Autor Tópico: Gostaria da opnião dos usuários sobre as duas notícias: - EDITADO  (Lida 13879 vezes)

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
O relatório anual auditado, contábil e financeiro da Canonical referente às operações (no Reino Unido e subsidiárias consolidadas) no ano fiscal encerrado em 31 de março passado foi publicado, revelando receitas crescentes, mas continuidade na operação com prejuízo (também crescente).

Você encontra todos os valores no link acima, e reproduzo apenas alguns números gerais: o resultado encontrado pela Canonical em 2013 foi um prejuízo de US$ 21,3 milhões, ou quase US$ 10 milhões a mais que o prejuízo do ano anterior.

fonte:
http://br-linux.org/2014/01/canonical-divulga-resultado-anual-receita-crescente-mas-fechou-com-prejuizo-de-mais-de-us-20-milhoes.html


" Uma sessão de perguntas e respostas realizada nesta semana por Jono Bacon, o gestor da comunidade Ubuntu na Canonical, acabou sendo manchete em vários sites porque nela houve mais uma vez a informação de que o lançamento de aparelhos de operadoras ou fabricantes expressivos usando o Ubuntu Touch não é mais esperado para o ano que está começando.

Na minha opinião, entretanto, há vários outros aspectos igualmente importantes, interessantes ou curiosos abordados por Bacon na conversação, alguns dos quais quase mereceriam notícias adicionais só para eles.

Em vários deles noto uma inversão de atuação: nos primeiros anos a Canonical vivia me impressionando positivamente por oferecer bem mais do que eu imaginava que ela poderia entregar; agora frequentemente vejo ela modificando metas que ela mesma definiu para si, e depois descobriu que não alcançava. É lamentável, porque se não fosse por descumprir a meta, muitos dos resultados alcançados (como o total de dinheiro que poderia ter sido arrecadado no crowdfunding do Ubuntu Edge em 2013) poderiam ser vistos como vitórias por bem mais gente....

fonte:
http://br-linux.org/2014/01/bacon-confirma-ubuntu-touch-continua-sem-grandes-parceiros-ubuntu-tv-no-fim-da-fila-ubuntu-edge-ja-era.html

até onde e quando será q o Ubuntu será afetado por conta desses acontecimentos? Eu sinceramente fiquei com o pé atrás.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2014, 21:29 por asghan »
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Duas notícias interessantes
« Resposta #1 Online: 19 de Janeiro de 2014, 00:05 »
Existem empresas que ficam um bom tempo no negativo e de repente acertam e desembocam. Não se preocupe demais com isso.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Duas notícias interessantes
« Resposta #2 Online: 19 de Janeiro de 2014, 15:51 »
Enquanto o tio Mark tiver dinheiro, a Canonical continua :D
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Duas notícias interessantes
« Resposta #3 Online: 19 de Janeiro de 2014, 16:15 »
Enquanto o tio Mark tiver dinheiro, a Canonical continua :D
Exato! E mesmo se o Ubuntu caísse, iriam criar o fork como fizeram com o Mageia.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Duas notícias interessantes
« Resposta #4 Online: 19 de Janeiro de 2014, 16:49 »
Enquanto o tio Mark tiver dinheiro, a Canonical continua :D
Exato! E mesmo se o Ubuntu caísse, iriam criar o fork como fizeram com o Mageia.

Ou voltar para o Debian, já que o ubuntu é meio q um fork do debian unstable.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Duas notícias interessantes
« Resposta #5 Online: 19 de Janeiro de 2014, 17:33 »
Enquanto o tio Mark tiver dinheiro, a Canonical continua :D
Exato! E mesmo se o Ubuntu caísse, iriam criar o fork como fizeram com o Mageia.

Ou voltar para o Debian, já que o ubuntu é meio q um fork do debian unstable.
As versões LTS são baseadas na testing e duvido que voltariam pro Debian, pois Debian não tem repositórios PPA e uma vasta facilidade pra procurar coisas no Google. Debian não possui sites tipo get deb ou play deb. Iriam era fazer fork mesmo.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Gostaria da opnião dos usuários sobre as duas notícias: - EDITADO
« Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2014, 23:09 »
Tem vários problemas nas reportagens.

1º é baseada em prejuizo e não no aumento dos lucros. Em 2012 eles faturaram 62 milhões, em 2013 foram 82 milhões. A Canonical não é uma empresa comum, é o "Campo dos Sonhos" de Mark Shuttleworth. Esse prejuízo de deve ao grande investimento que o Mark sempre faz. Ele simplesmente não se preocupa com esse prejuízo, ele tem a grana. Ele considera que não pode deixar de investir em uma tecnologia em que acredita, mesmo que outros não acreditem.

2º Quando a Microsoft não entregou o Windows Vista no prazo que foi prorrogado por quase 10 anos ninguém falou nada. Acho que tá, no balanço geral, muito bom o ciclo de lançamento de novidades da Canonical. Tendo em vista que é uma empresa que "dá prejuízo"...

3º A proposta do Ubuntu é diferente da do Debian. O Debian é um sistema sóbrio, o Ubuntu é entusiástico. Distros Linux existem várias, com diversas propostas diferentes. Não quer dizer que não dá para ser entusiasta usando debian, nem que não há como ser sóbrio usando Ubuntu.

