Enquete

Em qual distribuição GNU/Linux você utiliza este tutorial (caso use mais de uma, informe a principal)?

Arch
0 (0%)
Debian
2 (2.6%)
ElementaryOS
0 (0%)
Fedora
1 (1.3%)
Gentoo
0 (0%)
Mint (inclusive LMDE)
6 (7.7%)
OpenSUSE
0 (0%)
*Ubuntu (Ubuntu, XUbuntu, KUbuntu, LUbuntu...)
64 (82.1%)
Outra
2 (2.6%)
Nenhuma. Vim aqui só por curiosidade.
3 (3.8%)

Votos Totais: 77

enquete encerrada: 01 de Junho de 2016, 19:20

Autor Tópico: [Tutorial] Instalação manual do Ambiente de Execução Java (JRE) no *Ubuntu Linux  (Lida 574062 vezes)

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #180 Online: 04 de Setembro de 2015, 21:29 »
Uma coisa que percebi é que o token só funciona se eu  iniciar o ubuntu com ele plugado.
Se eu ligar o Ubuntu e depois conectar o token ele não monta o pendrive. Se eu digitar o comando "lsusb" percebo que ele identifica o pendrive mas não monta.
Você sabe o que pode ser isso?


Obrigado.

Não sei. Há uma quantidade muito grande de causas possíveis. Só investigando muito detalhadamente para (talvez) descobrir. Bom, pelo menos ao desplugar e replugar o token a detecção funciona.

Ah, experimente isto:

1) Inicialize o Ubuntu sem o token estar plugado. Após estar logado na sua interface gráfica, conecte o token e daí execute este comando para reiniciar o serviço wd_udk:

Código: [Selecionar]
sudo service wd_udk restart
2) Se após isso não acontecer nada, desconecte o token e daí conecte-o novamente. Se ainda assim nada acontecer, mantenha o token conectado e execute este outro comando:

Código: [Selecionar]
sudo /etc/init.d/wd_udk restart
Se após isso não acontecer nada, desconecte novamente o token e daí conecte-o novamente. Se ainda assim nada acontecer, então o problema é mais "chatinho" de se resolver mesmo, e portanto recaímos no que escrevi em meu post anterior: há uma miríade de possibilidades e será necessário investigar bastante.

Os comandos acima eu tive a ideia de lhe sugerir porque, de acordo com o seu relato, o serviço é executado durante o boot, mas parece que somente durante o boot o serviço procura se há um token conectado, o que é esquisito. Enfim: os comandos acima reinicializam o serviço, na expectativa de que com isto o daemon detecte a presença do token. Mas se nenhuma das dicas acima funcionar, então pode ser algum problema de programação no código-fonte do WD Token Tool, ou então pode ser algum problema nas configurações de inicialização dos serviços do sistema, ou pode ser problema no device driver desse token USB, ou... mais um monte de outras coisas. :P
« Última modificação: 04 de Setembro de 2015, 21:31 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline mangatomica

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #181 Online: 10 de Setembro de 2015, 17:50 »
Fiz os testes aqui e não deram certo. O token só funciona se você da o boot com ele plugado.
Bom paciência, pelo menos ele voltou a funcionar...rs

Sampayu, muito obrigado pela sua atenção novamente !

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #182 Online: 11 de Setembro de 2015, 21:21 »
Fiz os testes aqui e não deram certo. O token só funciona se você da o boot com ele plugado.
Bom paciência, pelo menos ele voltou a funcionar...rs

Sampayu, muito obrigado pela sua atenção novamente !

É uma pena. Essas coisas acontecem mesmo. No Linux ainda há muitos dispositivos token USB (e também smartcards e smartphones) que dão problema de conexão com a porta USB.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #183 Online: 29 de Setembro de 2015, 01:22 »
Fiz os testes aqui e não deram certo. O token só funciona se você da o boot com ele plugado.
Bom paciência, pelo menos ele voltou a funcionar...rs

Sampayu, muito obrigado pela sua atenção novamente !

É uma pena. Essas coisas acontecem mesmo. No Linux ainda há muitos dispositivos token USB (e também smartcards e smartphones) que dão problema de conexão com a porta USB.
Colega Sampayo, boa noite! Estou  acompanhando esse importantíssimo tópico, o qual, estou necessitando comandar o java na versão 14.04, que reinstalei ontem, depois de um serio bug no desktop e lhe faço uma pergunta: Posso copiar os arquivos do Java da pasta(não sei qual é), aqui do Notebook e colar na mesma do desk! Não estou conseguindo me conectar à minha conta no Banco do Brasil! Já instalei a 7 e 8 e nada! Caso seja possível, me informe o caminho no Nautilus, por gentileza? Um abraço
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #184 Online: 29 de Setembro de 2015, 02:00 »
Colega Sampayo, boa noite! Estou  acompanhando esse importantíssimo tópico, o qual, estou necessitando comandar o java na versão 14.04, que reinstalei ontem, depois de um serio bug no desktop e lhe faço uma pergunta: Posso copiar os arquivos do Java da pasta(não sei qual é), aqui do Notebook e colar na mesma do desk! Não estou conseguindo me conectar à minha conta no Banco do Brasil! Já instalei a 7 e 8 e nada! Caso seja possível, me informe o caminho no Nautilus, por gentileza? Um abraço

Não é suficiente (e também não há nenhuma vantagem em) copiar os arquivos da pasta do Java do notebook para a respectiva pasta no PC (desktop), pois p.ex. no PC será necessário criar o(s) atalho(s) para o(s) navegador(es) e também definir o JRE padrão no sistema de alternativas do seu Linux.

