www.Casainho.net
Ubuntu...comendo memória???
« Resposta #9 Online: 21 de Outubro de 2005, 17:48 »
Citação de: "wille_coyote"


casainho, lhe asseguro que fiz uma busca no fórum antes de postar tal tópico, não econtrei nada sobre isso, talvez não tenha procurado direito, vou tentar outra busca, Obrigado!



http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=971&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=fre+mem
Minha página pessoal:
http://www.Casainho.net

wille_coyote

  • Visitante
Re: Interpretação
« Resposta #10 Online: 24 de Outubro de 2005, 07:56 »
Citação de: "Andre Cavalcante"
Pelo screenshot você tá usando 150MBytes de  quase 500MBytes, o que representa meros 33%. Cê não usando nada de swap e sua partição de swap vai até 1G.
O sistema está bem enxuto. Se você abrir alguns aplicativos Java, a JVM deve consumir um bocado, mais bowser, mais openoffice (que também consome bastante) mais uns vídeo aí você vai começar a usar o swap....


André Cavalcante, Obrigado pela ajuda. Acho que não estou sabendo interpretar direito o lance da memória então.

O que vale no caso então é o USER MEMORY com a cor verde? É ele quem determina quanta memória RAM o sistema esta usando???

E esse outro comando "free -m" que fala que esta sendo usado 465, está incorreto???  Desculpea a insistência pessoal, só queria entender, porque eu realmente to meio perdido... :/

Eu coloquei um APLET de medição de memória na barra do GNOME, e ele neste momento ta apontando 90% de memória em uso, mas quando abre o monitor de sistema ele aponta aquilo que esta na Screenshot, to achando meio confuso.

Agradeço a todos a ajuda de novo.
Obrigado!