Enquete

Em qual distribuição GNU/Linux você utiliza este tutorial (caso use mais de uma, informe a principal)?

Arch
0 (0%)
Debian
2 (2.6%)
ElementaryOS
0 (0%)
Fedora
1 (1.3%)
Gentoo
0 (0%)
Mint (inclusive LMDE)
6 (7.7%)
OpenSUSE
0 (0%)
*Ubuntu (Ubuntu, XUbuntu, KUbuntu, LUbuntu...)
64 (82.1%)
Outra
2 (2.6%)
Nenhuma. Vim aqui só por curiosidade.
3 (3.8%)

Votos Totais: 77

enquete encerrada: 01 de Junho de 2016, 19:20

Autor Tópico: [Tutorial] Instalação manual do Ambiente de Execução Java (JRE) no *Ubuntu Linux  (Lida 574028 vezes)

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #210 Online: 23 de Outubro de 2015, 22:01 »
Esse java é antigo e não funciona para a Caixa Econômica Federal.    :(  :(  :(

Atualmente (23/10/2015), o release (lançamento) mais recente do JRE proprietário da Sun/Oracle é 8u65 (versão 8, atualização 65). Basta seguir as dicas anteriormente mencionadas, só que utilizando o release mais atual do JRE proprietário, ou seja: 8u65.

Se, mesmo seguindo essas dicas e utilizando o JRE proprietário mais atual, o acesso não funcionar no website da CEF, não será porque o seu JRE proprietário é antigo: será porque, apesar de o seu JRE já estar atualizado, o website da CEF está requerendo não apenas o JRE proprietário mais atual, mas também está requerendo a instalação do Warsaw, como o Visterine comentou anteriormente. Quanto a isto, a solução é seguir os procedimentos definidos pela CEF.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #211 Online: 24 de Outubro de 2015, 08:27 »
Por isso que mencionei isso anteriormente né:

Infelizmenten não funciona plugin Sun Java para entrar na conta da Caixa Econômica Federal , porque dá esse erro:

Foi detectado um problema no cadastramento de máquina. Clique aqui para efetuar a instalação do JAVA, requisito para o correto cadastramento da máquina.

Caso o problema persista após a instalação, consulte aqui os requisitos mínimos para o cadastramento de máquina. Em caso de dúvida, entre em contato com o Help Desk CAIXA pelo telefone 3004 1104, para capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 726 0104, para demais regiões, informando o código CM12. A ligação é gratuita e o serviço está disponível 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.


Até agora, esse tópico não serve para o Internet Banking para a Caixa Econômica Federal.

Caso alguém consiga, favor mencionar a solução prática.

Dúvidas, ligue para a Caixa Econômica Federal, que já sei a resposta, se estão em dúvidas.   :(  :(  :(

Fico no aguardo de uma solução.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2015, 08:32 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Visterine

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #212 Online: 25 de Outubro de 2015, 00:04 »
Provavelmente o problema seja o Firefox e não a solução proposta por esse tutorial.
Espero que te ajude e acalme seu ânimo:
Citar
Para cadastra sua maquina no site da caixa da dando esse erro mesmo e faz tempo usando o Firefox.

Eu consegui cadastrar minha maquina usando o navegador rekonq

Ele está disponível nos repositórios.

sudo apt-get install rekonq

Depois de instalado você pode cadastrar sua maquina normalmente, assim foi comigo.