O melhor a fazer é instalar o Java no seu PC a partir do zero, tal qual o tutorial explica.

Você mencionou "7 e 8", no seu texto. Imagino que esteja se referindo ao OpenJDK. Se for esse o caso, a tentativa de usar o OpenJDK pode ser a razão por que o Java não está funcionando. Este tutorial não explica como instalar o OpenJDK, mas sim instalar manualmente o JRE proprietário da Sun/Oracle, que é o mais compatível e até hoje o único homologado por alguns bancos, inclusive o Banco do Brasil. Atualmente, o JRE proprietário mais recente é o versão 8, atualização 60. Eu sei que o tutorial é extenso, mas existe uma razão para ele ser extenso: ele explica essas e várias outras coisas que é necessário entender para ser possível compreender por que que p.ex. é melhor instalar o JRE proprietário da Sun/Oracle, por que que é necessário definir o JRE padrão no sistema de alternativas e criar os atalhos (e portanto por que que não é suficiente copiar as pastas do Java de um computador para o outro) etc.

Eu sugiro fortemente que você leia tooooooda a parte introdutória do tutorial e também tudo o que é explicado lá na seção Instalação, para que compreenda claramente o porquê de cada comando, de cada passo executado no tutorial, a razão de ser de certas escolhas feitas no tutorial etc.

Caso você já tenha seguido o tutorial à risca, para manualmente instalar o JRE proprietário da Sun/Oracle em seu PC, e ainda assim o JRE não esteja funcionando no website do banco (lembre-se de que o JRE atualmente não funciona mais com navegadores tais como Web/Epiphany, Chrome, Chromium, Opera etc.: funciona apenas como navegadores Gecko/Mozilla tais como Firefox, Iceweasel e Seamonkey), experimente seguir as dicas que constam na seção Troubleshooting e, caso nenhuma das dicas daquela seção lhe ajude a resolver o problema, Instale o Firefox manualmente numa outra pasta. O passo-a-passo é este:

a) Acesse https://www.mozilla.org/en-US/firefox/all/ e efetue download da última versão do navegador Mozilla Firefox disponível para o seu sistema (em cada língua há um pacote para sistemas de 32 bits e outro para sistemas de 64 bits). Durante o download você verá que o arquivo trata-se de um tarball (um arquivo com extensão .tar.bz2). É recomendável salvar esse tarball dentro da sua pasta Downloads.

b) Após o download ser concluído, acesse a pasta em que você pôs o tarball, clique no tarball com o botão direito e selecione a opção Extrair aqui. A ideia é descompactar o conteúdo desse tarball para dentro de /home/username/Downloads/firefox (substitua a palavra username pelo seu nome de usuário no sistema, ou seja, pelo nome da sua conta no sistema).

c) Use seu gerenciador de arquivos para acessar aquele caminho /home/username/Downloads/firefox e então execute o arquivo firefox que se encontra dentro daquela pasta. Alternativamente, você pode executar este comando (caso o tarball tenha realmente sido descompactado dentro da sua pasta Downloads):

Código: [Selecionar]
~/Downloads/firefox/firefox
d) Agora no Firefox "novo", use a combinação de teclas Ctrl Shift A, ou acesse Ferramentas / Complementos, ou ainda abra o endereço web about:addons, certifique-se de que o plugin Java foi detectado e então coloque esse plugin em modo "Sempre ativar".

e) Crie o link genérico para navegadores de arquitetura Mozilla:
Caso seu sistema seja de 32 bits:
Código: [Selecionar]
sudo ln -sf /opt/java/jre/lib/i386/libnpjp2.so /usr/lib/mozilla/plugins/sunjavaCaso seu sistema seja de 64 bits:
Código: [Selecionar]
sudo ln -sf /opt/java/jre/lib/amd64/libnpjp2.so /usr/lib/mozilla/plugins/sunjava
f) Use esse "Firefox novo" para acessar o website do Banco do Brasil e tentar efetuar login.

Se nada disso resolveu, peço que informe aqui qual é a arquitetura do sistema do seu PC (se é processador Intel ou AMD, e se seu Linux é de 32 bits ou de 64 bits), qual o seu banco, qual navegador você está usando para acessar o website do banco, e qual o problema que está ocorrendo.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2015, 13:36 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #185 Online: 29 de Setembro de 2015, 13:17 »
Colega Sampayo, boa noite! Estou  acompanhando esse importantíssimo tópico, o qual, estou necessitando comandar o java na versão 14.04, que reinstalei ontem, depois de um serio bug no desktop e lhe faço uma pergunta: Posso copiar os arquivos do Java da pasta(não sei qual é), aqui do Notebook e colar na mesma do desk! Não estou conseguindo me conectar à minha conta no Banco do Brasil! Já instalei a 7 e 8 e nada! Caso seja possível, me informe o caminho no Nautilus, por gentileza? Um abraço

Não é suficiente (e também não há nenhuma vantagem em) copiar os arquivos da pasta do Java do notebook para a respectiva pasta no PC (desktop), pois p.ex. no PC será necessário criar o(s) atalho(s) para o(s) navegador(es) e também definir o JRE padrão no sistema de alternativas do seu Linux.

O melhor a fazer é instalar o Java no seu PC a partir do zero, tal qual o tutorial explica.

