Yuri, parece que eu tenho dois java plugins instalado. Um que está no path /usr/lib/jvm/java-8-oracle/jre/lib/amd64/libnpjp2.so, o 11.5.2 e no outro path /opt/java/jre/lib/amd64/libnpjp2.so o 10.55.2. Eu penso que em uma das atualizações automáticas do Ubuntu ele instalou o java-8-oracle. Tanto que quando vou na página do Java e peço para ele verificar o que está instalado ele acusa o 1.8.0_05. A propósito, qual eu deveria deixar? Estou conseguindo acessar a minha conta no Banco do Brasil, apesar de receber a mensagem que tem um plugin java mais atualizado.
Oi, estava de férias. Agora estou de volta.
Este tópico ficou um tempão sem ninguém se manifestar, mas assim que eu saí de férias apareceram várias pessoas com vários comentários, rs.
A
lei de Murphy é mesmo infalível.
Mas voltando ao fio da meada e respondendo sua pergunta:
sim, você está com
dois plugins (arquivos libnpjp2.so) instalados em seu sistema. Um realmente é da versão 7 do Sun Java e o outro realmente é da versão 8 do Sun Java.
Quando li que você mencionou o
path /usr/lib/jvm/
java-8-oracle/jre/lib/amd64/libnpjp2.so eu logo passei a crer que você tenha manualmente instalado a versão 8 do Sun Java via repositório PPA do
Webupd8team. Você instalou? Se foi esse o caso, basta desinstalar o Sun Java 8 do Webupd8team que o plugin do Sun Java 7 voltará a funcionar.
Caso você não tenha instalado o Sun Java 8 via PPA do Webupd8team, é possível que a sua distribuição Linux é que tenha instalado o Java 8 da Sun/Oracle durante alguma das últimas atualizações que você autorizou no sistema.
Aqui em casa, além de eu usar o
XUbuntu 12.04 de 32 bits no meu PC velhão (Pentium D 3.4 GHz com 2 GB de RAM) eu também executo (na VirtualBox do meu Macbook) o
Debian Wheezy de 64 bits e o
Ubuntu 14.04 de 32 bits, mas em nenhuma dessas distribuições a atualização de software instalou o Sun Java 8. Por isto lhe pergunto:
qual versão do Ubuntu de 64 bits você está usando aí?Se eu tivesse que apostar, eu "chutaria" que você está usando o Ubuntu 13.10 de 64 bits: "64 bits" porque seus plugins estão em subpastas das pastas "amd64", e ".10" porque as versões do Ubuntu que terminam com
.04 são "estáveis", ao passo que as que terminam com
.10 trazem alguns softwares mais recentes que estão em desenvolvimento e que por isto podem apresentar algumas novidades vantajosas, mas que por outro lado podem também trazer algumas instabilidades. Como o release estável mais recente do Sun Java é a versão 7, não a 8, uma distribuição Linux
a priori só irá utilizar o Sun Java 8 se essa distribuição for uma versão
unstable ("instável") ou então uma versão
testing ("em testes"). Inclusive, observando o que diz
esta página da Oracle, o Java 8 ainda é uma versão de testes ("
testing") e por isto o mais recomendável é que você
desinstale o Java 8 e mantenha o Java 7 em seu sistema...
...a menos que você seja um
beta tester e/ou um desenvolvedor Java e deseje utilizar a versão 8 para explorar novos recursos, ver o log de atualizações para saber quais bugs foram corrigidos na versão 8, e por aí vai. Caso contrário, o melhor é desinstalar mesmo o Java 8, por enquanto, e seguir somente com o Java 7.
O bacana é que tenha você instalado o Java 8 via repositório PPA do Webupd8team ou via repositório oficial da sua distribuição Linux, como em ambos os casos a instalação foi feita via pacote DEB, a desinstalação basicamente consistirá em usar o comando
sudo apt-get remove nome_do_pacote.deb
para remover esse Sun Java 8. Só resta saber qual é o
nome_do_pacote. Isso eu não sei porque nenhuma das distros que eu uso estão com o Sun Java 8, mas você pode abrir um gerenciador de pacotes (como por exemplo o
Synaptic) e daí investigar quais são todos os pacotes instalados que têm "java" no nome. Um deles será o JRE versão 8 da Sun/Oracle.