Fonte: PROBLEMAS COM ACESSO À CAIXA ECONÔMICA

Uma possível solução para o Firefox:
Acesse o Firefox, clique na aba "Ajuda" > Dados para Suporte > restaurar FIREFOX.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2015, 01:18 por Visterine »
Linux Mint 17.2 Cinnamon AMD Athlon II X4 2.8Ghz Ram 8Gb NVidia GeForce GT 610
Ubuntu 14.04 / Linux Mint 17.2 XFCE Intel Core 2 Duo 3Ghz Ram 4Gb

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #213 Online: 25 de Outubro de 2015, 09:05 »
Já fiz essa restauração do Firefox e  não funcionou  :(  :(  :(

Eu não vou ficar instalando e mudando de navegadores para entrar em determinados Bancos também né e continua o mesmo erro abaixo :

Infelizmenten não funciona plugin Sun Java para entrar na conta da Caixa Econômica Federal , porque dá esse erro:

Foi detectado um problema no cadastramento de máquina. Clique aqui para efetuar a instalação do JAVA, requisito para o correto cadastramento da máquina.

Caso o problema persista após a instalação, consulte aqui os requisitos mínimos para o cadastramento de máquina. Em caso de dúvida, entre em contato com o Help Desk CAIXA pelo telefone 3004 1104, para capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 726 0104, para demais regiões, informando o código CM12. A ligação é gratuita e o serviço está disponível 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.


Aguardo alguém que usa o internet Banking da Caixa Econômica Federal para que possa dar essa solução.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2015, 09:09 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Visterine

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #214 Online: 25 de Outubro de 2015, 09:37 »
Bom, então sugiro que abra um outro tópico em uma área de suporte mais específica ao seu problema uma vez que este refere-se à instalação do plugin Sun Java, o que como você já disse, não lhe atende, ou, aguarde que a CEF lhe dê o devido suporte.
Linux Mint 17.2 Cinnamon AMD Athlon II X4 2.8Ghz Ram 8Gb NVidia GeForce GT 610
Ubuntu 14.04 / Linux Mint 17.2 XFCE Intel Core 2 Duo 3Ghz Ram 4Gb

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #215 Online: 25 de Outubro de 2015, 09:43 »
Por isso mesmo que deixei escrito sobre o suporte que tu não leu abaixo:

Infelizmenten não funciona plugin Sun Java para entrar na conta da Caixa Econômica Federal , porque dá esse erro:

Foi detectado um problema no cadastramento de máquina. Clique aqui para efetuar a instalação do JAVA, requisito para o correto cadastramento da máquina.

Caso o problema persista após a instalação, consulte aqui os requisitos mínimos para o cadastramento de máquina. Em caso de dúvida, entre em contato com o Help Desk CAIXA pelo telefone 3004 1104, para capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 726 0104, para demais regiões, informando o código CM12. A ligação é gratuita e o serviço está disponível 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.


Quando alguém que usa o Internent Banking da Caixa Econômica Federal conseguir resolver, que poste aqui ou em outro tópico, para ajudarem quem está com esse problema como eu.   :(  :(  :(
« Última modificação: 25 de Outubro de 2015, 09:46 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Visterine

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #216 Online: 25 de Outubro de 2015, 09:55 »
Inclusive se você fizer uma pequena pesquisa aqui no fórum encontrará um tópico onde sua dúvida vem sendo debatida e quem sabe um ser iluminado resolva seu problema específico.
Aliás neste outro tópico há registros de que usuários estão acessando o IB da CEF sem maiores problemas.
Segue o link do tópico:
Caixa Econômica Federal compatibiliza seu Internet Banking com Ubuntu, Debian > http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,118646.0.html
Linux Mint 17.2 Cinnamon AMD Athlon II X4 2.8Ghz Ram 8Gb NVidia GeForce GT 610
Ubuntu 14.04 / Linux Mint 17.2 XFCE Intel Core 2 Duo 3Ghz Ram 4Gb

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #217 Online: 25 de Outubro de 2015, 10:10 »
Obrigado, vou postar o meu problema lá, para ver se alguém se habilita em resolver esse problema......vlw  :D
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #218 Online: 17 de Novembro de 2015, 17:26 »
A todos os que porventura estejam monitorando este tópico: informo que o Sun Java estável / stable / "oficial" a partir de 16/11/2015 passou a ser o 8u66 (versão 8, atualização 66).