Você mencionou "7 e 8", no seu texto. Imagino que esteja se referindo ao OpenJDK. Se for esse o caso, a tentativa de usar o OpenJDK pode ser a razão por que o Java não está funcionando. Este tutorial não explica como instalar o OpenJDK, mas sim instalar manualmente o JRE proprietário da Sun/Oracle, que é o mais compatível e até hoje o único homologado por alguns bancos, inclusive o Banco do Brasil. Atualmente, o JRE proprietário mais recente é o versão 8, atualização 60. Eu sei que o tutorial é extenso, mas existe uma razão para ele ser extenso: ele explica essas e várias outras coisas que é necessário entender para ser possível compreender por que que p.ex. é melhor instalar o JRE proprietário da Sun/Oracle, por que que é necessário definir o JRE padrão no sistema de alternativas e criar os atalhos (e portanto por que que não é suficiente copiar as pastas do Java de um computador para o outro) etc.

Eu sugiro fortemente que você leia tooooooda a parte introdutória do tutorial e também tudo o que é explicado lá na seção Instalação, para que compreenda claramente o porquê de cada comando, de cada passo executado no tutorial, a razão de ser de certas escolhas feitas no tutorial etc.

Caso você já tenha seguido o tutorial à risca, para manualmente instalar o JRE proprietário da Sun/Oracle em seu PC, e ainda assim o JRE não esteja funcionando no website do banco (lembre-se de que o JRE atualmente não funciona mais com navegadores tais como Web/Epiphany, Chrome, Chromium, Opera etc.: funciona apenas como navegadores Gecko/Mozilla tais como Firefox, Iceweasel e Seamonkey), experimente seguir as dicas que constam na seção Troubleshooting e, caso nenhuma das dicas daquela seção lhe ajude a resolver o problema, Instale o Firefox manualmente numa outra pasta. O passo-a-passo é este:

a) Acesse https://www.mozilla.org/en-US/firefox/all/ e efetue download da última versão do navegador Mozilla Firefox disponível para o seu sistema (em cada língua há um pacote para sistemas de 32 bits e outro para sistemas de 64 bits). Durante o download você verá que o arquivo trata-se de um tarball (um arquivo com extensão .tar.bz2). É recomendável salvar esse tarball dentro da sua pasta Downloads.

b) Após o download ser concluído, acesse a pasta em que você pôs o tarball, clique no tarball com o botão direito e selecione a opção Extrair aqui. A ideia é descompactar o conteúdo desse tarball para dentro de /home/username/Downloads/firefox (a palavra username representa o seu nome de usuário no sistema, ou seja, o nome da sua conta no sistema).

c) Use seu gerenciador de arquivos para acessar aquele caminho /home/username/Downloads/firefox e então execute o arquivo firefox que se encontra dentro daquela pasta. Alternativamente, você pode executar este comando (caso o tarball tenha realmente sido descompactado dentro da sua pasta Downloads):

Código: [Selecionar]
~/Downloads/firefox/firefox
d) Agora no Firefox "novo", use a combinação de teclas Ctrl Shift A, ou acesse Ferramentas / Complementos, ou ainda abra o endereço web about:addons, certifique-se de que o plugin Java foi detectado e então coloque esse plugin em modo "Sempre ativar".

e) Crie o link genérico para navegadores de arquitetura Mozilla:
Caso seu sistema seja de 32 bits:
Código: [Selecionar]
sudo ln -sf /opt/java/jre/lib/i386/libnpjp2.so /usr/lib/mozilla/plugins/sunjavaCaso seu sistema seja de 64 bits:
Código: [Selecionar]
sudo ln -sf /opt/java/jre/lib/amd64/libnpjp2.so /usr/lib/mozilla/plugins/sunjava
f) Use esse "Firefox novo" para acessar o website do Banco do Brasil e tentar efetuar login.

Se nada disso resolveu, peço que informe aqui qual é a arquitetura do sistema do seu PC (se é processador Intel ou AMD, e se seu Linux é de 32 bits ou de 64 bits), qual o seu banco, qual navegador você está usando para acessar o website do banco, e qual o problema que está ocorrendo.
Caro amigo, muitíssimo obrigado pelo seu retorno e informação! Só quero lhe informar. que nas  duas máquinas, há a arquitetura 64 bits e tanto memória como HD! Tudo é igual em ambos computadores, só muda o tamanho, por isso lhe pedi essa opinião! Vou ler com atenção o tutorial e depois lhe passo o resultado, ok! Um fraternal abraço, por sua nobreza em me atender!
Editando:
Informo ainda o que observei no note na "Central de programas do Ubuntu", "Aplicativos Instalados", que segue a descrição abaixo:
_Ubuntu restricted extras com cinco *****
_Runtime do open Jdk Java 6 -*****(Execução Java OpenJDK, usando Hotspot JIT)
_Plu-gin Java IcedTea *****(plu-gin icedtea Java para navegadores)
_Iniciar IcedTea Java web*****(netx-implementation of the Java Network Launching protocol(JNLP)
_Tempo de execução OpenJDK7 *****(Execução Java OpenJDK, usando hotspot JIT)
_Visual VM *****(Ferramenta de solução de problemas Java tudo-em-um
Obs: Todos ticados em cor verde, como instalados
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #186 Online: 29 de Setembro de 2015, 13:48 »
Caro amigo, muitíssimo obrigado pelo seu retorno e informação! Só quero lhe informar. que nas  duas máquinas, há a arquitetura 64 bits e tanto memória como HD! Tudo é igual em ambos computadores, só muda o tamanho, por isso lhe pedi essa opinião! Vou ler com atenção o tutorial e depois lhe passo o resultado, ok! Um fraternal abraço, por sua nobreza em me atender!
Editando:
Informo ainda o que observei no note na "Central de programas do Ubuntu", "Aplicativos Instalados", que segue a descrição abaixo:
_Ubuntu restricted extras com cinco *****
_Runtime do open Jdk Java 6 -*****(Execução Java OpenJDK, usando Hotspot JIT)
_Plu-gin Java IcedTea *****(plu-gin icedtea Java para navegadores)
_Iniciar IcedTea Java web*****(netx-implementation of the Java Network Launching protocol(JNLP)
_Tempo de execução OpenJDK7 *****(Execução Java OpenJDK, usando hotspot JIT)
_Visual VM *****(Ferramenta de solução de problemas Java tudo-em-um
Obs: Todos ticados em cor verde, como instalados