4º Em alguns sites andam dizendo que a Valve não quer usar o Ubuntu como base, pois não quer pagar royalties ... isso não é verdade. O SO Ubuntu é distribuido sob GPL, a única coisa que alguém que queira usar o Ubuntu como base deve fazer é distribuir seu sistema de graça, fazer o feedback de graça e repassar as modificações que fizer de graça, basicamente http://www.canonical.com/intellectual-property-rights-policy. Só poderia ser cobrado algo se o sistema SteamOS, em seu produto final, utilizasse de alguma forma as seguintes marcas, ou logotipos das marcas UBUNTU, KUBUNTU, EDUBUNTU, XUBUNTU, JUJU e LANDSCAPE, pois são marcas e isso é meio que muito óbvio, é claro. Por exemplo o Linux Mint, em sua versão baseada no Ubuntu, usa os repositórios que a Canonical sustenta e não paga nada por isso (até onde eu sei).
Então a escolha do Steam pelo Debian se deve a qualquer outro fator menos a royalties.

é... tem mais coisas, mas... deixa pra lá...
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2014, 23:12 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Gostaria da opnião dos usuários sobre as duas notícias: - EDITADO
« Resposta #7 Online: 24 de Janeiro de 2014, 09:59 »
1. Me parece que o aumento do prejuízo deve-se ao foco em sistema móveis. É aposta.
2. A Canonical entrou tarde demais no nicho móvel. Não dá pra recuperar. Nem o Firefox que já entrou na luta tem força,

Ficará a dobradinha Android/iOS ocupando as vagas de market share de Windows/Mac na era PC.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline lopp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Gostaria da opnião dos usuários sobre as duas notícias: - EDITADO
« Resposta #8 Online: 24 de Janeiro de 2014, 10:40 »
A pergunta que faço é a  seguinte:  por que os chineses vã a lua se os americanos já o fizeram?
Então esse papo de "só tem lugar para o android/ios" precisa ser esquecido

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Gostaria da opnião dos usuários sobre as duas notícias: - EDITADO
« Resposta #9 Online: 24 de Janeiro de 2014, 15:50 »
4º Em alguns sites andam dizendo que a Valve não quer usar o Ubuntu como base, pois não quer pagar royalties...

O código fonte - livre - você pode pegar e fazer o que quiser, então uma relação parecida com RHEL e CentOS não tem problema, mas se for no molde Ubuntu e Mint a situação muda, pra uso dos binários (devido a existência de marcas registradas e etc), cabe um licenciamento que pode incluir o pagamento de algum tipo de taxa.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Gostaria da opnião dos usuários sobre as duas notícias: - EDITADO
« Resposta #10 Online: 24 de Janeiro de 2014, 16:00 »
A pergunta que faço é a  seguinte:  por que os chineses vã a lua se os americanos já o fizeram?
Então esse papo de "só tem lugar para o android/ios" precisa ser esquecido

Cara, espero que o Ubuntu surpreenda que daqui um ou dois anos esteja usando o SO mobile mas...

Nem o Windows Phone com todo poder da Microsoft pegou. A principal razão: falta de aplicativos.
Aplicativos precisam de desenvolvedores.
Desenvolvedores só se arriscam em mercado que possam ter um retorno.
Ele está chegando tarde, no momento que muita gente tá migrando de iOS para Android e o sistema do Google tá ficando cada vez mais forte.

Como a era do PC nos mostrou, pessoas são cômodas para mudanças.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Creto

  • Visitante
Re: Gostaria da opnião dos usuários sobre as duas notícias: - EDITADO
« Resposta #11 Online: 25 de Janeiro de 2014, 07:55 »
(...)
Como a era do PC nos mostrou, pessoas são cômodas para mudanças.
Muito bem dito, pois eu ainda não me vejo fazendo "coisas" somente com o dedão e, para ser franco nem quero ;)

T+

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Gostaria da opnião dos usuários sobre as duas notícias: - EDITADO
« Resposta #12 Online: 25 de Janeiro de 2014, 10:24 »
(...)
Como a era do PC nos mostrou, pessoas são cômodas para mudanças.
Muito bem dito, pois eu ainda não me vejo fazendo "coisas" somente com o dedão e, para ser franco nem quero ;)

T+

Demorei a entender o "dedão". :)

Interessante é que lá pelo ano 2000 saiu um vídeo da Microsoft dizendo que todo mundo ia ter um tablet. Que iriamos usar uns códigos para acessar dados (QR Code?) e eu achei uma viagem maluca do Bill Gates e companhia. Olha no que deu.


Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Creto

  • Visitante
Re: Gostaria da opnião dos usuários sobre as duas notícias: - EDITADO
« Resposta #13 Online: 25 de Janeiro de 2014, 20:16 »

Demorei a entender o "dedão". :)

Interessante é que lá pelo ano 2000 saiu um vídeo da Microsoft dizendo que todo mundo ia ter um tablet. Que iriamos usar uns códigos para acessar dados (QR Code?) e eu achei uma viagem maluca do Bill Gates e companhia. Olha no que deu.



Pois é agente100gelo, também li essas notícias, mas o problema agora já é outro..., hehehe esses mesmos dedões já andam muito trêmulos kkk

T+