A seção 1 do tutorial já está atualizada.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Julio Cesar Gutierrez

  • Visitante
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #219 Online: 03 de Dezembro de 2015, 07:25 »
Olá Sampayu.

Sou usuário do Slackware 14.1.

Parece que o java da sun/oracle que estava disponível no site da mesma ontem, 02/12, (build 25.66-b17) está dando crash no firefox.

Veja:

https://blogs.oracle.com/stevenChan/entry/jre8u60_firefox_esr_28.

https://bugzilla.mozilla.org/show_bug.cgi?id=1140616

https://www.java.com/pt_BR/download/help/firefox_java.xml

De qualquer modo, ontem (02/12) não consegui entrar no site do Banco do Brasil de jeito nenhum.

A solução para mim foi instalar o openjre-7u91_b02 e o icedtea-web-1.6.1. Com eles consegui acessar o Banco do Brasil com o firefox e com o Opera.

Instalei o jre-1.8.0_66 da sun/oracle em /opt e criei um link simbólico para /usr/local/java e refiz os atalhos dos programas que rodam com java (IRPF2015, Carnê Leão e  Receitanet, pois eles só rodam com o java acima).

Sem mais

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #220 Online: 03 de Dezembro de 2015, 19:35 »
Olá Sampayu.

Sou usuário do Slackware 14.1.

Parece que o java da sun/oracle que estava disponível no site da mesma ontem, 02/12, (build 25.66-b17) está dando crash no firefox.

Veja:

https://blogs.oracle.com/stevenChan/entry/jre8u60_firefox_esr_28.

https://bugzilla.mozilla.org/show_bug.cgi?id=1140616

https://www.java.com/pt_BR/download/help/firefox_java.xml

De qualquer modo, ontem (02/12) não consegui entrar no site do Banco do Brasil de jeito nenhum.

A solução para mim foi instalar o openjre-7u91_b02 e o icedtea-web-1.6.1. Com eles consegui acessar o Banco do Brasil com o firefox e com o Opera.

Instalei o jre-1.8.0_66 da sun/oracle em /opt e criei um link simbólico para /usr/local/java e refiz os atalhos dos programas que rodam com java (IRPF2015, Carnê Leão e  Receitanet, pois eles só rodam com o java acima).

Sem mais

Oi, Julio. Neste momento estou no Slackware, navegando com o Mozilla Firefox e rodando o Sun Java no website do Banco do Brasil. :D

Instalei VirtualBox no meu notebook novo (meu PC velho queimou e eu aproveitei para comprar um Dell Inspiron 5548, que já vem com Ubuntu, embora eu tenha trocado o Ubuntu pelo XUbuntu), daí baixei o ISO do Slackware 14.1, gravei esse ISO num pendrive USB, e instalei o Slackware dentro da máquina virtual que criei com o VirtualBox. Nossa! Eu havia me esquecido de como o Slackware é chatinho pra instalar, hehe! A última vez em que instalei o Linux via shell e interface gráfica rudimentar foi no final da década de 90. Afff... ;D :P :o

Hoje em dia a preguiça não me permite usar o Slackware, rs. Modéstia à parte, acho que manjo de Linux o suficiente para poder (leia-se "conseguir") usar o Slackware, mas estou preguiçoso, e por isto o Ubuntu me cai como uma luva. ::) ;D Acho que hoje em dia eu só instalaria o Slackware num computador extremamente lento, que não funcione direito nem mesmo com o LUbuntu.

Bom, mas voltando ao foco: instalei o Slackware 14.1 de 64 bits. Ele por padrão instalou o kernel 3.10.17 e o Firefox versão 24.1.0. Após eu instalar o JRE da Sun/Oracle em /opt/java, criei o seguinte diretório:

Código: [Selecionar]
sudo mkdir /usr/lib64/mozilla/plugins
PS: observe que criei o diretório plugins dentro da árvore do diretório lib64 porque meu sistema é de 64 bits. Caso o seu seja de 32 bits, o caminho correto será /usr/lib/mozilla/plugins.