Olá, Marcopolo. Por nada. :) Ok, então seu sistema é de 64 bits. Neste caso, basta seguir o tutorial atentando para executar os comandos de 64 bits onde o tutorial indicar. A instalação manual do JRE proprietário da Sun na verdade é bem tranquila, só requer um pouco de prática. Após fazer isso algumas vezes, você vai se acostumar e tudo vai ficar mais fácil. ;)

Embora os seus dois computadores tenham hardware praticamente igual, ao executar o JRE num computador são criados alguns arquivos específicos que no seu outro computador terão de ser criados, também: não copiados de outro computador. Copiar a pasta inteira do JRE de um computador para o outro não é uma boa ideia, além de que não há nenhuma vantagem nisso, nem mesmo ganho de tempo, pois o tempo que você gastaria copiando a pasta de um computador para o outro você pode perfeitamente gastar fazendo download do Java e instalando-o num computador que ainda não o tem.

Como você verá no tutorial, simplesmente copiar a pasta do Java não é suficiente para fazê-lo funcionar no(s) seu(s) navegador(es), portanto copiar a pasta não vai agilizar nada: mesmo que copiar a pasta não o danifique nem traga problemas ao funcionamento do Java no computador de destino, ainda assim esse Java não será detectado pelo(s) seu(s) navegador(es) enquanto você não efetuar as outras configurações que são necessárias e que são explicadas no tutorial. Por isto, não é prático nem há ganho nenhum em copiar a pasta de um computador pro outro. Não há nenhuma vantagem, apenas cria riscos desnecessariamente. :P

Enfim: basta seguir o tutorial com calma, detalhadamente e à risca que vai dar tudo certo. Quanto a o que a "Central de Programas" do Ubuntu lhe informou (que o OpenJDK e o IcedTea estão instalados em seu sistema), não se preocupe: se você seguir o tutorial à risca, o fato de o OpenJDK e o IcedTea estarem instalados não vai afetar em absolutamente nada o correto funcionamento do JRE proprietário da Sun em seu computador. ;)
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #187 Online: 30 de Setembro de 2015, 00:30 »
Colega Sampayo, boa noite! Estou  acompanhando esse importantíssimo tópico, o qual, estou necessitando comandar o java na versão 14.04, que reinstalei ontem, depois de um serio bug no desktop e lhe faço uma pergunta: Posso copiar os arquivos do Java da pasta(não sei qual é), aqui do Notebook e colar na mesma do desk! Não estou conseguindo me conectar à minha conta no Banco do Brasil! Já instalei a 7 e 8 e nada! Caso seja possível, me informe o caminho no Nautilus, por gentileza? Um abraço

Não é suficiente (e também não há nenhuma vantagem em) copiar os arquivos da pasta do Java do notebook para a respectiva pasta no PC (desktop), pois p.ex. no PC será necessário criar o(s) atalho(s) para o(s) navegador(es) e também definir o JRE padrão no sistema de alternativas do seu Linux.

O melhor a fazer é instalar o Java no seu PC a partir do zero, tal qual o tutorial explica.

Você mencionou "7 e 8", no seu texto. Imagino que esteja se referindo ao OpenJDK. Se for esse o caso, a tentativa de usar o OpenJDK pode ser a razão por que o Java não está funcionando. Este tutorial não explica como instalar o OpenJDK, mas sim instalar manualmente o JRE proprietário da Sun/Oracle, que é o mais compatível e até hoje o único homologado por alguns bancos, inclusive o Banco do Brasil. Atualmente, o JRE proprietário mais recente é o versão 8, atualização 60. Eu sei que o tutorial é extenso, mas existe uma razão para ele ser extenso: ele explica essas e várias outras coisas que é necessário entender para ser possível compreender por que que p.ex. é melhor instalar o JRE proprietário da Sun/Oracle, por que que é necessário definir o JRE padrão no sistema de alternativas e criar os atalhos (e portanto por que que não é suficiente copiar as pastas do Java de um computador para o outro) etc.

Eu sugiro fortemente que você leia tooooooda a parte introdutória do tutorial e também tudo o que é explicado lá na seção Instalação, para que compreenda claramente o porquê de cada comando, de cada passo executado no tutorial, a razão de ser de certas escolhas feitas no tutorial etc.

