Autor Tópico: MS Fontes estão instaladas mas não aparecem nos programas!  (Lida 10561 vezes)

Offline Griô

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 103
  • www.letrasnaproa.wordpress.com
    • Ver perfil
    • Letras na Proa
MS Fontes estão instaladas mas não aparecem nos programas!
« Online: 09 de Setembro de 2011, 18:22 »
Olá pessoal!


Depois que instalei o Kubuntu, a primeira coisa que fiz foi instalar o Kubuntu Restricted Extras e a versão para o Ubuntu também. Normalmente isso resolveria o problema da ausência das fontes da Microsoft Arial e Times, sobetudo essas que são imprescindíveis! Acontece que o instalador reconhece as fontes como instaladas mas elas não aparecem no acervo do Libre Office Writer e, tampouco, no diretório geral de fontes do sistema. Já as desinstalei e reinstalei-as e nada acontece.

Queriamos ou não, as fontes da Microsoft são fontes padrões para trabalhos comericiais/ científicos e nada pode mudar essa realidade. Sou jornalista e dependo desse pacote de fontes da Microsoft funcionando em meu computador para que possa executar meu trabalho. Quero ressaltar que por uma questão de segurança e observação do KDE, eu o instalei via Wubi dentro do próprio Windows.

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re: MS Fontes estão instaladas mas não aparecem nos programas!
« Resposta #1 Online: 10 de Setembro de 2011, 10:39 »
Aqui eu tenho as fontes Microsoft e funcionam no LibreOffice. Elas foram instaladas automaticamente quando fiz a instalação do Wine. Entretando eu não as utilizo.

Se me permite uma sugestão, há um substituto perfeito para essas fontes: FreeSans e FreeSerif.

A semelhança entre essas duas fontes e a Arial e Times New Roman é muito grande. E a vantagem é que elas estão presentes naturalmente no Linux. A outra vantagem é a quantidade enorme de caracteres especiais existentes nessas fontes. E quando digito, por exemplo, um texto na fonte FreeSerif e o mesmo texto na fonte Times New Roman, mal consigo perceber a diferença.

Faça um teste e depois diga o resultado.

Há também a fonte FreeMono, que substitui a fonte mono espaçada Courier New.

Essas fontes fazem parte do projeto Free UCS Outline Fonts. Veja a referência na Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Free_UCS_Outline_Fonts (em inglês)


Entretanto, não sei dizer em relação a documentos de cunho acadêmico como monografias e TCCs... se alguém souber algo a respeito... existe alguma norma ABNT que restrinja a utilização deste tipo de documentos às fontes Microsft (Arial e Times)?

Offline Griô

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 103
  • www.letrasnaproa.wordpress.com
    • Ver perfil
    • Letras na Proa
Re: MS Fontes estão instaladas mas não aparecem nos programas!
« Resposta #2 Online: 10 de Setembro de 2011, 17:57 »
Sim, existe! A ABNT pré-determina Arial ou Times e, por isso, além dos segmentos acadêmicos, toda a escrita comercial segue o mesmo padrão.

Offline aniceto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 108
    • Ver perfil
Re: MS Fontes estão instaladas mas não aparecem nos programas!
« Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2011, 16:23 »
Olá Griô,
olha aqui eu tenho kubuntu 11.04 instalado e as fontes que vc se cita, aparecem no libreoffice.
Experiemente sudo apt-get install ttf-mscorefonts-installer, num terminal, pra ver o que acontece.
Vocẽ tem instalado os dois kubuntu e ubuntu no mesmo sistema? Aqui eu tenho o kubuntu isolado.
Dê mais informações para ver se descobre o porque de no seu sistema, as fontes não aparecerem.
Aniceto

Offline Griô

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 103
  • www.letrasnaproa.wordpress.com
    • Ver perfil
    • Letras na Proa
Re: MS Fontes estão instaladas mas não aparecem nos programas!
« Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2011, 14:25 »
Olá,


Consegui resolver o problema desinstalando o kubuntu restricted extras e instalando o ubuntu restricted primeiro!

Offline Fabio Kotowiski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
    • Blog - Kotonet
Re: MS Fontes estão instaladas mas não aparecem nos programas!
« Resposta #5 Online: 26 de Maio de 2014, 23:13 »
Aniceto,

Obrigado pela dica. Instalei ttf-mscorefonts-installer e resolveu, as fontes das páginas começaram a aparecer corretamente.

Fábio.
Ubuntu 14.04 amd64  |  Dell Vostro 3550  |  Intel Core i5 |  15,6" |  6 GB RAM  |  500 GB HDD | Wireless 802.11b/g