Após criar o diretório "plugins", eu criei o atalho dentro dele:

Código: [Selecionar]
ln -sf /opt/java/jre/lib/amd64/libnpjp2.so /usr/lib64/mozilla/plugins/sunjava
...novamente lembrando que, caso o seu Slackware seja de 32 bits, o comando acima não deverá ser usado, mas sim este:

Código: [Selecionar]
ln -sf /opt/java/jre/lib/i386/libnpjp2.so /usr/lib/mozilla/plugins/sunjava
Depois disso, fechei o Firefox e o executei novamente, daí acessei o endereço interno about:plugins e voilá: o Firefox identificou o plugin Sun Java. :)

Também acessei http://www.java.com/en/download/installed8.jsp e o applet da página identificou o plugin. Com isto tive a certeza de que tanto o navegador quanto o website estão identificando corretamente o plugin, e por isto funcionaria no website do BB.

Para fechar o ciclo, acessei www.bb.com.br, autorizei a execução do Java (quando surgiu aquela janela pop-up perguntando se eu desejava executar o applet Java), daí a tela de acesso ao internet banking apareceu, com os campos agência, conta e senha. 8)

Em suma: cria aquele diretório plugins e joga o link simbólico lá dentro que o Firefox detecta. ;)

Se funcionar aí, por favor confirma pra mim que deu certo, que daí eu vou excluir a máquina virtual que está com o Slackware. Hoje em dia sou mais feliz no XUbuntu. ;D Mas foi divertido instalar o Slackware (apesar de um pouco trabalhoso). :)
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2015, 19:51 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #221 Online: 04 de Dezembro de 2015, 07:46 »
Por isso que o Ubuntu é livre.

Não obrigando ninguém a seguir ou instalar isso ou aquilo.

O quê interessa é que funcione, independente se é Java Oracle ou outro.

Por isso, digo:

Linus Torvalds, quando desenvolveu o Linux, não tinha a inteção de ganhar dinheiro e sim fazer um sistema para seu uso pessoal, que atendesse suas necessidades.

O estilo de desenvolvimento que foi adotado foi o de ajuda coletiva.

Ou seja, ele coordena os esforços coletivos de um grupo para a melhoria do sistema que criou.

Milhares de pessoas contribuem gratuitamente com o desenvolvimento do Linux, simplesmente pelo prazer de fazer um sistema operacional melhor.

Resumindo: Linux não está aqui para ficar concorrendo com Windows, Mac ou outro sistema Operacional que possa surgir e sim, continuar Livre para quem quiser usá-lo, e quem não quiser não use.

Infelizmente há algums que ficam colocando essas idéias de gerra entre outros Sitemas Operacionais.

Já basta as guerras que há nesse mundo, um dizimando o outro por ganância de terras, dinheiro, inveja e afins, e agora querem fazer guerra nos  S.O.................Chega né gente !!!

Todos que usam o Linux, tem que ter em mente uma coisa: Tirar fora esse negócio de disputas de S.O. e faça sua parte em melhorá-lo não para ser i primeiro ou ocupar espaços de outros S.O., e sim, ter à mente do Linus Torvalds que é: "Que o Sistema Operacional de uso pessoal, atenda as necessidades de cada um individualmente.

Agora se os outros S.O. estão preocupados com concorrência, problemas deles, temos que nos importar com o que atenda a sua necessidade.  ;D

Gente, abram essas suas mentes para o Futuro e não fiquem tropeçando com concorrências.  ;)

Façam o melhor no Linux, sem olhar a quem.

Esse  fórum foi criado com o objetivo:

a) Um ajudar ao outro;

b) Se tu é o experto(profissional) em S.O., não arranca pedaço em ajudar aqueles que não tiveram ou não tem essa oportunidade. Reparta esse pão, que Deus lhe abençoa;

c) Seja um Ubuntu

" Ubuntu é uma filosofia africana cujo significado se refere à humanidade com os outros. Trata-se de um conceito amplo sobre a essência do ser humano e a forma como se comporta em sociedade.