Caso você já tenha seguido o tutorial à risca, para manualmente instalar o JRE proprietário da Sun/Oracle em seu PC, e ainda assim o JRE não esteja funcionando no website do banco (lembre-se de que o JRE atualmente não funciona mais com navegadores tais como Web/Epiphany, Chrome, Chromium, Opera etc.: funciona apenas como navegadores Gecko/Mozilla tais como Firefox, Iceweasel e Seamonkey), experimente seguir as dicas que constam na seção Troubleshooting e, caso nenhuma das dicas daquela seção lhe ajude a resolver o problema, Instale o Firefox manualmente numa outra pasta. O passo-a-passo é este:

a) Acesse https://www.mozilla.org/en-US/firefox/all/ e efetue download da última versão do navegador Mozilla Firefox disponível para o seu sistema (em cada língua há um pacote para sistemas de 32 bits e outro para sistemas de 64 bits). Durante o download você verá que o arquivo trata-se de um tarball (um arquivo com extensão .tar.bz2). É recomendável salvar esse tarball dentro da sua pasta Downloads.

b) Após o download ser concluído, acesse a pasta em que você pôs o tarball, clique no tarball com o botão direito e selecione a opção Extrair aqui. A ideia é descompactar o conteúdo desse tarball para dentro de /home/username/Downloads/firefox (substitua a palavra username pelo seu nome de usuário no sistema, ou seja, pelo nome da sua conta no sistema).

c) Use seu gerenciador de arquivos para acessar aquele caminho /home/username/Downloads/firefox e então execute o arquivo firefox que se encontra dentro daquela pasta. Alternativamente, você pode executar este comando (caso o tarball tenha realmente sido descompactado dentro da sua pasta Downloads):

Código: [Selecionar]
~/Downloads/firefox/firefox
d) Agora no Firefox "novo", use a combinação de teclas Ctrl Shift A, ou acesse Ferramentas / Complementos, ou ainda abra o endereço web about:addons, certifique-se de que o plugin Java foi detectado e então coloque esse plugin em modo "Sempre ativar".

e) Crie o link genérico para navegadores de arquitetura Mozilla:
Caso seu sistema seja de 32 bits:
Código: [Selecionar]
sudo ln -sf /opt/java/jre/lib/i386/libnpjp2.so /usr/lib/mozilla/plugins/sunjavaCaso seu sistema seja de 64 bits:
Código: [Selecionar]
sudo ln -sf /opt/java/jre/lib/amd64/libnpjp2.so /usr/lib/mozilla/plugins/sunjava
f) Use esse "Firefox novo" para acessar o website do Banco do Brasil e tentar efetuar login.

Se nada disso resolveu, peço que informe aqui qual é a arquitetura do sistema do seu PC (se é processador Intel ou AMD, e se seu Linux é de 32 bits ou de 64 bits), qual o seu banco, qual navegador você está usando para acessar o website do banco, e qual o problema que está ocorrendo.

Sampayu, sua dica foi "tiro e queda", coloquei para sempre ativar e acessei o site do banco, agora há pouco e deu tudo certo! Muitíssimo obrigado, Deus te abençoe hoje e sempre amém!
Um fraternal abraço,
Marcopolo
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #188 Online: 30 de Setembro de 2015, 00:52 »
Sampayu, sua dica foi "tiro e queda", coloquei para sempre ativar e acessei o site do banco, agora há pouco e deu tudo certo! Muitíssimo obrigado, Deus te abençoe hoje e sempre amém!
Um fraternal abraço,
Marcopolo

Obrigado, a você também. Fico feliz por saber que agora está funcionando. :)

Abraço.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #189 Online: 30 de Setembro de 2015, 19:23 »
Sampayu, sua dica foi "tiro e queda", coloquei para sempre ativar e acessei o site do banco, agora há pouco e deu tudo certo! Muitíssimo obrigado, Deus te abençoe hoje e sempre amém!
Um fraternal abraço,
Marcopolo

Obrigado, a você também. Fico feliz por saber que agora está funcionando. :)

Abraço.
Colega/amigo Sampayu, minha alegria está sendo somente a metade, pois fui fazer a mesma coisa no Note e continua o aviso do banco que eu não tenho o Plugin, o Java em si! Já comandei pelo terminal e dá como já tenho a versão atual instalada! Só tenho dois neurônios, os "Tico & Teco"! O restante a miningite em 2009, "comeu"! Vou colar aqui o resultado no terminal, certo!(abaixo)

evandro@evandro-Inspiron-N4030:~$ sudo apt-get install icedtea-plugin
[sudo] password for evandro:
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
icedtea-plugin já é a versão mais nova.
Os seguintes pacotes foram instalados automaticamente e já não são necessários:
  kde-l10n-engb kde-l10n-pt kde-l10n-ptbr
Utilize 'apt-get autoremove' para os remover.
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 10 não atualizados.
evandro@evandro-Inspiron-N4030:~$

Obs: Eu conferi na parte dos plugins e esta ativado e o nome é: icedTea-web plugin(using icedTea-web 1.5(1.5 Ubuntu)}. ativado como "Sempre ativar"! E agora, amigão, será que tenho de instalar um novo Firefox! No desktop, eu havia terminado de instalar o Ubuntu, distro 14.04 LTS, a mesma daqui do note onde estou conectado! Um forte e fraternal abraço!
Paz e bem, amém!
Marcopolo
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #190 Online: 30 de Setembro de 2015, 19:40 »
Colega/amigo Sampayu, minha alegria está sendo somente a metade, pois fui fazer a mesma coisa no Note e continua o aviso do banco que eu não tenho o Plugin, o Java em si! Já comandei pelo terminal e dá como já tenho a versão atual instalada! Só tenho dois neurônios, os "Tico & Teco"! O restante a miningite em 2009, "comeu"! Vou colar aqui o resultado no terminal, certo!(abaixo)

evandro@evandro-Inspiron-N4030:~$ sudo apt-get install icedtea-plugin
[sudo] password for evandro:
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
icedtea-plugin já é a versão mais nova.
Os seguintes pacotes foram instalados automaticamente e já não são necessários:
  kde-l10n-engb kde-l10n-pt kde-l10n-ptbr
Utilize 'apt-get autoremove' para os remover.
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 10 não atualizados.
evandro@evandro-Inspiron-N4030:~$

Obs: Eu conferi na parte dos plugins e esta ativado e o nome é: icedTea-web plugin(using icedTea-web 1.5(1.5 Ubuntu)}. ativado como "Sempre ativar"! E agora, amigão, será que tenho de instalar um novo Firefox! No desktop, eu havia terminado de instalar o Ubuntu, distro 14.04 LTS, a mesma daqui do note onde estou conectado! Um forte e fraternal abraço!
Paz e bem, amém!
Marcopolo

Então... IcedTea é um plugin, mas o Java da Oracle utiliza outro plugin. O que este tutorial ensina a fazer é instalar o Java da Oracle e o plugin que vem junto... Mas esse plugin aí que está no seu notebook é o IcedTea, que não é compatível com o Java da Oracle e que este tutorial não explica como usar.

