Autor Tópico: Atualização do Xubuntu.  (Lida 16025 vezes)

Offline Fernando32

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Atualização do Xubuntu.
« Online: 09 de Janeiro de 2014, 11:42 »
Bom dia.

Em minha máquina está instalado o Xubuntu versão 12.04 e queria atualiza-lo para a versão 13.10. Fiz o download do arquivo .iso por torrent e quero saber como efetuar a instalação via Terminal. Para de uma versão para outra é necessario a formatação do sistema?
Tentei atualizar a versão pelo comando:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get updateMas infelizmente ocorreu um erro, por isso quero saber se tem como atualizar o sistema setando para leitura do arquivo .iso que já está no HD.

Faz pouco tempo que migrei do Windows para o Ubuntu, como devem ter percebido por essa ser minha primeira postagem. :P
Obrigado!

Offline King11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 466
    • Ver perfil
Re: Atualização do Xubuntu.
« Resposta #1 Online: 09 de Janeiro de 2014, 12:07 »
O comando sudo apt-get update só atualiza a lista de programas e os repositórios.
Para atualizar a versão é: sudo do-release-upgrade . Na minha opinião não compensa, pois além de demorar muito, pode causar algum problema ao sistema. O correto seria baixar a .iso e instalar o Xubuntu 13.10 direto, ou seja , uma instalação limpa.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2014, 17:31 por King11 »

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Atualização do Xubuntu.
« Resposta #2 Online: 09 de Janeiro de 2014, 12:21 »
Olá!


O comando sudo apt-get update atualiza a lista de repositórios do sistema.

O comando sudo apt-get upgrade atualiza os pacotes do sistema sem substituir nada.

O comando sudo apt-get dist-upgrade atualiza os pacotes do sistema substituindo o que for necessário.


Para atualizar o Xubuntu, você pode atualizar ou instalar do zero.



Para atualizar:

- Digite no terminal software-properties-gtk.

- Na aba Atualizações, selecione para atualizar para qualquer versão do Ubuntu, em vez de somente pra suporte longo.

- Depois ainda no terminal, digite sudo do-release-upgrade.


Para instalar do zero:

- Baixe a ISO do Xubuntu, cheque o MD5 dela, depois grave em um DVD ou Pendrive na menor velocidade possível.


Minha recomendação é que faça uma instalação limpa.


Abraços.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2014, 14:21 por Renan Rischiotto »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Atualização do Xubuntu.
« Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2014, 14:21 »
Ola

por isso quero saber se tem como atualizar o sistema setando para leitura do arquivo .iso que já está no HD.

Não!

O dvd do Ubuntu e da maioria, senão de todos os Linux, não têm previsão para atualização não destrutiva do sistema usando midia externa.

O linux foi desenvolvido para ser atualizado pela rede.

Se você criou sua pasta /home numa partição separada do sistema, remova todos os arquivos ocultos de sua pasta pessoal, faça um backup de seus dados, insira o dvd do Ubuntu e no momento de escolher o particionamento formate apenas o espaço alocado para "/" raiz.

Com isto, o sistema será instalado "por cima" da versão anterior preservando seus arquivos pessoais e recriando as pastas ocultas de sua pasta pessoal.

Caso sua pasta pessoal esteja na mesma partição da raiz, só atualizando pela rede como já bem explicado.

Antes de atualizar pela rede, será preciso "consertar" sua fontes de repositórios (voce citou que obteve um erro), e só depois proceder a atualizacão, sempre tendo um backup em mãos, principalmente sendo iniciante no sistema.

[]'s

Offline Fernando32

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Atualização do Xubuntu.
« Resposta #4 Online: 09 de Janeiro de 2014, 17:12 »
Olá!


O comando sudo apt-get update atualiza a lista de repositórios do sistema.

O comando sudo apt-get upgrade atualiza os pacotes do sistema sem substituir nada.

O comando sudo apt-get dist-upgrade atualiza os pacotes do sistema substituindo o que for necessário.


Para atualizar o Xubuntu, você pode atualizar ou instalar do zero.



Para atualizar:

- Digite no terminal software-properties-gtk.

- Na aba Atualizações, selecione para atualizar para qualquer versão do Ubuntu, em vez de somente pra suporte longo.

- Depois ainda no terminal, digite sudo do-release-upgrade.


Para instalar do zero:

- Baixe a ISO do Xubuntu, cheque o MD5 dela, depois grave em um DVD ou Pendrive na menor velocidade possível.


Minha recomendação é que faça uma instalação limpa.