Para os africanos(que todos os seres humanos deveriam agir assim), ubuntu é a capacidade humana de compreender, aceitar e tratar bem o outro, uma ideia semelhante à de amor ao próximo.

Ubuntu significa generosidade, solidariedade, compaixão com os necessitados, e o desejo sincero de felicidade e harmonia entre os homens, independente de Raça, Credo, Religião, Pensamentos e afins. "

E viva o Linux.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #222 Online: 04 de Dezembro de 2015, 13:46 »
Por isso que o Ubuntu é livre.
(...)
E viva o Linux.

Uma das vantagens que vejo no GNU/Linux é a existência de diversas distribuições. No fim das contas, isso permite que cada usuário teste diversas delas e escolha a que no momento é a mais adequada às necessidades e interesses desse usuário (e pode mudar de distribuição quando suas necessidades e interesses mudarem). Acho muito bom que existam distribuições GNU/Linux tais como Ubuntu, XUbuntu, Slackware, Fedora, Mint, Red Hat, KUbuntu, LUbuntu, EdUbuntu, elementary OS, openSUSE, Debian, Arch Linux, CentOS, entre tantas outras, inclusive algumas menos conhecidas mas também muito boas, como por exemplo Mageia, SteamOS, Caixa Mágica, SLAX etc.

Eu costumo dizer que o melhor sistema operacional é aquele que melhor atende as necessidades e interesses do usuário. Como cada usuário possui necessidades e interesses diferentes dos dos demais usuários, nada mais natural que cada um prefira um sistema operacional diferente, e que dentro do universo GNU/Linux cada um também prefira uma distribuição diferente. ;)
Yuri Sucupira ("Sampayu")

paulobenedito

  • Visitante
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #223 Online: 04 de Dezembro de 2015, 14:52 »
Rapaz, já vou me meter em outro "Off", pois não tem nada haver com o BB ou plugin java sun, já que tenho conta apenas no bradesco e uso ele normalmente com openjdk e icedtea.

Então caro Sampayu, não vejo porque um usuário tem que ser no minimo um usuário intermediário para usar o Slackware, eu não sou esse usuário que manja quase nada de linux, apenas leio e lendo consigo manter meu Slack KDE 14 muito bem, sem nenhum vasto conhecimento, agora concordo que tem isso sim, o comodismo não é a praia dele.

Pois os gerenciadores (isso, aquilo) e seu peso extra nos deixaram assim ;)

T+

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #224 Online: 04 de Dezembro de 2015, 16:40 »
Rapaz, já vou me meter em outro "Off", pois não tem nada haver com o BB ou plugin java sun, já que tenho conta apenas no bradesco e uso ele normalmente com openjdk e icedtea.

Então caro Sampayu, não vejo porque um usuário tem que ser no minimo um usuário intermediário para usar o Slackware, eu não sou esse usuário que manja quase nada de linux, apenas leio e lendo consigo manter meu Slack KDE 14 muito bem, sem nenhum vasto conhecimento, agora concordo que tem isso sim, o comodismo não é a praia dele.

Pois os gerenciadores (isso, aquilo) e seu peso extra nos deixaram assim ;)

T+

Eu escrevo pra caramba, :-[ ;D mas com este post espero conseguir concluir a minha participação no off-topic. ;D