Para acessar o website do banco, você precisa de um JRE e de um plugin. O seu notebook está com um JRE chamado OpenJDK-JRE e com um plugin chamado IcedTea-plugin. No entanto, este tutorial não usa OpenJDK e IcedTea: ele usa o JRE da Oracle e o plugin da Oracle.

Você não precisa desinstalar o IcedTea nem nada. Porém, não vai ser ele que você vai usar: siga o passo-a-passo que consta na seção Instalação do tutorial. Essa seção ensina a instalar o JRE da Oracle e também o plugin. Faça isso que irá funcionar. ;)
« Última modificação: 30 de Setembro de 2015, 19:45 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #191 Online: 30 de Setembro de 2015, 20:14 »
Colega/amigo Sampayu, minha alegria está sendo somente a metade, pois fui fazer a mesma coisa no Note e continua o aviso do banco que eu não tenho o Plugin, o Java em si! Já comandei pelo terminal e dá como já tenho a versão atual instalada! Só tenho dois neurônios, os "Tico & Teco"! O restante a miningite em 2009, "comeu"! Vou colar aqui o resultado no terminal, certo!(abaixo)

evandro@evandro-Inspiron-N4030:~$ sudo apt-get install icedtea-plugin
[sudo] password for evandro:
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
icedtea-plugin já é a versão mais nova.
Os seguintes pacotes foram instalados automaticamente e já não são necessários:
  kde-l10n-engb kde-l10n-pt kde-l10n-ptbr
Utilize 'apt-get autoremove' para os remover.
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 10 não atualizados.
evandro@evandro-Inspiron-N4030:~$

Obs: Eu conferi na parte dos plugins e esta ativado e o nome é: icedTea-web plugin(using icedTea-web 1.5(1.5 Ubuntu)}. ativado como "Sempre ativar"! E agora, amigão, será que tenho de instalar um novo Firefox! No desktop, eu havia terminado de instalar o Ubuntu, distro 14.04 LTS, a mesma daqui do note onde estou conectado! Um forte e fraternal abraço!
Paz e bem, amém!
Marcopolo

Então... IcedTea é um plugin, mas o Java da Oracle utiliza outro plugin. O que este tutorial ensina a fazer é instalar o Java da Oracle e o plugin que vem junto... Mas esse plugin aí que está no seu notebook é o IcedTea, que não é compatível com o Java da Oracle e que este tutorial não explica como usar.

Para acessar o website do banco, você precisa de um JRE e de um plugin. O seu notebook está com um JRE chamado OpenJDK-JRE e com um plugin chamado IcedTea-plugin. No entanto, este tutorial não usa OpenJDK e IcedTea: ele usa o JRE da Oracle e o plugin da Oracle.

Você não precisa desinstalar o IcedTea nem nada. Porém, não vai ser ele que você vai usar: siga o passo-a-passo que consta na seção Instalação do tutorial. Essa seção ensina a instalar o JRE da Oracle e também o plugin. Faça isso que irá funcionar. ;)
mas meu amigo, os mesmos que você citou, são os que estão no Desktop e tbm foram os que sempre usei, desde há muitos anos, me indicado pelo amigo/Mestre Alarcon! De qq forma, vou reler o passo-a-passo e ver se resolvo! Mais uma vez, muitíssimo obrigado pelo breve retorno!
[]
Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #192 Online: 01 de Outubro de 2015, 09:58 »
Colega/amigo Sampayu, minha alegria está sendo somente a metade, pois fui fazer a mesma coisa no Note e continua o aviso do banco que eu não tenho o Plugin, o Java em si! Já comandei pelo terminal e dá como já tenho a versão atual instalada! Só tenho dois neurônios, os "Tico & Teco"! O restante a miningite em 2009, "comeu"! Vou colar aqui o resultado no terminal, certo!(abaixo)

evandro@evandro-Inspiron-N4030:~$ sudo apt-get install icedtea-plugin
[sudo] password for evandro:
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
icedtea-plugin já é a versão mais nova.
Os seguintes pacotes foram instalados automaticamente e já não são necessários:
  kde-l10n-engb kde-l10n-pt kde-l10n-ptbr
Utilize 'apt-get autoremove' para os remover.
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 10 não atualizados.
evandro@evandro-Inspiron-N4030:~$

Obs: Eu conferi na parte dos plugins e esta ativado e o nome é: icedTea-web plugin(using icedTea-web 1.5(1.5 Ubuntu)}. ativado como "Sempre ativar"! E agora, amigão, será que tenho de instalar um novo Firefox! No desktop, eu havia terminado de instalar o Ubuntu, distro 14.04 LTS, a mesma daqui do note onde estou conectado! Um forte e fraternal abraço!
Paz e bem, amém!
Marcopolo

Então... IcedTea é um plugin, mas o Java da Oracle utiliza outro plugin. O que este tutorial ensina a fazer é instalar o Java da Oracle e o plugin que vem junto... Mas esse plugin aí que está no seu notebook é o IcedTea, que não é compatível com o Java da Oracle e que este tutorial não explica como usar.