Abraços.
Fiz o que você sugeriu e acho que deu certo., mas ao reiniciar o sistema após a tela de inicio do Xubuntu, a tela do monitos ficou escura apenas com o cursor "piscando" na tela e aparecendo que o monitor está fora de frequência. Após um certo tempo o sistema reiniciou e ficou nesse ciclo.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Atualização do Xubuntu.
« Resposta #5 Online: 09 de Janeiro de 2014, 18:53 »
Citar
Fiz o que você sugeriu e acho que deu certo., mas ao reiniciar o sistema após a tela de inicio do Xubuntu, a tela do monitos ficou escura apenas com o cursor "piscando" na tela e aparecendo que o monitor está fora de frequência. Após um certo tempo o sistema reiniciou e ficou nesse ciclo.

O que você fez?

Offline Fernando32

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Atualização do Xubuntu.
« Resposta #6 Online: 09 de Janeiro de 2014, 21:31 »
Código: [Selecionar]
software-properties-gtk
sudo do-release-upgrade
Fiz esses comandos corretamente e funcionou, precisava apenas reiniciar. Após reiniciar aconteceu o que relatei em meu post anterior.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Atualização do Xubuntu.
« Resposta #7 Online: 09 de Janeiro de 2014, 21:43 »
Instala o sistema de novo...

Não é de hoje que se sabe que essas atualizações não funcionam 100% das vezes.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Fernando32

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Atualização do Xubuntu.
« Resposta #8 Online: 09 de Janeiro de 2014, 23:23 »
Pronto! Re-instalei o sistema e agora irei tentar atualiza-lo a outro modo. Não gravei a versão 13.10 num CD-rom, por que não tinha espaço suficiente e também o leitor não lê DVD-rom.

Mesmo assim, obrigado a todos! :)

Offline Fernando32

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Atualização do Xubuntu.
« Resposta #9 Online: 10 de Janeiro de 2014, 22:36 »
Tentei novamente atualiza-lo da mesma forma e aconteceu o mesmo erro. Como disse no post anterior não tem como atualizar o sistema via dvd-rom, por o leitor não lê e a ultima versão tem o tamanho maior do que um cd-rom suporta. Infelizmente perdi meus arquivos na primeira vez, mas dessa vez que atualizei a maquina não tinha nenhum arquivo pessoal. Sei que não é relacionado ao caso, mas estou postando via celular e quero saber se existe uma versão do fórum específica para aparelhos móveis. :P

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Atualização do Xubuntu.
« Resposta #10 Online: 11 de Janeiro de 2014, 00:30 »
... mas estou postando via celular e quero saber se existe uma versão do fórum específica para aparelhos móveis. :P....

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?wap2
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Fernando32

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Atualização do Xubuntu.
« Resposta #11 Online: 12 de Janeiro de 2014, 22:56 »
Tentei instalar o Lubuntu e deu o mesmo erro, mas estava aparecendo essa mensagem:
Citar
sis630 comp. bus not detected module not inserted
Pesquisei na internet, vi vários resultados resolvidos, mas não entendi muito bem. Poderiam me explicar melhor?

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Atualização do Xubuntu.
« Resposta #12 Online: 13 de Janeiro de 2014, 00:14 »
[...]
Citar
sis630 comp. bus not detected module not inserted
[...]

Vê se funciona esta dica.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline lpds25

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 136
    • Ver perfil
Re: Atualização do Xubuntu.
« Resposta #13 Online: 13 de Janeiro de 2014, 07:38 »
não sei se sou um gajo sortudo, mas no laptop instalei o xubuntu 12.04 do zero em modo OEM e fui atualizando até à 13.10 sem nenhum problema
no desk segui o mesmo método e também funfou 5*
Utilizador Ubuntu nº 29843

Offline Fernando32

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Atualização do Xubuntu.
« Resposta #14 Online: 23 de Janeiro de 2014, 18:15 »
jkmsjq, fiz os procedimento mas não tive coragem de tentar atualizar o sistema novamente, temendo a perda de meus arquivos importantes que recuperei novamente.(Em versões antigas) Por isso optei por uma instalação limpa, já que agora estou com Internet a cabo. Mas tem outro problema que comentei anteriormente. É que a ultima versão do Xubuntu tem um tamanho maior do que disponível em um CD-Rom comum, por que em meu PC o leitor faz a leitura somente de CD-Rom.(700MB)

Existe alguma maneira de deixar o arquivo .iso em duas partes para instalação do sistema?