Entendo o que você quis dizer, e de certo modo sua opinião coincide com a minha. Veja bem: o que eu quis dizer na minha resposta ao Julio não foi que o Slackware é um sistema ruim ou que não deva ser usado, mas apenas que o Slackware requer uma certa dose de conhecimentos prévios, e que essa dose requerida pelo Slackware é maior que a que o Ubuntu demanda, por exemplo. Aliás, não foi por coincidência que somente após o advento do Ubuntu o sistema GNU/Linux começou a ganhar popularidade: antes disso, as distribuições GNU/Linux eram desencorajadoramente complicadas. Na verdade, o GNU/Linux continua sendo complexo: a diferença é que hoje em dia a maioria das distros mais populares já vem com boa parte das "complicações" já pré-configuradas, e essas distros também vêm com ferramentas que facilitam a configuração de boa parte do sistema. Essas coisas tornam a vida do usuário final muito mais fácil, já que essas pré-configurações e essas ferramentas de configuração evitam que o usuário final tenha de entrar em "queda de braço" com a complexidade do sistema operacional.

Eu acompanho o GNU/Linux desde o surgimento dele, que ocorreu na década de 90. Naquela época, era praticamente impossível você conseguir usar o GNU/Linux no cotidiano, porque até mesmo as tarefas mais simples requeriam muito conhecimento e muita paciência para configurar tudo.

Você mesmo escreveu que você teve de ler (e continua lendo, sempre que precisa mexer em algo diferente) para poder configurar e manter seu Slackware com KDE. É o que eu quis dizer: sistemas mais "manuais", mais "baixo nível" (ou seja: que requerem que você responda mais perguntas durante a instalação, e que configure mais coisas manualmente durante o uso do sistema) requerem que o usuário leia mais, porém o usuário final/convencional/doméstico (principalmente o oriundo do mundo Windows) não quer se dar esse trabalho, portanto sistemas como Arch e Slackware desanimam (amedrontam) os iniciantes. Isto não é uma crítica negativa minha, é apenas a constatação de um fato da realidade: ninguém é obrigado a usar Slackware, justamente porque o universo GNU/Linux felizmente dispõe de diversas distros, e cada uma tem um "formato" que atenderá melhor a cada usuário, em função das diferentes necessidades e interesses de cada usuário. Há distros bem fáceis de usar, como a Ubuntu. Usar a Slackware não é uma coisa de outro mundo, mas requer mais conhecimentos que Ubuntu, por exemplo, por isto o usuário terá de ler, de se informar, de aprender a responder certas perguntas que o programa de instalação do Slackware faz mas que o programa de instalação do Ubuntu, por exemplo, não faz. O bacana de distros como a Slackware é que, justamente por fazer mais perguntas, permite ao usuário personalizar mais profundamente o sistema. Por outro lado, também requer mais conhecimentos prévios do usuário. Aí é que está. ;)

Ainda me lembro da primeira vez em que me deparei com um programa de instalação do GNU/Linux (o primeiro em que eu mexi foi um Conectiva Linux, e o segundo foi um Red Hat, que pelo menos na época era uma porcaria de sistema: o Red Hat era um GNU/Linux que se esforçava tanto para parecer com o Windows que acabava sendo pior que o Windows :P): eu não sabia o que era kernel, módulo do kernel, ponto de montagem, lilo, ext2, swap, inode, journaling, X Window, man pages, Window Maker (a interface gráfica mais utilizada, na época. O desenvolvimento do GNOME e do KDE ainda estavam iniciando e muita coisa deles não funcionava), linuxconf (o programa que na época era essencial para facilitar fazer toda a vasta configuração do sistema. Posteriormente foi substituído pelo webmin, que hoje em dia também já não é tão conhecido), midnight commander, runlevel (na época algumas distribuições requeriam que você configurasse os runlevels do sistema, "na munheca", item por item! :o), init, shell (muita gente até hoje acha - equivocadamente - que "shell" é sinônimo de "interpretador de comandos"), cron, daemon, tty... Nada! Na época eu não sabia nada dessas coisas (e aposto que a maioria dos usuários atuais do Ubuntu não sabe o que são algumas dessas coisas aí que eu acabei de mencionar, rs)! ;D

Acabou que na época eu demorei bastante para conseguir instalar o Conectiva Linux, e após instalá-lo eu não sabia fazer nada. Na década de 90, o GNU/Linux requeria muito mais paciência para usar o sistema, porque muita coisa não vinha pré-configurada. Eu me recordo de ter tido de usar mknod para criar alguns arquivos de dispositivo dentro de /dev, usar gcc para recompilar kernel etc. Mas o mais importante disso tudo: eu tive de ler muito, para poder aprender a fazer essas e tantas outras coisas. Foram vários meses estudando e varando noites acordado futucando o GNU/Linux.