Para acessar o website do banco, você precisa de um JRE e de um plugin. O seu notebook está com um JRE chamado OpenJDK-JRE e com um plugin chamado IcedTea-plugin. No entanto, este tutorial não usa OpenJDK e IcedTea: ele usa o JRE da Oracle e o plugin da Oracle.

Você não precisa desinstalar o IcedTea nem nada. Porém, não vai ser ele que você vai usar: siga o passo-a-passo que consta na seção Instalação do tutorial. Essa seção ensina a instalar o JRE da Oracle e também o plugin. Faça isso que irá funcionar. ;)
Amigo Sampayu, já me enrolei todo! Não consegui entender o tutorial em outras partes, a não ser, aquela que diz para colocar na parte de plug-in, a opção "sempre ativar"! Foi o que deu certo pelo Desktop, mas por aqui, nada e continua pedindo para instalar do site! Se você puder, me passe o comando, onde deleto tudo do Java que está instalado e reinstalar os verdadeiros, como você bem cita! Estou meio perdido e aguardo sua nobre ajuda! Um fraternal abraço!
Marcopolo
Editando:
Confirmo sobre o sistema que é de 64 bits de acordo com o resultado dado no terminal, que exponho abaixo!
evandro@evandro-Inspiron-N4030:~$ uname -a
Linux evandro-Inspiron-N4030 3.13.0-36-generic #63-Ubuntu SMP Wed Sep 3 21:30:07 UTC 2014 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux
evandro@evandro-Inspiron-N4030:~$
[ ]s
Editando
Sampayu, observei. que eu havia usado aquele comando para criar a pasta java, eu havia pego o para o sistema de 32 bits, e conferi que aqui no note, o sistema é de 64 bits! Copiei o cmd, tasquei no terminal, não houve "reclamação" de erro, então achei que estava legal, acessei o site do banco e deu tudo certo, novamente! Só assim, eu descobri que o Desk o sistema é de 32 bits e o Note 64bits! (Isso vale para a versão instalada do ubuntu? Ainda está meio nebulosa a minha cabeça, pois eu pensei que era a arquitetura do computador! Mais um bingo e palmas para você! :D ;D
[ ]s
Marcopolo


« Última modificação: 01 de Outubro de 2015, 12:20 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #193 Online: 03 de Outubro de 2015, 20:03 »
Amigo Sampayu, já me enrolei todo! Não consegui entender o tutorial em outras partes, a não ser, aquela que diz para colocar na parte de plug-in, a opção "sempre ativar"! Foi o que deu certo pelo Desktop, mas por aqui, nada e continua pedindo para instalar do site! Se você puder, me passe o comando, onde deleto tudo do Java que está instalado e reinstalar os verdadeiros, como você bem cita! Estou meio perdido e aguardo sua nobre ajuda! Um fraternal abraço!
Marcopolo
Editando:
Confirmo sobre o sistema que é de 64 bits de acordo com o resultado dado no terminal, que exponho abaixo!
evandro@evandro-Inspiron-N4030:~$ uname -a
Linux evandro-Inspiron-N4030 3.13.0-36-generic #63-Ubuntu SMP Wed Sep 3 21:30:07 UTC 2014 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux
evandro@evandro-Inspiron-N4030:~$
[ ]s
Editando
Sampayu, observei. que eu havia usado aquele comando para criar a pasta java, eu havia pego o para o sistema de 32 bits, e conferi que aqui no note, o sistema é de 64 bits! Copiei o cmd, tasquei no terminal, não houve "reclamação" de erro, então achei que estava legal, acessei o site do banco e deu tudo certo, novamente! Só assim, eu descobri que o Desk o sistema é de 32 bits e o Note 64bits! (Isso vale para a versão instalada do ubuntu? Ainda está meio nebulosa a minha cabeça, pois eu pensei que era a arquitetura do computador! Mais um bingo e palmas para você! :D ;D
[ ]s
Marcopolo

Sim, quando o tutorial fala em 32 bits e em 64 bits, ele está se referindo à arquitetura do sistema operacional, não à arquitetura do processador que está em uso no seu computador.

Muitíssimo provavelmente, tanto o seu notebook quanto o seu PC estão usando processador de 64 bits, pois desde o advento dos processadores de dois núcleos (dual core) os computadores pararam de ser fabricados com processadores de 32 bits. Hoje em dia tudo vem com processador de 2 ou mais núcleos (cada núcleo tem 32 bits), então é praticamente impossível que algum dos seus computadores esteja usando um processador de 32 bits, a menos que seja algum computador muito velho, tipo um Pentium 3 ou alguma outra coisa assim pré-histórica, rs. :P ;D

O que ocorre é que num computador com processador de 64 bits você pode tanto instalar um sistema de 32 bits quanto um sistema de 64 bits. Há prós e contras em instalar um ou outro (há vários artigos na Internet explicando isso), mas no presente caso o que interessa saber é que o JRE (Ambiente de Execução Java) a ser instalado deverá ser da mesma arquitetura do seu sistema: se você for instalar o JRE num sistema Linux de 32 bits, deverá instalar o JRE de 32 bits; e, caso vá instalar o JRE num sistema Linux de 64 bits, deverá instalar o JRE de 64 bits.

A função do comando uname -a é justamente ajudar o usuário a identificar qual é a arquitetura do sistema operacional que se encontra instalado no computador dele (sistema Linux de 32 bits ou sistema Linux de 64 bits), para deste modo saber qual JRE (32 ou 64 bits) ele deverá obter (download) no website www.java.com para em seguida instalar nesse sistema. ;)
« Última modificação: 03 de Outubro de 2015, 20:05 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re:[Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #194 Online: 03 de Outubro de 2015, 21:36 »
Amigo Sampayu, já me enrolei todo! Não consegui entender o tutorial em outras partes, a não ser, aquela que diz para colocar na parte de plug-in, a opção "sempre ativar"! Foi o que deu certo pelo Desktop, mas por aqui, nada e continua pedindo para instalar do site! Se você puder, me passe o comando, onde deleto tudo do Java que está instalado e reinstalar os verdadeiros, como você bem cita! Estou meio perdido e aguardo sua nobre ajuda! Um fraternal abraço!
Marcopolo
Editando:
Confirmo sobre o sistema que é de 64 bits de acordo com o resultado dado no terminal, que exponho abaixo!
evandro@evandro-Inspiron-N4030:~$ uname -a
Linux evandro-Inspiron-N4030 3.13.0-36-generic #63-Ubuntu SMP Wed Sep 3 21:30:07 UTC 2014 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux
evandro@evandro-Inspiron-N4030:~$
[ ]s
Editando
Sampayu, observei. que eu havia usado aquele comando para criar a pasta java, eu havia pego o para o sistema de 32 bits, e conferi que aqui no note, o sistema é de 64 bits! Copiei o cmd, tasquei no terminal, não houve "reclamação" de erro, então achei que estava legal, acessei o site do banco e deu tudo certo, novamente! Só assim, eu descobri que o Desk o sistema é de 32 bits e o Note 64bits! (Isso vale para a versão instalada do ubuntu? Ainda está meio nebulosa a minha cabeça, pois eu pensei que era a arquitetura do computador! Mais um bingo e palmas para você! :D ;D
[ ]s
Marcopolo

Sim, quando o tutorial fala em 32 bits e em 64 bits, ele está se referindo à arquitetura do sistema operacional, não à arquitetura do processador que está em uso no seu computador.

Muitíssimo provavelmente, tanto o seu notebook quanto o seu PC estão usando processador de 64 bits, pois desde o advento dos processadores de dois núcleos (dual core) os computadores pararam de ser fabricados com processadores de 32 bits. Hoje em dia tudo vem com processador de 2 ou mais núcleos (cada núcleo tem 32 bits), então é praticamente impossível que algum dos seus computadores esteja usando um processador de 32 bits, a menos que seja algum computador muito velho, tipo um Pentium 3 ou alguma outra coisa assim pré-histórica, rs. :P ;D

O que ocorre é que num computador com processador de 64 bits você pode tanto instalar um sistema de 32 bits quanto um sistema de 64 bits. Há prós e contras em instalar um ou outro (há vários artigos na Internet explicando isso), mas no presente caso o que interessa saber é que o JRE (Ambiente de Execução Java) a ser instalado deverá ser da mesma arquitetura do seu sistema: se você for instalar o JRE num sistema Linux de 32 bits, deverá instalar o JRE de 32 bits; e, caso vá instalar o JRE num sistema Linux de 64 bits, deverá instalar o JRE de 64 bits.

A função do comando uname -a é justamente ajudar o usuário a identificar qual é a arquitetura do sistema operacional que se encontra instalado no computador dele (sistema Linux de 32 bits ou sistema Linux de 64 bits), para deste modo saber qual JRE (32 ou 64 bits) ele deverá obter (download) no website www.java.com para em seguida instalar nesse sistema. ;)
Valeu muito sua primorosa ajuda, colega Sampayu! Aprendi com voce, duas dicas imprtantissimas, que são as sobre as arquiteturas dos sistema operacionais e também o fato de lá no local dos plug-ins, escolher a opção "Sempre ativar"! Não me preocupo em fazer isso pelo o Windows 7, pois não acesso nada que comprometa com os "ratos de internet" para captar senhas importantes, como as de bancos (no caso do Java) e em outrs lugares! Só acesso o "Bankline", para qualquer tipo de operação, pelo Ubuntu/Linux, que ainda é imune a infiltrações de virus e Trojans! Conservo as duas máquinas, para sempre ter  e usar o "plano B", em caso de falha de alguma! Posso também usar pelo Smartfone, o qual, baixei o aplicativo do BB, mas nunca usei, pois pode ser muito vulnerável! Conservo o Windows, por causa de certos softwares, como o Format Factory, Nero e outros mais, pois gosto muito de baixar e gravar músicas, livros e outros badulakes! Aliás, sempre que baixo alguma coisa para o W7,  faço pelo Ubuntu e transfiro para lá, em uma pasta que criei: "Arquivos baixados pelo Ubuntu 14.04"! Então, dou por encerrado essa parte, tão bem ajudada por você, na qual, lhe sou muitissimo grato! Como nunca ficamos sem algo a nos preocupar, ainda ando às voltas em resolver o problema da portas LAN do meus dois roteadores, onde somente posso me conectar sem passar pelo mesmo, ou seja, ligo o cabo de rede que me trás o sinal da operadora(não uso modem)direto à placa de rede do Desktop! No Note, como é wireless, só uso por esse meio, mas também não conectapela placa de rede, passando pelo roteador(portas LAN)! Estou tentando em vários lugares. sites de fórus correlacionados ao assunto, baixei bastante videos tutoriais do Youtube e estou tentando resolver essa pendência! Estou usando no momento, o TP-Link, modelo TL-WR740N com 150 Mbps! Tenho outro de marca Multilaser. Um abraço fraterno!
Paz e bem, amém!
 ;D     
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1