Após uns 3 anos aprendendo muito de GNU/Linux, mas ao mesmo tempo me sentindo cada vez mais cansado por ter de executar "trocentos" passos apenas para p.ex. conseguir fazer meu modem funcionar e discar para o meu ISP (provedor de acesso à Internet), joguei a toalha e acabei voltando para o Windows, onde tudo já estava "pronto para uso": o GNU/Linux de outrora ainda estava muito rudimentar, por isto era muito trabalhoso para ser utilizado até mesmo pelos usuários mais avançados, já que não era apenas questão de saber fazer as coisas no GNU/Linux, mas também de ter tempo e paciência para configurar tudo, porque tudo requeria configuração. Isso além dos muitos bugs: eu me lembro de certa vez ter passado cerca de duas horas configurando o menu do meu GNOME (o menu só podia ser configurado via edição dos arquivos de configuração, via aplicativo vim ou então emacs), só para no fim das contas reiniciar meu sistema e descobrir que ele havia desfeito todas as minhas alterações. Digo: além de mais trabalhoso, o GNU/Linux tinha muito mais bugs do que atualmente. :P

Hoje em dia, mesmo sistemas mais chatinhos como o Arch e o Slackware já vêm com muita coisa pré-configurada e funcionando. Ainda bem, pois foi isto que me possibilitou instalar e testar o Slackware dentro do VirtualBox sem ter gastado muito tempo para conseguir isso. Inclusive, foi por eu haver percebido, em meados dos anos 2000, que as distribuições GNU/Linux estavam finalmente começando a ganhar uma aparência melhor, mais amigável, com tudo melhor configurado e com menos bugs, o que me animou a em 2005 voltar a usar o GNU/Linux (Debian, no caso), inicialmente em modo de "dual boot" com o Windows, até que em 2009 eu abandonei o Windows definitivamente: desde então, tenho utilizado somente GNU/Linux no meu PC (agora notebook), além de usar o OS X no meu Macbook. Em suma: desde 2009 utilizo somente sistemas de arquitetura Unix, e não sinto absolutamente nenhuma saudade do Windows. 8)

O resumo dessa história toda é que inegavelmente sistemas como Slackware, Arch, Debian etc. requerem uma dose extra de conhecimentos que muitos usuários atualmente não possuem e não querem possuir, pois eles não querem ter de ler/estudar para aprender a (e conseguir) mexer no (e usar o) sistema: a maioria dos usuários quer só instalar e começar a usar (tal qual ocorre no Windows). Mas, claro: os que gostem de ler, que são entusiastas do GNU/Linux e por isto gostam de aprender coisas novas e mais profundas a respeito do GNU/Linux, que não têm um histórico de "desgastes" (como eu tive) com as distros GNU/Linux da década de 90, bom, essas pessoas certamente encontrarão no Slackware e distros similares uma fonte de prazer e de aprendizado constante. :)

PS: o bom de você aprender a mexer em sistemas assim (mais "baixo nível") é que consegue descobrir formas alternativas para solucionar problemas que ocorrem no GNU/Linux, quase sempre recorrendo ao velho e bom shell. Não é por acaso que todos os meus tutoriais de GNU/Linux - como este sobre o Java, e também este, esteeste - utilizam muitos comandos no shell. Isso é herança das "surras" que levei do Linux na década de 90, mas que me permitiram aprender bastantes coisas e agora poder, modéstia à parte, compartilhar um pouco desse conhecimento. :D
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2015, 19:33 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")